28 de julho de 2017

POLÍCIA APREENDE CARRETA NO RN COM CENTENAS DE MICRO-ONDAS ROUBADOS

Uma carreta, carregada com aproximadamente 600 micro-ondas, foi apreendido na noite desta quinta-feira (27) em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. A carga foi apreendida por policiais da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos (Deprov). O motorista foi preso por receptação de material roubado.
 
 
 
 
 
 
 
 
A polícia chegou ao veículo depois de receber informações de outras cargas roubadas na própria cidade de São Gonçalo do Amarante. Segundo a delegada Michelle Barros, também foram apreendidos aparelhos que seriam usados para bloquear rastreadores de cargas.
 
 
 
 
O suspeito, que é reincidente, confessou que sabia que a carga era roubada.
 
 
 
Foto: Divulgação/Polícia Civil. 

MORO DECIDE QUE 2º DEPOIMENTO DE LULA SERÁ PRESENCIAL

O juiz Sérgio Moro decidiu nesta sexta-feira (28) que o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um dos processos a que ainda responde, será presencial. A oitiva está marcada para o dia 13 de setembro e deverá ocorrer em Curitiba.
 
 
 
 
No despacho em que marcou as audiências para ouvir os réus do processo, Moro tinha sugerido que o depoimento de Lula fosse realizado por videoconferência. O magistrado argumentou que foi necessário um amplo aparato de segurança para garantir a tranquilidade dos trabalhos em outro depoimento prestado por Lula, no processo em que o ex-presidente acabou condenado por ter recebido propina da OAS.
 
 
 
 
Os advogados de Lula, no entanto, foram contrários ao depoimento por videoconferência. Eles defenderam que o réu tem o direito de estar diante do juiz para prestar os devidos esclarecimentos, quando necessário. A defesa também arguiu que Lula já prestou depoimento em outros processos, em São Paulo e Brasília, e que nunca foi necessária nenhuma segurança adicional por isso.

TRAFICANTE DETIDO NA PENITENCIÁRIA FEDERAL DE MOSSORÓ PODE RECEBER VISITAS, DETERMINA JUIZ

O traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, que atualmente cumpre pena na Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar, foi novamente autorizado a receber visitas íntimas e sociais – o que deve acontecer já na próxima semana. Segundo a direção do presídio, falta apenas que a comunicação oficial da decisão chegue à unidade.
 
 
 
 
Atualmente, os 561 presos federais em todo o país estão impedidos de receber visitas íntimas. A suspensão começou no final de maio por uma questão de segurança. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), as mortes de três servidores de presídios federais – crimes ocorridos este ano – foram planejadas durante visitas que ocorreram dentro das unidades.
 
 
 
 
O Ministério da Justiça lembra que a suspensão das visitas também foi adotada depois que investigações revelaram que o traficante Fernandinho Beira-Mar comandava uma rede criminosa por meio de bilhetes repassados à namorada de um vizinho de cela durante as visitas íntimas.
 
 
 
 
 
 
 
 
A decisão de liberar Marcinho VP a receber visitas é a segunda em menos de um mês. Ambas foram assinadas pelo juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª vara, no Distrito Federal. A primeira, datada de 10 de julho, foi por meio de uma decisão liminar. Essa decisão, posteriormente, acabou se estendendo a 69 detentos, mas acabou revogada no dia 25 após recurso da AGU. Porém, no dia 26, o magistrado julgou o mérito da questão e novamente concedeu a Marcinho o direito de receber visitas.
 
 
 
 
 
Nos dois casos, o juiz acatou os argumentos da defesa do traficante. Consta na decisão que o criminoso possui bom comportamento, e que não há provas que o vincule aos homicídios de servidores das penitenciárias federias – fato alegado pela Advocacia Geral da União para justificar a suspensão das visitas.

INAUGURAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR E CAFÉ CIDADÃO

Durante realização do Vila Cidadã em Baraúna, na manhã desta sexta-feira (28), o governador Robinson Faria confirmou que a cidade receberá a 33ª unidade do Restaurante Popular e a 7ª unidade do Café do Cidadão, todas ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social. 
 
 
 
 
 
 

BANDEIRA VERMELHA DEIXA CONTA DE LUZ MAIS CARA EM AGOSTO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que durante o mês de agosto vai vigorar a bandeira tarifária de cor vermelha, patamar 1. Isso significa que aumentará para R$ 3 o valor da taxa extra cobrada para cada 100 kWh de energia consumidos.
 
