17 de julho de 2017

SETHAS PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

Os 50 empreendimentos econômicos solidários, acompanhados pelo projeto Economia Solidária RN (Ecosol-RN), por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (Sethas-RN), em parceria com Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), participarão do curso de formação modular em Economia Solidária, que será realizado de julho a setembro, em Natal e Mossoró.
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
Dividido em quatro módulos semanais de 16h, o curso terá cinco turmas de 40 participantes, beneficiando 200 pessoas. Os participantes aprenderão assuntos como organização administrativa e financeira, comercialização e marketing, formação de preços, entre outros.
 
 
 
 
 
 
O curso começará a ser realizado, em Mossoró, nos dias 18 e 19, das 8h às 17h, no Hotel Casa Blanca e irá contemplar o território Assú-Mossoró, beneficiando 10 empreendimentos. Para os outros quatro territórios (Agreste-Litoral Sul, Grande Natal, Mato Grande e Trairí), o curso será ministrado em Natal, no Hotel Monza, a partir do dia 25.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
É um curso intenso que vai ajudar na administração interna desses empreendimentos, criar novas ferramentas que facilite na comercialização dos produtos e consequentemente gerar mais renda para as associações e cooperativas”, enfatiza o coordenador do Projeto Economia Solidária, Marcos Leonez.
 
 
 
 
 
 
Economia Solidária tem como finalidade promover ações integradas e articuladas que possibilite a construção de alternativas de geração de emprego e renda para 1 mil famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, através de ações de capacitação, fomento e organização social, formação de redes de produção e comercialização, geração de finanças solidária, incubação de empreendimentos e assessoria técnica e gerencial.

DOIS MORREM DURANTE TIROTEIO ENTRE FACÇÕES RIVAIS EM FAVELA EM CIDADE DO RN

Dois homens morreram baleados na noite deste domingo (16) em Mossoró, região Oeste potiguar, durante um tiroteio que envolveu pelo menos 15 pessoas, informou a polícia. O caso aconteceu na comunidade conhecida como Favela do Fio, no bairro Santa Delmira.
 
 
 
 
As vítimas foram identificadas como Marcelo Martins da Silva e Paulo Mendes Rodrigues da Costa.
 
 
 
 
De acordo com relato de moradores, o crime aconteceu por volta das 20h. O tiroteio envolveu entre 15 e 20 homens. Segundo a Polícia Militar, a suspeita é de uma briga entre facções criminosas rivais.
 
 
 
 
 
 
"Essas foram as primeiras informações que chegaram para nós, depois que o crime aconteceu, mas só a investigação da Polícia Civil pode confirmar", disse o comandante do 2º Batalhão da PM, major Maximiliano Luiz.
 
 
 
 
Em meio aos tiros, um homem que passava pelo local foi atingido por uma bala no braço, mas passa bem.
 
 
 
 
Uma das vítimas, Marcelo Martins da Silva, já teve passagem pela Penitenciária Mário Negócio em Mossoró e também pelo Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.
 
 
 
 
A PM ainda não localizou os outros envolvidos no tiroteio.

VIVALDO COSTA PEDE AO GOVERNO PARA PERFURAR POÇO NA ZONA RURAL DE CAICÓ

Com base no Regimento Interno da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Casa solicitando ao Governo do Estado a perfuração de um poço tubular no Sítio Várzea Alegre, no município de Caicó. O requerimento foi encaminhado ao secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Ivan Júnior, e ao governador do Estado Robinson Faria (PSD).
 
 
 


Em virtude da situação precária em que vive o homem do campo, com as dificuldades que assolam o Nordeste brasileiro, como a seca e a falta de incentivos, solicito a perfuração do poço em questão, como forma de amenizar o problema da falta de água a potiguares que precisam da ação imediata do Poder Público”, justificou o parlamentar.
 
