21 de novembro de 2018

JOVEM É MORTO E AMIGO FERIDO A TIROS NO RN

Um jovem foi morto e outro socorrido em estado grave após serem baleados na noite desta terça-feira (20) a caminho de um ponto de ônibus em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. A suspeita é de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Ninguém foi preso. 





Segundo a Polícia Militar, o jovem que morreu foi identificado como Pedro Lucas da Silva Florêncio, de 20 anos. Ele estava há uma semana morando com um tio no Loteamento Santo Antônio, e saiu de casa com um amigo para ir se encontrar com um conhecido. Caminhando para uma parada de ônibus, os dois acabaram surpreendidos pelos bandidos. 




Pedro Lucas era estudante e se mudou de Jandaíra para Natal em busca de emprego. O corpo dele ficou em um terreno baldio. No chão, capsulas de munições de pistola. 





O amigo dele foi atingido pelo menos três vezes. Ferido, ainda conseguiu ir até a calçada de uma padaria, onde pediu ajuda. Ele foi levado ao hospital, e o estado de saúde dele é considerado grave. 




A Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante vai assumir as investigações.

PREFEITURA DE SANTANA DO SERIDÓ RECUPERA BARREIROS EM COMUNIDADES RURAIS

A prefeitura de Santana do Seridó, através da Secretaria de Agricultura, vem realizando a manutenção de pequenos barreiros e açudes nas comunidades rurais do município. 









Nesta terça-feira, (20) foi dado início aos trabalhos na comunidade Tuiuiú, beneficiando a todos que lá residem, como também seus produtores que dependem da água no período das secas.

CÂNCER DE PRÓSTATA MATA UM BRASILEIRO A CADA 38 MINUTOS

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A organização aponta ainda que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e o Ministério da Saúde calcula que ele causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas no Brasil. Esse tipo é considerado como um câncer que acomete mais pessoas da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O Inca estima ainda a ocorrência de 68 mil casos novos em 2018 no Brasil, mostrando tendência de aumento das taxas de incidência, que pode ser explicada pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
 
 
 
 
 

A próstata é uma glândula que só o homem tem e que se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada – por isso os primeiros sintomas do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Na fase inicial, por ter poucos sintomas, o câncer de próstata pode evoluir, na maioria dos casos quando o homem procura atendimento por apresentar os sinais, já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
 
 
 
 

Os tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, podendo levar à morte. Contudo, a grande maioria cresce de forma lenta, não apresentando sinais e sintomas, o que faz com que os homens não busquem atendimento médico e negligenciem a saúde. Essa falta de cuidado pode prejudicar também o tratamento e a sobrevida. Por essa razão é importante fazer exames anuais da próstata.
 
 
 
 

O urologista Carlos Eduardo Chaves, da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e da clínica Pneumocentro, elencou quem está mais vulnerável ao câncer de próstata. “O histórico familiar é o principal fator de risco. A obesidade é motivo de ameaça geral para todo tipo de câncer. Além disso, as estatísticas mostram a raça negra mais vulnerável à essa doença. Isso porque a Vitamina D reduz os riscos do câncer, e pessoas negras possuem maior carência de Vitamina D”, contou.
 
 
 

Como os homens devem se cuidar?
 
 

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um serviço de saúde para realizar exames de rotina. O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de suas limitações: somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser palpada. É recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico preciso, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.
 
 
 
 

De acordo com Carlos Eduardo Chaves, durante a campanha Novembro Azul se aumenta a busca de homens pelo diagnóstico. “A descoberta da doença na fase inicial tem 90% de chance de ser curada”, contou. Hoje, os homens podem até marcar o exame ou consulta sem sair de casa e em poucos cliques, através de aplicativos, como o Bomédico, do qual o urologista faz parte.
 
 
 
 

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nos sistemas iOS (App Store) e Android (Google Play). O paciente não tem nenhum custo adicional pelos serviços agendados através da plataforma.

