13 de março de 2017

GOVERNO DO RN MUDA LOCAL PARA CONSTRUIR NOVOS PRESÍDIOS

O governo do Rio Grande do Norte voltou atrás e anunciou, nesta segunda-feira (13), que dois novos presídios serão construídos em Afonso Bezerra. Na sexta-feira (10), a Secretaria de Justiça e Cidadania havia informado que as unidades seriam construídas na cidade de Santana do Seridó.
 
 
 
 
 
Em nota, o governo do estado comunica que Afonso Bezerra foi escolhido após a conclusão dos estudos técnicos pela Comissão para Elaboração do Plano Diretor do Sistema Penitenciário, que identificou as condições mais adequadas para receber as unidades. Cada presídio terá 603 vagas.
 
 
 
 
 
Afonso Bezerra fica na região Central do estado, a 183 km de Natal. "Além disso, é preciso destacar que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) recomenda que os presídios sejam construídos em áreas que atendam à demanda prisional considerando a população carcerária existente, e a região Central é a segunda maior demanda, atrás apenas da Grande Natal", afirma a nota.
 
 
 
 
 
Após a definição do local para construção, o governo do RN agora deverá comunicar o Depen e dará início ao processo de contratação da empresa que construirá o presídio por sistema modular. A meta do Governo do Estado é chegar ao segundo semestre de 2018 com 1.800 novas vagas no Sistema Penitenciário.

ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ ENTREGA 124 DIPLOMAS A JOVENS TÉCNICOS NO RN

Ana Flávia Carvalho de Assis é uma dos 124 novos técnicos diplomados pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na última sexta-feira (10).
 
 
 
 

 

 
 
Em fala, a aluna oradora Lilia Letícia Ferreira da Silva destacou que ao longo do período estudando na instituição ela formou uma nova família. “Ao entrar na EAJ passamos a lidar com novas pessoas, professores, funcionários e alunos que nos trouxeram ensinamentos e modificaram nossas vidas, e se tornaram nossa grande família. Impulsionados pelo sonho e pelo apoio de toda essa rede de carinho, seguimos novos passos para um futuro brilhante com a marca da EAJ no peito e no diploma”.
 
 
 

 
 
 
 
Segundo o Diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Professor Júlio César de Andrade Neto, é uma satisfação conferir o grau aos jovens técnicos da Instituição. “A Escola Agrícola de Jundiaí mantém há 67 anos a tradição na escolarização de jovens e adultos do Rio Grande do Norte. Quando foi fundada em 1949 o objetivo era ser uma Escola do futuro. Quando levamos conhecimento técnico, gratuito e de qualidade aos jovens do nosso estado estamos cumprindo este objetivo e auxiliando no desenvolvimento de nosso estado”.
 
 
 

 “A conclusão de um curso é um momento muito importante na vida de cada aluno e seus os familiares, é também importante para Instituição, o que justifica essa importância é que após anos de dedicação e esforço, o aluno sai apto a desenvolver uma atividade profissional e também preparado para prosseguir estudando. Os profissionais diplomados como técnicos nesta cerimônia são habilitados para exercer suas profissões com o selo de uma Instituição de qualidade reconhecida por todos”, aponta o Vice-reitor da UFRN, Professor José Daniel Diniz Melo.
 
 
 

Durante a solenidade, o vice-reitor anunciou melhorias na infraestrutura da Instituição através da construção de salas de aula, laboratórios, auditório e um novo ginásio poliesportivo. “Os investimentos em melhorias são fruto dos esforços da Direção da EAJ, na pessoa do Prof. Júlio César, e trará mais base para a formação técnica e ética dos futuros profissionais".

VEREADOR COM DOIS NA GARUPA BATE EM MOTO COM CASAL E OS TRÊS MORREM NO RJ

Um vereador que transportava duas pessoas na garupa de uma motocicleta morreu após uma colisão frontal com outra moto no km 54 da RJ-152, em Cantagalo, na Região Serrana do Rio. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, duas pessoas que estavam na segunda moto também morreram. O casal que estava na garupa de Ralfy Matias Moreira, de 39 anos, sobreviveu.
 
 
 
 
O casal Leonardo e Tharyne morreram no hospital (Foto: Reprodução / Facebook)
 
 
 
 
O caso ocorreu neste domingo (12), no distrito de Boa Sorte. Leonardo Vieira Timótheo, de 30 anos, e Thayrine Carvalho da Silva, de 23, chegaram a dar entrada no Hospital Municipal de Cantagalo, mas morreram no local. Já o vereador de Cantagalo morreu no local do acidente.
 
