15 de outubro de 2015

"DILMA QUER LEVAR HUB PARA CEARÁ POR BARGANHA POLÍTICA", DENUNCIA ROGÉRIO MARINHO

O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, demonstrou sua indignação com o que considerou uma "interferência descabida" do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) na definição do Estado que receberá o hub - centro de conexões de voos - da Latam. Para o tucano, a petista quer levar o investimento para o Ceará com o objetivo de conquistar o apoio político da bancada federal cearense.

rogério marinho (2)

"Não basta nota de repúdio. É importante denunciar a interferência descabida do governo do PT, em ação privada, desequilibrando a disputa e quebrando o pacto federativo. O PT tem prática de estabelecer barganhas políticas e fisiológicas acima dos interesses do país. Dilma, acuada, trabalha para o Ceará, por ter a maior bancada", disse Rogério Marinho por meio de seu perfil pessoal no Twitter (@rogeriosmarinho).

Ainda de acordo com o deputado, o "governo do PT tem um histórico de discriminação contra o RN. Refinaria, siderúrgica, transposição e, agora, Levy anuncia em 'ato falho' que governo trabalha para levar o hub para o Ceará". Segundo o tucano, "o Brasil não pode aceitar mais o aparelhamento e o fisiologismo de um partido que se apropriou da máquina pública como se dele fosse. Típico PT".

Nesta quarta-feira (14), durante discurso na Câmara dos Deputados, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, abordou o projeto que reforma a lei do ICMS, com o objetivo de distribuir melhor os valores arrecadados com o tributo.

A reforma na lei, segundo o ministro, vai deixar o dinheiro do imposto em cada estado, foi quando usou o Ceará como exemplo. “O Ceará, com esse dinheiro das grandes fortunas, vai poder financiar infraestrutura, desenvolvimento, ajudar o novo aeroporto, que vai ser licitado, vai ter uma concessão, vai ser um verdadeiro hub do Nordeste”, afirmou.

POESIA DO “PRIMO POETA”; MINHA ETERNA PROFESSORA

 

clip_image002

MINHA ETERNA PROFESSORA:

Com ela, foi-se a receita,

Da comida mais gostosa,

Da bondade fabulosa

Longe de qualquer suspeita.

Mamãe era tão perfeita

Que não deixou sucessora

Por prazer, foi precursora,

Dessa profissão bonita...

Falo de Dona ROSITA

Minha Eterna Professora.

Por: Primo Poeta.

DEPUTADOS DO RN DEFENDEM PARCERIA COM GOVERNO FEDERAL PARA ENFRENTAR SECA

O endividamento dos produtores rurais, o problema com o abastecimento de água e a previsão de mais um ano de estiagem foram as principais preocupações destacadas pelos deputados estaduais que participaram da audiência pública para discutir a temática da seca no Estado. O debate, promovido na manhã desta quinta-feira (15), marca a ampliação da participação da Assembleia Legislativa na Festa do Boi.

A inadimplência dos setores e a necessidade de prorrogação dos prazos para pagamento dos empréstimos concedidos pelas instituições financeiras aos produtores rurais foi defendida pelo deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM).

Gustavo Carvalho (PROS) cobrou soluções emergenciais por parte do governo e instituições financeiras de crédito.

Hermano Morais (PMDB) também citou o endividamento dos produtores rurais e enfatizou a necessidade de mais apoio ao setor produtivo.


Diante da previsão de mais um ano de estiagem, o deputado Souza Neto (PHS) teme pelo comprometimento da produção rural do estado.


Enquanto o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) sugere uma parceria, Carlos Augusto Maia (PTdoB) convoca a bancada federal para pressionar o Governo Federal.

VEREADORES PRESTIGIAM FESTA DAS CRIANÇAS NO POVOADO BULHÕES EM ACARI

Mais uma vez as crianças do povoado Bulhões em Acari foram homenageadas pelo seu dia, numa festa organizada por amigos liderados pelo líder comunitário, “Andinho”.