 
 


De acordo com o documento apresentado pelo mandato do deputado Vivaldo Costa, caso o Governo atenda a sua reivindicação, perfurando o poço em Caicó, dezenas de famílias serão beneficiadas. “A intenção é proporcionar uma melhor qualidade de vida a esses cidadãos”, concluiu o deputado em sua justificativa.

CHACINA! HOMENS ENCAPUZADOS MATAM 4 ELEMENTOS ENVOLVIDOS COM O TRÁFICO DE DROGAS NO RN

Quatro pessoas foram mortas a tiros na madrugada desta segunda-feira (17) no distrito de Canto de Moça, na zona rural de Ielmo Marinho, município da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, as vítimas estavam em duas casas que foram cercadas por homens encapuzados.
 
 
 
 
 
 
 
 
As residências ficam perto da Escola Municipal Professora Maria Ivone Moreira. Alguns ainda tentaram fugir correndo, mas foram alcançados e baleados. Os criminosos usaram uma espingarda calibre 12. Os disparos foram feitos na cabeça e rosto das vítimas.
 
 
 
 
 
Até o momento, dois dos quatro mortos foram identificados oficialmente: Leandro Cabral da Silva, de 27 anos, e Antônio Andrade de Freitas, de 21. Os outros dois, que estavam sem documentos, foram reconhecidos apenas como Wellington (chamado de 'Dente de Ouro') e Daniel (o 'Daco').
 
 
 
 
 
A Polícia Civil acrescentou que os mortos teriam envolvimento com o tráfico de drogas e roubos cometidos na região.
 
 
 
 
Ninguém foi preso.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE JARDIM DO SERIDÓ VAI REALIZAR I COLÔNIA DE FÉRIAS

De 20 a 28 de julho, crianças e adolescentes jardinenses irão participar da I Colônia de Férias realizada pela Secretaria de Assistência Social do município.
 
 
 
 
 
 

 
Com o total apoio da Prefeitura de Jardim do Seridó, serão oferecidos aos participantes diversas atividades lúdicas e educacionais, como também, de lazer e entretenimento, que incluem, cinema, a mais bela voz, gincanas, torneios de futebol, atletismo, campeonato de ping pong e oficinas que contemplam conteúdos no âmbito da arte, cultura e esporte. Os lanches que serão oferecidos a todos, foi elaborado pela nutricionista da SEMTHAS.
 
 
 

 
O projeto recebe o apoio da Secretaria de Assistência Social (SEMTHAS), da equipe técnica do CRAS, CREAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

DETENTOS DE MOSSORÓ RECEBEM CERTIFICADOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ

Em Mossoró, 24 apenados do regime semiaberto do Complexo Penal Estadual Mário Negócio receberam certificados de capacitação profissional na última semana. Os apenados foram certificados pela Escola Agrícola de Jundiaí da UFRN através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
 
 
 
 
 
 

Incluir os apenados através de cursos profissionalizantes é assegurar o direito básico à educação. Oferecemos uma oportunidade única de inclusão social e profissionalização para esses jovens. Nós da Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN estamos satisfeitos em oportunizar a capacitação profissional a essas pessoas que agora podem trilhar novos caminhos para suas vidas”, afirma o Coordenador Geral do Pronatec Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, Prof. João Inácio da Silva Filho.
 
 
 
 

 
Ao longo de 160 horas, os detentos desenvolverem conhecimentos na área de energia elétrica e suas tecnologias no curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Na formação, os participantes contaram com aulas expositivas, atividades práticas, visitas técnicas e também desenvolveram apresentações de seminários. As ações foram desenvolvidas na área interna do complexo penitenciário. 
 
 
 

Na Penitenciária Estadual e no Centro de Detenção Provisória Feminina, ambos em Parnamirim, 26 apenados também vão receber os certificados de conclusão de cursos de formação profissional nas próximas semanas. Nas unidades foram ofertados os cursos de Operador de Processamento de Pescado e Pintor de Obras Imobiliárias, este utilizando a metodologia inovadora do Programa Mulheres Mil que trabalha a elevação da autoestima, saúde, direitos da mulher, além de inclusão digital e empreendedorismo, garantindo assim uma formação cidadã às participantes.
 
