10 de setembro de 2020

FAMÍLIA É AMARRADA DURANTE ASSALTO À RESIDÊNCIA NO SERIDÓ POTIGUAR

Bandidos armados invadiram uma casa em Caicó, fizeram um arrastão e fugiram deixando a família amarrada na noite desta quarta-feira (9). Os criminosos levaram pertences e o carro da família que foi localizado pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (10).

 

 

De acordo com a PM, por volta das 22h quando a família chegava em casa, no bairro Canutos e Filhos, foram abordados pelos bandidos que anunciaram o assalto. Os criminosos amarraram a família em um dos cômodos da casa e em seguida começaram a recolher os objetos da casa. Eram 4 homens e 2 estavam armados, segundo a polícia. A ação durou cerca de 40 minutos. 

 

 

Eles pegaram objetos pessoais, joias, perfumes, eletrodomésticos, uma quantia em dinheiro e fugiram levando o carro da família. 

  


Ainda de acordo com a Polícia, as vítimas conseguiram se soltar e avisaram sobre o assalto. Na manhã desta sexta (10), os policias localizaram o carro em uma estrada de terra próximo a comunidade rural Baixa Verde. O carro estava ligado e com as portas abertas. 

 

Nenhum suspeito foi localizado.

MANAUS COMPLETA 1 MÊS DE REABERTURA DE ESCOLAS PÚBLICAS COM BONS EXEMPLOS

Manaus completa, nesta quinta-feira (10), um mês do retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino. A cidade foi a primeira capital do país a retomar as atividades, quase cinco meses após o início da pandemia do coronavírus. Voltaram apenas alunos do ensino médio e do programa de Educação para Jovens Adultos (EJA) – cerca de 110 mil estudantes. O ensino fundamental e o básico não têm data para o regresso, e a transmissão de aulas ocorre pela internet e pela TV aberta.

 

 

Dentro das 123 escolas da rede estadual em Manaus, foram adotadas medidas de segurança, como sabão nas pias, álcool gel e medição de temperatura, por exemplo. Mas há também problemas e desafios. Professores relatam sobrecarga de trabalho, pais temem o transporte coletivo lotado e alunos dizem que regras nem sempre são cumpridas.

 

 

O cronograma de retomada das atividades estabelece alternância entre aulas presenciais e à distância (leia mais abaixo). A ocupação das salas foi reduzida a 50% da capacidade.

 

 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está entre os países que fecharam as escolas por mais tempo em razão da pandemia de Covid-19 – 16 semanas até o fim de junho. A média das nações do grupo é de 14 semanas.

 

Fonte: G1/AM - Foto: Matheus Castro/G1 AM. 

VIVALDO COSTA REGISTRA AVANÇOS DE VACINA CONTRA CORONAVÍRUS TESTADA NO BRASIL

Um dia depois do retorno das aulas presenciais nas escolas particulares de Natal ser anunciado, Vivaldo Costa (PSD) usou o horário dos deputados na sessão plenária desta quinta-feira (10) para registrar os avanços do ensaio clínico com a vacina Coronavac, que está evoluindo rapidamente no Brasil. O parlamentar destacou informações dadas pelo diretor do Instituto Butantan, em São Paulo, Dimas Covas, onde a vacina está sendo testada sem qualquer intercorrência registrada até o momento.

 



“Ele afirmou que a vacina chinesa, que está sendo testada no Brasil, tem tecnologia diferente da vacina de Oxford, é feita com o vírus inativado e a interrupção do estudo de Oxford não influencia os estudos feitos em São Paulo”, explicou. Vivaldo ressaltou que a eficácia da vacina será avaliada já em outubro. “Se for comprovada, poderá ser registrada na Anvisa. O que temos agora é que não existe medicação comprovadamente eficiente no enfrentamento ao coronavírus, muito menos uma que venha prevenir”, finalizou.

 



Ainda no horário destinado aos parlamentares, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) comentou ação movida pelo Psol, contra ele, por propaganda eleitoral antecipada. “Fui surpreendido com a notícia. A peça em questão é um outdoor agradecendo a visita do presidente Jair Bolsonaro ao nosso Estado e a todas as obras, serviços e programas de Jair Bolsonaro, que é o governador de fato do RN”, disse. 

 



O deputado do Psol Sandro Pimentel, citado na fala do Coronel Azevedo, respondeu dizendo que não estava ciente da ação, uma vez que a legenda que integra “é plural e democrática”. E continuou: “Vamos deixar que a Justiça Eleitoral decida isso”.

HOMEM MATA O PRÓPRIO IRMÃO A FACADAS EM JARDIM DO SERIDÓ

Ainda não se sabe o motivo que levou um homem à matar seu próprio irmão à facadas no início da tarde desta quinta-feira, (10). O crime aconteceu na residência da família que fica às margens da BR 427, em Jardim do Seridó, próximo ao BNB Clube.

