6 de maio de 2016

ENQUANTO JOCIMAR DANTAS “BRINCA” DE ROMEIRO, PROFESSORAS E DEMAIS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO ESTÃO SEM SALÁRIOS

Alheio aos problemas do município, o prefeito de Jardim do Seridó, o ex-padre Jocimar Dantas, que saiu em romaria nesta quinta-feira, (05), rumo à Juazeiro do Norte/CE, deixou para trás dívidas e mais dividas, entre tantos outros problemas.
Enquanto quase todos os demais municípios do Seridó pagaram os salários referentes ao mês de Abril dentro do mesmo mês, em Jardim do Seridó, professores, ASGs e outros servidores que recebem dos 60% do dinheiro do FUNDEB, estão sem receberem seus salários.
Equador, Caicó, e outros municípios pagaram a folha de Abril no dia 29 de Abril, aqui nós não recebemos ainda o mês de Abril.  Será que essa crise é só em Jardim do Seridó?”, questionou uma professora. “É triste nós olharmos para nossas dispensas, e vermos os alimentos se acabando, as contas vencidas, e o prefeito “brincando” de romeiro, como se essa “palhaçada” fosse resolver alguma coisa”, protestou.
A “romaria” do prefeito, que abandonou o município com previsão de ficar entre 10 e 12 dias afastado, o que é totalmente ilegal, haja vista que o mesmo não “avisou” à câmara municipal, está causando muita revolta aos jardinenses, restando-lhe apenas a aprovação de poucos “apaixonados” políticos.
Por fim, resta apenas ratificar o que disse a professora, pois realmente recebemos matérias de outros municípios do Seridó, comunicando o pagaram o mês de Abril no dia 29 de Abril. Será mesmo que só tem crise em Jardim do Seridó?
Do Blog: Uma vergonha para um homem que se disse padre, e hoje usa a fé cristã para enganar o povo. Meu Deus!

POR 15X5, COMISSÃO APROVA RELATÓRIO FAVORÁVEL AO PROSSEGUIMENTO DO IMPEACHMENT

A comissão especial do impeachment do Senado aprovou nesta sexta-feira (06), por 15 votos a favor e 5 contra, o relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) favorável à continuidade do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. O texto será submetido agora à votação no plenário principal do Senado.
 
 
 
 
Dos 21 integrantes do colegiado, apenas o presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), não votou. Antes de autorizar a votação no painel eletrônico, ele explicou que só iria registrar voto caso ocorresse um empate.
 
Para que o relatório fosse aprovado, eram necessários os votos da maioria simples dos integrantes da comissão (11 votos).

VIGILANTES DISCUTEM, TROCAM TIROS, E OS DOIS MORREM EM CIDADE NO INTERIOR DA PB

Dois vigilantes se desentenderam, trocaram tiros na rua e acabaram mortos, na manhã desta sexta-feira (6), no município de Santa Cecília, no Agreste paraibano, a 228 km de João Pessoa.

De acordo com o Batalhão da Polícia Militar em Boqueirão, responsável pelo policiamento na região, os vigilantes estavam em uma das ruas e entraram em discussão sem motivo determinado.

O que sabemos é que houve essa discussão entre os dois vigilantes e eles chegaram a trocar tiros. Durante os disparos os dois acabaram feridos e morrendo no meio da rua”, informou a PM.

Até o momento, a PM em Boqueirão ainda não tem informações sobre o que teria provocado a discussão entre os vigilantes.

Fonte: Portal Correio.

TJRN OBTÉM ÍNDICE DE 132% EM CUMPRIMENTO DE META DE COMBATE À CORRUPÇÃO

O Poder Judiciário do RN obteve índice de 132,2% de cumprimento da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), referente ao julgamento de pelo menos 70% dos processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública distribuídos até o final de 2012.

O índice alcançado é relativo ao ano de 2015 e coloca o TJRN como o terceiro maior percentual no Nordeste. Considerando os índices da obtidos pelos demais tribunais nordestinos, na segunda instância, o TJRN ficou atrás do TJMA (142,86%) e do TJPE (134%).

Durante o ano de 2015, os desembargadores que compõem o TJ potiguar julgaram 53 processos de improbidade e 71 ações penais de crimes contra a administração pública, totalizando 124 feitos. Em 2014, os magistrados decidiram 108 processos, sendo 48 sobre improbidade administrativa e 60 sobre crimes contra a administração pública.

