18 de abril de 2015

JARDINENSE COM DOWN VAI ENTRAR NA ARENA DAS DUNAS COM OUTRAS CRIANÇAS AO LADO DE JOGADORES DE ABC E AMERICA

IMG-20150417-WA0019Mais uma ação para homenagear os portadores da síndrome de Down acontecerá neste domingo, (19), quando várias crianças com a síndrome entrarão na Arena das Dunas ao lado dos atletas do ABC e America.
 
Entre os homenageados estará o Jardinense Yago filho de “Peba”, atualmente residindo em Natal. O clássico acontecerá às 7 da noite.
 
Do Blog: Pela camisa, Yago deve ser torcedor do ABC. Um abraço amigos!

RÉPLICA DE BARCO DO SÉCULO 18 PARTE EM VIAGEM HISTÓRICA FRANÇA-EUA

Um réplica de uma embarcação do século 18 que levou um general francês em sua jornada para se tornar um herói na Guerra de Independência Americana partiu neste sábado (18) para sua travessia do Oceano Atlântico, acompanhado por milhares de espectadores e do presidente do país, François Hollande.

A fragata Hermione parte da França em direção aos EUA (Foto: Jean-Pierre Muller/AFP)

A fragata Hermione é uma cópia em tamanho real da embarcação de mesmo nome que, em 1789, levou até os EUA o general Lafayette.

Reconstruída ao longo de 17 anos por um grupo de aficionados, a réplica vai refazer a viagem realizada há 235 anos pelo personagem histórico entre a França e os EUA.

A fragata Hermione, que imita uma embarcação de mesmo nome do século 18 (Foto: Jean-Pierre Muller/AFP)

Uma multidão foi até o porto desejar boa viagem aos tripulantes, segundo a AFP. As bandeiras francesa e americana foram hasteadas na fragata de madeira.

Criança acena para a ragata Hermione enquanto ela parte em viagem que reconstituiu trajeto histórico (Foto: Jean-Pierre Muller/AFP)

A construção da réplica começou em 1997 e terminou no ano passado. Ela é considerada uma das maiores e mais autênticas cópias desse tipo no mundo.

A fragata Hermione, que imita uma embarcação de mesmo nome do século 18, parte do porto da França em direção aos EUA (Foto: Xavier Leoty/AFP)

Após vários testes de navegação feitos em 2014, ela partiu do rio Chareente, em Rochefort, no sul da França, em direção a Yorktown, na Virgínia. A previsão é que a viagem dure 27 dias.

O presidente da França François Hollande na embarcação Hermione (Foto: Xavier Leoty/AFP)

Os organizadores vão promover também atividades culturais e exposições em alguns portos de parada.

EX-PRESIDIÁRIO É EXECUTADO À TIROS NO “BAR DA TRIPA”

Um ex-presidiário foi executado na noite desta sexta-feira, (17), por volta das 19hs35min. no centro da cidade de Caraúbas, na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, com diversos tiros de arma de fogo.

DSCF2855

O ex-presidiário identificado como Eduardo Lino,  vulgo Lelyto”, estava no Bar da Tripa no centro de Caraúbas, conversando com “Seu Lenilson” (dono do bar), quando foi surpreendido por dois homens que chegaram em uma moto. Um desceu da moto e efetuou aproximadamente 4 tiros contra “Lelyto”, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A  Polícia Militar fez o isolamento do local até a chegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) para remover o corpo da vítima.

De acordo com a Polícia Civil, Eduardo Lino era ex-presidiário, estava em liberdade já a algum tempo, tinha cumprido pena por homicídio comedido no meio do ano de 2008. “Tomamos conhecimento que Lelyto tinha matado um a facadas nas proximidades do Clube Verdes Mares e inclusive pagou a pena e estava em liberdade”, afirmou o agente de Polícia Civil.

Fonte e foto: Icém Caraúbas.

PREFEITURA DE JARDIM DE PIRANHAS RETOMOU O PROGRAMA DO SOPÃO

A Secretaria de Assistência Social de Jardim de Piranhas retomou nesta sexta-feira,  (17) o programa do sopão, beneficiando mais de mil pessoas carentes do município. A entrega da sopa acontece toda sexta feira na nova sede do CRAS, onde funcionou a antiga maternidade.

11163595_10206708815943044_2065222962_o

É uma alegria enorme saber que podemos colaborar de alguma forma com as famílias de nossa cidade”. Disse Cristina Aurea, secretária de assistência social do município.

