18 de maio de 2009

MOBILIZAÇÃO MARCA INICIO DAS AÇÕES DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL EM JARDIM DO SERIDÓ





A SEMTHAS, “Secretaria Municipal do Trabalho Habitação e Assistência Social” em parceria com o CMDCA “Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente” e o Conselho Tutelar de Jardim do Seridó, promoveram hoje o inicio dos trabalhos de combate à exploração sexual de Crianças e Adolescente no município.

A movimentação teve inicio logo pela manhã, com uma caminhada pelas principais ruas da cidade, terminando na sede da referida secretaria, onde após a fala das autoridades presentes, foi servido um café da manhã para todos os participantes de várias escolas, clube de idosos, Pastoral da Criança, APAE, entre outras entidades, e para fechar o dia “D” de combate à exploração sexual infanto-juvenil, aconteceu um passeio ciclísticos pelas ruas da cidade.

As mobilizações iram se estender durante até a próxima semana, como palestras educativas e de divulgações nas escolas da cidade, blitz para distribuição de panfletos e adesivos para carros, em parceria com a Policia Rodoviária Federal na manhã desta quarta-feira (20), campeonato de futebol de salão, tarde de recreação no ginásio de esportes, e para fechar com chave de ouro, haverá na quinta-feira dia (28), uma audiência pública como a presença das autoridades municipais e a sociedade em geral.





SANTANA DO SERIDÓ ABRE SEMANA DE CONBATE A ESPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES





A cidade de Santana do Seridó abriu na manhã desta segunda feira (18) as atividades relativas à Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que este ano traz como tema “Prevenir para proteger.” O evento é uma realização da Prefeitura de Santana do Seridó, através da Secretaria Municipal de Assistência Social dentro do centro de Referencia da Assistência Social CRAS Casa das Famílias.

Apresentações culturais, atividades lúdicas e de cidadania, realização de oficinas e palestra com Profissionais da Educação e de Programas Sociais, pretendem servir de instrumento de conscientização para erradicar o número de vítimas de exploração infantil em nosso país.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº. 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida para ser um marco na luta contra a violência sexual contra crianças e adolescentes em razão de um crime que ocorreu em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória/ES e que comoveu toda a nação brasileira, conhecido como o “Caso Aracelli”.

Aracelli era uma menina de apenas oito anos de idade que foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada, numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo só foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido. Os agressores de Aracelli nunca foram punidos.

Segundo o Prefeito Iranildo Pereira uma de suas principais metas na administração é a criação de políticas públicas, ações e projetos que visem a inclusão de crianças adolescentes e jovens no meio social buscando que os mesmos saiam da vida ociosa com a pratica de esportes e lazer, exemplo disso tem sido nosso investimento no meio social como a construção do balneário municipal, a construção da 1° academia pública do Estado do Rio grande do Norte, a implantação da sala de jogos que vai funcionar no “Pereirinha” , em breve vamos dar inicio a construção de nossa pista de atletismo e sem falar nos programas sociais que mantemos em parceria com o Governo Federal como o ProJovem. Destacou o Prefeito.






MULHER É ESPANCADA E ENFORCADA COM PRÓPRIO CINTO EM CAICÓ


Dois populares que trafegavam as margens da estrada de acesso aos bairros Nova Descoberta e Paraíba, mais precisamente na Rua do Macaco, na vizinha cidade de Caicó, encontraram na manhã de ontem (17), por volta das 05h30minh, uma mulher enforcada com um cinto, em uma árvore.

Após a comunicação do fato a Policia, o delegado Getúlio Medeiros, esteve no local e descartou a chance da moça ter cometido suicídio, e que na pelas visíveis marcas de espancamentos sofridos pela vítima, acredita que ela foi espancada, e depois enforcada com o próprio cinto, para tentar despistar o crime de homicídio
.
Com a divulgação do fato pela imprensa local, uma irmã reconheceu como sendo Francisca Neta da Silva, 38 anos, solteira, mãe de um garoto de 16, e uma garota de 13 anos, desempregada após ser demitida recentemente de uma fábrica de bonés, e residente na Rua Major Lula, no bairro Paraíba.

O último contato de Francisca Neta foi com uma irmã, às 23 horas por telefone, dizendo que iria trocar de roupas, e iria para uma festa, depois disto ninguém mais teve notícias dela.



OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...