PF ENCONTRA DINHEIRO EM CAIXAS DE SAPATOS NA CASA DE PREFEITO NO INTERIOR DO CE


A Polícia Federal localizou milhares de notas escondidas em caixas de sapato na casa do prefeito da cidade de Granjeiro, no interior do Ceará, durante uma operação que investiga fraudes em licitações na construção de escolas. O valor dos contratos fraudados somam cerca de R$ 5 milhões.









A PF cumpre 15 mandados nesta quarta-feira (21) em Fortaleza e nas cidades de Granjeiro, Caririaçu, Aurora e Juazeiro do Norte, na Região do Cariri.




Segundo um policial federal que participou da ação e preferiu não se identificar, foram encontrados cerca de R$ 213 mil dentro de caixas de sapato. A PF investiga a origem da quantia.




Além da casa do gestor, agentes federais realizaram buscas nas residências de empresários, funcionários públicos e empresas.




De acordo com a Polícia Federal, durante as investigações, foi constatado que empresas de fachada ganhavam as licitações para reforma ou construção de escolas. No entanto, obras eram realizadas por funcionários contratados da própria prefeitura e o dinheiro pelas empresas ganhadoras.




A PF confirmou, ainda, movimentação financeira anormal de valores em nome dos investigados, com destaque para o recebimento de valores milionários por parte das empresas. Também houve pagamento pela prestação de serviços que não se realizaram, com uso de verbas do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE).

EM BRASÍLIA, MICHELLE BOLSONARO MOSTRA TATUAGEM COM NOME DO FUTURO PRESIDENTE

A futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acena na chegada ao CCBB de Brasília nesta quarta-feira (21). No detalhe destacado à direita, a tatuagem no pulso com o nome do marido, Jair. Em entrevista, ela afirmou querer participar de 'todos os projetos sociais possíveis'.








Foto: Evaristo Sá/AFP.

TSE CONFIRMA ERRO EM SISTEMA, E BETO ROSADO PODE TOMAR VAGA DE MINEIRO

A Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira, 20, em despacho endereçado ao ministro Jorge Mussi, que o candidato a deputado federal no Rio Grande do Norte Kerinho (PDT) entregou no prazo a documentação exigida para o registro de candidaturas e que o não processamento das informações se deveu a um erro no sistema.





De acordo com o documento, assinado pelo técnico judiciário Hélio Luiz Alves Rodrigues, Kerinho entregou a documentação às 18h41 do dia 14 de agosto de 2018, ou seja, faltando pouco mais de três horas para o encerramento do prazo. “Como o envio foi feito próximo ao prazo final, acreditamos que as instabilidades provocadas pelo grande volume de arquivos recebidos naquele dia tenham (sic) causado erro e o não processamento dos arquivos do candidato em questão”, diz o despacho.





A informação abre caminho para que os quase 8.990 votos obtidos por Kerinho no dia 7 de outubro, primeiro turno das eleições, sejam validados, já que, pela suposta não apresentação dos documentos, os votos foram considerados nulos na apuração pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).





Se Kerinho tiver a candidatura confirmada, a recontagem dos votos vai alterar o quadro de eleitos para deputado federal. Isso porque a coligação de Kerinho, a 100% RN, ultrapassaria em número de votos a coligação Do Lado Certo. Com isso, o deputado eleito Fernando Mineiro (PT) perderia a vaga para Beto Rosado (Progressistas).





Não há previsão para que o ministro Jorge Mussi, do TSE, tome uma decisão no caso. Representante de Fernando Mineiro, o advogado André Castro afirmou que não há sobre o que recorrer, haja vista que ainda não houve decisão expedida no processo, mas avisou que, se houver efeito suspensivo do resultado da eleição, a defesa irá recorrer. De acordo com o advogado, mesmo com a confirmação do erro, Kerinho deixou de apresentar um documento: a certidão de quitação eleitoral/federal por ocasião do seu pedido de registro de candidatura.

