17 de dezembro de 2020

AMAZAN SILVA É NOVAMENTE DIPLOMADO PREFEITO DE JARDIM DO SERIDÓ

O sonho do menino pobre que “botou” água num galão, trabalhou “apanhando” feijão, como servente de pedreiro, depois como pedreiro, e que nas horas vagas tocava sua sanfona para ajudar sua mãe nas despesas da casa, se torna novamente realidade, e o empresário e cantor nacionalmente conhecido, Amazan Silva, é diplomado pela segunda vez como prefeito de Jardim do Seridó.
 

 

 



Após uma primeira gestão incontestavelmente responsável, sempre primando pela probidade,  e que mesmo tendo muitas dificuldades por não ter maioria na câmara, além de enfrentar as “perseguições” do edil que posteriormente seria seu adversário na eleição para prefeito, o prefeito Amazan Silva conseguiu “arrumar a casa”, e agora poderá ter uma segunda gestão bem mais tranquila e produtiva do que a primeira.

 

Apesar de ainda não ter terminado a sua primeira gestão, o agora diplomado prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, já traça metas à serem alcançadas, e por ter sido reeleito, tem como dar continuidade ao trabalho, conciliando as conquistas de agora com os planos para o futuro, em benefício do povo jardinense.

 

 Do Blog: Parabéns prefeito Amazan Silva!

MP PEDE CASSAÇÃO DE PREFEITO ELEITO EM MOSSORÓ

O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação da chapa do prefeito eleito em Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), por suposto uso indevido de recursos públicos na campanha eleitoral de 2020. De acordo com as investigações, o deputado estadual teria usado a internet e a estrutura do seu gabinete na cidade, custeado pela Assembleia Legislativa, para fazer a campanha eleitoral ao cargo do Executivo municipal.

 

 

Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com cerca de 300 mil habitantes, segundo o IBGE. Nesta terça-feira (16), a Juíza da 33ª Zona Eleitoral, Giulliana Silveira de Souza, deu prazo de cinco dias para a defesa do prefeito apresentar resposta sobre o caso.

 

 

Em nota, o prefeito eleito - diplomado nesta quarta-feira (16) - afirmou que não "há motivos para apreensões" e disse que confia que a ação será julgada improcedente. "A Justiça Eleitoral de Mossoró já julgou anteriormente que não houve propaganda eleitoral irregular. Várias diligências já foram solicitadas, desde antes de iniciar a campanha eleitoral e nenhum ilícito foi encontrado, por uma razão simples: não houve qualquer ilicitude", declarou a nota.

 

 

O MP Eleitoral pede a cassação do registro de candidatura, a inelegibilidade de Allyson e do seu vice, João Fernandes de Melo Neto, por 8 anos e a realização de uma nova eleição no município.

MAIORIA NO STF VOTA POR MEDIDAS RESTRITIVAS PARA QUEM NÃO SE VACINAR CONTRA COVID-19

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta quinta-feira (17) a favor da aplicação de medidas restritivas para quem se recusar a se vacinar contra a Covid-19.

 

O plenário começou a analisar nesta quarta-feira duas ações que tratam da possibilidade de os governos federal, estaduais e municipais decidirem sobre a vacinação compulsória da população contra a Covid.

  


A maioria seguiu o entendimento do relator, ministro Ricardo Lewandowski, que votou a favor da aplicação de medidas restritivas contra quem se recusar a se vacinar, decorrentes de lei. Até a última atualização desta reportagem, o julgamento não tinha terminado.

  


Para a maioria dos ministros, a vacinação obrigatória não significa a vacinação "forçada" da população, que não pode ser coagida a se vacinar.

 

 

No mesmo julgamento, a maioria dos ministros também rejeitou recurso com o objetivo de desobrigar pais de vacinarem os filhos.
 
 

 

DIABÉTICOS PASSAM A TER ATENDIMENTO PRIORITÁRIO COM PROJETO DE LEI DE EZEQUIEL

Nesta quinta-feira (17), o plenário da Assembleia Legislativa do Reio Grande do Norte, votou e aprovou Projeto de Lei do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Casa Legislativa que assegura atendimento prioritário aos portadores de diabetes em toda a rede de saúde pública ou privada do Estado do Rio Grande do Norte. “Para obter o benefício previsto nesta Lei, o usuário do serviço de saúde deverá comprovar a condição de portador de diabetes mediante a apresentação de documento médico (laudo) que ateste a patologia. Os estabelecimentos, no momento do atendimento, devem identificar as pessoas portadoras de diabetes para que assim possa ser dada a prioridade e a celeridade ao atendimento”, explica o deputado.

