19 de outubro de 2015

SUPLENTE DE DEPUTADO FEDERAL POTIGUAR INVESTIGADO SE ENTREGA À PF NO RS

abraao-lincolnO suplente de deputado federal Abraão Lincoln se apresentou neste domingo (18) na sede da Polícia Federal do Rio Grande do Sul e está preso no Presídio Central de Porto Alegre. Lincoln, que é presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), tinha um mandado de prisão em aberto por participação em um esquema de venda ilegal de permissões para pesca industrial.


Na semana passada, a executiva nacional do Partido Republicano Brasileiro (PRB) emitiu nota prestando esclarecimentos sobre o afastamento de Abraão Lincoln do cargo de presidente da Comissão Provisória do partido no Rio Grande do Norte. "Diante das graves acusações, o PRB não poderia ter tomado outra atitude que não fosse a de optar pelo afastamento imediato do referido filiado", diz a nota.

A 'operação Enredados' foi deflagrada pela PF, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), na última quinta-feira (15) em 12 cidades brasileiras e cumpriu 19 mandados de prisão preventiva, 61 de busca e apreensão e 26 de condução coercitiva.

Cerca de 400 policiais federais e 20 servidores do Ibama participaram das ações. De acordo com a PF, a operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava junto ao Ibama e ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).


A investigação identificou casos ilícitos, desde a pesca ilegal, passando por fraudes em documentação para inserir no mercado o pescado sem origem, até a identificação de organização criminosa com ramificações no Ministério da Pesca e no Ibama, causando prejuízos ambientais.


Ao longo da investigação, mais de 240 toneladas de pescado capturado de forma ilegal foram apreendidas em abordagens da PF em diversos pontos da costa brasileira.

MENINA FERIDA EM EXPLOSÃO NO RIO TEM ALTA E DIZ QUERER VOLTAR À ESCOLA

Sem títuloA menina Beatriz Galdino Araújo, de 9 anos, que sobreviveu a uma explosão que atingiu 50 imóveis em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, recebeu alta pouco antes das 18h desta segunda-feira (19), do Hospital Municipal Souza Aguiar. Sorridente, disse que quer voltar à rotina e que ficará na casa de parentes.

Beatriz foi salva ao ficar protegida dos escombros por um guarda-roupas. No total, oito pessoas ficaram feridas na explosão.
"Eu estava dormindo. Quando eu acordei, estava sentindo dor e o guarda-roupa estava em cima de mim", contou. "Penso em retornar à minha vida. Voltar à minha escola".
A menina precisou ficar em observação por cerca de 12 horas porque bateu a cabeça, mas não teve nenhuma fratura ou ferimento. Todos os exames realizados na menina não acusaram problema.
A família de Beatriz era dona do restaurante Imbueiras, que ficava ao lado de uma pizzaria onde teria ocorrido a explosão.
Manoel deixou hospital Souza Aguiar no final da tarde desta segunda-feira (19) (Foto: Cristina Boeckel/G1)
Também deixou o hospital no fim da tarde o idoso Manoel Araújo, de 84 anos, outro que havia ficado hospitalizado. Os outros seis feridos já haviam recebido alta anteriormente.
"Lembro que gritava muito por socorro, muito, muito, muito. Quando comecei a perder o fôlego, que vi que eu ia desmaiar, chegou um bombeiro, rapaz muito delicado, e disse: 'Você tenha paciência, tenha fé em Deus, que você vai sair dessa", disse Manoel, já dentro do táxi na saída do hospitala unidade.
Até as 17h, 54 imóveis seguiam interditados na área do incidente. Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta, 11 dos imóveis foram ao chão com a explosão e outros três foram demolidos devido ao risco de desabamento.
A explosão ocorreu por volta das 3h da madrugada desta segunda e foi tão forte que pode ser ouvida na região do Sumaré, a 6 km de distância do local. Ficaram destruídos totalmente 14 imóveis.
Foto mostra escombros após explosão (Foto: Henrique Coelho/G1 )
A maior parte dos imóveis atingidos fica na Rua São Luiz Gonzaga, onde ficaram espalhados pedaços de concreto, entulho e muito vidro.
A causa da explosão ainda não foi descoberta, mas os bombeiros suspeitam de vazamento de gás. A Prefeitura do Rio de Janeiro investiga se o acidente foi causado por um botijão de gás irregular em local fechado.
 