 
 
 
 
Segundo informações unidade de saúde, as outras duas vítimas são um jovem de 23 anos e um rapaz de 29, que sofreu uma fratura na perna e aguarda cirurgia. 
 
 
 
 


O caso foi registrado na 154ª Delegacia de Polícia da cidade.
 
 
 
 
Vítimas morreram em colisão frontal envolvendo duas otos (Foto: Divulgação / BPRv)
 
 
 
 
 
O corpo do vereador foi velado entre 13h30 e 14h30 desta segunda-feira (13) na sede da Prefeitura e seguiu para a quadra de esporte no distrito de Boa Sorte, onde será velado até às 17h. O vereador será sepultado no cemitério de Boa Sorte. Já o casal está sendo velado nesta segunda (13) na Igreja Batista de Euclidelândia, também em Cantagalo.
 
 
Fonte: G1/RJ.

NELTER PROPÕE BENEFÍCIOS PARA 10 MUNICÍPIOS POTIGUARES

Visando a melhoria dos serviços oferecidos à população, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) protocolou durante semana passada, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), mais de 10 requerimentos sugerindo benefícios para Acari, Alto do Rodrigues, Bodó, Caicó, Currais Novos, Jardim do Seridó, Maxaranguape, Santana do Matos, São Fernando e São José do Seridó.
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Ao Governo do Estado, Nelter solicitou através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), a instalação de restaurantes populares. Para Caicó e Currais Novos, o parlamentar pediu a segunda unidade do equipamento. Para São José do Seridó, Acari e Jardim do Seridó, o deputado reiterou a solicitação feita em junho do ano passado. Queiroz também indicou o benefício para Alto do Rodrigues e Santana do Matos. Ainda para Santana do Matos, o deputado solicitou que a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed) destine um veículo 4X4 para atender a Polícia Militar local. 
 
 
 
 

Nelter Queiroz demandou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), a reabertura do Caicó Iate Clube e dos demais balneários localizados às margens da bacia do açude Itans. Ainda para Caicó, foi proposto ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) a destinação de um carro frigorífico para atender as atividades do abatedouro público.
 
 
 
 

Por meio do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), o peemedebista requisitou ao Governo do Estado a recuperação das RNs 083 e 203, que ligam, respectivamente, o município de São Fernando à RN 288, e os municípios de Bodó a Santana do Matos. Ao DER, Nelter também sugeriu o capeamento asfáltico da parede do açude público Juvenal Medeiros, importante via de escoamento do centro de São Fernando para as comunidades rurais do município.
 
 
 
 

Por fim, Nelter Queiroz pediu a ampliação e melhoria da cobertura dos serviços de telefonia móvel oferecidos à população de Maxaranguape pelas operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo; uma vez que a cobertura existente não é suficiente para atender aos usuários, principalmente, os que residem nos distritos litorâneos de Caraúbas, Maracajaú e Barra de Maxaranguape. 

JOVEM MORRE AFOGADO EM AÇUDE NO SERIDÓ POTIGUAR

Faleceu na tarde deste domingo, (12) vítima de afogamento, o jovem Jeandro Alves, natural de Lagoa Nova. O fato ocorreu no açude de Genibaldo, localizado na zona rural de Currais Novos.
 
 
 
Jeandro foi socorrido por populares e levado às pressas para o hospital de Lagoa Nova, onde foi prontamente atendido pela equipe do SAMU a qual tentaram reanimá-lo, mas infelizmente não obtiveram êxito.
 


 Jeandro Alves residia na comunidade Baixa Verde, zona rural de Lagoa Nova.

PSB DE SANTANA DO SERIDÓ PARTICIPA DE SEMINÁRIO NO RN

PSB Estadual realiza seminário (sem crise - desafios do Gestor em tempos de recessão) no hotel Holi Day na capital do estado, e convida o PSB de Santana do Seridó para se fazer presente nas pessoas de Herasmo e Neilton Lima (integrantes da comissão do partido no município).
 
 
 
 
 
 
 
 
Com a presença de várias autoridades como o Ex senador e governador do ES Renato Casa Grande, Deputados Estaduais Ricardo Motta, Tomba, Larissa Rosado, Kelps Lima e o dep. Federal Rafael Motta, que em conversa com o PSB municipal, colocou seu mandato a disposição das demandas de Santana do Seridó, inclusive, já recebeu este ano em Brasília o prefeito Municipal, Hudson Brito. Dessa forma, o partido segue cada dia mais forte, buscando o melhor para Santana do Seridó.

