1 de agosto de 2017

PM TROCA TIROS COM LADRÕES, APREENDE ARMAS E RECUPERA CARRO ROUBADO NO RN

Policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão trocaram tiros com assaltantes na noite desta segunda-feira (31) no Paço da Pátria, Zona Leste de Natal. Foi no momento em que os criminosos descarregavam objetos que haviam sido roubados fazia pouco tempo em um arrastão a uma residência no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul. Um jovem de 18 anos foi preso e duas armas apreendidas.
 
 
 
 
 
 
 
Segundo a assessoria de comunicação da PM, um dos ladrões foi baleado durante o confronto, mas conseguiu fugir. O carro e o material roubados foram recuperados.
 
 
 
A PM chegou ao Paço da Pátria após rastrear os criminosos, que haviam acabo de fazer o arrastão. Na ocasião, um casal de idosos foi feito refém. Na fuga, os assaltantes levaram um Voyage de cor branca, aparelhos de TV de LED e vários outros objetos.
 
 
 
 
O veículo foi localizado em frente a um imóvel, no momento exato em que os bandidos estavam descarregando os objetos que haviam sido roubados. Houve troca de tiros. Policiais que participaram do confronto que um dos criminosos foi atingido, pois ficou manchas de sangue sobre o capô do carro. Porém, mesmo baleado, ele conseguiu escapar. Um rapaz de 18 anos não teve a mesma sorte e foi preso em flagrante.
 
 
Além de recuperar o Voyage e os objetos roubados, a PM apreendeu dois revólveres calibre 38 e 12 munições. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde o suspeito ficou detido.
      

LULA TEM 'LUCROS EXPRESSIVOS', DIZ MORO SOBRE BLOQUEIO DE BENS

O juiz Sérgio Moro afirmou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Porto Alegre (RS), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aposentadoria, lucros e dividendos "expressivos recebidos de pessoas jurídicas”. A informação foi repassada ao Tribunal em meio ao processo que determinou o bloqueio de bens do ex-presidente.
 
 
 
 
O ex-presidente teve bloqueados mais de R$ 600 mil de contas bancárias e cerca de R$ 9 milhões que estavam depositados em dois planos de previdência privada. O bloqueio foi determinado por Moro para, segundo o juiz, garantir “a reparação dos danos decorrentes do crime”.
 
 
 
 
 
Lula foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo envolvendo um triplex em Guarujá (SP). A força-tarefa da Lava Jato acusou o ex-presidente de receber o apartamento da construtora OAS como propina por contratos na Petrobras. O ex-presidente nega.
 
 
 
 
 
Está em tramitação no TRF4 um mandado de segurança impetrado pela defesa de Lula para desbloquear os valores. Os advogados alegaram que o sequestro compromete a subsistência de Lula. O pedido foi negado liminarmente, mas segue em tramitação da Corte.
 
 
 
 
Em oficio encaminhado ao desembargador João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato no TRF4, Moro afirmou que a aposentadoria, os lucros e os dividendos constam na declaração de rendimentos do ex-presidente e, em princípio, não foram afetados pela ordem judicial.
 
 
 
 
 
Ainda de acordo com Moro, caso alguma verba alimentar tenha sido bloqueada inadvertidamente, poderá haver a liberação mediante solicitação da parte. Segundo Moro, até o momento, não houve movimentação neste sentido.
 
 
 
 
O oficio foi encaminhado ao TRF4 em 28 de julho deste ano.

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER DISCIPLINAR TRANSPORTE DE PACIENTES EM CAICÓ

Como forma de garantir a realização do serviço de transporte sanitário e disciplinar o uso dos veículos em Caicó, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 3ª Promotoria de Justiça do município, expediu recomendação à Secretária Municipal de Saúde. O documento pede que sejam adotadas medidas que disciplinem o transporte sanitário aos cidadãos em tratamento de saúde fora do domicílio, no prazo de 30 dias.
 
 
 
 
O direito à saúde abrange também o transporte sanitário, conforme preconiza a Lei Orgânica da Saúde. O serviço consiste em buscar o paciente em sua residência e, após o tratamento realizado, deixá-lo de volta em sua casa. A Promotoria de Justiça ressalta que o município deve estar atento para evitar atrasos que inviabilizem o atendimento e a demora no retorno dos pacientes a suas residências.
 
