8 de outubro de 2009

GOVERNADORA PEDE EMPENHO DE SECRETÁRIOS PARA CONCLUSÃO DE MAIS DE 200 OBRAS EM ANDAMENTO


A reunião da governadora Wilma de Faria com os titulares da administração direta e indireta no Centro de Convenções de Natal teve inicio no começo desta manhã de quinta-feira (08). No início do encontro, a governadora pediu a colaboração de sua equipe administrativa para conter os gastos com custeio mas reafirmou: nenhum investimento, nenhuma obra já iniciada ou planejada sofrerá paralisação.


Na primeira etapa da reunião, Wilma de Faria elencou mais de 200 obras que já estão iniciadas em diversas regiões do Estado e que devem ser inauguradas ao logo dos próximos meses.

Entre as obras listadas pela governadora estão o Terminal Pesqueiro de Natal (iniciada), nova estrada Pipa (licitada), Complexo Cultural da Zona Norte (concluido para equipar), Parque de Santa Luzia em Mossoró (licitado), adutoras – com destaque para a Alto Oeste (iniciada), programa estadual de estradas, além de dezenas de obras nas áreas de ação social, agricultura, segurança e educação.


A Governadora ressaltou a capacidade de investimento do Governo do Estado, apesar da crise econômica que atinge o mundo. Ela disse que é preciso uma esforço em conjunto de toda equipe de governo para superar a queda de receitas como os royalties (queda de 50%) e FPE (queda de 15%).

Na reunião, além da governadora e do vice-governador, estão presente a vice-presidente da Assembléia Legislativa Márcia Maia, a líder do governo na Assembléia, Larissa Rosado, e o deputado Gustavo Carvalho.


POLÍCIA PRENDE TRAFICANTES EM SANTA CRUZ, PARELHAS E ACARI

Uma operação de combate ao tráfico de drogas, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), e desencadeada entre a noite de quarta e a manhã desta quinta-feira, resultou na prisão de cinco pessoas nas cidades de Santa Cruz, Parelhas e Acari.

Na ação das polícias Civil e Militar, foram apreendidos dezenas de pedras de crack, uma arma de fogo, munições e dinheiro. Em Currais Novos, a PM prendeu um adolescente de 15 anos com 42 pedras de crack. Este ano, a Sesed já realizou 23 grandes operações policiais que resultaram na prisão de 235 pessoas.

O subsecretário da Segurança Pública e da Defesa Social, delegado Ben-Hur de Medeiros, explicou que os efetivos das delegacias locais realizaram as investigações, mas as buscas contaram com apoio de equipes de outras delegacias.

As primeiras prisões aconteceram no Seridó. Em Parelhas, o ex-detento Arnaldo Bezerra de Albuquerque foi preso em flagrante. Na casa dele, enterrado no quintal, foram encontrados 200 gramas de crack. Ele vinha sendo investigado há um mês. Durante a prisão, Juarez Fernandes Viana, de Acari, ligou para o telefone do preso. Um policial atendeu e ouviu quando ele perguntou se a “mercadoria tinha sido entregue”. O agente perguntou quantas gramas foram despachadas e do outro lado da linha Juarez Fernandes confirmou: “200 gramas”.

A polícia se dirigiu a Acari e lá prendeu Juarez Fernandes. “Depois da Operação Boqueirão, Arnaldo passou a ser distribuidor de drogas em Parelhas e região. Ele negociava diretamente com Juarez. Estamos na campana para prender Arnaldo desde segunda-feira”, disse um dos investigadores.

A Operação Boqueirão foi desencadeada na cidade de Parelhas em 22 de julho deste ano e resultou na prisão de 17 pessoas envolvidas com o tráfico. Juarez Fernandes, segundo a polícia, tem passagem por assalto a banco. Em 1997, ele tentou assaltar o BB de Petrolândia, em Pernambuco. No crime, nove bandidos foram mortos em confronto com a polícia. Ele escapou com um tiro de grosso calibre no braço. O preso disse que cumpriu a pena.

O secretário Agripino Neto explica que a Sesed está fortalecendo o trabalho de interiorização da polícia realizando grandes operações de combate ao crime. Ele citou como exemplo as ações Operações Ondas Limpas, Vale do Assu, e Navegantes, todas como foco no combate ao tráfico.

Dando continuidade ao combate ao tráfico no interior, policiais civis de várias delegacias, sob a coordenação do delegado de Santa Cruz, Marcelo Alves, cumpriram vários mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira. Um casal, identificado como Rita de Cássia da Silva, 36 anos, e Zeniton da Silva Rodrigues, 31 anos, foi preso com várias pedras de crack, um revólver calibre 38, munições e dinheiro trocado.

