15 de setembro de 2016

GOVERNO PRORROGA DECRETO DE CALAMIDADE PÚBLICA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO RN

O Governo do Estado renovou por mais 180 dias o decreto de calamidade pública do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. O documento publicado nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial do Estado e assinado pelo governador Robinson Faria, visa garantir a execução de medidas emergências necessárias para o restabelecimento do controle do sistema prisional potiguar.

 
O Decreto prevê a dispensa de licitação e a contratação emergencial de projetos construtivos para a restauração das unidades prisionais parcialmente destruídas, além de reformas, ampliações e adequações para a criação de novas vagas e recuperação das já existentes. Quando não puder ser dispensado o procedimento licitatório para a contratação de obras e serviços de engenharia, será aplicado o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).

 
Também deve ser realizada durante esse prazo, a contratação de agentes penitenciários e de vigilância temporários para dar apoio aos profissionais efetivos e policiais militares que atuam no sistema prisional.
 
 
 
O documento ainda informa que devem ser estabelecidas relações administrativas com os órgãos da União que viabilizem a concessão de financiamentos ou transferência de valores para a construção de novos estabelecimentos prisionais.
 

O texto explica que também serão estabelecidas relações interadministrativas com os órgãos diretivos do Poder Judiciário, da Defensoria Pública Estadual, do Ministério Público do RN, Tribunal de Contas do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil, visando agilização dos processos e incidentes de execução penal em curso.
 

Por fim, fica mantida a formação de uma força tarefa composta por diversas instituições para adotar as medidas previstas no documento e apresentar ao governador, um relatório com as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos a cada 30 dias.

ACHADO CORPO QUE PODE SER DE ALUNA DE ENFERMAGEM DESAPARECIDA NO INTERIOR DO RN

Um corpo de uma mulher, com visíveis sinais de violência, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (15) em meio a um matagal que fica às margens de uma estrada de terra que liga a BR-110 ao loteamento Frei Damião, a 6 quilômetros de Mossoró. A polícia acredita que o corpo seja da estudante de enfermagem e manicure Valéria Patrícia de Azevedo, de 20 anos, desaparecida desde o domingo (11).
 
 
 
Valéria Patrícia de Azevedo (Foto: Arquivo Pessoal)
 
 
 
De acordo com peritos do Instituto Técnico de Perícia de Mossoró, o pescoço da mulher estava quebrado e o corpo já em avançado estado de putrefação. As roupas que vestiam o cadáver foram reconhecidas como as mesmas que a estudante usava no dia em que desapareceu.
 
 
 
Ao lado do cadáver, ainda de acordo com o Itep, foram encontrados restos de um envelope bancário. O marido da estudante disse à polícia que a mulher havia sacado R$ 500 pouco antes de desaparecer.
 
 
 
Segundo Francisco Railton de Azevedo, pai de Valéria, a filha havia saído de moto da casa onde morava no bairro Planalto 13 de Maio. "Por volta das 12h30 de domingo, ela foi fazer uma faxina na nova casa que comprou junto ao marido no bairro Sumaré", relatou. Já por volta das 14h30, a motocicleta da Valéria foi encontrada em uma estrada carroçável no bairro Bom Jesus.
 
 
 
O corpo encontrado será periciado ainda nesta quinta para confirmar a identificação e a causa da morte. O delegado da Delegacia de Homicídios Rafael Arraes e o delegado da 1ª DP de Mossoró devem se reunir para definir a linha de investigação, caso seja confirmado que o corpo é mesmo o de Valéria.

CARREATA DE AMAZAN E ANINHA LOTOU COMUNIDADE RURAL EM JARDIM DO SERIDÓ

O candidato a prefeito de Jardim do Seridó, Amazan (PSD), e sua vice Drª Aninha, realizaram nesta quarta-feira, 14, grande carreata e comício relâmpago no sítio Recanto, município da cidade, atraindo grande público em apoio a sua candidatura e dos vereadores que os apoia.
 

