23 de março de 2016

ACUSADO DE MATAR FISICULTURISTA AGUARDA JULGAMENTO EM PRISÃO DO RN

Acusado de matar a própria mulher - a fisiculturista Fabiana Caggiano, assassinada em Natal em 2013 - Alexandre Furtado Paes, de 41 anos, aguardará julgamento no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, na Zona Sul de Natal. Alexandre chegou a Natal na manhã desta quarta-feira (23).
 
 
Acusado de matar a própria mulher, a fisiculturista Fabiana Caggiano, Alexandre Furtado Paes, de 41 anos, chegou a Natal nesta quarta-feira (23) (Foto: Erika Zuza/ Inter TV Cabugi)

 
 
 
Em coletiva de imprensa, os investigadores da Polícia Civil reforçaram a tese de que Alexandre é o responsável pela morte da fisiculturista. De acordo com o delegado Luiz Lucena, da Delegacia de Capturas (Decap), mais de 10 testemunhas foram ouvidas durante as investigações, confirmando a tese de que Alexandre foi o responsável pela morte de Fabiana.
 
Fabiana Caggiano morreu dia 2 de janeiro de 2013 após ficar cinco dias em coma. De acordo com as investigações, ela foi estrangulada no banheiro de um hotel em Natal, onde ficou hospedada com a família na época.
 
Preso por policiais do Deic (Departamento Estadual de investigações Criminais), Alexandre era procurado pelo Justiça potiguar fazia três anos. Ele é acusado por homicídio qualificado (motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de a vítima se defender) e também responde ao agravante de ter modificado a cena do crime. Na época da morte da fisiculturista, o empresário negou o crime, alegando que a mulher havia tido um mal súbito durante o banho. E, ao cair, teria batido a cabeça e quebrado o pescoço. Porém, exames periciais realizados no corpo de Fabiana indicaram que ela foi morta por asfixia mecânica (estrangulamento).
 
Fonte: G1/RN.

VIVALDO SOLICITA DO GOVERNO CONVÊNIO PARA COMPRA DE AMBULÂNCIA DESTINADA A CARNAÚBA DOS DANTAS

O deputado Vivaldo Costa (PROS) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, requerimento solicitando a formalização de convênio destinado a cidade de Carnaúba dos Dantas. O pedido de Vivaldo é que seja adquirido e encaminhado ao município um veículo, tipo ambulância, para atender as demandas da população.
 
A indicação foi encaminhada para o governador Robinson Faria e o secretário de saúde Ricardo Lagreca. Esta ação, se atendida, contribuirá para o atendimento e remoção de pacientes na urgência e emergência do serviço de saúde pública.

OBAMA DIZ ESPERAR QUE BRASIL RESOLVA CRISE POLÍTICA 'DE FORMA EFICAZ'

Em sua primeira visita à Argentina, o presidente dos EUA, Barack Obama, falou sobre a crise política brasileira durante entrevista coletiva ao lado do presidente argentino, Mauricio Macri, nesta quarta-feira (23).
 
 
Presidente da Argentina, Mauricio Macri, e presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participaram de entrevista coletiva na Casa Rosada, em Buenos Aires, nesta quarta-feira (23) (Foto: David Fernandez/ Reuters)

 
 
Questionado sobre o assunto, Obama disse que não discutiu o tema "extensivamente" com Macri, mas que ambos esperam que o Brasil resolva "de forma eficaz" a questão.
 
"O Brasil é um país grande, é amigo dos nossos dois países. A boa notícia – e o presidente Macri apontou isso – é que a democracia dele está madura. Acho que os sistemas de leis e estruturas são fortes o suficiente para que isso seja resolvido de forma que o Brasil prospere e seja o líder mundial que é", disse Obama.
 
"Precisamos de um Brasil forte e eficiente para nossa própria economia e para a paz mundial", acrescentou.

Macri disse que acompanha de perto a questão, citando o "afeto dos argentinos pelo povo brasileiro" e o fato de o Brasil ser seu principal sócio estratégico no mundo.
 
"Estamos convencidos de que o Brasil vai sair fortalecido dessa crise e esperamos que saiam o antes possível. O que acontece no Brasil afeta nosso país", completou o presidente argentino.

CRIANÇAS CARENTES TÊM MANHÃ DE DIVERSÃO E ALEGRIA NO CIRCO

Cerca de 500 crianças puderam assistir pela primeira vez a um espetáculo circense, que contou com apresentação de palhaços, malabaristas, acrobatas, Globo da Morte, dançarinas e muitos mais. A apresentação gratuita, ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), fruto de uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), e do Circo Irmãos Power.
 