RN DISPUTA IMPLANTAÇÃO DE CENTRO DE VÔOS INTERNACIONAIS E NACIONAIS NO NORDESTE

Esta semana o mercado de aéreas do Nordeste brasileiro foi surpreendido com a notícia de que o Grupo Latam Airlines, formado pelas companhias LAN e TAM implantará um centro de voos internacionais e nacionais – conhecido como hub –na região Nordeste. E apenas três cidades estão na disputa: Natal, Fortaleza e Recife. A capital vencedora será beneficiada com voos diretos para países da América do Sul e Europa.

aeroporto aluizio alves

Diante dessa notícia, o governador Robinson Faria já entrou em contato com a presidente e o vice-presidente comercial da TAM Airlines, Cláudia Sender e Basílio Dias, respectivamente, para agendar reunião. A intenção é apresentar as vantagens tanto técnicas do novo Aeroporto Internacional Aluízio Alves, quanto os benefícios da geografia privilegiada da capital potiguar, localizada na esquina do Continente e mais próxima da Europa.

Estamos confiantes de que Natal tem total capacidade para sediar esse hub. Os critérios de localização geográfica, infraestrutura aeroportuária, potencial de desenvolvimento e competitividade de custos se encaixam perfeitamente no que temos a oferecer”, frisa o titular da pasta estadual de Turismo, Ruy Gaspar. “Fundamentalmente temos o melhor aeroporto, localizado em área de franca expansão, e a melhor localização geográfica”, ressalta.

Ele e o governador estiveram no escritório da TAM em são Paulo, no mês de fevereiro, para oferecer a redução do ICMS no querosene de aviação. “O Rio Grande do Norte não só é o Estado com maior capacidade de desenvolvimento, como também o de turismo mais ascendente e um aeroporto com capacidade de expansão até 70 milhões de passageiros, correspondente ao aeroporto de Madrid (Espanha)”, acrescenta o secretário.

Ruy Gaspar lembrou ainda que o Aeroporto Aluízio Alves é o único entre os três equipamentos aeroportuários em disputa com possibilidade de acrescentar mais uma pista de pouso e decolagem com a mesma dimensão da atual. “É importante lembrar que apenas com esse novo aeroporto Natal foi lembrado pelo Grupo Latam. Se mantivéssemos o antigo aeroporto Augusto Severo não haveria a menor chance”, conclui Ruy Gaspar.

A previsão de escolha da capital que sediará o novo hub é até o fim deste ano. Logo em seguida tem início a implementação do centro. A estimativa é que o início das operações ocorra em dezembro de 2016. As operações do novo hub serão realizadas com a frota que o Grupo Latam já tem contratada. Os destinos à América do Sul, Europa e Brasil serão definidos ao longo do processo de implementação.

INDIGNAÇÃO! GESTANTE CHORA APÓS SE SENTIR HUMILHADA EM POSTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE TUIUIÚ EM SANTANA DO SERIDÓ

imagesUma denúncia grave contra a saúde pública de Santana do Seridó chegou à nossa reportagem através de uma gestante, que alega ter sido “humilhada” ao procurar atendimento no posto de saúde da comunidade Tuiuiú.

Segundo relato da jovem popularmente conhecido como “Cilene de Roseci”, a mesma procurou o posto de saúde da referida comunidade rural para realizar seu pré-natal, mas para sua surpresa, a enfermeira se negou em atendê-la.

Cilene” contou que se sentiu humilhada e que chorou muito, pois ficaram lhe “jogando” de uma para outra até que mandaram esperar que todos fossem atendidos para então decidirem se iam lhe atender. “Mandaram eu esperar que todas fossem atendidas, depois de muito tempo eu entrei e a enfermeira mandou eu esperar, e após ficar mexendo em uns prontuários de outras pessoas, a mesma simplesmente disse que não ia me atender”, relata.

Ainda segundo “Cilene”, essa não é primeira vez que e mesma é “destratada” ao procurar atendimento de saúde no município, pois na sua outra gravidez também teve problemas, pelo fato do seu esposo trabalhar em Caicó, e a mesma fica “lá e cá”, mas ela sempre viveu com sua família na comunidade Tuiuiú.

Apesar da tentativa de justificava para “abonar” a falta de “respeito” para com a gestante ao alegarem que ela mora em outra cidade, outras pessoas da comunidade que hoje por motivos “superiores” moram em cidades vizinhas, continuam usando da saúde na comunidade, mas para essa jovem o tratamento lhe é negado. Será que não é por ela não ser eleitora do atual sistema governista?

Por fim, resta esperar uma providência por parte das autoridades, e se preciso, que o Ministério Público tome conhecimento do fato, pois a saúde é pública, financiada com dinheiro dos nossos impostos que é repassado pela MS para manter os programas através do SUS.

Do Blog: Isso é uma vergonha!

Foto: Ilustração.