 
 
 
Deu para saber que o povo do Recanto está com o sentimento de mudança e compreendeu a importância do nosso trabalho quando chegarmos a prefeitura. Sei dos problemas e dificuldades desse povo porque estive aqui antes da campanha para ouví-los e o que identificamos está no nosso plano de governo participativo. Estou muito feliz e a nossa campanha está a cada dia melhor com aumento de pessoas participando”, disse Amazan.


 
 
Na próxima sexta-feira, (16), a coligação “Mudar para Melhorar” realiza o comício voltado para a juventude jardinense, com grande passeata saindo do bairro Bandeira Branca e encerrando no Canal onde os jovens farão a festa com o futuro prefeito Amazan e Drª Aninha.



MARÉ ALTA PROVOCA ALAGAMENTOS NO LITORAL DE SANTA CATARINA

A combinação de ressaca com o pico da maré no início da tarde desta quinta-feira (15) fez com que diversos pontos no litoral catarinense ficassem alagados. Há registros em Balneário Camboriú, onde a água invadiu a Avenida Atlântica, Florianópolis, Itajaí e Bombinhas, entre outras cidades da Grande Florianópolis, do Litoral Norte e do Vale.
 
 
 
Ruas da orla de Balneário Camboriú ficaram alagadas com maré alta (Foto: Mary Leal/Divulgação)
 
 
 
Segundo a Epagri/Ciram, essa condição de ressaca se dá pelo encontro de duas marés: a meteorológica e a astronômica, pelo fato de a lua cheia iniciar na sexta-feira (16).
 
 
A previsão da Epagri/Ciram é de que a tendência é que a maré baixe  e de que por volta das 19h as situações das ruas sejam normalizadas. A Epagri informa que ainda há a possibilidade de esta condição se repetir na madrugada.
 
 

 Às 17h45, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) informou que a SC-401 fluía lenta nos dois sentidos e que já havia pouca água na pista. Motos e carros de passeio conseguiam passar. Cerca de 20 minutos antes, uma manifestação de moradores da região fechou a rodovia algumas vezes, o que causou o acúmulo de veículos.
 
 
Na SC-405, havia mais água até 17h45. Porém, o trânsito também fluía muito lentamente nos dois sentidos. Motos e carros também conseguiam passar.
 
 
Na Avenida da Saudade, também invadida pela água, os veículos trafegavam de forma lenta, informou a Defesa Civil municipal, às 17h. A PMRv afirmou que não havia lentidão às 17h40 por causa do problema da Avenida da Saudade.
 

  
Avenida da Saudade, em Florianópolis, é invadida pela água após maré alta nesta quinta-feira (15) (Foto: James Tavares/Secom)
 
Na região Central, na Avenida Governador Gustavo Richard, a água baixava de forma lenta às 17h40 na área do CentroSul, conforme a Defesa Civil municipal. Contudo, há previsão de que o nível volte a subir às 21h e atinja novo ápice entre 2h e 3h.


 Mais cedo, na capital, a água afetava o acesso ao aeroporto Hercílio Luz por volta das 15h40, segundo o Central de Operações da Polícia Militar (Copom). Segundo informações da Infraero, carros maiores conseguiam acessar o aeroporto.
 
 
Até esse horário não havia voos com atraso ou cancelados por esse motivo. A recomendação é que passageiros entrem em contato com as companhias aéreas.
 
 
De acordo com a Defesa Civil, o Parque de Coqueiros, na região continental, também estava alagado na tarde desta quinta, assim como a Avenida da Saudades, que interliga a região central à SC-401.

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

A campanha Setembro Amarelo, que acontece em todo Brasil, tem como tema a prevenção do suicídio. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) todos os anos são registrados cerca de 10 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão de casos no mundo. A identificação dos fatores de risco e de proteção é apontada pela ABP como fundamental para a prevenção do suicídio, tornando indispensável a qualidade no atendimento em todos os níveis de atenção para que que os fatores de risco sejam reconhecidos. 



