9 de outubro de 2017

HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE TÁXI NO RN

Um homem foi morto a tiros dentro de um táxi na manhã desta segunda-feira (9) na Zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu na avenida Santarém, no bairro Nossa Senhora da Apresentação. A vítima ainda não foi identificada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ainda de acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 9h na altura do conjunto Vale Dourado. O homem estava no banco do carona em um táxi de Extremoz, com cinto de segurança.
 
 
 
 
Ainda não há relatos oficiais de como o crime aconteceu.



Fonte: G1/RN - Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi.

MORO DETERMINA À DEFESA DE LULA QUE ESCLAREÇA EXPRESSAMENTE SE TEM ORIGINAIS DE RECIBOS CONTESTADOS PELO MPF

O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta segunda-feira (9) que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esclareça se possui os originais dos recibos que comprovam o pagamento de aluguéis de um apartamento vizinho ao que o petista mora, em São Bernardo do Campo. Caso eles existam, o juiz determinou que eles sejam entregues.
 
 
 
 
 
A propriedade do apartamento faz parte da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), que acusa o político de receber propina da Odebrecht. De acordo com a denúncia, o imóvel foi comprado por Glaucos da Costamarques, a pedido do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.
 
 
 
 
O apartamento é alugado pela família do ex-presidente há vários anos e abriga atualmente os seguranças que fazem a escolta pessoal do petista.
 
 
 
 
Para os procuradores, Costamarques comprou o apartamento com dinheiro da Odebrecht. A denúncia afirma que a compra do imóvel seria um pagamento de propina ao ex-presidente, em decorrência dos contratos que a empreiteira mantinha com a Petrobras.
 
 
 
 
 
Para contestar a versão, a defesa de Lula apresentou os recibos, para comprovar que a família de Lula paga os aluguéis regularmente. As datas são de 2011 a 2015. Alguns dos recibos possuem erros de grafia semelhantes, além de datas que não constam no calendário.
 
 
 
 
 
A defesa de Glaucos da Costamarques, que também é réu no mesmo processo, afirmou ao juiz Sérgio Moro que o cliente assinou todos os recibos em um único dia, a pedido do advogado de Lula, Roberto Teixeira, no fim do ano de 2015. Naquela ocasião, Costamarques estava internado em um hospital de São Paulo, para fazer um tratamento cardíaco.

QUEDA DE AVIÃO EM ÁREA RESIDENCIAL DEIXA TRÊS MORTOS NO INTERIOR DE SP

Um avião de pequeno porte caiu no quintal de uma casa no Jardim Alto Rio Preto, em São José do Rio Preto (SP), no início da tarde desta segunda-feira (9). As três pessoas que estavam dentro da aeronave morreram.
 
 
 
 


 
 
Segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, as três vítimas são Caique Caciolato, Allyson Lima dos Santos Verciano e William Rayes Sakr, que consta no site da Anac como proprietário do avião.
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com os bombeiros, havia pessoas na casa, mas nenhum morador ficou ferido.
 
 
 
 
 
 
 
O avião caiu na casa de número 274 da rua Noruega, a cerca de 300 metros do aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino, onde pousaria depois de sair de Tangará da Serra (MT). Não há informações sobre o que causou a queda.
 
 
 
 
A direção do aeroporto informou que a aeronave tinha partido para a cidade matogrossensse na sexta-feira e estava retornando nesta segunda.

EXPOSIÇÃO MULHERES BONITAS COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA, (09), EM NATAL

A I Expo Mulheres Bonitas será aberta na noite desta segunda-feira (09) às 19 horas no Praia Shopping. A mostra relata a superação de 23 pacientes oncológicas que se apresentam com determinação após a passagem por uma experiência que exige muita confiança tanto em si quanto aos procedimentos médicos.  As fotografias de rosto retratam a alegria pela vida e, de certa forma, é uma comemoração pela transformação ocorrida com cada uma delas após a experiência de uma doença dolorosa, mas curável.
 