 
 
 
Para a diretora do Diretora do CDP Feminino, Thábatta Morais Araujo, realizar a promoção de cursos profissionalizantes para as apenadas é uma importante ferramenta de ressocialização. “Ao inserirmos os apenados em projetos de educação e capacitação profissional, conseguimos provocar mudanças no seu comportamento dentro da prisão. A oferta de cursos profissionalizantes nas unidades prisionais é uma excelente proposta para o reingresso social das apenadas. Ficamos muito felizes em promover essa capacitação pela segunda vez em nossa unidade”.­
 
 
 

Cidadania
 
Criado em 2013, a oferta de cursos profissionalizantes nas unidades prisionais, denominada Pronatec Presídios é uma iniciativa que busca promover a ressocialização de detentos. Esta oferta exclusiva já beneficiou mais de 25 mil apenados em todo o Brasil. Entre os cursos ofertados, os mais buscados são da área de infraestrutura, como pedreiro e carpinteiro.
 
 

No RN, a Escola Agrícola de Jundiaí oferta cursos para o sistema penitenciário de Assistente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Arquivo, Operador de Beneficiamento de Pescado e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão desde 2015 em unidades localizadas em Natal, Mossoró, Parnamirim, Nísia Floresta e Caicó. A cada 12 horas estudadas os participantes tem pena reduzida em um dia. 

TRAFICANTE PROCURADO PELA INTERPOL EM 52 PAÍSES É PRESO EM CONDOMÍNIO DE LUXO EM SP

O traficante internacional de drogas Fábio Dias dos Santos, de 31 anos, foi preso neste domingo (16) em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Ele era procurado pela Interpol por fazer parte de uma organização criminosa investigada pela Polícia Federal desde 2013, nas operações Hulk e Oversea, que tinha como foco o tráfico de drogas via Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Havia mandados de prisão contra ele em 52 países.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neste domingo, durante uma operação, equipes da Força Tática da Polícia Militar receberam a informação que um traficante internacional estaria em Peruíbe. Eles foram até a residência indicada, no condomínio fechado Bougain Ville IV, e encontraram o suspeito. Fábio confirmou ser procurado pela Justiça.
 
 
 
 
O traficante fazia parte de uma organização criminosa investigada pela Polícia Federal desde 2013, nas operações Hulk e Oversea, que tinham como foco o tráfico de drogas via Porto de Santos. Em 2015, sete acusados foram presos preventivamente. Os mandados foram solicitados pela PF e, com a concordância do Ministério Público Federal, foram emitidos pela Justiça.
 
 
 
 
 
Em agosto de 2015, a decisão da 5ª Vara Federal de Santos condenou, além de Fábio Dias dos Santos, André de Oliveira Macedo, o André do Rap, Leandro Teixeira de Andrade, do Portuga, Jefferson Moreira da Silva, o Dente e Luciano Hermenegildo Pereira. Apenas Portuga se encontrava preso. O juiz também pediu que os foragidos fossem incluídos na lista da Interpol.
 
 
 
 
 
Na residência onde estava Fabio, em Peruíbe, os policiais também encontraram documentos sobre os contêineres com drogas, inclusive, de alguns navios que estão parachegar no Porto de Santos. Ele deve ser levado, nesta segunda-feira (17), para a Polícia Federal, em Santos.

PROGRAMA DE RÁDIO DA SETHAS ESTREOU NESTA SEGUNDA-FEIRA

Nesta segunda-feira estrou no rádio o “Programa do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Norte”, mais um canal de prestação de contas das ações da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
 
 
 
 
 
O programa tem dois minutos e meio e será veiculado semanalmente nas rádios Agreste (107,5 FM), Potengi (1210 AM) e Monte Alegre (87,9 FM). No programa de estreia, a secretaria Julianne Faria fala sobre o Restaurante Popular, que foi ampliado de 24 para 32 unidades e terá novas inaugurações até o final do ano.

