7 de abril de 2017

MULHER É ASSASSINADA A TIROS E GAROTA DE 15 BALEADA NO RN

Uma mulher de 33 anos foi morta e uma adolescente de 15 anos ferida a tiros na madrugada desta sexta-feira (7) em Nova Parnamirim, bairro de Parnamirim, cidade da Grande Natal. Ninguém foi preso e a polícia não tem pistas dos assassinos nem da motivação do crime.
 
 
 
Os tiros que vitimaram Gracileide Lopes Ribeiro e que feriram a adolescente foram disparados na rua Bela Vista, numa comunidade conhecida como 'Toca da Raposa'. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o crime aconteceu por volta das 2h.
 
 
 
 
As mulheres ainda chegaram a receber socorro médico, mas Graciele acabou não resistindo aos ferimentos. Já a garota de 15 anos, foi levada para o hospital. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dela.



Foto: Ilustração.

TURISTA PORTUGUÊS CONTINUA EM ALTA NO RIO GRANDE DO NORTE

O Rio Grande do Norte apostará pelo terceiro ano consecutivo numa campanha de divulgação e promoção maciça no mercado português. A comitiva potiguar revisita, neste sábado e domingo, a Feira de Viagens Mundo Abreu, em Lisboa, que recebe mais de 120 mil visitantes a cada ano.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Após realizar a maior campanha de divulgação da história do turismo potiguar em Portugal no ano de 2015, repetir a “dose” em 2016 e promover ainda parceria junto à Companhia Aérea TAP – único voo direto para Portugal – para promover o RN nos voos da empresa com destino a quatro continentes, o Turismo do RN participará mais uma vez do Mundo Abreu com um diferencial.
 
 
 
 
 
A Abreu Viagens é a mais antiga e uma das principais agências da Europa. Pela importância do evento ao turismo do nosso Estado, a Setur RN e a Emprotur estarão com estande próprio, montado com recursos do Governo Cidadão, repetindo o feito visto na Feira Abreu e na BTL Lisboa, ambos também em Portugal”, frisou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
 
 
 
 
 
Investimos no mercado português porque sabemos do retorno certo. O Governo tem apostado em divulgação de forma planejada. E Portugal é dos principais emissivos turísticos internacionais ao Rio Grande do Norte há bastante tempo”, reforçou a presidente da Emprotur, Aninha Costa.
 
 
 
 
 
Representam o Rio Grande do Norte no evento a subsecretária da Setur, Solange Portela, o vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Junior e a chefe de Gabinete da Emprotur, Emanuelle Lima.

2 DETENTOS SÃO ASSASSINADOS EM PRESÍDIO DE MANAUS

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou, na tarde desta sexta-feira (7), a morte de mais um detento na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), Zona Leste de Manaus. Mais cedo, o governo divulgou que o interno Janderson Araújo da Silva, o “Boca Rica”, foi assassinado no local. As circunstâncias das mortes ainda não foram esclarecidas.
 
 
 
 
 
O Secretário de Segurança Pública (SSP-AM), Sérgio Fontes, afirma que não houve rebelião na unidade prisional e que a situação está sob controle. No entanto, o secretário declarou que policiais estão vistoriando celas e que não descarta a possibilidade de mais mortos.
 
 
 
 
 
"Foram dois homicídios. Os presos foram mortos pelos companheiros de cela. Um dos mortos é o 'Boca Rica', frente do João Branco", disse Sérgio Fontes.
 
 
 
 
 
Até as 15h30, a identidade do segundo presidiário morto não havia sido confirmada. Os suspeitos dos crimes foram conduzidos ao 28º Distrito Integrado de Polícia, onde devem ser ouvidos.
 
 
 
 
 
Segundo Fontes, o “Boca Rica” teria ligação com a facção Família do Norte (FDN) e seria o braço direito do traficante "João Branco", líder do grupo criminoso detido em presídio federal. A FDN seria responsável pelo massacre de presos ocorrido em janeiro deste ano no Amazonas.

GOVERNO LANÇA PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO PARA O ESTADO

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, lançou o Plano Estratégico dos Eixos Integrados de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O documento é inédito no planejamento do Estado e envolve cinco áreas estratégicas: Micrologística do Transporte de Cargas; Desenvolvimento Industrial; Energia; Telecomunicações e Tecnologia da Informação; e Capacitação do Capital Humano. Os estudos foram elaborados no âmbito da frente de estratégia do Governança Inovadora, principal projeto de modernização da gestão pública do RN em curso no Estado. Ao todo, 192 entidades e instituições, públicas e privadas, embasaram a elaboração do Plano. 
 