 
 
 
 

 
 
 
Das 23 mulheres retratadas, 19 foram acometidas pelo câncer de mama e as quatro restantes se dividem entre o câncer de útero, endométrio, intestino e um tipo raro e incurável diagnosticado como leiomiosarcoma (ou câncer das partes moles). “Mesmo o Outubro Rosa sendo alusivo ao câncer de mama, incluímos pacientes de outros tipos da doença porque vimos nelas a vontade de levar essa mensagem de vida e de superação que tanto estimamos”, explicou a criador do Grupo Bonitas Adilza Holanda, e também responsável pela realização da exposição.
 
 
 

A I Expo Mulheres Bonitas vai percorrer alguns shoppings da cidade com o objetivo de atingir um maior e mais diversificado público feminino e assim desmistificar a doença a respeito da finitude, ao mesmo tempo em que reforçará o alerta a respeito da prevenção do câncer. 
 
 
 
 

 
I Expo Mulheres Bonitas não tem fins lucrativos, todos envolvidos na organização são voluntários, o que inclui a equipe de seis fotografas formada por Ana Cláudia Albuquerque, Eleonora Marques de Siqueira, Katherine Carvalho, Rose Medeiros, Sônia Regina e Verônica Barreto que se uniram em um mutirão para realizar as sessões de fotos expostas neste exemplar e na mostra itinerante. 
 
 

GOVERNO FAZ PARCERIA COM SETOR PRIVADO PARA INCORPORAR 5 MIL CÂMERAS DE VIGILÂNCIA AO CIOSP

Uma nova ação do Governo do Estado vai permitir a integração de cinco mil câmeras de vigilância ao Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). Para isso foi assinado nesta segunda-feira, 09, o termo de cooperação "Conectados com a Segurança" com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL).
 
 
 
 

 

 
 
No ato de assinatura, o governador Robinson Faria lembrou que desde o início a atual gestão vinha buscando essa parceria com o setor privado. "Agora concretizamos essa colaboração e a CDL abre caminho para ampliarmos a integração dos sistemas de vigilância privado na luta contra o crime", afirmou o Governador.
 
 
 
 

 
 
 
 
Robinson também citou o acatamento de sua sugestão pelo presidente da República Michel Temer, em promover reunião específica dele, da presidente do Supremo Tribunal Federal e dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados com os governadores para tratar exclusivamente da segurança pública. Essa reunião vai acontecer no final deste mês, no Acre. "A insegurança pública hoje é resultado da falta de uma política pública nacional de segurança. É preciso a soma de esforços da União, dos Estados e dos municípios e uma grande ação envolvendo esporte, lazer, cultura e campanhas educativas em promoção da cidadania", defende.
 
 
 
 
 

Todos os setores produtivos da sociedade civil e condomínios residenciais poderão integrar as imagens das suas câmeras voltadas para as ruas. Isso permitirá uma ampla cobertura da cidade. O termo de cooperação assegura o sigilo da origem das imagens cedidas.
 
 
 
 

Hoje 20 câmeras do setor privado estão integradas ao Ciosp. A perspectiva é de outras cinco mil venham a ser integradas. "Nós temos tecnologia e recursos humanos capacitados para este trabalho. Nosso propósito é interligar toda Natal", informou a secretária de Segurança, Sheila Freitas.
 
 
 

O presidente da CDL, Augusto Vaz considerou o acordo assinado com o Governo do Estado "um grande passo para melhorar a segurança".  Ele disse que há 11 anos a CDL discutia essa integração que agora é concretizada.

APÓS ATAQUE A CARRO DA GUARDA MUNICIPAL DE NATAL, SUSPEITO MORRE EM TROCA DE TIROS COM A PM

Um homem ainda não identificado morreu após trocar tiros com equipes do Bope e o Batalhão de Choque da Polícia Militar no início da manhã deste domingo (8) na Favela do Mosquito - comunidade carente do bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal.
 
 
 
 
De acordo com a assessoria de imprensa da PM, os militares foram até o local depois que um carro da Guarda Municipal de Natal, que passava na região por volta das 5h, foi alvo de tiros dos criminosos que dominam a região.
 