VEREADOR JARDINENSE RONALTTY NERI CONCEDE ENTREVISTA NESTA SEGUNDA A TV METROPOLITANA

O Vereador Ronaltty Neri concederá nesta segunda-feira,(17), uma entrevista exclusiva a TV Metropolitano de Natal, às 11h:30min, no programa S.O.S. com o jornalista Genésio Pitanga.

 
 




 
Na pauta, o edil irá falar sobre alguns projetos desempenhados pelo seu mandato na Câmara Municipal de Jardim do Seridó, além de destacar a importância do jovem na política brasileira. Em contato com o blog, Ronaltty destacou, “que trata-se de um momento ímpar em sua vida, pois, em apenas 07 meses de mandato, o nosso trabalho passa a ter reconhecimento estadual, fato esse que me motiva ainda mais para trabalhar em favor do povo jardinense”.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE REALIZAM CD COLETIVO NAS UBS EM JARDIM DO SERIDÓ

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um Crescimento e Desenvolvimento (CD coletivo) com mães de recém-nascidos na Unidade Básica de Saúde - UBS V. Esteve à frente da ação a enfermeira Zeuny Azevedo e a nutricionista do NASF Gislani Toscano.


 

 
 

No encontro foram abordados assuntos relacionados à nutrição e desenvolvimento das crianças.
 
 
Foi um momento muito participativo onde as mães puderam expressar suas experiências e dúvidas em relação à temática.

NAMORADO CONFESSA CRIME E MOSTRA LOCAL AONDE CONSELHEIRO TUTELAR FOI ENTERRADO NO RN

O corpo de um conselheiro tutelar da cidade de Alexandria, na região Oeste potiguar, foi encontrado enterrado na noite deste domingo (16) em um sítio na zona rural do município. Raphael Gonçalves estava desaparecido fazia 21 dias. Um jovem de 21 anos, que seria namorado da vítima, foi preso.
 
 
 
 
 
 
Segundo o delegado Célio Fonseca, existe um vídeo com as últimas imagens de Raphael com vida. Ele mostra o conselheiro e o suspeito juntos.
 
 
 
 
 
Ainda de acordo com o delegado, após ser ouvido, o suspeito relatou que tinha um relacionamento com Raphael, e que o conselheiro tutelar queria expor o namoro dos dois, mas ele não queria. O suspeito contou que, por causa disso, começou a ser ameaçado, e que matou Raphael para se defender. Foi o próprio suspeito quem revelou o local onde o corpo estava enterrado.
 
 
 
 
 
O corpo de Raphael Gonçalves foi encontrado em uma cova rasa, e estava sem o braço esquerdo.
 
 
 
 
 
O jovem preso vai ficar detido no Centro de Detenção Provisória de Patu, também na região Oeste do estado.

TRAGÉDIA! ACIDENTE GRAVE DEIXA 3 MORTOS E 1 GRAVEMENTE FERIDO NO SERIDÓ POTIGUAR

Três pessoas morreram e uma foi socorrida em estado grave após uma colisão envolvendo duas picapes no final da noite deste domingo, (16) na RN-288, entre as cidades de Acari e Cruzeta, na região Seridó.
 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo informações, morreram no acidente,  Moabson Wagner Aquino, dono de um açougue em Acari. Ele morava em Cruzeta, e diariamente fazia o trajeto entre as duas cidades, Pedro Luís, "Manoel Cabiramba".
 
 
 
 
A pessoa que foi socorrida foi encaminhada para Natal não teve o nome divulgado.