 
 
 
 
Cada uma das cinco áreas estratégicas que compreende o Plano está detalhada em livros que trazem, além de um diagnóstico por setor, alternativas para transformar o potencial de desenvolvimento em ações e projetos em favor do Rio Grande do Norte. As cinco publicações foram encaminhadas para secretários de Estado, segmento empresarial, classe política, representantes de todos os Poderes, Academia e jornalistas.
 
 
 
 
 
A sociedade também tem acesso integral ao Plano Estratégico dos Eixos Integrados de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte em meio digital no site www.seplan.rn.gov.br, onde estão publicados os cinco planos por área.
 
 
 
 
 
Iniciativas como esta, lideradas pelo Governador Robinson Faria, inserem o Rio Grande do Norte em um novo patamar de Planejamento de curto, médio e longo prazo, resgatando a dimensão estratégica como essencial para o exercício da governança pública em contextos democráticos, o que implica na atual postura sistemática de olhar para o futuro e agir com determinação no presente.
 
 
 
 
 
Esta nova forma de governar, na qual o nosso Estado vem avançando, é dual: põe no centro do debate o foco na geração de valor público, ao mesmo tempo em que adota medidas visando o equilíbrio fiscal. Fazer mais e melhor com menos é a exigência imposta aos governantes nestes novos tempos.
 
 
 
 
 
 
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira, o Plano coloca o Rio Grande do Norte com foco no planejamento. “O Governo tem a satisfação de entregar à sociedade o mais completo Plano estratégico voltado para cinco áreas fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Destacamos uma equipe para a elaboração do Plano e estamos orgulhosos do resultado porque aponta caminhos para o futuro do Estado. Nesse contexto, liderados pelo governador Robinson Faria, a SEPLAN exerce o seu papel de oferecer a investidores, governos, entidades representativas de classe e academia, um documento rico em detalhes e destacado em conteúdos, objetivando um estado socialmente justo, próspero, ambientalmente sustentável e territorialmente equilibrado”, afirmou.

HOMEM É PRESO AO SER FLAGRADO SE MASTURBANDO PRÓXIMO A ACADEMIA EM CIDADE DA PB

Um homem foi preso pela polícia militar na cidade de Sousa/PB após ser flagrado se masturbando próximo a uma academia que fica localizada no centro da cidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo a polícia, uma mulher passava próximo a academia quando avistou o suspeito se masturbando. A jovem então acionou a polícia através do número de emergência 190. Uma viatura da polícia militar foi até o local e constatou o fato.
 
 


O acusado foi preso e conduzido até a delegacia de polícia civil onde foi autuado pelo crime de ato obsceno. Que de acordo com o exposto na lei, é a prática de obscenidade em lugar público, ou aberto ou exposto ao público. A pena correspondente é de detenção, de três meses a um ano, ou multa.



Fonte: Diário do Sertão.

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS DO RN SÃO PRORROGADAS

As inscrições para o concurso público do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte foram prorrogadas até o dia 17 de abril. Tanto mulheres quanto homens podem concorrer às 70 vagas para o cargo de soldado, que exige, entre outros requisitos, diploma de ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.904.
 
 
 
 
O edital está disponível no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A taxa cobrada é de R$ 80 e pode ser paga até o dia 18.
 
 
 
 
O concurso será realizado em seis etapas. A primeira, uma prova objetiva de múltipla escolha, está prevista para ser aplicada no dia 21 de maio simultaneamente em Natal, Mossoró e Caicó. Depois de passarem por avaliações médicas e psicológicas, entre outras, os candidatos terão ainda que fazer o curso de formação de praças bombeiro militar, com duração média de 12 meses.

MINISTRO MANDA INVESTIGAR GARIBALDI, AGRIPINO, WALTER E FELIPE POR CAUSA DA TRANSPETRO

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que "fatos potencialmente criminosos" atribuídos na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado a três senadores e quatro deputados federais sejam juntados a um inquérito que já tramita no STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e também determinou que as citações a cinco ex-parlamentares sejam encaminhadas ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.
 
