10 de maio de 2019

JOVEM É MORTO A TIROS NO SERIDÓ POTIGUAR

Um crime de homicídio foi registrado nesta quinta-feira, (09), no Bairro Boa Passagem, em Caicó, onde foi morto a tiros o jovem, Carlos Jedson dos Santos Gomes da Costa, vulgo, “Grão”. 




Segundo testemunhas, os criminosos estavam em uma cinquentinha traxx. Para a po´licia, tudo ainda é um mistério. A vítima, que antes já havia sofrido algumas tentativas de homicídio, desta vez não deu sorte, e morreu no local.

VENEZUELA REABRE FRONTEIRA COM O BRASIL


A Venezuela reabriu a fronteira com o Brasil no início da tarde desta sexta-feira (10) após quase três meses -- 78 dias. O acesso oficial entre os países foi fechado por ordem do presidente venezuelano Nicolás Maduro em 21 de fevereiro





"Está aberta a passagem para pessoas a pé e de carro”, informou nesta tarde o cônsul venezuelano que atua em Boa Vista, Faustino Torella Ambrosini. Segundo ele, a fronteira foi aberta por volta de 12h (13h de Brasília). 





A reabertura também foi confirmada pela Operação Acolhida, que cuida do fluxo migratório em Pacaraima, cidade fronteiriça. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ser inteligente da parte do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a decisão de reabrir a fronteira com o Brasil.

SEMTHAS PROMOVEU FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES DE JARDIM DO SERIDÓ

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), realizou na noite da quinta-feira, (09), no Centro Pastoral, uma festa para comemorar o Dia das Mães. 








 
O evento foi voltado para as mães do CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Criança Feliz.



Durante a programação, as mães foram homenageadas com apresentações culturais, músicas e um delicioso jantar. Ao final, a Secretária de Assistência Social, Hiáskara Silva, fez a entrega de presentes para as participantes.

HELICÓPTERO COM 4 PESSOAS A BORDO DESAPARECE NA AMAZÔNIA

Um helicóptero com quatro pessoas a bordo desapareceu na última segunda-feira (6), no município de Novo Aripuanã, no Sul do Amazonas. A aeronave faria voo em direção a uma pousada no Rio Acari, na mesma região, mas não foi mais rastreada. A Força Aérea Brasileira realiza buscas pela região. 








Estavam na aeronave Esquilo AS350 B2, de prefixo PT-YTJ, o piloto e três passageiros. Familiares não souberam informar o horário aproximado do momento em que o helicóptero desapareceu e detalhes sobre o motivo da viagem também não ainda foram divulgados. 





As buscas estão sendo realizadas com base em relatos de moradores da região. Na manhã desta sexta-feira (10) uma aeronave militar da FAB (foto)  decolou da cidade de Manicoré para sobrevoar a região aonde o helicóptero pode ter desaparecido. 





Em nota, a Aeronáutica informou que o Salvaero Amazônico, unidade da FAB responsável por coordenar buscas aéreas na região, foi notificado na quarta-feira (08) sobre o desaparecimento

MP RECOMENDA EXONERAÇÃO DE PARENTES DE VEREADORES EM CIDADE DO RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Pedro Velho, expediu recomendação para que o presidente da Câmara Municipal efetue, em 10 dias, a exoneração de três servidoras ocupantes de cargos comissionados diante da prática de nepotismo. O MPRN ressalta, na recomendação, a impossibilidade da prática de nepotismo cruzado ou simulado.
 
 
 
 
 
De acordo com o documento, o nepotismo é incompatível com o conjunto de normas éticas abraçadas pela sociedade brasileira e pela moralidade administrativa. A recomendação também elenca outras hipóteses que devem ser combatidas pelo legislativo em Pedro Velho. Nele, o MPRN requisita que o recomendado informe sobre ao acatamento das medidas necessárias e remeta cópia dos atos de exoneração.
 
 
 
 
 
Em caso de não acatamento da recomendação ministerial, o Ministério Público informa que adotará as medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento da ação civil pública de responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa e reclamação perante o Supremo Tribunal Federal.

NATAL TEM MÉDIA DE 19 CARROS ROUBADOS POR DIA NOS PRIMEIROS 04 MESES DE 2019

Natal teve uma média de 19 carros e motos roubados por dia nos quatro primeiros meses de 2019. De acordo com a Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), foram 2.300 veículos roubados ou furtados neste ano entre janeiro e abril. Destes, os policiais conseguiram recuperar 1.246, o que representa 54,17% do total. 








Segundo o delegado Normando Feitosa, que comanda a Deprov, no mesmo período em 2018, foram 2.962 veículos roubados e 1.864 recuperados. Em 2019 foram 662 ocorrências a menos, com uma média diária 20,8% inferior. 