MENORES SÃO APREENDIDAS APÓS TIRAREM FOTOS EM CIMA DE CARRO DA PM

A Polícia Militar apreendeu três adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, que tiraram fotos em cima de carros da corporação em Catalão, no sudeste de Goiás. Após registrar as imagens, elas fizeram publicações em redes sociais. Com isso, a polícia fez buscas na região e localizou as menores, que portavam duas porções de drogas.

Menores são apreendidas após tirar fotos em cima de carro da PM, em Catalão, Goiás 2 (Foto: Reprodução)

Nas imagens, as garotas aparecem no teto do veículo, fazendo sinais com as mãos. Uma delas também posa fazendo gestos obsenos. Segundo a PM, as fotos foram feitas na tarde de quinta-feira (16), no Bairro JK. A tenente Marcela Queiroz explica que o carro estava em frente a uma oficina mecânica onde iria ter a pintura retocada.

"Quando soubemos das imagens através das redes sociais, fomos até a mecânica e o lanterneiro disse que havia visto as meninas nas redondezas, mas não em cima do carro", disse a tenente.

Com base nas informações, os militares encontraram as meninas na noite do mesmo dia. "Ao serem abordadas, as menores disseram que viram o carro [parado], subiram e fizeram as fotos", ressaltou Marcela.

Como elas portavam drogas, foram apreendidas e levadas à delegacia da cidade. Após esclarecimentos, foram liberadas e entregues aos responsáveis.

CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES AGROPECUÁRIAS É INICIADO EM SÃO PAULO DO POTENGI COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR DO RN

O governador Robinson Faria prestigiou na noite desta sexta-feira, 17, o lançamento da 18ª Caprifeira, em São Paulo do Potengi, que marcou o início do circuito potiguar de exposições agropecuárias de 2015. Ao todo, serão realizadas 14 feiras ao longo do ano, totalizando R$ 1 milhão em investimento do governo estadual, o que deve refletir em uma movimentação de negócios superior a R$ 200 milhões.

Caprifeira de São Paulo do Potengy fot Ivanizio  Ramos3 

O maior aporte financeiro do Estado já resultou na maior edição da Caprifeira desde a sua primeira edição. Para efeito de comparação, em 2014 havia apenas 44 currais montados. Neste ano, este número quase quadruplicou chegando a 162 currais, o que corresponde a mais de 2.600 animais dentro do evento.

No próximo ano o estado vai estar mais recuperado, e vai poder aumentar ainda mais a participação para fortalecer a atividade e a cadeia do leite de cabra”, garantiu o governador, que destacou a preocupação de sua administração com o homem do campo. Em 3 meses de gestão, foram investidos mais de R$ 10 milhões na Garantia Safra, assim como sementes foram distribuídas antecipadamente aos agricultores.

 Caprifeira de São Paulo do Potengy fot Ivanizio  Ramos5

Antes dos discursos, o governador visitou alguns estandes acompanhado do prefeito da cidade, José Leonardo de Araújo, o Naldinho, além da senadora Fátima Bezerra, do vice-governador Fábio Dantas e do deputado estadual Fernando Mineiro. Autoridades, empresário e diretores de entidades ligadas ao setor agropecuário também estiveram presentes.

DECRETO PRESIDENCIAL PODE RESULTAR EM PERDA DE RECURSOS DAS PREFEITURAS

Felipe Maia por Rafael CarvalhoO corte de gastos promovido pelo governo federal atingiu as prefeituras de todo o país. Os municípios do Rio Grande do Norte correm o risco de perder R$ 730 milhões de Restos a Pagar (RAP) dos exercícios de 2013 e 2014. Isso por causa do decreto presidencial 8407/2015, que pode cancelar todos os RAPs de despesas cuja execução não tenha previsão de início até o próximo dia 30 de junho.

Esses recursos - em sua maioria provenientes de emendas parlamentares ou emendas de bancadas ao Orçamento da União - são destinados à aquisição de equipamentos e realização de obras, em que os pagamentos sofreram atraso e são deixados para o ano seguinte.

Do plenário da Câmara, o coordenador da bancada do Rio Grande do Norte, deputado federal Felipe Maia (DEM), destacou a preocupação dos prefeitos do estado com esse decreto, considerando que 263 obras no RN podem perder repasses desses Restos a Pagar. “Esse decreto da Presidência estabelece um prazo que preocupa bastante os prefeitos, que padecem da falta de recursos para investir nos municípios. O principal problema é que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não está destinando recursos para os Ministérios repassarem às obras. Este decreto pode causar grande perda às prefeituras e vai prejudicar os municípios do Brasil”, disse.

Felipe Maia ainda sugeriu que seja feita uma força-tarefa entre os parlamentares em direção ao vice-presidente da República e articulador político do atual governo, Michel Temer, e ao Ministério da Fazenda para abordar o problema e pedir atenção aos repasses aos municípios.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...