 
 
 
Ao longo do mês de julho, vigorou a bandeira amarela, que implica na cobrança de R$ 2 para cada 100 kWh consumidos.
 
 
 
A evolução das cores da bandeira aponta que o custo de produção de energia no país subiu. Isso ocorre porque a falta de chuvas reduziu o armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas, que passam a produzir menos eletricidade.
 
 
 
 
Para compensar a queda na produção das hidrelétricas, o governo aciona mais termelétricas. Entretanto, essas usinas geram energia mais cara, por meio da queima de combustíveis como óleo e gás natural.
 
 
 
É para cobrir o custo extra com o uso de mais termelétricas que a bandeira tarifária mudou para patamar mais alto.

MPRN COMPÕE COMISSÃO TÉCNICA COM GOVERNO DO RN PARA REORDENAMENTO DOS HOSPITAIS REGIONAIS

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), representado pela promotora de Justiça Iara Pinheiro, participou da reunião de trabalho da comissão técnica formada para atuar no cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Governo do Estado, MPRN, Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Contas do Estado que prevê, dentre outros pontos, o reordenamento dos serviços em sete hospitais regionais.
 
 
 
 
 
 
 
A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e contou com a presença do secretário de saúde, George Antunes, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Estadual de Saúde (CES), Sindicato dos Servidores de Saúde (Sindsaúde), além das coordenações de promoção à saúde, recursos humanos, planejamento e de hospitais da Sesap.
 
 
 
 
 
A reunião foi muito produtiva e ofereceu a oportunidade de democratizar o espaço de diálogo entre todos os órgãos envolvidos, para que os trabalhos transcorram de forma técnica, eficiente e com a participação de todos”, detalhou a promotora Iara Pinheiro.
 
 
 
 
Para sistematizar as atividades, o grupo trabalha com um estudo da população de cada município, os equipamentos disponíveis em cada hospital, gastos e fluxos de atendimento, além dos vazios assistenciais das regiões de saúde às quais os hospitais pertencem. Também são utilizados dados do Ministério da Saúde, levantamentos das coordenações de planejamento, promoção a saúde, recursos humanos e de hospitais, dados da sala de situação do hospital Walfredo Gurgel (que recebe um grande número de encaminhamentos vindos do interior) e também informações das visitas técnicas já realizadas pelo MPRN, por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Saúde (Caop-Saúde).
 
 
 
 
 
Com todas as informações reunidas, o objetivo final do trabalho é fortalecer a assistência à população local, por meio da reestruturação das unidades, dando continuidade ao processo de regionalização com instrumentos de melhoria de gestão, como os consórcios públicos, e redefinindo os serviços que podem dar suporte à atenção primária nesses municípios.
 
 
 
 
 
A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 3 de agosto, quando será estabelecido o cronograma das visitas técnicas a cada hospital. As sete unidades incluídas no TAC são o Hospital Regional Professor Dr. Getúlio de Oliveira Sales, em Canguaretama; Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, em Caraúbas; Hospital Regional de João Câmara, em João Câmara; Hospital Regional Dr. Odilon Guedes, em Acari; Hospital Regional de São Paulo do Potengi, em São Paulo do Potengi; Hospital Regional de Angicos, em Angicos e Hospital Regional de Apodi, em Apodi.

PM RECAPTURA PRESO QUE FUGIU DE HOSPITAL DO RN USANDO LENÇOL COMO CORDA

A Polícia Militar recapturou, na noite desta quarta-feira (26), um dos três presos que fugiram no início do mês do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Jean Alves de Lima, de 39 anos, estava no bairro de Igapó, na Zona Norte da cidade.
 
 
 
 
Na mesma ocasião, também foi preso Marco Antônio da Costa Oliveira, de 23 anos. Ele era foragido do regime semiaberto do Comlexo Penal Doutor João Chaves, onde cumpria pena por assalto.
 
 
 
 
Além de Jean, também escaparam do Hospital Walfredo Gurgel Ronierison Felipe Ribeiro e Romário Nascimento da Silva. Os detentos estavam internados no 4º andar da enfermaria, e escaparam pela janela usando uma corda improvisada feita com lençóis amarrados.
 
 
 
 
Jean foi recapturado por policiais que fazem parte da Força Nacional, durante uma abordagem de rotina na barreira Norte da Ponte Velha.
 
 
 
 
Jean de Lima portava um revólver no momento da abordagem e estava na garupa da motocicleta guiada por Marco Antônio. De acordo com a Polícia Militar, ambos afirmaram pertencer a uma facção que atua no Rio Grande do Norte.