ESTUPRADOR É PRESO APÓS ARROMBAR CASA, E PASSAR TODA MADRUGADA ESTUPRANDO MULHER NO SERIDÓ POTIGUAR

Por volta das 05 horas da manhã dessa sexta-feira, (06), Policiais Militares da Rádio Patrulha faziam um patrulhamento de rotina no Bairro Silvio Bezerra de Melo quando uma mulher de 34 anos enrolada em um lençol pedia socorro alegando que um meliante arrombou a porta dos fundos de sua casa, a teria estuprado e ameaçado estrangulá-la caso ela gritasse.
 
Com as informações repassadas pela vítima a Guarnição saiu em diligências e localizou no mesmo Bairro o acusado Iranildo Anorato de Castro, vulgo,  "Novinho de Amélia",  que foi preso e conduzido a Caicó para os procedimentos cabíveis. O acusado, que já tem passagens pela delegacia, nega a autoria do crime.
Fonte: PM C. Novos.

GOVERNO DISCUTE COM BANCO MUNDIAL ADEQUAÇÃO E ACELERAÇÃO DE PROJETOS DO RN SUSTENTÁVEL

O governador Robinson Faria, executivos do Banco Mundial e auxiliares de governo se reuniram hoje para a apresentação dos resultados de uma semana de avaliação sobre o Projeto RN Sustentável, numa ação denominada Missão de Avaliação de Meio Termo. A equipe anunciou também a manutenção de todas as ações dos investimentos acordados com possibilidade de inclusão de novos projetos.
 
 

 
 
O encontro aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do RN (FIERN) e contou com a participação governador Robinson Faria, dos secretários de Estado do Trabalho, Habitação e Ação Social (SETHAS), Julianne Faria, do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, do Planejamento, Gustavo Nogueira, da Segurança e Defesa Social, Kalina Leite, da Saúde, Eulália Albuquerque, do Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, do Turismo, Ruy Pereira, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, da Educação e Cultura, Cláudia Santa Rosa, da Infraestrutura, Jáder Torres, da Comunicação, Juliska Azevedo, diretor do Departamento de Estradas de Rodagens, Jorge Ernesto Pinto Fraxe.
 
Robinson Faria disse que “fizemos uma avaliação do andamento dos projetos e constatamos que temos uma situação bastante promissora. Fizemos também sugestões ao Banco Mundial para adequação de alguns projetos, otimização de gastos e inclusão de novos projetos com a finalidade de melhorar a infraestrutura do Estado para receber novos investimentos e crescer”.
 
O secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira que também é o coordenador do Projeto RN Sustentável explicou que “os maiores investimentos do Projeto estão no gatilho para iniciarem as licitações ainda este ano. São 56 projetos que representam 86% do valor do empréstimo. Obras como a construção e equipamentos do Hospital Regional de Mossoró, maior obra do empréstimo, que já vai iniciar a licitação até julho”.
 
 
 
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo fez explanação sobre o Parque Tecnológico que está com os estudos de viabilidade técnica e econômica já contratados.
 
O coordenador de operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria reconheceu o comprometimento do Governo com o projeto e os esforços para a implantação e disse que, mesmo diante da crise que o país vive, “o Rio Grande do Norte está se reinventando e se consolidando. O Estado tem uma administração coerente com os objetivos e interesses do Banco Mundial, que são o desenvolvimento, a luta contra as doenças e melhores resultados na administração”.
 
O gerente da unidade de agricultura do Banco Mundial Laurent Msselati constatou o dinamismo do Estado e se disse confiante que o programa continuará sendo implementado. Ele admitiu a necessidade de reestruturação de alguns projetos e de redução da burocracia para acelerar a implantação. “Temos confiança no Governo do Rio Grande do Norte e na sua equipe técnica”, declarou.
 
Robinson Faria agradeceu a disposição do Banco Mundial em aceitar a adequação de alguns projetos. “Vivemos um momento novo em nosso Estado, que pela primeira vez é administrado por uma equipe técnica, com a participação direta dos diversos setores sociais. Então, estas adequações visam projetos que tenham um melhor alcance e se aproximem mais das reais necessidades dos vários segmentos da sociedade”, justificou.
 
O Governador destacou algumas das principais medidas que são preocupação constante da administração e citou a segurança, o turismo, o agronegócio, a pesca, a mineração e a produção de artesanato.
 
Gerente do Projeto e Coordenadora Geral da Missão, Fátima Amazonas lembrou que o Projeto RN Sustentável é ambicioso, complexo e árduo, mas que o empenho da equipe mostra que os resultados estão sendo alcançados.
 
