3 de julho de 2015

COM APOIO DO GOVERNO MUNICÍPIO DE APODI GANHA 2 MIL NOVOS EMPREGOS

O município de Apodi, na região Oeste, vai ganhar a implantação de 2 mil hectares para produção de frutas que vai gerar 2 mil novos empregos diretos. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado que está agilizando os trâmites legais exigidos, processos de autorização ambiental e melhorias nos acessos para transporte de pessoal, insumos e escoamento da produção.

03.07 Audiência com prefeito de Apodi e diretor da Agrícola Famosa - Foto Rayane Mainara (2)

O Governador Robinson Faria explicou nesta sexta-feira, ao receber em audiência o presidente da Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcelos que a administração tem o firme propósito de apoiar os empreendimentos que geram empregos, produção e renda. “O Governo trabalha para desenvolver a atividade econômica, estamos imprimindo uma nova dinâmica que destrava processos administrativos e burocráticos. No Idema, por exemplo, apenas nestes primeiros meses de administração concedemos duas mil licenças ambientais para implantação e regularização de empreendimentos. Isto significa mais circulação de mercadorias e produtos, mais empregos, mais renda e mais impostos”, afirmou Robinson Faria.

A Agrícola Famosa já produz melão, melancia, manga, mamão e aspargos nos municípios de Baraúnas, Tibau em Mossoró. Em Apodi, numa área de 3,5 mil hectares a empresa vai irrigar dois mil hectares para produzir melão e melancia para exportação. Inglaterra, Espanha e Holanda são os maiores clientes da produção de frutas da Famosa.

Com o início da produção em Apodi, serão criados dois mil novos empregos diretos, com salário médio de R$ 1 mil.

Presente à reunião do Governador com o presidente da Agrícola Famosa, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, destacou a importância da instalação da empresa no município vez que além de gerar empregos, vai movimentar toda a economia local.

MÉDICO GIORDANO BRUNO PODERÁ DISPUTAR A PREFEITURA DE FLORÂNIA EM 2016

IMG_4235O conceituado médico Giordano Bruno, que é filho natural de Florânia e possui relevantes serviços prestados ao município, revelou que não descarta e possibilidade de disputar a Prefeitura para poder contribuir ainda mais com a saúde pública do município.

Tudo pode acontecer... Apesar de não estar nos meus planos, sinto uma vontade grande de poder contribuir para melhorar especialmente a Saúde em Florânia. Todos sabem do meu carinho especial por minha terra”, revelou o jovem médico

ASSEMBLEIA HOMENAGEARÁ CENTENÁRIO DO AMÉRICA EM SESSÃO SOLENE

Em alusão ao centenário do América Futebol Clube, comemorado esse mês de julho, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte irá realizar no próximo dia 14, às 9h30min, uma Sessão Solene para homenagear os 100 anos de tradição do clube potiguar. De acordo com o deputado Hermano Morais (PMDB), propositor da solenidade, a homenagem é justa e merecida em razão de todas as glórias que o América já rendeu ao Estado.

 


O América é uma instituição que há cem anos presta relevantes serviços desportivos, culturais e sociais ao Rio Grande do Norte. Por isso tudo, a sessão se faz justa em reconhecimento à contribuição do clube ao povo potiguar e à sua história”, disse Hermano.


No próximo dia 14 de julho o América Futebol Clube completa 100 anos de história com uma vasta programação preparada pela diretoria do clube para o torcedor alvirrubro. Até o final do ano serão realizados diversos eventos, como a Festa do Campeão Centenário (04/07), solenidade na Assembleia Legislativa (14/07), descerramento de placa na primeira sede do América (14/07), sessão comemorativa no Instituto Histórico e Geográfico do RN (14/07), corrida de rua noturna (17/10), dentre outros.

MAIS UM! HOMEM É ASSASSINADO A BALA EM CIMA DE MOTO EM CAICÓ

IMG-20150702-WA0018Mais um crime de morte é registrado na cidade de Caicó, desta vez contra a pessoa de Creozivaldo Maia, vulgo, "Pirraia", que foi morto no início da noite desta quinta-feira, (02), quando passava de moto pelo Bairro Walfredo Gurgel.

Segundo testemunhas do fato, a vítima vinha em uma moto, quando foi atingido por um disparo de arma de fogo, o que o fez colidir em um caminhão que trafegava no local, ficando a moto com o corpo “enganchado” no caminhão.

Em 2011, "Pirraia" foi acusado de um crime de morte em Caicó, mas apesar de ter confessado participação, conseguiu se livrar da cadeia ao ser absolvido em júri popular, ficando a culpa apenas para um comparsa que foi condenado. A polícia investiga o caso.

APÓS LIMINAR, GUARDAS MUNICIPAIS TERÃO DE DESOCUPAR PREFEITURA DE NATAL

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) concedeu liminar à Prefeitura de Natal para a desocupação do Palácio Felipe Camarão por guardas municipais, que tomaram o prédio desde ontem (1). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Executivo.

