9 de julho de 2022

PGR DESCARTA INVESTIGAR BOLSONARO POR SUPOSTA INTERFERÊNCIA NO CASO MEC

A Procuradoria-Geral da República (PGR) rejeitou, nesta sexta-feira (8), os pedidos de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta interferência na operação da Polícia Federal no Ministério da Educação, que também prendeu o ex-ministro Milton Ribeiro. 

 

Para a vice-procuradora-geral Lindôra Araujo, a representação criminal “apenas narra o teor de matéria jornalística”, que faz menção a um suposto vazamento. 

 

“De fato, a representação criminal que deu ensejo à presente petição apenas narra o teor de matéria jornalística que, por sua vez, faz menção a suposto vazamento de operação policial que culminou com a prisão do ex-Ministro da Educação e de outros investigados e ao resultado parcial de investigação em primeira instância que teria sido declinada à Corte Superior”, disse Araújo no parecer. 

 

“Considerando que os fatos ora representados já estão, em tese, abrangidos por inquérito policial que foi declinado ao Supremo Tribunal Federal por suposto envolvimento de pessoa com prerrogativa de foro, não se justifica, a princípio, deflagrar mais um procedimento investigativo com idêntico escopo, sob pena de se incorrer em litispendência”. 

 

A decisão da vice-procuradora é um passo normal no processo do STF, que pediu a posição do Ministério Público Federal sobre a suposta interferência. Historicamente, e na vasta maioria dos casos, ações que não têm apoio da PGR não prosperam no Supremo.

 

BOLSONARO AFIRMA: LULA É “O MENTOR DA MORTE DE CELSO DANIEL”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (7) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o “mentor da morte” do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel. O petista chamou Bolsonaro de “mentiroso” após a afirmação. 

 

A declaração foi dada durante a live semanal desta quinta, enquanto Bolsonaro dizia que os ministros do STF Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que são também integrantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tentam favorecer o petista.

 

A notícia é do CNN Brasil. Bolsonaro não apresentou qualquer prova da acusação. “Ninguém confia no Datafolha. Surpreendentemente, os três ministros do TSE confiam piamente no Datafolha. Não adianta falar que o outro lado está envolvido com as Farc, que o mentor da morte de Celso Daniel é o candidato deles, não vale nada.”

 

Celso Daniel foi assassinado em fevereiro de 2002, em Itapecerica da Serra, em São Paulo. O então prefeito petista havia sido escolhido para comandar a campanha de Lula à Presidência naquele ano.

 

À época, a Polícia Civil concluiu que Celso Daniel foi vítima de “crime comum”. No entanto, o Ministério Público afirmou que a versão não se sustenta. O ex-presidente nunca foi investigado formalmente pelo caso.

 

Na última pesquisa Datafolha para as eleições presidenciais, Lula aparece à frente de Bolsonaro nas intenções de voto, com 47% das intenções, contra 28% do atual presidente.

 

À CNN, a assessoria de Lula afirmou que Bolsonaro é mentiroso e que a acusação feita pelo presidente não tem embasamento.

 

“O senhor Bolsonaro é mundialmente reconhecido como um mentiroso, que fala coisas sem base ou prova nenhuma. Lamentamos a reprodução irresponsável das suas falas sem nenhuma base sobre os mais diversos assuntos – como pandemia e economia.”

 

A CNN também procurou a campanha do ex-presidente, seu advogado, Cristiano Zanin, e a direção do PT e aguarda retorno.

ADVOGADOS SÃO PRESOS ACUSADOS DE ATUAREM COMO MENSAGEIROS DE FACÇÕES CRIMINOSAS NO RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta sexta-feira (8) a operação Carteiras. O objetivo foi desbaratar a atuação de três advogados – duas mulheres e um homem – suspeitos de envolvimento com facções criminosas. Pelo que já foi apurado pelo MPRN, eles trocavam mensagens com detentos, estabelecendo a comunicação deles com outros integrantes da organização criminosa que estão nas ruas. Em um dos bilhetes apreendidos, uma advogada presa tratava da execução de um homem em Natal. 

 

A operação Carteiras cumpriu seis mandados de prisão preventiva e outros quatro, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, Extremoz, Nísia Floresta. Os mandados foram cumpridos nas residências dos advogados, em um escritório de advocacia e ainda nas penitenciárias estaduais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga.
 
 
A ação teve o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal. Ao todo, cinco promotores de Justiça, 11 servidores do MPRN, 20 policiais militares e quatro policiais penais participaram do cumprimento dos mandados.
 
 
A investigação sobre o envolvimento dos três advogados com uma organização criminosa que atua dentro e fora de unidades prisionais potiguares começou em julho de 2021. O MPRN já apurou que os três abusaram das prerrogativas inerentes ao ofício advocatício, realizando a comunicação entre líderes faccionados presidiários e os demais integrantes da organização em liberdade, repassando mensagens relativas às atividades criminosas e, assim, garantindo o regular funcionamento do grupo com a prática de diversos crimes.

EX-PREMIÊ SHINZO ABE MORRE APÓS SER BALEADO NO JAPÃO

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, morreu nesta sexta-feira (8), após ser baleado enquanto fazia um discurso na cidade de Nara, no oeste do Japão. A morte chocou o país, onde mortes por armas de fogo são muito raras.

 

O suspeito de ser o autor dos disparos, um japonês de 41 anos desempregado, foi preso (leia mais abaixo), e, com ele, foi apreendida uma espingarda que, segundo revelou detido à polícia, é de fabricação caseira. A polícia também encontrou materiais que se assemelham a explosivos na casa do homem.

 

 

 

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...