HOMEM COM PROBLEMAS MENTAIS ATACA JOGADORES DE BARALHO COM FEZES E URINA EM JARDIM DO SERIDÓ

imagesASAAK34AUma guarnição da PM de Jardim do Seridó comandada pelo Sgtº Euzébio atendeu a uma ocorrência nada normal, na tarde desde domingo, (18), no Bairro Baixa da Beleza, onde um cidadão que tem problemas mentais atacou algumas pessoas que estavam jogando baralho em uma casa naquele Bairro.

Segundo consta no R.O (Relatório de Ocorrência) da PM de Jardim do Seridó, a viatura foi até o local acima descrito após ser acionado via celular, onde constatou que, o cidadão conhecido como “Dê de Atemisto”, atacou os jogadores jogando fezes e urina nos mesmos.

Por se tratar de uma pessoa inimputável, a polícia de forma amistosa conseguiu convencer o homem à ir para casa, e dessa forma não mais melar o povo de fezes e de urina. As vítimas foram orientadas à procurarem a delegacia civil para prestarem queixa contra “Dê de Atemisto”.

Do Blog: Escaparam fedendo!

“ESQUEÇAM, EU NÃO VOU RENUNCIAR”, DIZ CUNHA NA CÂMARA

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou nesta segunda-feira (19) que não renunciará à presidência da Câmara. "Esqueçam, não vou renunciar", declarou.

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante entrevista coletiva no Salão Verde (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Na última sexta-feira, documentos do Ministério Público da Suíça revelados pela TV Globo mostraram que Cunha é titular de contas em bancos na Suíça. Em março, em depoimento à CPI da Petrobras, ele afirmou que não tem contas no exterior. Cunha é alvo de uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos partidos PSOL e Rede, que tentam cassar o mandato de deputado do presidente da Casa.

"Aqueles que desejam a minha saída têm de esperar o fim do mandato para escolher outro", disse Eduardo Cunha na entrevista.

Ele afirmou que se sente em condições de continuar na presidência da Câmara. "Tenho legitimidade para executar todos os atos da função [para] que fui eleito", declarou.

O presidente da Câmara voltou a se recusar a falar sobre as contas na Suíça – disse que isso cabe aos advogados – e reiterou o teor das notas divulgadas anteriormente, em que afirmou não ter contas no exterior nem ter recebido "qualquer vantagem".

O peemedebista negou se sentir isolado politicamente. Ele sustentou ainda que não precisa do apoio do PMDB para se defender.

"Eu não preciso que ninguém me ajude a fazer a minha defesa. A minha defesa será feita por mim mesmo e pelos meus advogados num segundo momento no foro apropriado", argumentou.


Sobre a representação no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro parlamentar, Cunha disse que se trata de uma situação "técnica" e não política.

"Eu vou precisar provar exatamente o que me acusam para que aí possa a maioria do Conselho [de Ética] e do plenário [da Câmara] se satisfazer com as defesas que serão feitas. Isso não é uma situação política, é uma situação também técnica. Vou tratar também tecnicamente", disse.

Cunha foi questionado sobre entrevista da presidente Dilma Rousseff na Suécia no fim de semana, na qual, ao comentar as provas da existência de contas de Cunha na Suíça, Dilma disse lamentar "que seja um brasileiro".

"E eu lamento que seja com um governo brasileiro o maior escândalo de corrupção do mundo", respondeu Eduardo Cunha na entrevista.

O deputado também falou sobre suposta preocupação do governo com a pauta de votações na Câmara, afirmando que continuará trabalhando com a mesma "celeridade".