 

 

Segundo informações, “Silvano de Antônio Caçote”, matou o irmão que era popularmente conhecido pelo apelido de “Timbú” (foto). Silvano que foi preso em flagrante delito logo após matar o próprio irmão já se envolveu em outros casos de violência.

LUIZ FUX TOMA POSSE NESTA QUINTA-FEIRA, (10) COMO PRESIDENTE DO STF

O ministro Luiz Fux tomará posse nesta quinta-feira (10) como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Rosa Weber será a vice. A cerimônia será restrita em razão da pandemia do novo coronavírus.

 

 

Nascido no Rio de Janeiro e formado em direito na Universidade Estadual do Rio (UERJ), Fux substituirá o ministro Dias Toffoli no comando da mais alta Corte do país. O mandato é de dois anos.

 

 

Nesta quarta (9), Toffoli comandou a última sessão como presidente do STF. Ministros do tribunal, o presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades prestaram homenagens ao ministro.

 

 

Com a posse desta quinta, Toffoli passa a integrar a Primeira Turma, da qual Fux se despediu na última terça (8). A turma é formada pelos ministros Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

PREFEITURA VAI LIBERAR A ABERTURA DAS ESCOLAS PRIVADAS EM NATAL A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA, (11)

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), vai liberar a reabertura das escolas particulares da capital potiguar. A decisão foi tomada nesta quarta-feira 9 durante reunião com representantes da rede privada de ensino. Com a medida, as escolas terão manter rígidos controles sanitários, rodízio de alunos e garantia de ocupação de até 50% das salas de aula. 

 

 

Segundo informações, um decreto disciplinando a reabertura das escolas privadas será publicado nesta quinta-feira 10 no Diário Oficial do Município. A data de retomada das aulas presenciais pode acontecer a partir desta sexta-feira 11.

 

 

O prefeito destacou ainda que as escolas devem oferecer aos pais a possibilidade de escolha do retorno dos filhos e aulas virtuais para aqueles que não optarem pelas aulas presenciais. A fiscalização caberá à Secretaria de Educação, Semdes, Procon, Semurb e Semsur, que poderão inclusive interditar a escola que descumprir as regras estabelecidas.

 

 

Entre as medidas que fazem parte do protocolo das escolas para o retorno às aulas presenciais estão: medição de temperatura dos alunos na entrada da escola, disponibilização de tapetes sanitizantes, sinalização de corredores, distanciamento de 1,5m das carteiras em sala de aula, divisão da turma em dois ou mais grupos e termo de responsabilidade dos pais. O protocolo completo também será publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Município.

 

Foto: Ilustração.

AMAZAN SILVA ANUNCIA CONVENÇÃO DO PSD PARA ESTA QUINTA-FEIRA, (10)

O presidente do PSD - Partido Social Democrático – de Jardim do Seridó,  Amazan Silva,  anunciou que a convenção do referido partido acontecerá às 17hs00min, desta quinta-feira, (10), em Jardim do Seridó. O evento será fechada, com acesso permitido apenas para os convencionais e equipe de apoio.

 

 

Além da convenção do PSD, que deverá homologar a candidatura de Amazan Silva à reeleição, o PSDB  - Partido da Social Democracia Brasileira – também realizará sua convenção nesta quinta-feira, (10), sendo está às 16hs00min.

COORDENADOR DA FUNAI MORRE APÓS LEVAR FLECHADA DE INDÍGENAS ISOLADOS EM RO

O coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau (FPEUEWW) da Fundação Nacional do Índio (Funai), Rieli Franciscato, de 56 anos, morreu nesta quarta-feira (9) após ser atingido no tórax por uma flecha disparada por indígenas isolados em Rondônia.

 

 

A informação é da Polícia Civil e da Associação Etnoambiental Kanindé. O caso aconteceu nas proximidades da Linha 6 em Seringueiras (RO).

 

 

A Kanindé acrescentou que os indígenas isolados não sabem a distinção entre defensor e inimigo, reforçando que o território "está sendo invadido e os índios estão tentando sobreviver".

 

 

Segundo a Kanindé, Rieli era uma das grandes referências nos trabalhos de proteção aos indígenas isolados da Amazônia. O coordenador defendia o não contato com o grupo e atuava para evitar um conflito com a população local. Também fez parte da equipe que demarcou a primeira terra exclusiva para indígenas isolados.

 

 

Franciscato, que era de Alta Floresta (RO), estava desde 2007 na Funai, mas atuava como coordenador da FPEUEWW desde 2013. 

 

 

A Polícia Civil da cidade informou que Franciscato estava em uma missão na região com apoio da Polícia Militar (PM) quando foi atingido pela flecha. 
 
 
Fonte: G1/RO.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...