O RN Sustentável abrange ações para aumentar a segurança alimentar, o acesso à infraestrutura produtiva, acesso a mercados para a agricultura familiar, melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de educação, saúde e segurança pública, melhorar os sistemas de controle de despesas, dos recursos humanos e da gestão de ativos físicos baseados em resultados.

MULHER DE LÍDER DE FACÇÃO CRIMINOSA FOI PRESA MAIS UMA VEZ NO RN

Daiane Cristina da Mota, de 29 anos, foi detida na tarde de ontem, 04 de maio, quando saia de uma visita social a seu marido, Roberto Tavares Onofre, o Betinho da Favela, que cumpre pena no Presidio Federal de Mossoró, acusado de tráfico Internacional de drogas.

Segundo informações, ela foi flagrada pelas câmeras de monitoramento do presidio, tentando esconder um bilhete recebido por uma pequena brecha “deixada pelo fio dos comunicadores” no vidro que separa os presos de seus familiares nos dias de visitas. Depois de passar pelo Itep para exames, ela foi conduzida para o setor feminino, na Penitenciaria Agrícola Mario Negócio em Mossoró.

O marido de Daiane é um dos 37 líderes da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC) transferidos em fevereiro de 2013 para presídio federal de Mossoró por envolvimento com a onda de atentados em Santa Catarina.

Em junho de 2013, Daiane foi presa em Mossoró, por força de um mandado prisão decretado por condenação de três anos e nove meses de prisão por associação ao tráfico de drogas, em São José, na Grande Florianópolis. 

Ao ser presa, Daiane relatou a jornalistas locais que estava morando num apartamento há quatro meses para visitar o marido na prisão federal. Ela disse ainda que estava em regime semiaberto e que viajou sem autorização judicial.
 
Fonte e foto: O câmera.

MISSA DE 30º DIA DO EX-PREFEITO “CHICO FUMEIRO” SERÁ CELEBRADA NESTA SEXTA-FEIRA, (06), EM EQUADOR

Ainda consternados com sua partida, os familiares do falecido, Francisco Sabino de Oliveira, “Chico Fumeiro”, o “Amigo Velho” do povo de Equador, convidam parentes amigos e o povo em geral para juntos rezarem a missa de 30º dia de sua morte, no próximo dia, 06 de Maio, às 16hs, (4 da tarde), na Igreja Matriz de São Sebastião, em Equador. “Chico Fumeiro” foi prefeito por duas vezes, vice-prefeito uma vez, e vereador por três mandatos.
 
 
 
Cientes do seu comparecimento, os familiares agradecem antecipadamente sua presença neste ato de fé e caridade cristã.

TRAFICANTE É PRESO COM 10KG DE MACONHA NO RN

Policiais da 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) prenderam, no começo da tarde desta quinta-feira (05), Thiago Fernando dos Santos, de 30 anos, de posse de 10 kg de maconha.
 
 

 
O infrator foi detido, após uma denúncia anônima, enquanto trafegava pela BR 101, nas proximidades do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Ele estava em um veículo modelo Ranger, de cor preta e placas MOR 0059 – São Gonçalo do Amarante. Thiago foi conduzido a DENARC onde deverá ser autuado por tráfico de drogas.

TJ/ RN DECIDE QUE FACEBOOK COMPROVA UNIÃO ESTÁVEL, E MULHER GANHA DIREITO À PENSÃO DE “COMPANHEIRO” MORTO EM ACIDENTE

O status no Facebook foi determinante para a Justiça do Rio Grande do Norte reconhecer a união estável entre uma potiguar e o companheiro falecido. A decisão foi desembargador João Rebouças e confirmada pela 3ª Câmara Civil do TJRN. A mulher precisava comprovar a união estável para ter direito à pensão do companheiro que morreu em um acidente de moto em 2013.
 
"Desde que submetidas ao contraditório, provas obtidas por meio das redes sociais e sites de relacionamento (Facebook, Whatsapp e Instagram, por exemplo) são aptas a demonstrar relações jurídicas como a dos autos – alegada união estável entre autora e falecido. No caso, tanto a autora quanto o seu falecido companheiro demonstravam no site do Facebook que mantinham uma relação afetiva e pública: ambos se tratavam como "casados" no mencionado site de relacionamentos", diz a decisão.
 
O reconhecimento da união estável já havia ocorrido na 6ª Vara de Família da Comarca de Natal, mas a ex-sogra da autora recorreu ao Tribunal de Justiça alegando que ela e o falecido filho tiveram apenas "um  relacionamento amoroso sem o intuito de constituição de família" e que o relacionamento dos dois "não foi contínuo, nem duradouro, já que durante tal relacionamento ambos estiveram em conflito e brigavam bastante". A ex-sogra da autora argumentou ainda que o filho fazia todas as refeições na casa dela.
 