"Se o governo sofreu derrotas, [...) é porque não tem uma base em condições de dar esse quórum e vencer as votações", afirmou.

Cunha contestou ainda críticas de que os trabalhos da CPI da Petrobras, com fim previsto para esta semana, não deverão ser prorrogados a fim de poupar a ele próprio e a outros parlamentares que teriam se beneficiado do esquema de corrupção na estatal.

"Se a própria CPI não votou a sua prorrogação, não é o presidente da Câmara que vai fazer isso de ofício. (...) Não participei de nenhum acordo", disse.

FAPERN REALIZA ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2015

RNCom a missão de popularizar a ciência e mostrar a sua importância para o desenvolvimento do país, será iniciada nesta segunda-feira (19) a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2015). O tema desta edição será: “Luz, Ciência e Vida”.

Criada em 2004 pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT tem por finalidade promover a divulgação científica no Brasil e estimular a participação popular no que remete as ações ligadas a Ciência e Tecnologia (C&T), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

No Estado do Rio Grande do Norte as ações da Semana são coordenadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), que promove ações durante todo o mês de outubro em diversas regiões do Estado.

A abertura oficial da SNCT aqui no Estado acontece na próxima terça-feira (20), às 8h30 no pátio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O evento contará com a participação dos diretores da Fundação, Maria José Vidal (diretora científica), Tony Robson (diretor administrativo-financeiro) e Ivanilson Maia (diretor de inovação).

Na abertura, haverá apresentação musical da banda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e atendimento de saúde, que será oferecido a população, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e vacinação, que será promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Distrito Sanitário Sul.

Após a cerimônia de abertura haverá duas palestras. A primeira será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Carlos Chesman, com o tema "Luz, Ciência e Vida". Logo após, acontece uma palestra promovida pela Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer (RFECC), Para conscientizar mulheres e homens sobre o Câncer de Mama, a palestra intitulada: "Outubro Rosa, combatendo o Câncer de Mama", será ministrada pela professora Liomar Queiroz.

POLÍCIA IDENTIFICA 20º PRESO MORTO ESTE ANO EM CADEIA NO RN

Magnum Guedes foi assassinado na cadeia pública de Natal (Foto: Divulgação/Sejuc)

O Instituto Técnico e Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) identificou o preso que foi encontrado morto na tarde deste sábado (17) dentro do presídio provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal. Magnum Guedes de Moura, de 28 anos, morreu dentro de uma cela. O Itep ainda não sabe qual a forma como ele foi assassinado. Somente em 2015, são 20 os casos de assassinatos de detentos dentro do sistema prisional potiguar.

Magnum Guedes virou réu em uma ação penal um dia antes de ser assassinado. Na sexta-feira (16), o juiz Cleanto Alves Pantaleão Filho, da 3ª vara criminal de Natal, recebeu denúncia do Ministério Público contra ele. Magnum respondia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e seria notificado para, em 10 dias, apresentar defesa. Ele havia sido preso no dia 10 de setembro passado, por uma equipe da Delegacia de Homicídios de Natal (Dehom), sob suspeita de envolvimento em um assassinato em Ponta Negra, na Zona Sul da cidade.

CINCO HOMENS SÃO ASSASSINADOS DURANTE CHACINA EM RO

Uma chacina deixou cinco mortos em Vilhena, no Cone Sul de Rondônia, a 708 quilômetros de Porto Velho. O crime foi no final da tarde de sábado, na fazenda Vilhena, localizada a 60 quilômetros do município, na Linha 95, Gleba Corumbiara. Entre as vítimas que foram identificadas pela Polícia estão José Bezerra dos Santos, de 64 anos e Daniel Aciari, de 66 anos. Os outros corpos continuam sem identificação.

Corpos carbonizados foram encontrados dentro da casa que foi incendiada pelos atiradores (Foto: José Manoel)

Um homem que estava no local do crime e foi atingido com um tiro nas costas, mas se fingiu de morto e conseguiu sobreviver está sendo a peça chave nas investigações da Polícia Civil. Ele contou para os investigadores que estava com mais cinco amigos conversando no local quando apareceram alguns homens e começaram a atirar na direção do grupo.