"VÓ, PAPAI MATOU MAINHA", DIZ CRIANÇA DE 04 ANOS APÓS PRESENCIAR CRIME NO INTERIOR DO RN

"Vó, papai matou mainha". Esse foi o relato de uma criança de 04 anos de idade à própria avó na madrugada deste domingo (16), em João Dias, na região do Alto Oeste potiguar. A informação é do delegado Célio Fonseca, da Delegacia de Polícia de Alexandria.
 
 
 
 
O pai do menino foi preso. Ele é suspeito de ter matado a tiros Lidiane Oliveira da Silva, de 22 anos, por volta da meia-noite. O casal estava separado há alguns meses, segundo a polícia. Ela sofria ameaças e chegou a prestar queixa contra ele.
 
 
 
 
O mecânico também era investigado de ter incendiado o imóvel onde Lidiane morava, no dia 22 de junho.
 
 
 
 
O assassinato aconteceu por volta de meia-noite, no conjunto São Geraldo, na zona urbana de João Dias. "A mãe dela mora perto da casa, cerca de 50 metros, e ouviu barulho de tiros, mas voltou a dormir", informou o delegado. A mulher só descobriu que a filha tinha sido morta por volta das 3h, quando o neto chegou sozinho na casa dela e relatou o crime.
 
 
 
 
 
De acordo com a polícia, a vítima dormia dentro de casa com os dois filhos dela e do suspeito. O mais velho tem quatro anos e 11 meses. O mais novo, dois anos e dois meses.
 
 
 
 
 
O mecânico teria arrombado a porta e executado a ex-mulher, fugindo em seguida.
 
 
 
 
 
A partir do relato do menino, a polícia partiu à procura do suspeito e o encontrou na casa do pai, dormindo, por volta das 4h. "Ele negou o crime. Mas como temos o testemunho informal da criança e todas as suspeitas anteriores, prendemos ele em flagrante", informou o delegado Célio Fonseca.
 
 
 
 
O delegado afirmou que não pode colher depoimento da criança e que ela foi encaminhada para um centro de assistência social.
 
 
 
 
A arma do crime ainda não foi localizada. "Estamos colhendo provas técnicas, como residuogramas, manchas de sangue, entre outras", explicou. O homem deverá ser encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Patu.

ATENÇÃO! AGENDA DA ECON/PARELHAS DE 17 A 22 DE JULHO

ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 10 a 22 de Julho.




SEIS MESES APÓS MASSACRE, 78 PRESOS SEGUEM FORAGIDOS EM MANAUS

Dos 225 presos fugitivos do massacre ocorrido na virada do ano, 78 seguem foragidos, conforme levantamento da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap). Desde janeiro, alguns presidiários foram recapturados e outros foram assassinados na cidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
As fugas ocorreram durante o segundo maior massacre em cadeias do Brasil. Na ocasião, 56 detentos foram mortos, muitos decapitados. Os presos fugiram entre o dia 1º e 2 de janeiro no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).
 
 
 
 
 
Após as mortes nas cadeias, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) transferiu, emergencialmente, 284 presos para a então desativada Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, onde houve outro motim, além de fugas e mortes. Presos apontados como líderes da matança foram levados para presídios federais fora do estado.
 
 
 
 
 
Após a crise carcerária no estado, a Força Nacional foi acionada e continua na barreira de acesso ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim, onde a maioria dos detentos foram assassinados.
 
 
 
Fonte: G1/AM.

ATLETA SERIDOENSE VENCE ULTRAMARATONA DO RN

O atleta caicoense Stephenson Rodrigo venceu, neste sábado (15), a ultramaratona Desafio 80K Natal/Touros. Para participar da competição, ele contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caicó. 
 


O Município de Caicó está apoiando os atletas que estão competindo no Rio Grande do Norte e outros estados. E a gestão vai ampliar esse apoio em 2018, através da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), aprovada com as emendas da Câmara Municipal”, disse o prefeito Batata Araújo.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...