Normando Feitosa diz que os casos de carros e motos ainda não recuperados estão sob investigação. No que diz respeito à redução dos índices neste ano, o delegado aponta que o aumento do policiamento nas ruas, com mais barreiras, pode ter contribuído para a diminuição.



Foto: Ação da DEPROV no RN. (Arquivo).

DETRAN REALIZA PRÁTICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MOTOFRETE

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está na fase final do curso gratuito de formação de motofretista. As aulas práticas iniciaram na tarde dessa quarta-feira (08), quando os novos profissionais tiveram a oportunidade de colocar em execução as instruções recebidas em sala de aula pelos técnicos do Detran.
 
 
 
 
 
 
 
 
As instruções práticas são ministradas em campo com a simulação de uma pista composta por curvas, desvios e obstáculos onde os alunos devem guiar suas motocicletas obedecendo as normas de conduta no trânsito, e principalmente levando em consideração os procedimentos de direção defensiva.
 
 
 
 
Nessas situações, os instrutores destacam a responsabilidade que o profissional de motofrete deve ter, já que, além de ser a motocicleta um transporte vulnerável a ocorrência de acidentes, a mesma estará com carga, o que muitas vezes pode dificultar manobras rápidas e urgentes.
 
 
 
 
Na capacitação, que é coordenada pela Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran), os motofretistas são informados sobre a verificação regular do veículo, uso adequado dos equipamentos de segurança, acondicionamento de cargas e técnicas de postura corporal de prevenção de acidentes na condução da motocicleta.
 
 
 
 
Os novos profissionais tomam ainda conhecimento de Transporte de Cargas, debatendo o conteúdo da legislação específica de motofrete, procedimentos para o transporte de cargas, verificação e manutenção do veículo para a pilotagem segura, gestão de risco em duas rodas, segurança e saúde, e informações de logística.
 
 
 
 
 
O plano do Detran é formar o profissional motofretista de acordo com as exigências determinadas pela resolução 410/2012 do Contran, atendendo o que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício dessa atividade. A medida tem ainda o objetivo de contribuir para a segurança no trânsito, já que os motociclistas são as maiores vítimas da violência no tráfego.
 
 
 
 
 
Essa é a segunda turma de formação de motofretista iniciada em 2019 pelo Detran. Outras turmas serão abertas ao longo do ano. Os interessados na capacitação devem procurar a Unidade Técnica-pedagógica da Eptran, situada na sede administrativa do Detran, na Rua Perimetral Leste, 113, bairro de Cidade da Esperança, Natal-RN.

SETOR DE ENDEMIAS REALIZA AÇÕES PARA A PREVENÇÃO E COMBATE A LEISHMANIOSE EM JARDIM DO SERIDÓ

Uma equipe da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), através do núcleo de entomologia em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal, está realizando pesquisa entomológica com implementação de armadilhas, trabalho que tem como objetivo capturar possíveis mosquitos flebótomos transmissores da leishmaniose visceral. 









Essa é uma orientação do Ministério da Saúde para que os Estados desenvolvam ações de controle e prevenção, realizando a coleta de sangue em cães, instalações de armadilhas e detetização nas residências. O trabalho está sendo realizado de 06 a 10 de maio de 2019.

EX-PRESIDENTE TEMER SE ENTREGA À PF EM SÃO PAULO APÓS NOVA ORDEM DE PRISÃO


O ex-presidente Michel Temer (MDB), de 78 anos, se entregou à Polícia Federal (PF) em São Paulo na tarde desta quinta-feira (9) para cumprir prisão após revogação do habeas corpus que o mantinha livre. Ele deixou sua casa, na Zona Oeste da capital, e seguiu escoltado até a Superintendência da PF. 





Temer é acusado de chefiar uma organização criminosa que teria recebido R$ 1,091 milhão em propina nas obras da usina nuclear de Angra 3, operada pela Eletronuclear. O ex-presidente foi denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.





O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro afirma que a soma dos valores de propinas recebidas, prometidas ou desviadas pelo suposto grupo chefiado pelo ex-presidente ultrapassa R$ 1,8 bilhão. 





Também se entregou à PF na tarde desta quinta João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, amigo do ex-presidente e sócio da empresa Argeplan. No início da noite, Temer e Lima foram fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), na região central de São Paulo. 





O desembargador Abel Fernandes Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF-2), determinou que Temer e Lima devem ficar presos em São Paulo





Por enquanto, Temer ficará na sede da Superintendência da PF na Lapa, Zona Oeste da capital paulista. Coronel Lima ficará no presídio militar Romão Gomes, na Vila Albertina, Zona Norte. 





A defesa do ex-presidente pediu nesta quinta-feira (9) liberdade ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro Antonio Saldanha, relator do pedido, disse que levará o caso para discussão no STJ na próxima terça-feira (14)




"Temos uma tradição na Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça de levar ao colegiado casos de grande repercussão, é uma forma de privilegiar o princípio da colegialidade", afirmou Saldanha.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...