Nesse momento, relatou, Daniel foi atingido com um tiro nas costas e caiu. Outros três homens foram baleados mas, mesmo feridos, conseguiram entrar na casa onde um deles morava.

Policiais continuam no local do crime fazendo busca por mais corpos. (Foto: José Manoel)

Os criminosos então passaram a atear fogo no local onde as vítimas se abrigaram para escapar dos tiros. Tudo ficou destruído e os corpos carbonizados. O sobrevivente disse que em seguida os homens foram embora.

A polícia só chegou ao local da matança, quatro horas depois e iniciou os trabalhos de investigação. No final da manhã de domingo, o corpo de José Bezerra foi localizado pelos policiais no meio do mato. As buscas continuam no local, pois existe a suspeita de que mais corpos possam ser encontrados.

Os policiais que estão trabalhando no caso, afirmam que, possivelmente, a principal motivação do crime seja a disputa por terras na região. Isso porque, um grupo de invasores foi retirado da fazenda pela Polícia Militar, na última sexta-feira(16), por ordem judicial.

Eles informaram também que já identificaram alguns suspeitos, mas não poderiam divulgar os nomes para não atrapalhar os trabalhos. Os corpos foram encaminhados para Vilhena, onde estão sendo feitas as necropsias.

ADOLESCENTE DE 17 ANOS MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NO SERIDÓ

Um adolescente morreu, na manhã deste domingo, (18), vítima de um grave acidente de moto na BR 226, no Sítio Riachão, a cerca de 5km de Jucurutu, em direção a Triunfo Potiguar.

 
A vítima fatal foi identificada por Jean Furtuoso dos Santos, 17 anos, natural de Jucurutu, que, segundo informações, esteve participando de festividades durante a noite, na Cidade de Triunfo Potiguar, na companhia de outro jovem, identificado por Luiz Cassiano Filho, mais conhecido por “Gugu”, que estava de garupa da moto e foi socorrido em estado grave para o Hospital Terezinha Lula, em Jucurutu, e, em seguida, foi transferido para Natal.

De acordo com as informações da Polícia Militar, não se sabe ao certo o que teria causado o acidente, mas acredita-se que Jean, que pilotava a moto, uma Yamaha Factor, 125cc, placa OJU – 2989, de Macaíba/RN, trafegava em alta velocidade, e acabou perdendo o controle, se chocando de frente com um barranco, onde havia muitas pedras. Nosso Blog conseguiu capturar uma foto do hodômetro da moto, que, após o acidente, ficou marcando 140 km/h. No entanto, não sabemos se Jean trafegava mesmo nessa velocidade ou o ponteiro ficou naquela posição, por estar quebrado.


Fonte: PM Jucurutu.

CUNHA VIAJOU COM DOLEIRO EM VOO DA PROPINA

As revelações da Operação Lava-Jato enterram de vez as tentativas do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de se desvincular do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, uma sombra na trajetória do parlamentar desde 2005. De acordo com o delator Júlio Camargo, consultor da empreiteira asiática Toyo Setal, Funaro foi um dos passageiros, no ano passado, de voos em táxi aéreo faturados como parte do pagamento de propina a Eduardo Cunha. Num dos voos, no dia 3 de agosto, Funaro e Cunha viajaram juntos.

Em esquema semelhante ao utilizado contra a Samsung, fornecedora de navios-sonda à Petrobras, Cunha teria usado requerimentos assinados pela então deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), na Câmara, para pressionar a Schahin Engenharia a pagar uma dívida cobrada por Funaro.

Investigados pela Procuradoria-Geral da República, os voos-propina teriam sido pagos por Júlio Camargo, delator do esquema de corrupção na estatal, para saldar uma dívida residual de R$ 500 mil, a que o deputado julgava ter direito por conta de variação cambial do suborno. Deste total, R$ 200 mil teriam sido quitados em dinheiro e R$ 300 mil em créditos em voos de táxi aéreo.