Os argumentos não foram suficientes para convencer os desembargadores que mantiveram a decisão da 6ª Vara de Família. "Além do mais, das demais provas colhidas no processo - depoimentos de testemunhas e declarantes e termo de rescisão contratual - aliadas às provas obtidas por meio de redes sociais, é possível concluir que a autora e o falecido mantiveram uma relação afetiva consistente numa convivência pública, contínua e duradoura e cujo arranjo amoroso pode ser considerado como união estável (art. 1.723 do Código Civil), ultrapassando a mera relação de namoro", diz a decisão.

MAIS UM! SUBSTITUTO DE CUNHA TAMBÉM É INVESTIGADO NA LAVA JATO

O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) que assumiu a presidência da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (05), após o afastamento do então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) também é investigado pela Lava Jato. Maranhão é vice-presidente da Casa e um dos principais aliado de Cunha.
 
O nome de Maranhão, assim como o de Cunha, está nos inquéritos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar políticos na Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras. Na época, o ministro Teori Zavascki autorizou a abertura de inquérito para investigar 47 políticos.
 
Segundo o depoimento do doleiro Alberto Youssef na delação premiada, Maranhão fazia parte de um grupo de menor expressão do PP que recebia repasses mensais entre R$ 30 mil e R$ 150 mil da "cota" da legenda no esquema de corrupção da Petrobras. Se os ministros do Supremo entenderem que há provas suficientes contra Maranhão, ele pode virar réu.
 
 
 

JUIZADO DO TORCEDOR RECOMENDA QUE TORCIDA DO AMÉRICA NÃO COMPRE INGRESSOS ACIMA DA COTA

A Coordenação do Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos de Natal recomenda que os torcedores do América Futebol Clube, time visitante na segunda partida da final do Campeonato Estadual de Futebol na disputa com o ABC Futebol Clube, evitem comprar ingressos além da cota de ingressos prevista para a equipe visitante na partida deste domingo, 8 de maio.

 
O objetivo da recomendação é o de prevenir tumultos antes, durante e depois do jogo, com eventuais tentativas de torcedores do time visitante tentarem comprar quantidade de ingressos além do previsto e, consequentemente, buscarem acesso a dependências ocupadas por adeptos do time mandante. com camisas do América ou não.

 
Tendo em vista o acerto dos envolvidos na competição, a carga de ingressos destinada ao time visitante é de 10% do total, correspondente a 1.480 ingressos. A Coordenação do Juizado do Torcedor lembra que a entrada dos torcedores do América ao Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão) somente será possível pelo Portão A, daquela praça esportiva, que dá acesso ao Módulo/Setor III do estádio, setor sempre ocupado pelo time visitante.

 
"O Juizado também age de forma preventiva e por isso fazemos este apelo ao bom senso dos torcedores que não adquiram ingressos além da carga disponibilizada ao América Futebol Clube com intuito de ingressarem em setor diverso ao time visitante” - destaca o Juizado em comunicado emitido na tarde desta quinta-feira (05).

SUPREMO SUSPENDE MANDATO E AFASTA CUNHA DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Por unanimidade, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quinta-feira (5) manter a suspensão do mandato e o afastamento por tempo indeterminado do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara.
  
 
A decisão ratificou liminar desta madrugada do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no STF, ao analisar pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
 
Os ministros apontaram que Cunha usou o cargo para prejudicar as investigações da Lava Jato e o andamento do processo de cassação que responde no Conselho de Ética da Câmara. O deputado é réu e alvo de investigações na operação.
 
"Além de representar risco para as investigações penais sediadas neste Supremo Tribunal Federal, [a permanência de Cunha] é um pejorativo que conspira contra a própria dignidade da instituição por ele liderada", escreveu Teori em seu relatório a favor do afastamento.
 
Após a decisão do plenário, Cunha afirmou que vai recorrer, que não pensa em renunciar e que "está sofrendo retaliação" pelo processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele criticou o que chamou de "intervenção" do STF na Câmara.
 
O deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Câmara e aliado de Cunha, assume interinamente o cargo. Ele também é investigado na Lava Jato. A Câmara avalia agora se mantém ou retira de Cunha os benefícios de presidente da Casa.
 
Aliados de Cunha afirmaram que a decisão do STF é "violação de mandato". Já deputados da base governista e da oposição elogiaram a decisão do afastamento – que também repercutiu na imprensa internacional e virou meme nas redes sociais. Manifestantes soltaram fogos em frente à casa de Cunha em Brasília.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...