 
 
 
 
 
 
 
A decisão abre a possibilidade de a PGR investigar os senadores Valdir Raupp (PMDB-TO), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e José Agripino Maia (DEM-RN) e os deputados federais Walter Alves (PMDB-RN), Felipe Maia (DEM-RN), Jandira Feghali (PC do B-RJ) e Luiz Sergio (PT-RJ), no âmbito de um procedimento de investigação já em andamento contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE), em que se apuram supostos crimes praticados em relação com a Transpetro e a Petrobras.
 
 
 


Sérgio Machado relatou que estes congressistas receberam propina, via doação oficial, com recursos oriundos de vantagens indevidas pagas por empresas contratadas pela Transpetro.
 
 


 "Todos os fatos potencialmente criminosos a eles relacionados e narrados pelo colaborador encontram-se no contexto dos desvios operados por Sérgio Machado no âmbito da Transpetro. Tais fatos, em uma melhor avaliação, podem ser investigados no âmbito do inquérito 4215, em tramitação junto a esta egrégia Corte. Por isso, basta, por ora, a juntada dos termos de depoimento referente a tais fatos nos autos do feito em curso", disse o procurador-geral.
 
 
 


Teriam sido repassados R$ 850 mil a Valdir Raupp, R$ 450 mil a Garibaldi Alves Filho, R$ 300 mil a Agripino Maia, R$ 250 mil a Walter Alves, R$ 250 mil a Felipe Maia, R$ 100 mil a Jandira Feghali, e R$ 400 mil a Luiz Sergio, por diferentes construtoras, sobretudo Queiroz Galvão e Camargo Correia. Como um todo, o período corresponde as eleições de 2010 até as eleições de 2014 - embora cada caso tenha um período específico.

VOLUME DE TURISTAS CRESCE 20% EM MARÇO NO RIO GRANDE DO NORTE

O turismo pode ser afetado ou não pela crise financeira conforme o investimento dado ao setor. O período de recessão pode ser encarado como oportunidade para ganhar mercado quando a concorrência demonstra retração ou direcionar a divulgação em mercados estratégicos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
É o que o Governo do RN, através da Setur RN e da Emprotur, tem feito. E o resultado da aposta na estação veraneio foi divulgado pelo Consórcio Inframérica. Os dados mais recentes apontam aumento de 20% no volume de passageiros e 18% no número de voos no mês março, se comparado ao mesmo período de 2016.
 
 
 
 
 
Esse resultado é fruto do nosso trabalho de divulgação e promoção realizado nos últimos anos, acrescido da campanha inédita que fizemos junto à companhia aérea TAP para divulgar nossos destinos no mês de dezembro em suas aeronaves com destinação em cinco continentes. Acredito que esses números demonstram um trabalho continuado desta gestão e que estamos no caminho certo”, aponta o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
 
 
 
 
 
A presidente da Emprotur, Aninha Costa, destaca a aposta nos mercados português e argentino, com campanhas promocionais pioneiras nos dois países. “Hoje é nossa maior demanda de turistas estrangeiros. Mas também focamos estratégias no mercado regional e nacional, com road shows e capacitações de agentes e operadores de viagem, sobretudo no Sul e Sudeste do país”, conclui.
 
 
 
 
 
Como exemplo, só nas últimas duas semanas, as equipes da Setur e Emprotur participaram de road shows em Foz do Iguaçu (PR), em workshops em Fortaleza (CE), estarão nesta sexta e sábado no Fórum de Turismo do RN e, no sábado e domingo, na Feira de Viagens Mundo Abreu, em Lisboa, Portugal, sendo estes dois últimos com estande próprio, montado com recursos do Governo Cidadão.
 

SOLDADO PERDE TESTÍCULO APÓS 'TROTE' E QUER ABANDONAR CARREIRA MILITAR

Um soldado do 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista decidiu não seguir em frente na carreira militar após sofrer torturas dentro das dependências do Exército. O caso, que só divulgado agora, aconteceu em maio de 2016, mas uma ação judicial, aberta pelo advogado da vítima, ainda tramita na Justiça Federal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na época, um grupo de cabos convocou o calouro para passar por um trote. Ele foi levado para o alojamento de seus superiores onde diz ter sido imobilizado, derrubado e, em seguida, agredido. Os momentos de terror foram relatados pelo soldado e, segundo ele, eram diários.
 