MINISTROS RETOMARÃO MANDATO NA CÂMARA PARA VOTAR CONTRA DENÚNCIA

Os ministros licenciados do mandato de deputado federal retornarão à Câmara para votar contra a denúncia contra o presidente Michel Temer. A votação está marcada para o próximo dia 2 de agosto.




Um dos principais conselheiros do presidente, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, já avisou aliados sobre a decisão do governo.




A estratégia é que os ministros licenciados do mandato fortaleçam o governo na Câmara durante as discussões sobre a denúncia no plenário.




São deputados licenciados os seguintes ministros:



- Antonio Imbassahy, do PSDB (Secretaria de Governo)
- Bruno Araújo, do PSDB (Cidades)
- Maurício Quintella, do PR (Transportes)
- Osmar Terra, do PMDB (Desenvolvimento Social)
- Leonardo Picciani, do PMDB (Esporte)
- Raul Jungmann, do PPS (Defesa)
- Mendonça Filho, do DEM (Educação)
- Ronaldo Nogueira, do PTB (Trabalho e Emprego)
- Ricardo Barros, do PP (Saúde)
- Fernando Coelho Filho, do PSB (Minas e Energia)
- Sarney Filho, do PV (Meio Ambiente)
- Marx Beltrão, do PMDB (Turismo)




A estratégia começou a ser construída na última reunião ministerial, antes do recesso, e voltou a ser tema das inúmeras reuniões no Planalto.




A presença dos ministros no plenário já foi adotada pelo governo em outra ocasião, na votação da reforma trabalhista.

CONVITE MISSA DE 30º DIA DO JOVEM ADVOGADO LEONARDO MEDEIROS, EM NATAL E EM JARDIM DO SERIDÓ

Ainda consternados com sua partida, os familiares do falecido, Leonardo Medeiros de Azevedo, “Leonardo de Gildo de Geraldo Dias”, convidam parentes, amigos e o povo em geral, para juntos rezarem a missa de 30º dia do seu falecimento, que será celebrada neste sábado, (29), ás 11:00hs, na Igreja de São Pedro, Av­­­­­­­­­­­.: Coronel Estevam, (Av.:9), S/N, Alecrim, (vizinho ao colégio N. S. das Neves), em Natal. Em Jardim do Seridó, a missa será celebrada neste domingo, (30), na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, às 16:00hs.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Antecipadamente, os familiares agradecem à todos que comparecerem à este ato de Fé e Solidariedade Cristã.  

GOVERNO REALIZA 18ª EDIÇÃO DO VILA CIDADÃ EM BARAÚNA NESTA SEXTA-FEIRA (28)

O governador Robinson Faria vai estar, nesta sexta-feira (28), na 18ª edição do projeto Vila Cidadã, no município de Baraúna. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). O evento acontece a partir das 9h, na Praça da Igreja Matriz e levará à população os serviços públicos oferecidos pelo Estado, além de ofertar um dia de lazer, educação, cidadania e cultura.
 
 
 
 
Serão ofertados os serviços de emissão de carteira de identidade, CPF, carteira do artesão, ações da Secretaria de Saúde com a realização de testes rápidos de HIV/Aids, sífilis, glicemia, verificação de pressão arterial, orientação sobre programas habitacionais, ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), serviços do Detran, atendimento da Caern, cadastro para vagas de emprego pelo Sine-RN, carteira do artesão, entre outros.

ATENÇÃO! FIES RECEBE INSCRIÇÕES PARA NOVOS CONTRATOS ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA, (28)

As inscrições para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam nesta sexta-feira (28). Segundo o Ministério da Educação, serão oferecidas 75 mil contratos de financiamento de cursos de ensino superior em faculdades particulares. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa (http://fiesselecao.mec.gov.br).
 
 
 
 
 
 
É possível filtrar as vagas por curso, instituição e município, em 'consultar vagas' (http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta/curso). Este é o último semestre do programa em que vale o regulamento antigo, novas regras foram anunciadas para 2018.
 
 
 
 
Os estudantes interessados em um contrato do Fies do segundo semestre de 2017 terão que arcar, na hora de pagar a dívida, com uma taxa de juros de 6,5% ao ano.
 
 
 
 
Podem participar da seleção candidatos que tiverem concluído o ensino médio e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. É preciso ter feito ao menos 450 pontos nas provas objetivas, além de ter tirado nota maior que zero na redação. Os estudantes devem ser de famílias com renda mensal bruta per capita é de no máximo três salários mínimos.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...