Guardas Municipais ocupam prefeitura (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)

Há quase dois meses em greve, os guardas municipais chegaram a trancar o prédio da Prefeitura. O servidor municipal que foi trabalhar na manhã desta quinta-feira (2) no Palácio Felipe Camarão teve uma surpresa, pois o Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Norte (Sindguardas) fechou as portas e deixou alguns poucos funcionários ter acesso ao prédio.

A principal reivindicação dos guardas municipais é o envio do projeto do plano de cargos, salários e carreiras para que seja votado na Câmara Municipal de Natal (CMN). A prefeitura havia prometido entregar, no dia 3 de junho, uma contraproposta aos guardas. Porém, o Município alegou que não houve autorização por parte da Secretaria de Planejamento (Sempla) devido às questões orçamentárias.

Em maio deste ano, os trabalhadores também ocuparam a prefeitura reivindicando as mesmas pautas. Após dois dias, com a promessa de acordo por parte do Poder Executivo Municipal, os guardas municipais desocuparam o prédio, mas decidiram permanecer em greve.

Ao todo, 470 guardas deixaram de prestar serviços indispensáveis à população da capital. Os guardas municipais são responsáveis pela segurança em prédios públicos, escolas e unidades de saúde, que ficam prejudicados em caso de paralisação.

Fonte: Portal no ar.

TRAGÉDIA! VAI A 42 O NÚMERO DE MORTOS EM NAUFRÁGIO NAS FILIPINAS

Pelo menos 42 pessoas morreram e outras 11 continuam desaparecidas após o naufrágio de quinta-feira (2) de uma balsa na qual viajavam 173 passageiros e 16 tripulantes em Ormoc, na região central das Filipinas, informaram nesta sexta (3) fontes policiais.

Equipes de resgate procuram por sobreviventes ou corpos após naufrágio nas Filipinas (Foto: Ignatius Martin / Miquicar Photostudio / via AP Photo)

As equipes de resgate recuperaram mais seis corpos depois que os mergulhadores conseguiram acessar o interior da embarcação, antes que as buscas fossem suspensas por causa do mau tempo, segundo a emissora "CNN Philippines".

Vários sobreviventes afirmaram que a embarcação virou de forma repentina devido às fortes ondas na região. Muitos dos passageiros não tiveram tempo de sair antes que o barco afundasse.

A Guarda Costeira das Filipinas disse que vai investigar se o acidente foi causado por erro humano, já que a embarcação tombou para a direita de forma brusca.

As autoridades afirmam que a embarcação, com capacidade para 178 passageiros, não transportava mais pessoas que o permitido, mas os sobreviventes indicam que a possível sobrecarga do MV Kim Nirvana-B, que também transportava centenas de sacos de cimento e arroz, pode ter levado ao acidente.

O presidente do país, Benigno Aquino, ordenou uma investigação imediata e exaustiva para apurar o ocorrido.

Tanto o capitão como a tripulação estão sob custódia da Guarda Costeira das Filipinas.

A embarcação MV Kim Nirvana-B se dirigia para a ilha de Camotes, que fica a cerca de 40 km a sudoeste de Ormoc, quando se deparou com fortes ondulações e afundou a aproximadamente 100 metros de distância do porto de partida.

Dezenas de pessoas morrem todos os anos em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, pelo descumprimento das normas de segurança, pela manutenção deficiente dos equipamentos e por sobrecarga.

O acidente mais grave na história moderna da navegação comercial aconteceu nas Filipinas em 1987, quando a embarcação Doña Paz naufragou após colidir com um navio petroleiro e 4.341 pessoas morreram.

GOVERNO SOLICITA À PM NOVA LISTA DE APROVADOS APTOS EM EXAME PSIQUIÁTRICO

Uma comissão de deputados estaduais apresentou ao Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira (2), um parecer psiquiátrico apontando como aptos 461 dos 489 candidatos que haviam sido reprovados nos exames médicos. Diante do documento, o governador Robinson Faria determinou à Procuradoria Geral do Estado que solicite a nova lista com os aprovados no exame psiquiátrico, para, a partir dela, se manifestar sobre a convocação do grupo. “Nós abrimos o diálogo e nos empenhamos para que esta questão chegue a um desfecho positivo. Determinei que todos os encaminhamentos legais sejam dados”, afirmou o governador Robinson Faria.

Governo recebe laudo psiquiátrico dos 824 convocados Fot Ivanizio Ramos (1)

Vamos fazer um novo ofício ao Comando Geral da Polícia Militar para que informem se houve um exame psiquiátrico e mandem a lista com o resultado do exame”, explicou o procurador-geral do Estado, Francisco Wilkie. “O governo entende que, se ficar comprovado que houve realmente um exame psiquiátrico, deve haver a convocação dos aprovados”, continuou Wilkie.