De acordo com as investigações, Cunha só usou R$ 122.245 da quota em três viagens. Na primeira, dia 29 de agosto do ano passado, ao custo de R$ 44.200, Funaro e Raquel Aldejante Pitta viajaram no jatinho PP MIS, da Global Taxi Aéreo, nos trechos Congonhas/Salvador/São João da Boa Vista/Viracopos. Na segunda, Cunha e Funaro voaram juntos, no jato PR JET, da Reali Taxi Aéreo, dia 3 de setembro, por R$ 38.220, nos trechos Congonhas/Brasília/Aeroporto de Jacarepaguá/Congonhas. Os horários das decolagens sugerem que Furano se encontrou com Cunha em Brasília e, depois, eles voltaram juntos a partir da capital.

ESPETÁCULO INFANTIL ACONTECE NO INÍCIO DE NOVEMBRO EM JARDIM DO SERIDÓ

Um grande espetáculo infantil será apresentado no Esplanada Clube em Jardim do Seridó às 4 e meia da tarde do dia 08 no Novembro.

ARTE DE JARDIM DO SERIDO ofiçial

O espetáculo “Uma aventura congelante” que é uma produção da ‘3S Produções’ promete ser um verdadeiro “Presente para o seu filho”. É imperdível!

DESRESPEITO! ELEMENTOS SIMULAM “CAGADA” EM CIMA DE VIATURA DA PM

A Polícia Militar apura o caso de três homens que aparecem em fotos ao lado de uma viatura, em Joinville, no Norte do estado. Em uma das imagens, um deles empina uma moto enquanto dois sobem no carro. Um deles tem as calças abaixadas. As imagens, que começaram circular em grupos de celular, teriam sido feitas na última quinta-feira (15).

Um dos homens aparece de calças abaixadas sobre viatura da PM em oficina (Foto: PMSC/Divulgação)

A viatura pertence ao 8º Batalhão da PM de Joinville. Segundo o comandante do batalhão, tenente-coronel Nelson Coelho, o carro da PM havia sido levado para uma oficina mecânica para ser consertado, no bairro Piraberaba. "O proprietário da oficina fez uma festa para os funcionários, depois foram feitas essas imagens", diz Coellho.
De acordo com o comandante, todos os envolvidos, maiores de idade, já foram identificados. "Isso não poderia ter ocorrido. A viatura é um bem público, não caberia esse tipo de ação".

De acordo com Coelho, a moto tinha placas adulteradas e foi apreendida neste domingo (18). O condutor foi levado à delegacia. Segundo o comandante, ele não era nenhum dos rapazes que aparecem nas fotos. Ninguém foi preso.  Dois dos homens, porém, teriam passagens pela polícia.

Moto que aparece em foto feita em oficina tinha placas adulteradas, segundo a PM (Foto: PMSC/Divulgação)

Além das imagens, um dos rapazes gravou um áudio em que ridiculariza policiais e afirma ter defecado "em cima do giroflex". De acordo com Coelho, isso não ocorreu. "Ele falou, mas não fez. Pela gravação é possível perceber uma alteração de comportamento", afirmou.

De acordo com a Polícia Militar, as pessoas que aparecem nas fotos podem ser indiciadas por dano ao patrimônio, atos obscenos e calúnia. O dono da oficina mecânica deve ser responsabilizado também.

DUPLA TENTATIVA DE HOMICÍDIO É REGISTRADA EM CIDADE DO SERIDÓ

TiroDois homens ficaram feridos em uma dupla tentativa de homicídio registrada na noite deste domingo, (18), no Bairro Silvio Bezerra, em Currais Novos.

Segundo informações, dois homens chegaram em uma moto, e atiraram contra, Francisco dos Santos e Victor Alison da Silva, que estavam sentados em uma calçada de uma residência.

Dos tiros disparados, dois acertaram as vítimas nas nádegas. Os feridos foram socorridos e não correm risco de morte. A Polícia atendeu a ocorrência e busca os autores do crime.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...