 
 
 
Teve um dia que eu tentei fugir do trote e me levaram para o alojamento deles. Chegando lá tinha cerca de 15 a 18 cabos. Me amarraram, fecharam as janelas e portas, e quando eu caí no chão começaram as agressões. Eu gritei muito, mas não foi motivo para eles pararem. Eu fui agredido na frente de outro soldado e ele desmaiou (...) Isso já é conhecido por lá. Eles pegam os soldados aos poucos. Todos que se formam sofrem esse trote. Os que se formaram comigo também passaram por isso”, disse a vítima das agressões.
 
 
 
 
O advogado do soldado, Marcelo Figueira, afirmou que os agressores usaram pedaços de madeira, fios cortados e cordas. Os golpes e a tortura resultaram em uma cirurgia onde o soldado teve que retirar um dos testículos.
 
 
 
 
Após ser submetido ao procedimento cirúrgico, o soldado recebeu alta médica. Ele disse que foi obrigado a voltar a prestar seus serviços. A experiência de reencontrar os agressores no Exército causou uma instabilidade psicológica no soldado. Na época, a vítima chegou a ser perseguida e ameaçada pelos superiores.
 
 
Fonte: G1/RJ.
 

VLADINIR PUTIN DIZ QUE EUA ATACARAM SOB 'PRETEXTO INVENTADO'

O presidente russo, Vladimir Putin, acredita que o bombardeio dos EUA a uma base aérea do governo sírio é uma "agressão contra um Estado soberano", baseado em "pretextos inventados", informou o Kremlin na manhã desta sexta-feira (7), segundo agências de notícias russas.
 
 
 
 
 
 
 
 
"O presidente Putin acredita que o bombardeio dos EUA contra a Síria é uma agressão contra um Estado soberano em violação das normas do direito internacional", disse o porta-voz Dmitri Peskov Kremlin.
 
 
 
 
O líder russo, acrescentou que, "vê nos ataques uma tentativa por parte dos EUA de desviar a atenção da comunidade internacional das muitas vítimas entre a população civil no Iraque", onde tropas americanas lideram uma operação militar contra o Estado Islâmico.
 
 
 
 
Segundo o porta-voz do Kremlin, a atitude de Trump causa um dano às relações entre EUA e Rússia. "Esta ação de Washington causa um dano considerável nas relações russo-americanas, que já se encontram em um estado lamentável", disse, segundo a agência France Press.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO RN GARANTE QUE ESTADO VAI REDUZIR NÚMERO DE HOMICÍDIOS

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Caio Bezerra, afirmou que a quantidade homicídios no Rio Grande do Norte vai diminuir. "Nós vamos reduzir esses números. Inclusive, observamos uma diminuição em março, em relação ao mês de fevereiro", declarou.
 
 
 
 
Caio Bezerra atribuiu a maioria dos assassinatos ao tráfico de drogas. De acordo com ele, entre 65% e 70% são crimes relacionados de alguma forma ao tráfico. "Essas são informações a partir de investigações oficiais em locais de crime. Não é que estejamos usando isso como desculpa, mas precisamos observar esses dados até para termos um diagnóstico e focarmos no problema".
 
 
 
 
 
O secretário falou que, pelos dados oficiais da Sesed, até o dia 31 de março deste ano foram 599 crimes letais de violência intencional.
 
 
 
 
 
Ainda sobre as motivações dos assassinatos, Caio Bezerra fez referência ao envolvimento de facções na guerra pelo tráfico.
 
 
 
Caio Bezerra cita ainda que em 2017 foram efetuadas cerca de 1.300 prisões, mas lembrou que muitos desses presos são liberados em intervalo curto de tempo. "Nós temos que ter medidas de combate a impunidade. Isso é muito mais complexo do que somente o trabalho da Segurança Pública", finalizou.

NATAL É A 10ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO MUNDO, DIZ ONG

O Brasil foi o país com o maior número de cidades entre as 50 mais violentas do mundo em 2016, segundo a lista divulgada nesta quinta-feira (07) pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. O país possui 19 municípios no ranking.
 
 
 
 
"Das 50 cidades da lista, 19 estão no Brasil, oito no México, sete na Venezuela, quatro nos Estados Unidos, quatro na Colômbia, três na África do Sul, duas em Honduras, uma em El Salvador, uma na Guatemala e uma na Jamaica", afirmou a ONG.
 
 
 
 
Na décima posição no ranking, Natal é a cidade mais violenta do país, com 69,56 homicídios por 100 mil habitantes. O município é seguido por Belém e Aracaju.
 