12107762_749015218577227_3724506679379894167_n11214284_749015141910568_5599440110747560874_n

Entre vários amigos, estiveram presentes, o Presidente da Câmara de Acari, Leonardo Ferreira, “Leó”, e o vereador Nenilvan Rodrigues.

12106820_749015105243905_3308701560576393060_n12079624_749015198577229_997875377604373269_n12105792_749015255243890_8093855019945528604_n

Lanches, refrigerantes e a distribuição de brinquedos fizeram parte dos atrativos da festa, alegrando todas as crianças da comunidade.

Do Blog: Boa iniciativa. Parabéns!

GOVERNADOR CONCEDE PROGRESSÃO SALARIAL PARA MAIS DE 11 MIL PROFESSORES DO ESTADO

No Dia dos Professores, celebrado nesta quinta-feira,  (15) o governador Robinson Faria, em solenidade na Secretaria Estadual de Educação, concedeu a progressão horizontal de duas letras, para 11.321 profissionais de magistério e especialistas que não recebiam esse tipo de promoção, prevista em Lei desde o ano de 2006. Na solenidade ele também assinou o decreto 25. 585/2015 que dispõe sobre o funcionamento da Comissão que vai tratar de Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Secretaria de Educação.

Dia do Professor_Demis Roussos (9)

A minha palavra é de dever cumprido, porque hoje é um dia histórico. Mineiro (deputado Fernando Mineiro, presente ao evento) me disse que nunca tinha visto um Dia dos Professores tão festivo como o de hoje. E isso se dá porque nosso Governo teve a preocupação devida e deu importância ao pleito dos professores”, disse Robinson Faria em seu discurso, que por diversas vezes foi aplaudido de pé pelos professores que há muito tempo esperavam por esse tipo de promoção e progressão salarial, prevista na Lei 322/2006 mais conhecida como Estatuto do Professor.

Dia do Professor_Demis Roussos (6)

O governador Robinson Faria lembrou que essa não foi a única conquista dos professores desde que ele assumiu. Foi garantido o reajuste salarial de mais de 13%. E o secretário Estadual de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, também apresentou outras ações da Secretaria como a concessão de 781 aposentadorias, cujos pedidos datavam de dezembro do ano passado; mil licenças; chamada dos concursados que levou 1.227 novos professores para as salas de aula, dentre outros medidas.

A progressão é a elevação da classe de vencimento do cargo público ocupado pelo professor ou especialista, por meio da avaliação dos servidores. Segundo Francisco das Chagas Fernandes, a comemoração do dia dos professores em 2015 é feita, sobretudo, na perspectiva de valorizar o profissional da Educação do Estado.

JOVEM É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM PARELHAS

TiroMais um crime de tentativa de homicídio foi registrado em Parelhas, onde o jovem, Walisson de Souza Marques, de 18 anos, por pouco não foi assassinado a tiros.

Segundo informações, o crime aconteceu por volta das 8 da noite desta quarta-feira, (14), no Bairro São Sebastião, quando o jovem foi vítima de um ataque a bala, mas, felizmente, o mesmo foi atingindo apenas por um dos tiros disparados por seu desafeto.

Após os disparos, Walisson que foi atingido com um tiro nas nádegas, foi socorrido para o hospital local, mas, não morre risco de morte. A polícia atendeu a ocorrência.

TJ DEFINE SEMANA QUE VEM ATUAÇÃO DA AL E PGE NA “DAMA DE ESPADAS”

20150820203425O pedido de vistas da desembargadora Judite Nunes adiou para a próxima sessão do pleno do Tribunal de Justiça, na quarta-feira(21), a decisão sobre recurso do Ministério Público contra a atuação da Assembleia Legislativa e a Procuradoria-Geral do Estado no processo sobre a Operação “Dama de Espadas”. O caso é de suposto desvio de cerca de R$ 5 milhões na Assembleia Legislativa em esquema de fraude por meio de “cheques salários”.

