10 de janeiro de 2017

POR SUSPEITA DE RECEBER PROPINA, DIRETOR DE PRESÍDIO ONDE OCORREU MASSACRE NO AM É AFASTADO DO CARGO

O diretor interino do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), José Carvalho da Silva, foi afastado do cargo nesta terça-feira (10) por suspeita de receber propina de uma facção. Ele estava no posto desde 28 de novembro de 2016. A decisão foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes.
 
 
 
Presos afirmam em cartas que o diretor interino ganhou dinheiro para permitir a entrada de armas e drogas na unidade prisional. No início do ano, 56 detentos foram mortos em um massacre e 112 fugiram do Compaj.
 
  
 
 
"Não estou acompanhando isso, não sei o destino e o teor da carta. Quando chegaram as cartas, ele [José Carvalho da Silva] foi afastado. Ele se encontra afastado para responder a procedimentos, temos que tomar certo cuidado nesse momento de crise. Se houver indício [de irregularidades], mínimo, o cargo é de segurança, e ele pode ser afastado a qualquer hora", diz o secretário.
 
 
 

Em 10 de dezembro, uma carta assinada por dois presos denunciou um esquema de corrupção na prisão. Um deles acabou morto na chacina do dia 1º de janeiro. Segundo o texto, a facção Família do Norte (FDN) pagou propina para a diretoria facilitar a entrada de armas, drogas e celulares no local.
 
 
 
 
A carta foi escrita à mão e enviada à Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), que informou que a denúncia dos detentos deverá ser investigada pelo Ministério Público.
 
 
 
 
A vítima da chacina contou no texto que tinha medo de morrer e pedia para continuar na ala de guarda-volumes do Compaj. Ele cumpria pena separado dos demais presos, por ter recebido ameaças de morte. Segundo um documento de 2015, o preso era ameaçado por ter decidido deixar a FDN.
 
 
 
 
Na carta escrita em dezembro do ano passado, ele diz sofrer "tortura psicológica" da subdiretoria do Compaj e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que estariam ameaçando transferir os detentos do local considerado seguro por eles. A subdiretoria é subordinada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-AM).
 
 
 
 
"Os mesmos estão diariamente fazendo ameaças da questão de nós (sic) tirar de onde estamos hoje, guarda-volume, seguro 2. (...) Não temos convívio em nenhum lugar, só temos convívio onde estamos, porque por todos os cantos nós já passamos e saímos entre a vida e a morte", relata o preso, em trecho da carta.
 
 
 
Segundo ele, as ameaças ocorriam "sem motivo". "Só pelo fato de nós internos sabermos que eles são corrupto (sic) e recebem dinheiro da facção FDN, facilitando a entrada de armas, drogas, celulares, facilitando a última fuga que teve no Compaj, onde fugirão (sic) 114 internos na semana passada [início de dezembro] e nada foi feito", diz.

SEARA CONCLUI GEORREFERENCIAMENTO DE 5 MUNICÍPIOS

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) concluiu as atividades de cadastro de terra e georreferenciamento, que fazem parte da ação de regularização fundiária de terra, dos municípios de Poço Branco, São Miguel do Gostoso, Parazinho, Pedra Grande e Venha- Ver. Ao todo, foram medidos 2.320 imóveis rurais. Esses dados equivalem a aproximadamente 95 mil hectares de terra.
 
 
 
 
Esta ação de regularização fundiária é fruto de convênio firmado entre o Governo do Estado e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e está contemplando treze municípios da região Alto Oeste e do Mato Grande do estado. São eles: Venha-Ver, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, São Miguel do Gostoso, Jardim de Angicos e João Câmara.
 
 
 
 
 
Com o cadastro dos beneficiários e a medição das terras finalizados, todos os dados dos agricultores serão inseridos no Sistema de Cadastro Rural (SNCR) e no Sistema de Gestão Territorial (SGT), para os técnicos da Seara fazerem as peças técnicas e depois ser realizada a titulação. A previsão de entrega deste títulos é para o mês de maio. Ao todo serão entregues 1.400.
 
 
 
 
 
Esta realização é parte do Programa de Cadastro de Terra e Regularização Fundiária, e viabiliza aos agricultores familiares a permanência na terra, por meio da segurança jurídica da posse do imóvel. Permite também o conhecimento da situação fundiária do estado e do Brasil, tornando-se um instrumento para o planejamento e a proposição de políticas públicas locais, como o crédito rural e a assistência técnica.
 
 
 
 
Deste convênio, já foram contemplados, com 400 títulos de propriedade de terra, trabalhadores rurais dos municípios de João Câmara e Jardim de Angicos.

SERIDOENSE AGREDIDO COM BARRA DE FERRO MORRE EM HOSPITAL DE NATAL

O Seridoense, Jordão Ramalho da Silva, de 31 anos, que foi espancado com uma barra de ferro por Lidiarisson Ribeiro de Lima, de 23 anos, no último domingo, (08), não resistiu aos ferimentos, e morre.
 