BALEIA COM 6 KG DE PLÁSTICO NO ESTÔMAGO É ENCONTRADA MORTA NA INDONÉSIA

Uma baleia cachalote foi encontrada morta em um parque nacional na Indonésia, com cerca de 6 kg de plástico no estômago. Já em estado de decomposição, não foi possível atestar a causa da morte do animal. 








De acordo com a WWF (organização de recuperação, conservação e investigação ambiental) em seu perfil da Indonésia no Twitter, foram encontrados diversos tipos de plástico no estômago da baleia. 








Segundo as organizações Ocean Conservancy e McKinsey Center for Business and Environment, China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia são responsáveis por 60% do lixo plástico jogado nos oceanos. O número é de 2015. 





No Brasil, a luta em favor do meio ambiente começou com os canudos plásticos. Desde julho de 2018, é proibido o uso deles na cidade do Rio de Janeiro - com exceção para os fabricados com papel reciclado ou biodegradável. 




A mesma medida foi tomada na cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo. A partir de 2019, bares, restaurantes, pousadas e hotéis do município estarão proibidos de servirem canudos plásticos aos clientes.
 


DETRAN DEIXA DE EMITIR CARNÊ IMPRESSO COM BOLETOS DE LICENCIAMENTO, IPVA E DPVAT 2019

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) não vai mais emitir o carnê físico impresso com as taxas de licenciamento, IPVA e seguro DPVAT. A medida começa a vigorar no ano de 2019 e acompanha o modelo de gestão sustentável que preza pela redução do consumo de papel, além de diminuir custos institucionais relacionados a emissão de material impresso e postagem de correspondência.





 
Na prática os proprietários de veículos automotores do estado do Rio Grande do Norte deixam de receber em suas residências o carnê com os boletos de taxas e impostos veiculares já no próximo ano. A medida não impacta em nada no usuário, já que todos os boletos estarão disponíveis 24h no site do Detran, podendo o usuário emitir os documentos em qualquer hora do dia ou da noite.





 
Para ter acesso a página de emissão dos boletos do Detran é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico da instituição digitando www.detran.rn.gov.br. Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Consulta de veículos e boletos”. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado. Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde fica disponível os boletos referentes a taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.
 





O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, lembrou que é possível realizar a quitação do débito até mesmo sem a necessidade de imprimir o boleto. “O proprietário do veículo pode optar por quitar em uma agência do Pagfácil fornecendo a placa do veículo, dessa forma o débito será localizado, ou mesmo pode pagar pelo aplicativo do Banco do Brasil digitando a numeração do boleto exposto na tela do computador”, explicou.





 
Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagas as taxas no banco de sua escolha. A medida implantada pelo Detran funciona para os débitos referentes ao licenciamento e IPVA do veículo. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.





 
O cancelamento da emissão do carnê físico impresso com as taxas de licenciamento, IPVA e seguro DPVAT implantada pelo Detran do Rio Grande do Norte já vigora na maioria do Detrans do país.

PF COMBATE GRUPO CRIMINOSO QUE ASSALTAVA CAMINHÕES DOS CORREIOS NO RN


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, (20), a Operação Express visando desarticular um grupo criminoso que vinha praticando roubos em rodovias contra caminhões que transportam encomendas dos Correios para o Rio Grande do Norte e outros estados.





Cerca de 40 policiais federais cumprem 3 mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 2a. Vara da Justiça Federal/RN e 10 mandados de prisão na Região Metropolitana de Natal, além de um mandado de prisão na cidade de Brasília/DF.






As investigações da PF, cujos dados foram compartilhados e contaram com o apoio da Delegacia de Furtos e Roubos da Polícia Civil do RN, tiveram início há cerca de 9 meses e apuram pelo menos onze investidas criminosas praticadas pelo bando, ocasião em que os caminhões foram interceptados sempre se utilizando do mesmo modus operandi ou seja, desviados para estradas vicinais, onde os motoristas geralmente eram feitos reféns e toda a carga passava a ser saqueada.





Os presos responderão pelos crimes de roubo qualificado, associação criminosa e receptação majorada.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...