 
 
 
O município de Caicó é responsável pela atenção básica e por procedimentos de alta e média complexidade na região, sendo de sua competência também o fornecimento de transporte sanitário desde a casa do paciente até o local do tratamento. Dessa forma, os veículos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde devem ser destinados a esse transporte de maneira única e exclusiva.
 
 
 
 
Para que não haja inconsistências, a recomendação também prevê a implantação de um cronograma de agendamento das viagens, sendo imprescindível a realização de requerimento prévio por escrito e em duas vias por parte do interessado, constando descrição clara e precisa da data e horário do procedimento médico-hospitalar, do destino e esclarecendo a necessidade ou não de acompanhante.

DUPLA É MORTA A TIROS APÓS MATAR MOTOTAXISTA NO RN

Um mototaxista foi assassinado nesta segunda-feira (31) na praia de Tabatinga, no litoral Sul potiguar. Na fuga, dois homens suspeitos de terem participado do crime foram perseguidos por moradores da região, trocaram tiros e acabaram mortos. A dupla ainda não foi identificada. As informações são da Polícia Militar.
 
 
 
 
Pessoas que estavam no local disseram à polícia que a dupla se aproximou do mototaxista em uma moto. Os suspeitos olharam para o celular e mandaram quem estava perto se afastar. Em seguida, atiraram três vezes em Lourival da Silva Torres, de 39 anos. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, mas não resistiu aos ferimentos.
 
 
 
 
Ainda segundo a PM, após os disparos a dupla foi perseguida por populares. Foi quando houve uma troca de tiros e a moto bateu em uma mureta de proteção. Na queda, os suspeitos foram baleados e morreram no local.
 
 

POLÍCIA PRENDE JOVEM E APREENDE ADOLESCENTE COM QUASE 5 QUILOS DE COCAÍNA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da Delegacia de Assu, cidade do Oeste potiguar, prenderam, nesta segunda-feira (31), Cleanderson Martins de Oliveira, conhecido como “Alan” ou “Trezeguet”, 24 anos, e apreenderam um adolescente de 17 anos, portando 4,5 quilos de cocaína.
 
 
 
Durante a ação da polícia, a dupla teria arremessado a droga em um terreno nos fundos da casa, tendo sido apreendido no local a quantidade de cocaína prensada. A Polícia Civil afirma que as investigações apontam que a droga seria distribuída nas cidades de Assu e Alto do Rodrigues. Cleanderson foi preso e autuado por tráfico de drogas e associação ao tráfico, e o adolescente por atos infracionais análogos aos dois crimes.

GOVERNO PREPARA RETORNO DE MINISTROS À CÂMARA PARA TENTAR BARRAR DENÚNCIA CONTRA TEMER

A um dia da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, marcada para esta quarta-feira (2), o Palácio do Planalto prepara o retorno de ministros à Câmara dos Deputados. Dos 28 integrantes do primeiro escalão do governo, 12 são deputados e estão licenciados do mandato.
 
 
 
 
O objetivo é garantir votos para barrar o prosseguimento da denúncia da Procuradoria Geral da República contra Temer. Além disso, o Planalto conta com esses ministros para que eles atuem na articulação política e busquem votos para ajudar Temer.
 
 
 
 
Com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS, Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelo crime de corrupção passiva.
 
 
 
 
O STF só poderá analisar a denúncia, contudo, se a Câmara autorizar. O processo só seguirá para a Corte se contar com o apoio de, pelo menos, 342 deputados.

GOVERNADOR SANCIONA LEI QUE BENEFICIARÁ MAIS DE 100 MIL ARTESÃOS DO RN

Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN) confirmou que o Rio Grande do Norte concentra mais de 100 mil pessoas vivendo diretamente do artesanato no estado. E foi com base nesse dado que o governador Robinson Faria sancionou, no início da noite desta segunda-feira (31), a Lei que institui o Programa do Artesanato, Proart, política de valorização do artesão que se tornou realidade após 30 anos de espera. 
 