O relator da Reclamação do MP, desembargador Cornélio Alves – que determinou a suspensão da investigação pelos promotores – acatou nesta quarta(14) parcialmente o entendimento ministerial, votando pela exclusão da Assembleia Legislativa do caso e reconhecendo a competência da PGE. Também anteciparam o voto, acompanhando o relator, os desembargadores Amaury Moura e Gilson Barbosa, enquanto os demais vão se pronunciar após manifestação da desembargadora Judite Nunes.

Tanto a PGE quanto a AL entendem que os promotores não podem investigar deputados estaduais devendo o caso ser apurado diretamente pelos desembargadores do TJ, enquanto o MP alega que a Procuradoria quanto a AL não podem participar do polo ativo, além de pedir o prosseguimento das investigações na 8a Vara Criminal.

APÓS PRINCÍPIO DE MOTIM, PRESOS SÃO TRANSFERIDOS DE CADEIA DO RN

mg8FXfP7XKm77x9I6516Após um princípio de motim, presos foram tranferidos no Centro de Detenção Provisória (CDP) da Ribeira, na Zona Leste de Natal, nesta quarta-feira (14). De acordo com o juiz Henrique Baltazar, 28 presos que haviam sido enviados para a unidade - que funciona como ponto de apoio, recebendo presos que vão para as audiências de custódia - foram transferidos depois do motim.

Segundo a direção da unidade, o princípio de rebelião começou no início da tarde desta quarta. A movimentação só foi contida com a presença do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc). Após o princípio de rebelião, uma revista foi realizada e um buraco foi encontrado em uma das celas. A suspeita da direção é que os presos tentariam fugir durante a noite.

Depois do motim, o juiz Henrique Baltazar autorizou a transferência de 28 presos que haviam sido alocados na unidade depois de audiências de custódia. Segundo a direção, os presos foram levados até o CDP de Pirangi. Apenas quatro presos que tinham audiências marcadas para esta quarta permaneceram na cela.

"É necessário que o Estado faça alguma coisa, porque não é possível continuar nesta situação. Não adianta fazer as audiências e não ter aonde colocar os presos", disse o juiz. "Alguém falou que as audiências de custódia funcionam para soltar presos, mas não funciona desta forma, depende do que o juiz observar em cada caso. Não adianta as audiências continuarem acontecendo sem espaço para se enviar estes presos", finalizou.

RN CONTABILIZA, PROPORCIONALMENTE, A MAIOR OFERTA DE HOSPEDAGEM DO BRASIL

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) concluiu levantamento sobre oferta de meios de hospedagem no Rio Grande do Norte, totalizando mais de 52,5 mil leitos, sendo proporcionalmente uma das maiores do Brasil. O estudo ajudará a embasar o direcionamento de recursos e o planejamento de ações pelo Governo do RN, via Setur RN e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

hospedagem no rn 

A oferta de hospedagem é um dos itens fundamentais para acolher bem o turista. E esse estudo nos proporciona uma ideia de onde há melhor infraestrutura turística em nosso Estado e ratifica um dos nossos diferenciais com relação aos nossos vizinhos ou mesmo para qualquer Estado do Brasil: temos não só qualidade, mas quantidade mais do que suficiente de leitos”, comenta o secretário Ruy Gaspar.

A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressalta ainda que os roteiros elaborados pelo órgão para divulgar nos eventos nacionais e internacionais de turismo dependem, também, dessa oferta de leitos. Por isso, a importância de municípios melhorarem esse quesito para atender bem a demanda crescente de turistas no Estado. “Se há variedade de preços, de estilos, o turista volta”, recomenda.

Segundo o estudo, o RN possui 52.545 leitos. O pólo Costa das Dunas detém praticamente 80% desse número com 42.892 leitos. O alto percentual é justificado pelos dois destinos internacionais do Estado, Natal e Pipa, ofertando 29.354 e 7.357 leitos, respectivamente. O pólo abriga ainda o quarto e quinto municípios com maior oferta: Nísia Floresta (1.796) e Parnamirim (1.314).