 
 
 
A equipe da Guarda Municipal deixou o local e acionou reforço da Polícia Militar. "Quando a PM chegou lá, foi recebida a tiros pelos suspeitos. Um deles foi baleado e levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas não resistiu", afirmou o tenente-coronel Eduardo Franco.
 
 
 
Ainda de acordo com a PM, ninguém foi preso.
 
 
 
Fonte: G1/RN.

MAIS UMA CRIANÇA VÍTIMA DE ATAQUE EM CRECHE MORRE EM HOSPITAL DE BH

Um garoto de 5 anos vítima do ataque à Creche Gente Inocente morreu na madrugada desta segunda-feira (9) no Hospital de Pronto Socorro João XXIII, no bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Promoção Social de Janaúba. Com a morte de Matheus Felipe Rocha dos Santos sobe para 11 o número de mortos da tragédia – nove crianças e dois adultos.
 
 
 
 
 
 
 
 
Oito feridos da tragédia da creche de Janaúba estão internadas no João XXIII - seis crianças e duas professoras. Três crianças estão internadas no Hospital Municipal Odilon Behrens. De acordo com o hospital, duas deixaram o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e foram transferidas para a pediatria do hospital. Já no Hospital Infantil João Paulo II tem duas crianças, que também deixaram o CTI.
 
 
 
 
 
Onze crianças e duas mulheres seguem internadas em hospitais da capital mineira: no João XXIII há duas mulheres e sete crianças em estado grave; no Hospital Infantil João Paulo II há duas crianças internadas no Odilon Behrens são três crianças.
 
 
 
 
 
No fim da tarde deste sábado, o Hospital de Pronto Socorro João XXIII divulgou um novo boletim e informou que duas das sete crianças internadas na unidade respiravam sem aparelhos.
 
 
 
 
 
Em Janúba, 14 crianças, vítimas do ataque, receberam alta do hospital na manhã deste sábado (7). Segundo a pediatra, todas as crianças que estavam no hospital Fundajam receberam alta. "Elas estão saindo com uma folha com orientações, caso sinta algum sintoma estamos pedindo para retornar ao hospital. As crianças ficaram em observação porque tiveram contato com a fumaça, alguns aparesentaram tosse leve. Todos estão indo bem pra casa", disse a pediatra Cintia Neres Brandão Freitas.
 
 
 
 
 
Em Montes Claros, também no Norte do estado, há feridos internados em um hospital.
 
 
 
 
 
A creche foi incendiada pelo vigia na quinta-feira (5). Damião Soares dos Santos jogou álcool no local, ateou fogo nas crianças e nele mesmo.

HOMEM É PRESO POR SUSPEITA DE ESTUPRAR A PRÓPRIA FILHA NO OESTE DO RN

A equipe de policiais civis de Assu prendeu em flagrante delito, neste sábado (07), Egídio Damião Fernandes, 45 anos, suspeito de ter estuprado sua filha de 21 anos de idade. A vítima procurou a delegacia para noticiar os crimes e requereu as medidas protetivas, que foram encaminhadas ao Poder Judiciário.
 
 
 
 
 
O suspeito já responde processo criminal, também por estupro e tendo como vítima outra filha, que após denunciar os abusos sofridos, abandonou a casa da família. Egídio foi colocado em liberdade no mês de agosto passado e, segundo informações, a policia passou a receber novas denúncias de violência, agora contra outra filha. 
 
 
 
 
 
Egídio Damião foi preso em flagrante e, depois dos procedimentos na delegacia de Assu, já foi encaminhado ao Poder Judiciário. O caso de violência foi descoberto em razão da participação de terceiros que se sensibilizaram com os relatos da vítima de constantes abusos e por não estarem sob o domínio que recobria a família.

MULHER É ASSASSINADA A FACADAS PELO EX-MARIDO DENTRO DE VIATURA POLICIAL MG

Uma mulher de 30 anos foi assassinada a facadas pelo ex-marido dentro de uma viatura da Polícia Militar na noite de sábado (7), próximo a Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.
 
 
 
 
 
 
 
 
A atendente Laís Andrade Fonseca chamou a polícia após descobrir que o ex-companheiro, de 34 anos, tinha instalado uma câmera dentro de sua casa, no município de Pavão.
 