Logo após ser socorrido para o hospital de Currais Novos, Jordão havia sido transferido para o hospital Walfredo Gurgel em Natal, onde ficou internado em estado grave, e nesta segunda-feira, (09), o mesmo faleceu.
 
Preso em flagrante logo após o fato, Lidiarisso estava preso em Caicó por tentativa de homicídio, mas agora responderá à homicídio.
 
Clique aqui e relembre o caso:  http://www.blogbarrapesada.com/2017/01/homem-e-preso-apos-tentar-matar-jovem.html

GOVERNO DO ESTADO DEFINE AÇÕES DE FLUIDEZ E SEGURANÇA NO TRÂNSITO DO LITORAL

A melhoria na fluidez do trânsito no litoral sul e norte do Rio Grande do Norte foi o tema de uma reunião realizada nesta segunda-feira (09), no Detran/RN. O planejamento das intervenções no trânsito foi discutido pelo diretor do Detran, Marco Medeiros, o chefe de gabinete do Órgão, Antônio Henrique, o coordenador de Operações do Departamento, Evandro Rebouças, o comandante do CPRE, coronel Fidelis, o secretário de Trânsito e Transporte de Parnamirim, coronel Marcondes, e o comandante do 1º Distrito de Trânsito, major Josemário.
 
 
 
 
 
 
 

A iniciativa vai apontar soluções que vão ser estabelecidas durante o período de veraneio, que é a época do ano que o fluxo de veículos é ampliado de maneira significativa nessas localidades. As medidas vão contemplar ações de ordenamento de tráfego, educação de trânsito e de fiscalização nas áreas mais afetadas pelo maior dimensionamento de veículos, a exemplo de pontos como as praias de Pirangi do Sul e Redinha. “A pedido do Governo do Estado vamos implementar alternativas de maneira a fazer com que os veranistas e a população residente no litoral tenham um trânsito seguro e contínuo evitando retenções e acidentes”, explicou o diretor do Detran/RN, Marco Medeiros.
 
 
 
 
 
As medidas planejadas na reunião serão implementadas já nos próximos dias de maneira que a melhoria no fluxo de automóveis seja sentida ainda neste final de semana. Outra iniciativa vai ser o aumento do efetivo de agentes e policiais nos dias e horários das agendas de shows que estão programados para acontecer nas áreas litorâneas. “Esses eventos aumentam o número de automóveis e com esse trabalho poderemos minimizar ou até mesmo resolver casos de congestionamento e outros problemas gerados pelo aumento do tráfego de veículos”, comentou o comandante do CPRE, coronel Fidelis.

AGENTES FLAGRAM PRESOS CAVANDO TÚNEL E EVITAM FUGA EM MASSA NO RN

Os agentes penitenciários do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na zona Norte de Natal, flagraram presos cavando um túnel em uma das celas da unidade. O local, que também é chamado de Cadeia Pública de Natal tem mais de 500 presos e na área onde o túnel foi descoberto estão cerca de 200.
 
 
 
 
 
 
 
As escavações foram descobertas durante uma vistoria realizada pelos agentes no Pavilhão A. Mais precisamente na cela 5, o buraco foi encontrado. Além disso, uma grande quantidade de areia já havia sido retirada do túnel.
 
 


Após a descoberta das escavações, todos os presos do setor foram levados para a quadra, para que seja feita uma contagem e para que o túnel possa ser fechado.

SACANAGEM! APÓS CALOTE DE 3 MESES DE EX-PREFEITO NAS “CONTAS DE LUZ”, SANTANA DO SERIDÓ PODERÁ FICAR SEM ENERGIA ELÉTRICA

Até agora não se sabe aonde foram gastos os milhões que o ex-prefeito de Santana do Seridó, Adriano Gomes, “Dril”, recebeu nos últimos 3 meses de seu desastre administrativo, pois o município ficou “atolado” em dívidas, e até a energia dos prédios públicos e da iluminação pública está ameaçada de ser interrompida pela COSERN.
 
A situação do município preocupa o atual prefeito, Hudson Brito, que não sabe como vai conseguir resolver o grave problema das contas atrasadas referentes aos meses de, Outubro, Novembro e Dezembro, pois já existe um parcelamento, e por isso não há como parcelar as dívidas deixadas por “Dril” junta à COSERN.
 
Não sei o que vou fazer para resolver tantos problemas, pois se eu pagar as contas de energia, poderei ficar sem dinheiro para pagar a folha do meu primeiro mês de gestão, e se não pagar as contas de energia, a cidade poderá ficar sem energia!”, lamentou Hudson Brito.
 
Ademais, muitas outra dívidas foram deixadas pelo ex-prefeito, e para surpresa de todos, apesar de ter recebido milhões de reais no mês de dezembro, o município foi entregue com pouco mais de R$ 9,00 (nove reais) nas contas.
 