 


 
O percentual de homens do Município do Natal que apresentaram diagnóstico médico de diabetes mais que dobrou (106,8%) entre os anos de 2006 e 2017. No Rio Grande do Norte a situação é preocupante, isso porque a quantidade de internações em razão da diabetes aumentou 26,6%, saindo de 2.577 casos em 2010 para 3.264 em 2016, segundo noticia o Ministério da Saúde. A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose no sangue. Devido à necessidade do controle permanente dos índices de açúcar no sangue e a uma série de complicações que o excesso causa ao corpo humano, os exames médicos, laboratoriais e clínicos, são uma rotina para essas pessoas portadores da diabetes.

 


 
A partir da sanção da governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), ficam os hospitais, unidades de saúde, clínicas, laboratórios e similares, que integram a Rede de Saúde Pública ou Privada do Estado do Rio Grande do Norte, a partir da vigência desta Lei, obrigados a oferecer as pessoas portadoras de Diabetes Tipo 1 e Tipo 2, atendimento prioritário na realização de exames laboratoriais, por imagens, endoscópicos ou congêneres, que necessitem ser executados em jejum.

 


 
Para a realização desses exames periódicos, essas pessoas necessitam, para tanto, realizar jejum, o qual não deve ocorrer em períodos prolongados, sob pena de serem acometidas por eventos de hipoglicemia, que, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), podem desencadear o aparecimento de tremores, tontura, taquicardia, visão turva, desorientação, perda de consciência, convulsões, entre outros problemas”, justificou o deputado.

 

POLICIAL MILITAR MATA AGENTE DE SAÚDE EM CIDADE DO SERIDÓ POTIGUAR

Um policial militar foi preso e encaminhado para a delegacia de Currais Novos, logo após matar a tiros o agente de saúde da cidade de Lagoa Nova, Alex Marcos José Justino, (foto). O crime aconteceu na tarde desta quarta-feira, (16). As motivações e as circunstancias do crime ainda não foram esclarecidas.

PRESO TESTA POSITIVO PARA COVID-19 E VISITAS SÃO SUSPENSAS EM PENITENCIÁRIA DO RN

Após um preso testar positivo para Covid-19, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) suspendeu nesta quarta-feira (16) as visitas presenciais na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana de Natal - inicialmente, a suspensão ocorreria apenas no Pavilhão 4. O presídio é o maior do estado. Desde o dia 10 de dezembro, cinco presídios do Oeste potiguar também tiveram visitas suspensas. 

 

 

Segundo a secretaria, o preso infectado apresenta sintomas leves e está isolado. As visitas virtuais para que os familiares se comuniquem remotamente com os privados de liberdade do Pavilhão 04 serão mantidas, assim como as visitas presenciais e televisitas nos outros três pavilhões de Alcaçuz. O sistema prisional do RN tem 10.725 detentos. Do total, nove internos estão confirmados com o Covid-19. 

 

 

 

O preso doente é acompanhado pela equipe de Saúde Prisional de Alcaçuz. Outros 18 internos que estavam com ele na mesma cela estão em quarentena. Ainda de acordo com a pasta, as celas e ambientes de uso comum do pavilhão foram desinfectados com uso de saneantes e todas as medidas e protocolos de combate ao Covid-19 foram seguidos.

VIVALDO PRESTA HOMENAGEM AOS 152 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CAICÓ

O aniversário de 152 anos de emancipação política de Caicó foi tema do pronunciamento do deputado Vivaldo Costa (PSD). O parlamentar prestou sua homenagem à cidade em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (16) durante sessão na Assembleia Legislativa.

 

 

“Caicó tem uma cultura diferente de todas as outras cidades, uma grande família e um povo aguerrido, determinado e trabalhador”, afirmou. Em seu discurso, Vivaldo citou grandes personalidades caicoenses na política e em outras áreas e o fato de ser da cidade o primeiro governador do RN, Tomaz de Araújo Pereira.

 

 

Vivaldo já foi prefeito de Caicó e tem um mandato muito voltado à cidade que é considerada a capital do Seridó. O Papa Jerimum, como também é chamado, há mais de quarenta anos é apontado pelos caicoenses como a maior liderança política do município.

ALERTA! SEM DADOS DE SP, BRASIL REGISTRA 968 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E MÉDIA VAI À 684

O país registrou 968 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 183.822 óbitos desde o começo da pandemia. O número de óbitos registrados em um dia é o maior desde 15 de setembro, quando foram o país teve 1.090 mortes. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 684 -- média mais alta desde 1º de outubro, quando foi registrada média de 698 mortes por dia em uma semana. A variação foi de +26% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...