29 de janeiro de 2010

DISTRIBUIDORA MINEIRA COMPRARÁ ENERGIA EÓLICA DO RN


O Rio Grande do Norte receberá investimentos de R$ 1,7 bilhão em nove empreendimentos eólicos, que fornecerão energia para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). As obras iniciam em junho e a primeira operação deverá ocorrer ainda em dezembro deste ano, com a geração de 30 MW. A confirmação dos novos empreendimentos foi dada nesta sexta-feira (29), em São Paulo, pelo presidente da geradora eólica Bioenergy, Sérgio Marques, em reunião com a governadora Wilma de Faria. Os parques eólicos ficarão em Caiçara do Norte, região do Mato Grande.

Os nove empreendimentos eólicos, da geradora Bioenergy, fornecerão energia à Cemig por meio de um contrato de fornecimento com duração de 20 anos. A estatal mineira arrematou 218 MW em um leilão de energia inédito voltado exclusivamente para agentes livres.

O Governo do Estado está atuando desde meados do ano passado neste caso, acompanhando e apoiando a diversificação das formas de comercialização da energia eólica do nosso Estado”, afirmou a Governadora.

De acordo com o Secretário de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates, os planos da secretaria para este ano serão voltados para o desenvolvimento do mercado local de fornecedores e mão-de-obra e para o planejamento do futuro sustentável deste setor. “A gestão estadual está calcada em dois pilares básicos: integração e transparência no trato com os investidores e respeito às diretrizes ambientais e de sustentabilidade. Este ano, juntamente com a Fiern (Federação das Indústrias do RN) e o CTGás-ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis) queremos desencadear uma série de ações de integração dos empreendedores com os fornecedores locais. Além disso, vamos realizar, juntamente com o Idema, um pré-zoneamento das áreas com potencial eólico para minimizar a especulação imobiliária e a proliferação indevida de projetos sem viabilidade ambiental”, adiantou Jean-Paul.

AUTOSSUFICIÊNCIA - O Rio Grande do Norte alcançará neste ano a autossuficiência em capacidade de geração de energia. A demanda média do estado é de 600 MW e a capacidade atual de geração é de 510,1 MW através das termelétricas Vale do Açu (Termoaçu), de 340MW, Potiguar I (53MW), Potiguar III (66MW), além das eólicas Rio do Fogo (49,3MW) e Macau (1,8MW).

Com a entrada em 2012 das usinas eólicas negociadas no leilão de eólicas, realizado no último dia 14 de dezembro, o estado terá condições de gerar mais que o dobro da energia que consome. Dos 1.805 MW comercializados, o Rio Grande do Norte vai abrigar 657 MW.





POLÍCIA PRENDE CASAL ACUSADO DE FRAUDAR DOCUMENTOS NO INTERIOR DO ESTADO

A Polícia Civil na cidade de Nova Cruz, distante 93 km de Natal, cumpriu o mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz da Comarca local, Márcio Silva Maia, e prendeu em flagrante na tarde de quinta-feira (28), um casal identificado como Ariosvaldo Albino de Morais Filho, 33, e Elaine Marculino de Morais, 32, acusados pelo crime de falsificação de documentos. Em posse do casal, os policiais encontraram duas máquinas de cartão de crédito, além de várias propostas de abertura de crédito em nome de pessoas diversas e sem a assinatura dos interessados.


Ariosvaldo Filho - o qual também era conhecido como Samuel de Morais Filho ou Severino Silva do Rêgo, supostamente natural da Paraíba, apesar de ter sido encontrado com ele documentos oriundos do estado de Alagoas - confirmou o uso dos documentos falsos e justificou a existência deles como sendo criados para criar conta em operadoras de telefonia móvel, abrir uma loja de móveis na cidade de Nova Cruz e fazer um financiamento para aquisição de um automóvel GM/Montana, o qual ainda não foi localizado pela Polícia.



Elaine Marculino, esposa de Ariosvaldo, também foi ouvida em depoimentos e confessou ter sido a responsável pela falsificação dos documentos públicos e responderá processo juntamente com seu cônjuge.

Também haveria mais dois envolvidos com o crime, seriam eles Samuel de Morais Filho e Tiago Soares do Rêgo, os quais segundo documentos da Secretaria Estadual de Tributação (SET), seriam sócios da loja de móveis. Quanto à paradeiros dos dois, a acusada disse nunca ter visto Tiago, bem como Samuel seria um vendedor de crediário que atuava em Alagoas. Até o momento, a polícia não localizou os dois suspeitos.

As investigações permanecem sendo feitas para determinar a origem dos envolvidos e o possível envolvimento deles em delitos praticados em outros estados.

Fonte: Degepol.





PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ RECEBE MAIS DINHEIRO DO FPM DE 2009

A prefeitura municipal de Jardim do Seridó recebeu mais uma parcela da diferença negativa do FPM de 2009, que acaba de vez com o discurso do atual prefeito, Jocimar Dantas, de não ter feito ainda um bom governo por falta de recursos, dando sempre a desculpa da crise.

A Secretaria do Tesouro Nacional creditou nesta quinta-feira na conta do município mais R$ 51.245,87 corresponde às referidas quedas nos valores repassados no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no exercício de 2009 em relação a 2008.

Resta saber agora qual a nova desculpa que será inventada pela atual administração para se defender das reclamações da população, pois desde janeiro de 2009 a prefeitura de Jardim do Seridó vem cortando gastos e demitindo funcionários, colocando a culpa na crise financeira.

Pela primeira vez na historia administrativa da cidade, a prefeitura municipal deixou de ajudar os estudantes que viajam para outras cidades, como também a ajuda financeira que é repassada para o único hospital, que ora é repassada graças a uma liminar concedida pela justiça, além do fechamento da “Farmácia de Todos” por falta de uma parceria com o governo do estado.

Ademais, a população vem sofrendo com a falta da distribuição de medicamentos, principalmente os controlados, que pela primeira vez na historia da cidade, foram cortados, deixando pessoas carentes sem tomar seus remédios.

Como muito bem disse o vereador e líder do prefeito na câmara, José Justino Neto, “Dedé do consórcio”, ”se piorar, as coisas se embaraça de uma forma que não tem mais controle”.





EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...