 
 
Com 130,35 homicídios por 100 mil habitantes, Caracas, na Venezuela, aparece no topo do ranking das mais violentas do mundo, seguida por Acapulco, no México, e San Pedro Sula, em Honduras. Segundo a ONG, a repetição da posição da capital venezuelana por dois anos seguidos confirma a crise criminal no país.
 
 
 
 
A lista da ONG é baseada no número de homicídios por 100 mil habitantes e analisa municípios com mais de 300 mil habitantes.  
 
 
 
  • Caracas (Venezuela) – 130,35 homicídios/100 mil habitantes
  • Acapulco (México) – 113,24
  • San Pedro Sula (Honduras) – 112,09
  • Distrito Central (Honduras) – 85,09
  • Victoria (México) – 84,67
  • Maturín (Venezuela) – 84,21
  • San Salvador (El Salvador) – 83,39
  • Ciudad Guayana (Venezuela) – 82,84
  • Valencia (Venezuela) – 72,02
  • Natal (Brasil) – 69,56
  • Belém (Brasil) – 67,41
  • Aracaju (Brasil) – 62,76
  • Cape Town (África do Sul) – 60,77
  • St. Louis (EUA) – 60,37
  • Feira de Santana (Brasil) – 60,23
  • Vitória da Conquista (Brasil) – 60,10
  • Barquisimeto (Venezuela) – 59,38
  • Cumaná (Venezuela) – 59,31
  • Campos dos Goytacazes (Brasil) – 56,45
  • Salvador e RMS (Brasil) – 54,71
  • Cali (Colômbia) – 54,00
  • Tijuana (México) – 53,06
  • Guatemala (Guatemala) – 52,73
  • Culiacán (México) – 51,81
  • Maceió (Brasil) – 51,78
  • Baltimore (EUA) – 51,14
  • Mazatlán (México) – 48,75
  • Recife (Brasil) – 47,89
  • João Pessoa (Brasil) – 47,57
  • Gran Barcelona (Venezuela) – 46,86
  • Palmira (Colômbia) – 46,30
  • Kingston (Jamaica) – 45,43
  • São Luís (Brasil) – 45,41
  • New Orleans (EUA) – 45,17
  • Fortaleza (Brasil) – 44,98
  • Detroit (EUA) – 44,60
  • Juárez (México) – 43,63
  • Teresina (Brasil) – 42,84
  • Cuiabá (Brasil) – 42,61
  • Chihuahua (México) – 42,02
  • Obregón (México) – 40,95
  • Goiânia e Aparecida de Goiânia
  • Nelson Mandela Bay (África do Sul) – 39,19
  • Armenia (Colômbia) – 38,54
  • Macapá (Brasil) – 38,45
  • Manaus (Brasil) – 38,25
  • Vitória (Brasil) – 37,54
  • Cúcuta (Colômbia) – 37,00
  • Curitiba (Brasil) – 34,92
  • Durban (África do Sul) – 34,43
  • MPF VAI INVESTIGAR FECHAMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA FUNAI NO RIO GRANDE DO NORTE

    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) instaurou procedimento para apurar as razões do fechamento da Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai) no estado, que funcionava em Natal. A decisão do MPF é fruto de uma reunião ocorrida nessa quarta-feira (5), na sede da Procuradoria da República, na qual o procurador Victor Mariz recebeu lideranças indígenas e representantes da Funai.
     
     
     


    Através do Decreto 9.010, do último dia 23 de março, o presidente da República determinou o fechamento de 51 CTLs no país, incluindo a do Rio Grande do Norte, pela qual os indígenas potiguares lutavam desde 2005 e que vinha funcionando desde 2011. Para os participantes da reunião, como Francisco Ismael de Souza, da comunidade do Amarelão em João Câmara, a medida foi particularmente prejudicial pelo fato de ser um estado que “historicamente é colocado na situação de não mais existência dos povos indígenas e onde elementos como a invisibilidade e o preconceito institucional são intensificados cotidianamente”.
     
     
     


    O procurador da República Victor Mariz anunciou que levará o caso ao conhecimento da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (que trata dos assuntos ligados às populações indígenas e comunidades tradicionais), em Brasília, de forma a buscar acertar as estratégias para uma atuação institucional eficiente nacionalmente em relação ao assunto. Também requisitará à Funai esclarecimento quanto aos critérios técnicos utilizados na decisão do fechamento da CTL em Natal

    BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

    Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...