 
 
 
 
 
Elaborada pela Sethas, a Lei do Artesão determina que todos os produtos confeccionados no RN tenham sua origem certificada por meio do selo “Amigo do Artesão”. Assim, fica estabelecido que sejam comercializados nos espaços do estado no mínimo 60% dos produtos aqui produzidos, sendo 20% nos dois primeiros anos de vigência da lei; 40% no terceiro e quarto ano; e 60% a partir do quinto ano.
 
 
 
 
Ações pelo artesanato
 
 
A Lei do Artesanato Potiguar foi lançada durante a 33ª Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), em julho de 2016, em Caicó. Na ocasião, foi assumido o compromisso de construir o Centro de Comercialização do Artesanato do Seridó, em processo de licitação, e implantada a Escola do Artesão, no Centro Administrativo. Há ainda em curso a reforma do Centro de Comercialização Papa Jerimum.
 
 
 
 
 
Para a secretária da Sethas, Julianne Faria, a sanção da Lei é importante para garantir segurança e visibilidade aos produtos idealizados e produzidos em solo potiguar. A titular da pasta fez um breve balanço das atividades desenvolvidas pela Secretaria até o momento. “Desenvolvemos desde 2015 um trabalho constante de cadastramento junto aos artesãos, realização de feiras de talento e de concessão de contrapartidas para investimento via Programa Microcrédito do Empreendedor, tudo isso para fortalecer uma das cadeias produtivas mais importantes para o estado”, disse, lembrando que além do Proart, cada uma das 25 Centrais do Cidadão terá um ponto de venda do artesanato.
 
 
 
 
A secretária declarou ainda que iniciativas de incentivo como realização de feiras no estado, apoio para participação de feiras nacionais e internacionais, e com o Microcrédito do Empreendedor, os artesãos potiguares arrecadaram no ano passado mais de R$ 1,5 milhão.
 
 
 
 
Artesanato: cultura e fomento à economia do estado
 
 
O governador Robinson Faria comentou que a Lei do Artesanato é a vitória de um grupo que foi esquecido por gestões passadas. “Quando assumimos o governo em 2015, apenas 3 mil artesãos estavam cadastrados. Hoje temos quase 10 mil. Isso significa que estamos olhando para os trabalhadores do nosso estado que vendem nossa cultura e identidade para pessoas daqui, do Brasil e para vários outros países. Esta lei que está sendo sancionada hoje não é só um papel, mas um documento que significa respeito, valorização e prestígio para todos vocês que são e fazem o artesanato”, afirmou.
 
 
 
 
 
O vice-governador Fábio Dantas também falou sobre a relevância do novo dispositivo. “A nossa gestão tem feito um grande trabalho não só com o artesanato, mas com a cadeia produtiva do nosso estado de uma forma geral. Gostaria de agradecer aos deputados que contribuíram para a aprovação desta lei, que é o reflexo do trabalho duro e diferenciado de potiguares que fazem questão de reafirmar a nossa cultura. Eles, sim, transformam o orgulho da terra em peças e bonitos produtos fomentador de emprego e renda”.
 
 
 
 
 
Para Dona Carminha, ceramista há 45 anos, a lei é o reflexo de muita persistência. “Temos que agradecer ao governador e a Julianne Faria por terem olhado para nós.  Esse é o nosso trabalho, a garantia da nossa família e o nosso sustento. Por isso fico feliz porque vamos conseguir colocar os nossos produtos para os turistas verem mais”, falou a artesã.

”ESCOLHI CORTAR NA CARNE”, DIZ AMAZAN APÓS EXONERA SECRETÁRIOS E OUTROS COMISSIONADOS

O prefeito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, lamentou ter exonerado vários cargos comissionados de seu governo, entre eles, 4 secretários, sob a alegação de adequar o município nas exigências do TCE, haja vista que o município encontra-se com o limite prudencial com gasto com pessoal extrapolado.
 
A atual gestão recebeu o município do antecessor com o limite extrapolado, e esperou uma reação da crise nacional, mas como não aconteceu, a medida foi necessária e inevitável. “Não era o que eu queria, mas infelizmente foi inevitável!”, lamentou Amazan.
 
Com isso, Amazan espera resolver o problema do limite prudencial, e evitar mais demissões. “Vamos fazer remanejamentos, e trabalhar com o pessoal que ficou, caso contrário, teremos que fazer outras exonerações”, disse o prefeito.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...