 
 
 
O espetáculo divertiu e encantou crianças como a pequena Alexa Ellen de Souza, 8 anos, que estava bem ansiosa para assistir ao espetáculo. "Nunca vim ao circo antes, então estou muito animada, principalmente para ver o palhaço, porque sei que ele faz muitas brincadeiras para as pessoas se divertirem", disse Alexa.
 
O adolescente Huan Pablo Dantas, 12 anos, também esteve no circo pela primeira vez. "Nunca tinha ido ao circo, essa é a primeira vez e estou gostando muito. Estava ansioso para ver os palhaços e os malabaristas. A melhor parte foi do Homem-Aranha.", contou Huan. 
 


 
A titular da Sethas, Julianne Faria assistiu, junto com as crianças, ao espetáculo. "Para mim enquanto mãe e secretária é um prazer proporcionar e ver tantas crianças felizes e sorrindo. É uma oportunidade única para essas crianças conhecerem e verem a magia do circo."
 
 
 
 
O apresentador do circo, Junior Power, explica que esse espetáculo gratuito é uma forma de fazer um trabalho social, levando diversão para quem precisa. “É uma oportunidade para essas crianças, que não têm como pagar entrada ou que nunca foram a um circo, verem a magia da arte circense. Realizamos essa sessão gratuita em todas as cidades por onde o circo passa e o objetivo é manter viva a arte circense e inspirar as crianças a conhecerem mais profundamente esse mundo no futuro”, explica.
 
O Circo está funcionando em parceria com o Euro Parque, na BR-101, Cidade Satélite, de terça a sexta, das 18h às 22h, com espetáculo único às 20h30, e aos sábados, domingos e feriados das 16h às 22h, com dois espetáculos: 18h e 20h30.

DESMANTELO! FROTA DE MÁQUINAS E ÔNIBUS DE SANTANA DO SERIDÓ ESTÁ SUCATEADA

Apesar do muito dinheiro que recebe, já que recebe o mesmo total que outros municípios que tem até quase 3 vezes mais o número de habitantes, a atual administração pública de Santana do Seridó está sendo um verdadeiro desastre.
 
 
 
Conforme imagens, podemos comprovar a falta de respeito do executivo para com os bens públicos. Ônibus com vidros quebrados, máquina com para brisa quebrado, máquinas abandonadas, entre outros desmantelos.
 
 
Essa é apenas uma pequena parte dos desmantelos no município, onde a atual administração é tida por grande parte da população como, omissa, medíocre, perseguidora, que só funciona para aqueles que são correligionários do atual sistema governista.
 
 
Do Blog: Com o dinheiro que Santana do Seridó recebe, deveria ser a cidade “Suíça” do nordeste!

JUSTIÇA INTERDITA CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE CURRAIS NOVOS


Com o objetivo de impedir o recebimento de novos presos até que sejam solucionados (por parte do Estado) inúmeros problemas encontrados no Centro de Detenção Provisória de Currais Novos, após inspeção feita pelo Judiciário, o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Vara Criminal de Currais Novos decretou a Interdição Parcial da unidade prisional até que o local esteja adequado, integralmente, às condições de existência humana.
 
O magistrado ressaltou, inclusive, que devem ser mantidos naquele estabelecimento prisional apenas os presos provisórios. Ele declarou, provisoriamente, que nas condições físicas constatadas durante a inspeção judicial o Centro de Detenção Provisória de Currais Novos somente tem condições de custodiar 12 presos.
 
Marcus Vinícius determinou que o diretor do Centro de Detenção Provisória de Currais Novos seja oficiado e informado sobre a impossibilidade de recebimento de novos presos, até posterior determinação judicial.
 
Ele também determinou que o Delegado de Polícia de Currais Novos, bem como o Delegado Geral de Polícia do Estado do RN, sejam oficiados e informados da interdição parcial (o Centro de Detenção Provisória de Currais Novos não está recebendo novos presos), com a ressalva de que é obrigação da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), através da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), indicar o local adequado para custodiar novos presos.
 
Marcus Vinícius ressaltou que não é obrigação do Juiz Criminal a indicação de vagas no Sistema Prisional para custodiar os presos. Por determinação dele, a Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte; Presidência do TJRN; o Procurador Geral de Justiça do RN; o Presidente da Assembleia Legislativa e o Governador do RN receberão cópia da decisão.
 
De modo especial, o secretário de Justiça e da Cidadania, será informando da interdição parcial (o Centro de Detenção Provisória de Currais Novos não está recebendo novos presos), com a ressalva de que tão logo sejam solucionados os problemas descritos na decisão, adequando o estabelecimento, integralmente, ao disposto nos autos, será feita nova inspeção, com a possibilidade de liberação total ou parcial do recebimento de novos presos.
 