A comissão do Legislativo foi liderada pelo deputado estadual Álvaro Dias, presidente da Comissão da Saúde na Assembleia, que foi acompanhado dos deputados Souza Neto, Gustavo Carvalho e Fernando Mineiro. Dias mostrou-se entusiasmado com o resultado da reunião e elogiou a postura do Executivo. “É preciso fazer justiça à postura do governo, que abriu o diálogo e teve interesse em agilizar uma solução”, salientou o parlamentar.

Entenda o caso

Um grupo de 824 aprovados no concurso da Polícia Militar de 2010 foi convocado neste ano. No entanto, exames psicológicos consideraram inaptos 489 candidatos dos 709 que se apresentaram. Um laudo psiquiátrico do médico Ricardo Silva Oliveira que avaliou os candidatos, entretanto, mostra que 461 – antes reprovados – estão aptos a exercer o cargo. O exame que os teria reprovado foi o psicológico, que não estava previsto no edital.  Diante do documento, a Procuradoria Geral do Estado solicitará à Polícia Militar a confirmação do exame e o envio de uma nova lista.

DETRAN DIVULGA CRONOGRAMA DE TESTES DE DIREÇÃO VEICULAR PARA O INTERIOR DO RN – (Veja Cronograma)

Exames de direção são realizados no interior do RNVinte e seis municípios do interior do Estado começaram nessa quarta-feira (1º) a receber a equipe técnica de peritos examinadores do Detran/RN, que serão responsáveis pela aplicação de mais de 2 mil teste de direção veicular durante os 23 dias úteis do mês de julho. O cronograma com as cidades contempladas foi divulgado pela Controladoria Geral de Trânsito do Órgão.

O ciclo de avaliações iniciou pelo município de Currais Novos e finaliza no próximo dia 31 onde vai ser contemplada a cidade de Caraúbas. Trinta centros de formação de condutores espalhados por todas as regiões do interior do RN terão os candidatos que almejam adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados.

Os municípios de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Ceará Mirim, Goianinha, Canguaretama e Apodi vão receber os examinadores em dois momentos distintos. A iniciativa foi tomada após a constatação de que nessas localidades existe um número maior de usuários que vão se submeter aos testes de volante. O cronograma de exame de direção veicular foi planejado observando a necessidade de abranger todas as principais cidades de cada região, que devem receber também usuários dos municípios circunvizinhos.

De acordo com informações coletadas pelo setor de Estatística do Detran, nos primeiros cincos meses deste ano já foram realizados 30.638 exames práticos de direção veicular no Rio Grande do Norte. Deste total, 16.640 testes foram efetivados em Natal e 13.998 no interior do Estado. Todos os candidatos avaliados já passaram pelas aulas práticas e teóricas ministradas pelos centros de formação de condutores, além de serem considerados aptos nas avaliações médica e psicológica.

CRONOGRAMA – EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR JULHO DE 2015

01/07 – Currais Novos;

02/07 – Pau dos Ferros;

03/07 – Pau dos Ferros e São Miguel;

06/07 – Jaçanã e Tangará;

07/07 – São José do Mipibu e João Câmara;

08/07 – Santa Cruz;

09/07 – Caicó;

10/07 – Caicó;

13/07 – Goianinha e Canguaretama;

14/07 – Ceará Mirim e Angicos;

15/07 – Currais Novos;

16/07 – Jardim do Seridó e Acari;

17/07 – Parelhas;

20/07 – Passa e Fica;

21/07 – Goianinha e Canguaretama;

22/07 – São Paulo do Potengi e Extremoz;

23/07 – Apodi;

24/07 – Apodi;

27/07 – Ceará Mirim e Macau;

28/07 – Nova Cruz e Monte Alegre;

29/07 – Currais Novos;

30/07 – Jucurutu;

31/07 – Caraúbas.

“O QUE O POVO PRECISA É DE UMA SOLUÇÃO CONCRETA PARA ACABAR COM A FALTA DE ÁGUA”, VIVALDO COSTA

Na tribuna da assembleia desta quinta-feira (2) o deputado Vivaldo Costa voltou a cobrar ações urgentes para minimizar a escassez de água no semiárido. O Papa Jerimum citou estudo do professor da UFRN João Abner, que defende que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves sirva, prioritariamente, para abastecimento humano. “A gente sabe que é importante que a água chegue para irrigar a produção agrícola, mas numa situação de calamidade a prioridade dever o consumo humano”, afirmou o deputado.

VIVALDO-TRIBUNA-2015

Tenho visto muitas reuniões, discussões, encontros, mas o que o povo precisa é de uma solução concreta para acabar com a falta de água e essa situação de calamidade. Água existe, o que precisa é chegar nos municípios. A (barragem) Armando Ribeiro Gonçalves tem 400 milhões de metros cúbicos de água. O que falta é o governo federal e também estadual construírem a adutora de engate rápido para que água chegue em Currais Novos e Acari e que custa em torno de R$ 30 milhões”, disse ele.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...