ATENÇÃO! AGENDA DA ECON/PARELHAS DE 13 A 18 DE MARÇO

ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 13 a 18 de Março.




BANDIDOS INVADEM BAILE FUNK E MATAM 5 PESSOAS NO INTERIOR DO RN

Criminosos armados invadiram um baile funk, em Mossoró, e mataram cinco pessoas. Pelo menos outras cinco pessoas ficaram feridas. A chacina aconteceu no final da noite deste sábado (11). A polícia ainda investiga o que pode ter motivado o ataque no clube.
 
 
 
 
 
As vítimas estavam no evento, chamado de "Primeiro Baile de Favela", no bairro Boa Vista, quando os bandidos chegaram, entraram e começaram a atirar. Houve correria e outras pessoas acabaram baleadas ou feridas.
 
 
 
 
Os mortos foram: Eduardo Nunes Farias, de 19 anos; Eriely Amanda de Souza Neves, de 21 anos; Israel Gomes Bezerra, de 19 anos; Kaynan Gomes, conhecido como “Mc Kay”, de 16 anos; e Jocie Morais da Fonseca, de 20 anos.
 
 
 
 
Inicialmente, a polícia havia divulgado que o DJ que tovaca na festa tinha morrido no Hospital Regional Tarcísio Maia, mas, na manhã deste domingo (12), a informação foi corrigida. O DJ está entre os feridos e a vítima que morreu no hospital foi Jocie Morais.
 
 
 
 
 
Kaynan Gomes, Eduardo Nunes e Israel Gomes foram baleados e morreram no local (Foto: Reprodução / Facebook)
 
 
 

 
Entre os outros mortos, a jovem Eriely Amanda foi atingida por um tiro de espingarda na cabeça. Ela tinha sido mãe no final do ano passado. Kaynan Gomes ainda tentou correr, mas caiu morto próximo ao portão de acesso ao local do evento. Eduardo Nunes também tentou correr para se salvar, no entanto, foi perseguido e morto nas imediações do clube.
 

MORADORES DE 6 CIDADES DO RS ELEGEM NOVOS PREFEITOS

Seis cidades do Rio Grande do Sul elegeram novos prefeitos neste domingo (12). Os pleitos complementares foram realizados em Arvorezinha, no Vale do Taquari; Butiá, na Região Carbonífera; Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre; Salto do Jacuí, na Região Noroeste; São Vicente do Sul, na Região Central e São Vendelino, no Vale do Caí.
 
 
 
 
 
Novas eleições ocorreram em seis cidades do Rio Grande do Sul neste domingo (12) (Foto: Lahis Welter/RBS TV)
 
 
 
 
 
A  votação ocorreu porque os candidatos mais votados em 2016 tiveram seus registros cassados pela Justiça eleitoral. "Nesses municípios, o problema foi o registro irregular do prefeito que foi eleito. Então, por isso, tivemos pressa em julgar para não ficar prefeito interino", explica a desembargadora Liselena Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
 
 
 
 
Fonte: G1/RS - Foto: Lahis Welter/RBS TV.

MUNICÍPIOS QUE RECEBERÃO PROJETOS DE REUSO DE ÁGUA SERÃO VISITADOS

Como mais uma etapa da implantação do Projeto de reuso de água em municípios do Seridó, nesta segunda e terça-feira, (13/14) uma delegação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, Instituto Nacional do Semiárido, Agência Nacional de Águas, ADESE, dentre outros visitará os municípios contemplados com o projeto.
 
 
 
 
 
 
 
 
O objetivo já é trabalhar junto aos prefeitos o instrumento jurídico para viabilizar o projeto com a opção de viabilizar um contrato de gestão. Nesta segunda-feira (13), as visitas serão em Serra Negra do Norte pela manhã, e a tarde em São Fernando. Já na terça (14) pela manhã será visitada a cidade de Jucurutu.
 
 
 
 
 
Antes destas visitas acontecerem, os prefeitos Sérgio Fernandes (Serra Negra), Polion Maia (São Fernando) e Valdir Medeiros (Jucurutu) participaram de uma reunião na sede do INSA, em Campina Grande (PB),  
 
 
 
 
 
O projeto de reuso de água está contido no Plano de Recursos Hídricos da bacia e deve uma luta de toda a sociedade para que possamos utilizar mais um instrumento de economia de água. Veja que estamos enfrentando um longo período de escassez e para aprendermos a conviver com a seca também precisamos aprender a reusar a água da forma adequada”, destacou Procópio Lucena, presidente do CBH PPA. 

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...