O magistrado ressaltou que até ulterior deliberação somente podem ser custodiados 12 presos no centro de detenção provisória de Currais Novos, ou seja, não serão recebidos novos presos até o referido limite, que será alcançado com as transferências ou liberação dos atualmente custodiados no local. O Secretário de Justiça e Cidadania do Estado do RN, a Ordem dos Advogados do Brasil (Currais Novos) e o Ministério Público do RN têm cinco dias para apresentar manifestação quanto à determinação judicial.

CHUVAS DE ATÉ MAIS DE 100MM SÃO REGISTRADAS EM OURO BRANCO

Um outro município do Seridó que foi agraciado pelas chuvas da noite desta terça-feira, (22), foi Ouro Branco, onde foram registradas chuvas de até mais de 100mm.
Na cidade, os pluviômetros registraram 90 mm, e em algumas comunidades rurais choveu até mais de 100mm, com foi o caso da comunidade Lajes, onde choveu 111mm. As águas que descem no rio que corta a referida comunidade seguem para o açude Itans em Caicó.
Do Blog: Aleluia!
Foto: Ilustração.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN TEM NOVA COMPOSIÇÃO PARTIDÁRIA

Com a janela partidária que permitiu a troca de partidos aos detentores de mandatos legislativos, oito deputados estaduais do Rio Grande do Norte trocaram de legenda e passam a compor novas bancadas na Assembleia Legislativa. Com as mudanças, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que até então não possuía representantes na atual legislatura, passa a ser a maior bancada partidária da Casa.
 
 
PSDB passa a ser o partido com maior número de deputados na ALRN (Foto: João Gilberto/ALRN)
A legenda recebeu a adesão do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza, que deixou o PMDB, e dos deputados Gustavo Carvalho e Raimundo Fernandes, antes do PROS. A deputada Márcia Maia, ex-PSB, e o deputado José Dias, ex-PSD, também estão no partido.
 
Outra legenda que cresce na Assembleia em razão das mudanças é o Partido Social Democrático (PSD). Apesar da saída de José Dias, a sigla recebeu a adesão dos deputados Carlos Augusto Maia, ex-PTdoB, e Jacó Jácome, ex-PMN, que se somam aos parlamentares Galeno Torquato (PSD) e Dison Lisboa (PSD), líder do Governo na Casa.
 
O Partido Socialista Brasileiro (PSB), mesmo com a saída da deputada Márcia Maia, manteve dois representantes na Assembleia Legislativa em razão da chegada do deputado Ricardo Motta, ex-PROS, que passa a representar a legenda ao lado de Tomba Farias.
 
Com as mudanças, os partidos políticos na Assembleia ficam assim representados: no PSDB Ezequiel Ferreira, Gustavo Carvalho, José Dias, Raimundo Fernandes e Márcia Maia; no PSD Dison Lisboa, Galeno Torquato, Carlos Augusto Maia e Jacó Jácome; no PMDB Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Álvaro Dias e Nélter Queiroz; no PSB Tomba Farias e Ricardo Motta; no DEM José Adécio e Getúlio Rêgo; no PROS Vivaldo Costa e Albert Dickson; no PT Fernando Mineiro; no PHS Souza Neto; no PR George Soares; no PCdoB Cristiane Dantas e no Solidariedade o deputado Kelps Lima.

PARAÍBA TEM 27 AÇUDES SECOS E OUTROS 30 COM MENOS DE 5% DA CAPACIDADE

A Paraíba passa pelo Dia Mundial da Água, sem muitos motivos para comemorar. Dos 124 açudes e reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), 27 estão completamente secos e outros 30 em estado crítico, com menos de 5% da capacidade. Segundo a Aesa, se os níveis atuais e capacidades de todos os açudes do Estado fossem somados, a Paraíba teria em média apenas 14% do volume de armazenamento de água para consumir.
 
 
Açude de Boqueirão, em Campina Grande, atinge pior nível da história (Foto: Reprodução/ TV Paraíba)
 
Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa), por conta da situação dos reservatórios, dos 123 municípios paraibanos, 97 estão em racionamento e, entre estes, 27 em colapso total, sendo abastecidos por carros-pipa e poços artesianos.
 
O gerente regional da Cagepa Borborema, Ronaldo Menezes, disse que os tipos de racionamento que estão ocorrendo nas cidades do Estado são avaliados de maneira isolada.
 
 
A situação é mais delicada nas cidades das regiões do Agreste, Cariri e Sertão paraibano. Segundo o gerente da Aesa, Alexandre Magno, o problema ocorre pela falta de chuvas e o aumento no consumo da população.
 
 
O gerente também explicou que o atraso com a conclusão das obras de tranposição do rio São Francisco tem contribuído para a atual situação. Os sistemas de mananciais e reservatórios foram interligados a espera da transposição, que está em atrasado.
 