 


Ela foi até o quartel da polícia e registrou a denúncia. A câmera estava instalada no banheiro da sua casa e as imagens eram gravadas em tempo real. De acordo com o boletim de ocorrência, Laís temia que o ex-marido divulgasse imagens dela e de seu filho, de 8 anos.
 
 


O homem admitiu aos policiais que instalou a câmera no banheiro da ex-esposa porque queria descobrir se ela estava em um novo relacionamento.
 
 


Os dois estavam sendo conduzidos de Pavão para a delegacia de Teófilo Otoni – quase 100 quilômetros de distância – no banco de trás de uma viatura da PM. Quando estavam próximos do perímetro urbano de Teófilo Otini, na BR-116, o homem atacou a ex-esposa com uma facada no pescoço.
 
 


Logo depois ele golpeou seu próprio pescoço e pulou da viatura em movimento. Ele foi capturado e preso. Após ter sido atendido por uma equipe do SAMU e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento, foi encaminhado ao presídio em Teófilo Otoni.

 
 
Laís não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da viatura policial. Segundo o boletim, os militares revistaram o homem antes de entrar na viatura.

 
 
Não foram dados detalhes sobre como ele conseguiu levar a arma para dentro da viatura e o motivo de o casal ter sido deixado um ao lado do outro na viatura.

 
 
Segundo a delegacia de Polícia Civil da Teófilo Otoni, os militares revistaram o homem antes de entrar na viatura, mas ele teria passado em casa para pegar documentos e deve ter pegado a arma nesse momento sem ser notado pelas militares. O batalhão da PM de Teófilo Otoni não atendeu as ligações da reportagem.

 
 
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

ATENÇÃO! AGENDA DA ECON/PARELHAS DE 09 A 14 DE OUTUBRO

ECON, (soluções para empresas e pessoas), de Parelhas/RN, divulga agenda de atendimentos, constando datas, e tipos de especialidades dos seus profissionais, de 09 a 14 de Outubro.





NA FESTA DO BOI, GOVERNADOR APRESENTA BALANÇO DOS MAIS DE R$ 150 MILHÕES JÁ INVESTIDOS NO SETOR AGROPECUÁRIO

Mesmo em meio a uma estiagem que perdura sete anos e diante de uma crise econômica no país, a agropecuária potiguar vem apresentando resultados de excelência e avanços positivos. Como prometido em reunião anterior com representantes do setor, o governador Robinson Faria esteve na 55ª edição da Festa do Boi, neste domingo (8), e apresentou um balanço das ações no setor agropecuário.
 
 
 
 
 
 
 
 
"Temos muito a prestar contas. São mais de R$ 150 milhões investidos no setor nos últimos anos", destacou Robinson. O chefe do Executivo estadual ressaltou que o RN vem batendo anualmente o recorde nas exportações de frutas. Em 2016, por exemplo, o estado registrou o valor de U$S 135 milhões em volume de frutas exportadas. “Os fruticultores estão migrando de outros estados para o RN por encontrar um ambiente favorável e com segurança jurídica para produção”, disse Robinson. Ele recordou que mais de cinco municípios potiguares foram reconhecidos como livres de Moscas das Frutas, ampliando a área para produção e exportação.
 
 
 
 
Além disso, o RN está apto a exportar frutas para novas fronteiras como Argentina, Chile, EUA e China, com negociações em curso. A comercialização local também ganhou investimento com a abertura da Central da Agricultura Familiar, beneficiando diretamente 1.200 agricultores.
 
 
 
 
Se compararmos com os outros estados brasileiros, mesmo com a seca que enfrentamos, o Rio Grande do Norte apresentou o maior percentual de contratações de trabalhadores no setor agrícola entre todos os estados do país e o menor percentual de demissões, proporcionalmente. Em números absolutos, o RN é o estado que mais gerou emprego direto na agropecuária”, destacou o governador. Robinson lembrou que esse cenário é resultado das muitas ações de governo que estão sendo feitas nesses quase três anos de gestão.
 
