De 28 de junho a 04 de julho, a Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó comemorará juntamente com a população jardinense, os 150 Anos da instalação dessa Casa Legislativa.
A comissão organizadora do evento já está preparando uma vasta programação, como por exemplo: O II Concurso de Redação da Câmara, I Encontro de Presidentes das Câmaras Municipais da Região Seridó e a participação na V EVERN (Encontro de Vereadores do RN na FECAM (Federação das Câmaras Municipais do Estado do RN), no mês de maio.
Recentemente o presidente Gilberto Valdeger (PSB), teve uma audiência com o jardinense, Flávio Azevedo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), onde ficou acordado que esta entidade disponibilizará para as festividades o Curso Cozinha Brasil, com a entrega de certificado e um dia de Ação Cidadania, através do Projeto Criança 2000, que acontecerá no encerramento, dia 04 de julho.
O vereador também já entrou em contato com a governadoria do nosso Estado, solicitando da governadora Wilma de Faria, por meio de um projeto, uma atração artística para a realização de um grande show em praça pública para finalizar as comemorações com chave de ouro.
Histórico:
Segundo o primeiro livro de atas da Prefeitura Municipal, a Câmara foi fundada “aos 4 dias do mês de julho de 1859, às 12h do dia na Sacristia da Matriz da mesma Vila...” Desse dia em diante começou a funcionar o Poder Legislativo da então Vila do Jardim. É o momento em que esta Vila se torna totalmente independente de Vila do Acari.
Como observamos a Câmara Municipal de Jardim do Seridó foi inaugurada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Nos idos de 1859 não havia outro local adequado para que os trabalhos legislativos pudessem funcionar com normalidade, dessa forma e, levando em consideração que a Igreja estava ligada ao Estado, surgiu esse entendimento entre a Igreja e os políticos da época, para que ao lado norte, ou seja, na lateral onde hoje está colocado o altar de Nossa Senhora de Fátima, pudesse funcionar aquela “Casa de Leis”.
Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição a Câmara permaneceu por 21 anos, ou seja, até 1880, quando foi inaugurada a Casa da Câmara e Cadeia, atual Casa da Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo. A Câmara ainda ocupou as dependências do Grupo Escolar Antônio de Azevedo no ano de 1937 e em 1944 do Palácio Pedro Isidro, sede da Prefeitura Municipal.
Fonte: Jornal A Fonte