O pólo Costa Branca vem em seguida com 4.771 leitos, sendo Mossoró o terceiro município com maior oferta de hospedagem, com 2.512 leitos. Na sequência, o pólo Seridó, com 1.730 leitos (Caicó, 600 leitos; Currais Novos, 520 e Lagoa Nova, 230), pólo Serrano, com 1.493 leitos (Martins, 772; Portalegre, 208), e pólo Agreste/Trairi , com 1.076 leitos (Santa Cruz, 512; Santo Antônio, 220; Serra de São Bento, 116).

Os quatro municípios não integrantes de pólos somam 523 leitos, sendo 265 em Alto do Rodrigues, 233 em João Câmara, 15 em Triunfo Potiguar, e 10 em Cruzeta. E 41 dos 167 municípios potiguares, todos integrantes de pólos turísticos, não possuem leitos de hospedagem. São seis do pólo Costa das Dunas, cinco do pólo Costa Branca e do pólo Agreste/Trairi, oito do pólo Seridó, e doze do pólo Serrano.

Para o secretário, alguns números chamam a atenção. Mesmo no pólo Costa das Dunas, potencialmente turístico, seis dos 21 municípios sequer possuem um leito. Ou municípios com potencial e atrativos turísticos com pouca infraestrutura para receber o turista. Já Santa Cruz, que abriga a maior estátua católica do mundo, tem investido no setor e obtido mais emprego e renda.

O levantamento detalha não só a capacidade de hospedagem por cada município de cada pólo (além dos quatro municípios não integrantes dos pólos), mas também o número de leitos em cada pousada, hotel, flat, resort, hostel ou albergue. O estudo foi confeccionado a partir de pesquisas telefônicas, sites e com o auxílio do sistema do Cadastur (cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do Turismo).

BRASILEIROS MORREM EM ACIDENTE AÉREO NA COLÔMBIA

Três brasileiros morreram nesta quarta-feira (13) em um acidente com um avião de pequeno porte no oeste da Colômbia.

Avião Cessna caiu em Yumbo, perto de Cali (Foto: Reprodução/Facebook/Fanor Gómez Ruiz)

De acordo com a Aerocivil, a unidade de Aeronáutica Civil da Colômbia, os mortos são os pilotos Floriano Dhorta Lessa Waldeck Neto e Luis Carlos Jacome de Moura e o operador Laercio Dutra de Lima.

Eles estavam a bordo de uma aeronave Cessna 208, com matrícula brasileira e pertencente à empresa Microsurvey. O avião, que foi reportado como desaparecido às 09h45 (10h45 de Brasília), fazia trabalhos de fotografia aérea geográfica em uma região montanhosa, próxima do município de Yumbo (estado do Vale do Cauca), 400 km a oeste de Bogotá.

Os três brasileiros que estavam a bordo morreram (Foto: Reprodução/Facebook/Fanor Gómez Ruiz)

Como o avião transportava material químico, a região foi isolada para evitar qualquer risco de contaminação. O trabalho de investigação e recuperação dos destroços foi suspenso no final da tarde devido às condições climáticas e a densidade do terreno, segundo a Aerocivil, e deve ser retomado na manhã de quinta.

A Aeronáutica Civil da Colômbia negou que a aeronave transportasse material radioativo, como chegou a ser publicado por alguns sites colombianos.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAICÓ REPROVOU CONTAS DO PREFEITO ROBERTO GERMANO

Depois de o Tribunal de Contas do Estado reprovar as contas do prefeito de Caicó, Roberto Germano (PMDB), o parecer do TCE foi rejeitado por nove votos a seis na Câmara Municipal. O período em análise na sessão desta quarta-feira (14) se referia ao último ano de sua primeira gestão, em 2004.

camara_roberto

Reprovaram o parecer Alex Dantas, Mancuso Queiroz, Djalma Mota, José Maria, Júlio Gregório, Odair Diniz, Lobão Filho, Robson Araújo (Batata) e Rubão Germano. Votaram pela aprovação Alisson Jackson, Leleu Fontes, Ivanildo dos Santos, José Rangel, Mara Costa e Nildson Dantas. Com esse resultado, Roberto Germano fica inelegível por oito anos e não poderá disputar sua reeleição em 2016. Para livrar-se da inelegibilidade, Roberto precisaria de dez dos quinze votos.