 
 
 
Sobre outras atividades importantes para a economia do estado, o governador lembrou que foi sancionada a Lei dos Queijos Artesanais, formalizando mais de 500 pequenas queijeiras. "Essa lei já está servindo de modelo e vem sendo copiada em todo o país", enfatizou.
 
 
 
 
Robinson disse, ainda, que este ano devem ser retomadas as obras para conclusão do terminal pesqueiro de Natal, paralisadas há mais de cinco anos. "Conseguimos superar a burocracia e trazer o terminal para o domínio do Estado, para incentivar fortemente a pesca do atum e a pesca artesanal".
 
 
 
 
Na pecuária, o governo está apoiando mais de 12 exposições agropecuárias em todas as regiões do estado. Sobre o rebanho potiguar, Robinson enfatizou que recordes estão sendo batidos nos índices de vacinação da aftosa. "Saímos de 79% em 2014 para 97.5% em 2016, o maior índice do Nordeste e um dos maiores índices do Brasil". O resultado da vacinação da Aftosa permite que o rebanho potiguar circule livremente no país.
 
 
 
 
O governador destacou a implantação da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA eletrônica) de bovinos, ovinos e caprinos e anunciou que entregará ainda neste ano cinco novos abatedouros e outros cinco no primeiro semestre de 2018, ação fundamental no incentivo da cadeia da pecuária de corte.
 
 
 
 
Na agricultura, Robinson ressaltou que o governo vem apoiando cerca de 40 associações de agricultores que trabalham com agricultura irrigada, com mais de R$ 13 milhões em financiamento de equipamentos para os produtores, bem como tem apoiado a recuperação da cajucultura, com mais a distribuição programada de mais de um milhão de mudas que beneficiarão 1.800 produtores.
 
 
 
 
Na Pesca e na Aquicultura, o governo tem trabalhando na implantação de uma nova estação de piscicultura no estado, próximo da barragem de Santa Cruz em Apodi, que aumentará em 300% a capacidade de produção de alevinos no nosso estado.
 
 
 
 
O governador encerrou com um balanço da entrega de equipamentos para Emater, Idiarn e Emparn e o anúncio da flexibilidade do acesso a crédito aos pequenos produtores aprovado pelo Conselho de Meio Ambiente do Estado (Conema), o que vai beneficiar diretamente os produtores já nesta edição da Festa do Boi.
 
 
 
 
 
 
ENTREGA DE VEÍCULOS
 
Ao lado da diretora da Emater, Cátia Lopes, e do secretário da Agricultura, Guilherme Saldanha, Robinson Faria fez a entrega simbólica de veículos e equipamentos aos escritórios regionais da Emater no Estado.
 
 
 
 
Foram entregues 42 automóveis tipo Gol, um tipo Saveiro e um caminhão-baú. Além de aparelhos de GPS e 35 notebooks. O investimento total foi de R$ 2 milhões, provenientes de parceria do Estado com o governo Federal.
 
 
 
 
 
APLICATIVO
 
Em parceria com a Universidade Potiguar, a Emater lançou o aplicativo Ceres. A ferramenta foi desenvolvida pelo departamento de tecnologia de informação do órgão junto aos alunos do projeto E-Code da UNP e vai auxiliar os produtores no controle da produção de frutas. O aplicativo já está disponível para dispositivos Android, através do Play Store.
 
 
 
 
 
HOMENAGENS
 
Na ocasião o governador recebeu, ainda, três homenagens pelo apoio dado aos municípios em suas feiras agropecuárias. A primeira pelas mãos do prefeito Naldinho, de São Paulo do Potengi, motivada pelas ações no Circuito de Exposições Agropecuárias 2017. O vice-prefeito de Caraúbas, Paulo Brasil, também homenageou o governador pelos inventivos na I Exposição Agropecuária da cidade. Por fim, o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), Alexandre Confessor, expressou gratidão em forma de homenagem pelas atividades em prol da produção do segmento.
 
 
 
 
 
Acompanharam a solenidade secretários de Estado e diretores das pastas da administração indireta do governo, bem como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, e a deputada Márcia Maia, além do presidente da Anorc, Marcelo Passos e demais entidades ligadas ao setor agropecuário.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...