Do Blog: Eu sempre falei que essa ex-gestão era muito desmantelada. Ainda bem que a população “abriu os olhos”, e que mesmo com a máquina administrativa na mão, o ex-prefeito perdeu as eleições!

PREOCUPADO COM DELAÇÕES, PMDB QUER ALIADO NA VICE-PRESIDÊNCIA DO SENADO

Dono da maior bancada do Senado, o PMDB está preocupado com o futuro do provável sucessor de Renan Calheiros (PMDB-AL) no comando da Casa: o atual líder do partido, Eunício Oliveira (CE). Temerosa com os imprevisíveis desdobramentos das delações dos executivos da construtora Odebrecht, a cúpula peemedebista quer um nome do PSDB para a vaga de vice-presidente do Senado.
 
 
 
 
 
O receio do PMDB se deve ao fato de Eunício – que deve ser eleito para a presidência da Casa na eleição marcada para 1º de fevereiro – ser um dos políticos citados nas delações da Operação Lava Jato.
 
 
 
 
 
Na pré-delação que antecede a assinatura do acordo de colaboração premiada com a Procuradoria Geral da República, o ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho disse que repassou R$ 2,1 milhões ao senador cearense em troca de apoio a projetos de interesse da empreiteira.
 
 
 
 
Eunício nega a acusação e diz que todos os recursos de sua campanha foram recebidos e declarados de acordo com a lei e aprovados pela Justiça Eleitoral.
 
 
 
 
No entanto, caciques do PMDB estão com receio de que a situação de Eunício se agrave e, caso ele seja eleito, a Justiça determine seu afastamento da presidência do Senado.
 
 
 
 
Para evitar problemas futuros para o Palácio do Planalto, a intenção dos peemedebistas é assegurar a eleição de um senador afinado com a política econômica do presidente Michel Temer para o segundo posto mais importante do Senado.
 
 
 
 
Ainda está viva na memória da cúpula do PMDB e na do Planalto a liminar (decisão provisória) concedida no final do ano passado pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado após o parlamentar alagoano se tornar réu por peculato (desvio de dinheiro público) na própria Corte.
 
 
 
 
Na ocasião, os peemedebistas tiveram que lidar com a desconfortável possibilidade de um adversário do Planalto assumir o comando da Casa na hipótese de o plenário do STF ter avalizado a decisão monocrática de Marco Aurélio. Atualmente, o vice-presidente do Senado é o senador Jorge Viana (AC), do PT.

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INICIOU TRABALHO DE DESGOTAMENTO DE FOSSAS EM JARDIM DO SERIDÓ

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó iniciou nesta segunda-feira (09), o trabalho de desgotamento das fossas nos bairros e zona rural do município.
 
 
 
 
 
 

 
Devido a grande demanda encontrada, a administração contratou um veículo especifico com capacidade para 08 mil litros o que traz mais agilidade e rapidez no serviço.
 
 
 
 
 
 

 
Os moradores dos bairros e zona rural têm sofrido com o mau cheiro que é liberado das fossas cheias, prejudicando essas famílias. Esse serviço é uma questão de saúde pública, por isso buscamos uma solução urgente com o trabalho de desgotamento das fossas, o que impacta diretamente no bem estar da população”, disse o prefeito.
 



FORÇA NACIONAL CHEGA A MANAUS PARA REFORÇAR SEGURANÇA NOS PRESÍDIOS

O primeiro voo com integrantes da Força Nacional chegou a Manaus por volta das 4h55 desta terça-feira (10) no horário de Brasília (2h55 no horário local) para ajudar no reforço da segurança nas penitenciárias do estado.
  
 
 
 
 
 
 
 
O avião C-99 da Força Aérea Brasileira desembarcou na capital do Amazonas com 29 a bordo. Uma segunda aeronave, modelo Hércules, deve chegar ao estado por volta das 9h45 no horário de Brasília com mais 71 integrantes das forças de segurança.
 
 


A medida faz parte do auxílio do governo federal a sete estados que pediram ajuda para reforçar a segurança do sistema penitenciário local: além do Amazonas e Roraima, também pediram ajuda Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
 
 


Somente na semana passada, rebeliões em penitenciárias no Amazonas e em Roraima resultaram na morte de cerca de 100 presidiários.
 
 


Os homens não deverão substituir agentes penitenciários dentro das prisões, mas reforçarão a segurança do entorno, podendo dar apoio às barreiras, ajudar na recaptura de fugitivos, escolta e guarda de presos que eventualmente precisem se deslocar para algum tribunal, por exemplo.
 
 
 


 "[A Força Nacional] não poderá realizar substituição do que seria a função de polícia penitenciária", explicou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes em coletiva na noite desta segunda-feira (9).
 
 
 
 
Além de equipamentos e armamentos, foram pedidas transferências de presos mais perigosos para presídios federais. Segundo o ministro da Justiça, as vagas serão disponibilizadas ineditamente assim que a Justiça autorizar as mudanças, a serem efetuadas pela Polícia Federal.
 
 
Foto: Arquivo.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...