Em Currais Novos, a PM apreendeu um adolescente de apenas 15 anos de idade com 42 pedras de crack. O flagrante aconteceu na Rua Cândido Mendes, no bairro Santa Maria Gorete. A apreensão foi resultado de um trabalho do setor de inteligência da 3ª CIPM.

Fonte: Degepol



PREFEITO MANDA DEMITIR FUNCIONÁRIOS E EMPRESÁRIO OBEDECE AS ORDENS

Após a rescisão de contrato da empresa de um dos correligionários do atual prefeito por falta de pagamento, foi contratada uma outra empresa da cidade para tirar o lixo das ruas. A empresa contratou alguns funcionários que já haviam trabalhado na mesma área, mas que não foram aceitos pelo atual prefeito Jocimar Dantas, e tiveram suas demissões exigidas pelo gestor junto ao empresário Morvanildo dos Santos, proprietário da empresa que passou a realizar a limpeza pública do município desde ontem (7). O motivo, segundo informações de alguns dos demitidos, foi meramente politiqueiro.

Na verdade, Jocimar Dantas não gostou de saber que os funcionários seriam eleitores do sistema político do ex-prefeito Edimar Medeiros. O prefeito teria, inclusive, ameaçado romper o contrato, caso a empresa não demitisse os "adversários", mostrando sua índole de verdadeiro perseguidor.

Segundo ainda um dos demitidos, que por medo de represálias pediu para não ser identificado, disse que o anúncio das demissões foi feito no final do expediente, sem nenhuma justificativa, apenas devolveram as carteiras de trabalho dos mesmos e lhes deram R$ 20,00 pelo trabalho do dia e disseram para não virem mais trabalhar. "Quando terminou o dia de trabalho devolveram nossas carteiras, nos deram vinte reais pelo dia trabalhado e disseram que não precisava mais voltar para trabalhar”, disse um dos trabalhadores.

Fatos como estes mostram que o dinheiro e o poder falam mais alto, pois o atual prefeito não teve compaixão dos pobres pais de famílias que apenas queriam trabalhar para garantir o sustento de seus filhos e esposas, assim como o empresário que nem teve autonomia em sua empresa para contratar quem ele queria, pois o dinheiro e o poder falam mais alto nessa hora. Isto mostra a fragilidade da população frente a atitudes perversas, perseguidoras e covardes como estas, desses tipos de poderosos. "Manda quem pode, obedece quem tem juízo!"
.

POLICIAL CIVIL RECEBE VOZ DE PRISÃO NO GABINETE DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA


O agente da Polícia Civil, Matias Fernandes de Souza, 52 anos, foi preso às 16h30 de ontem (07), no gabinete do Secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Agripino Oliveira Neto, (foto) por ter contra si um mandado de prisão preventiva expedido pela 4ª Vara Criminal de Natal. Segundo investigações da Polícia Civil, ele estava de posse de um carro roubado em Recife. O policial foi expulso da instituição em 1999, mas retornou por via judicial. Em 2004, ele foi preso novamente, em situação de flagrante delito, pelo crime de extorsão.

Segundo o delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, no dia 18 de setembro deste ano equipes da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) e da Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov) identificaram que o agente Matias Fernandes estava com um carro com queixa de roubo em 7 de junho de 2008, na cidade de Recife.

O veículo foi localizado estacionado na frente da 8ª DP, em Cidade da Esperança, mas o policial não se encontrava na delegacia. O veículo, um GM Prima, ano 2007, foi apreendido e um inquérito foi instaurado. Matias Fernandes disse que comprou o carro por R$ 5 mil sabendo que ele tinha um débito junto a uma financeira. Foi alegado ainda que ele pretendia regularizar o débito. Mas em depoimento, ele sequer apresentou o recibo de compra. Além disso, ele não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diante dos fatos apurados no inquérito, o delegado da Deprov solicitou a prisão. O juiz Raimundo Carlyle de Oliveira Costa, da 4ª Vara, acatou o pedido. O agente recebeu voz de prisão ao se dirigir a uma audiência na Sesed, no Centro Administrativo. O policial foi preso no gabinete do secretário Agripino Neto.

Matias Fernandes foi conduzido por policiais da Deicor para uma cela na 1ª DP, em Cidade Alta, onde permanecerá à disposição da Justiça. A DP não abriga presos comuns, portanto a integridade dele está assegurada, informou o delegado Elias Nobre. Para o secretário Agripino Neto, a investigação da Polícia Civil nesse caso demonstra que instituição “corta a própria carne”.

Além do processo criminal, o agente preso responderá a um procedimento administrativo em que pode ser excluído da instituição. Na ficha funcional dele constam dois registros extremamente graves, ambos por extorsão, sendo um no ano de 1999 e outro no dia 14 de dezembro de 2004. Ele responde atualmente a um processo administrativo disciplinar na Corregedoria Geral da Sesed por extorsão.

Fonte: dnonline

Foto: Paulinho Filho




EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...