Apesar da atual situação preocupante, a previsão da Aesa é que o nível dos açudes tenha uma melhora até o mês de maio, com as chuvas esperadas.
 
Fonte: G1/PB.

CHUVA DE MAIS DE 100MM INUNDA UFRN EM CAICÓ

Um início de noite de terça-feira, (22), muitas chuvas em várias cidades do Seridó, onde foram registradas chuvas de até quase 150mm.
 
 
 
O município de Caicó foi o que registrou as maiores precipitações pluviométricas no Seridó, sendo registrado em alguns pontos até quase 150mm.
 
 
 
Com a intensidade das chuvas, o campus da UFRN em Caicó ficou alagado, e por isto as aulas foram suspensas.
Do Blog: Amém! Estamos mesmo precisando de chuvas.

TEORI MANDA MORO DEVOLVER CASO LULA AO STF

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou na noite desta terça-feira (22) que o juiz federal Sérgio Moro envie para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Com a decisão, as investigações sobre Lula saem da alçada de Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. As apurações tratavam, por exemplo, da suspeita de que construtoras envolvidas em corrupção na Petrobras prestaram favores ao ex-presidente na reforma de um sítio em Atibaia (SP) e de um tríplex em Guarujá (SP).
 
A determinação de Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo, não derruba decisão da última sexta (18), do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a nomeação de Lula para o cargo de ministro da Casa Civil. Mas inviabiliza outra ordem de Gilmar Mendes que, na mesma decisão, havia determinado que as investigações sobre Lula ficariam com Moro.
 
Na decisão, o ministro Zavascki atende a um pedido do governo, que apontou ilegalidade na divulgação, autorizada por Moro, de conversas telefônicas interceptadas por ordem judicial, entre Lula e a presidente Dilma Rousseff e ministros. A página onde está disponíveis os áudios do ex-presidente, mas a página estava bloqueada.
 
Depois que Moro enviar a documentação sobre as investigações, o material remetido à Procuradoria Geral da República, que vai analisar se houve crime de Dilma e de outras autoridades. Caberá ao STF posteriormente analisar o que ficará sob investigação da Corte e o que poderá ser reencaminhado para a primeira instância.
 
Na prática, como os áudios das escutas já foram divulgados, se o Supremo considerar que Moro agiu de modo indevido, o conteúdo poderá ser desconsiderado como prova.
 
Do Blog: Vão findar prendendo o Juiz! Isso é Brasil!
 
 

FELIPE MAIA REITERA PEDIDO DE INCLUIR RN NA FERROVIA TRANSNORDESTINA

O Rio Grande do Norte não foi contemplado pela construção da ferrovia Nova Transnordestina. De acordo com o projeto, a obra chegará apenas ao Ceará, Pernambuco e Piauí, contribuindo com o escoamento da produção destes estados. Com o intuito de inserir o estado potiguar no empreendimento, o deputado federal Felipe Maia (DEM) participou da Comissão Externa que trata da Ferrovia, nesta terça-feira (22), que recebeu secretários de Infraestrutura e representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
 
 
 
 
Para o parlamentar, o governo federal segue um modelo econômico equivocado e reduz os investimentos em infraestrutura logística no país. Segundo Felipe Maia, sem o repasse de recursos para obras estruturantes, a retomada do crescimento do Brasil ficará cada vez mais distante. “Reitero o pedido de inserir o RN na obra e confirmo que faremos todo o procedimento para garantir a inclusão do estado. Estou seguro de que não há desenvolvimento sem investir em projetos de infraestrutura, o que garante a geração de emprego e renda que o país tanto precisa neste momento”, disse.
 
O primeiro passo, de acordo com o democrata, é garantir a aprovação do projeto de lei (PLC) 85/2008, de autoria do ex-deputado Betinho Rosado, que está tramitando no Senado para, após a aprovação no Congresso Nacional, integrar o Sistema Nacional de Viação. “Ouvimos do diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Mário Dirani, que após apreciado no Congresso, o trecho ferroviário passa a constar no Sistema. Com isso, quando houver viabilidade de Orçamento, o DNIT dará prosseguimento à obra”, afirmou.
 
O deputado destacou que a intenção é garantir a integração do RN e da Paraíba no projeto por meio de dois entroncamentos ferroviários: o primeiro que liga o Porto de Cabedelo (PB) a Sousa (PB) com o segundo que liga Areia Branca (RN) com Sousa (PB), passando por Mossoró. “A região precisa garantir o escoamento de cimento, frutas e sal. A volta da ferrovia representa uma forma de revitalizar economicamente todo o Oeste potiguar”, concluiu.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...