GOVERNADOR E BANCADA FEDERAL DO RN DISCUTEM PROJETOS QUE RECEBERÃO EMENDAS

O governador Robinson Faria apresentou a senadores e deputados federais pelo Rio Grande do Norte, no início da noite desta quarta-feira (14), em Brasília, uma lista com 21 pontos considerados essenciais pelo Governo como recursos hídricos, infraestrutura, saúde, segurança, energias renováveis, entre outros. O objetivo foi discutir com a Bancada Federal os projetos que receberão o aporte financeiro proveniente das emendas parlamentares.

Reunião-Bancada

A definição das iniciativas contempladas pelos deputados e senadores ocorrerá na próxima terça-feira (20), ocasião que serão conhecidas as devidas destinações das verbas parlamentares. A reunião de hoje trouxe uma compilação dos pleitos e propostas tanto do governo quanto de entidades.

As emendas farão parte do orçamento do Governo Federal do próximo ano, a Lei Orçamentária Anual - LOA.

Para o governador Robinson Faria, o momento de debate foi proveitoso para definir "com muito diálogo e participação" o melhor para o estado. "Todos que estão aqui querem o melhor para o Rio Grande do Norte.  Apresentamos aos deputados e senadores tudo o que recebemos em 10 meses de governo e que consideramos importante para o desenvolvimento do nosso estado em diversas áreas. Temos certeza que as emendas cumprirão esse papel", declarou.

As propostas presentes na carteira sugestiva de projetos são:

- Duplicação da BR-304 - Reta Tabajara;

- Implantação do viaduto do gancho na BR-406 em São Gonçalo e Natal (acesso ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante);

- Implantação dos viadutos das avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral;

- Construção de unidades prisionais no RN;

- Reforma de unidades prisionais no RN;

- Conclusão das obras da Barragem de Oiticica;

- Implantação das obras do Pró-Transporte na zona Norte de Natal;

- Perfuraração de poços e instalação de dessalinizadores, visando a expansão do abastecimento de água no RN;

- Estruturação de unidades de Atenção Especializada em Saúde - Aparelhamento e reforma de Unidades Públicas de Saúde;

- Apoio à estruturação, reaparelhamento, modernização organizacional e tecnológica das instituições de segurança pública - Equipamentos do RN;

- Apoio à estruturação, reaparelhamento, modernização organizacional e tecnológica das instituições de segurança pública da zona Metropolitana de Natal;

- Implantação de sistemas de abastecimento de água em 14 municípios na área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) no RN (projetos já elaborados);

- Implantação de sistemas de esgotamento sanitário em municípios na área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) no RN (projetos já elaborados);

- Projeto de despoluição, proteção e monitoramento ambiental do Rio Apodi-Mossoró na área urbana do município de Mossoró;

- Elaboração do projeto do canal Açu-Maxaranguape (250 km);

- Implantação de adutora do Distrito de Irrigação (DIBA) até a cidade de Pendências para suprir necessidade de abastecimento de água da região;

- Construção de parques na cidade de Natal;

- Construção do parque da cidade em Mossoró;

- Conclusão do projeto e construção da Barragem Poço de Varas, em São Miguel;

- Apoio a entidades de ensino superior não federais (UERN);

- Construção da Barragem de Umarizeira.

ATENÇÃO! DESLIZAMENTOS COLOCAM EM RISCOS VIDAS EM “CORTE” NA BR 427 EM JARDIM DO SERIDÓ; VEJA VÍDEO

Desabamentos no “corte” da BR 227, na entrada da cidade de Jardim do Seridó, está colocando em risco a vida de pedestres, motorista e motoci...