Entre os fatores de risco, o diagnóstico precoce das doenças mentais como a depressão é fundamental para a prevenção. Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida Saúde, ajuda a entender melhor esse transtorno tão comum hoje nos consultórios. “Apesar de ser uma queixa comum nos consultórios de psicologia, a depressão requer um certo cuidado no diagnóstico. É comum o paciente apegar-se a este rótulo e acaba apresentando sintomas só de ouvir de um profissional ou amigo que pode estar com depressão.  Após a avaliação em muitos pacientes percebemos que não se trata de um transtorno e sim de uma tristeza que esperamos que passe em breve”.
 
 
 
Para a ABP, ao lançar, em 2014, a cartilha intitulada “Suicídio: informando para prevenir” as entidades médicas acreditam em uma sociedade engajada na defesa pela vida e em gestores comprometidos com políticas públicas que realmente transformem este cenário, já que é possível prevenir o suicídio, desde que os profissionais de saúde, de todos os níveis de atenção, estejam aptos a reconhecerem os seus fatores de risco.
 
 
 
A psicóloga do Hapvida explica que a avaliação dos sintomas e a duração dos mesmos são importantes para diferenciar a depressão da tristeza. Para isso, é importante entender se o paciente está vivenciando algo que esteja gerando a tristeza, como a perda de um ente querido, uma recente separação ou a perda de um emprego. 
 
 
 
 “Entretanto, caso o paciente esteja apresentando sinais de tristeza, irritabilidade, desânimo, explosões de agressividade, alteração do apetite, do humor, choro abusivo sem motivo aparente por mais de duas semanas, é hora de procurar ajuda adequada, já que estes podem ser sintomas de depressão e somente o psiquiatra pode orientar qual será o tratamento adequado para cada caso.”, detalha Sarah.
 
 
 
Diagnosticada a depressão o tratamento será direcionado de acordo com o quadro clínico. O paciente pode vir a fazer uso de medicamentos como antidepressivos que auxiliarão no tratamento e na retomada do convívio social. A psicoterapia auxilia o paciente no trabalho do autoconhecimento e na identificação das situações que causam insatisfação e na solução destes conflitos. A psicóloga do Hapvida aponta ainda os benefícios da meditação como opção de terapia coadjuvante ao tratamento.

DERAM AZAR! BANDIDOS SÃO PRESOS EM BLITZ DA LEI SECA NO RN

Uma blitz da Lei Seca do Detran/RN resultarou na prisão de dois homens que respondem pelos crimes de roubo, homicídio e tráfico de drogas. Os detidos foram identificados como Luciano Alves de Aguiar (vulgo Scooby) e Elielson Silva, conhecido por Urso. Com os dois foi apreendido um revólver calibre 38 municiado.
 
 
 
 
 
 
De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca do RN, capitão Isaac Paiva, há fortes indícios que os detidos pertençam a uma facção criminosa denominada Sindicato do RN.
 
 
Os dois foram detidos no bairro de Cajupiranga, área pertencente ao município de Parnamirim, e foram encaminhados pelos policiais da Operação Lei Seca a Delegacia de Plantão onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. Já os celulares apreendidos e as informações contidas nelas serão objetos de investigação por parte da Polícia Civil.
 
 

'PROVEM UMA CORRUPÇÃO MINHA QUE EU IREI A PÉ SER PRESO', DIZ LULA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 15, que se provarem alguma acusação de corrupção, ele irá a pé ser preso. O petista foi denunciado pela Operação Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro na quarta-feira, 14.
 
 
 
 
 
Provem uma corrução minha que eu irei a pé para ser preso”, disse Lula, chorando, em reunião no PT.
 
 
 
Uma coisa que eles têm que aprender é que não estão habituados ao fato de que conquistei o direito de andar de cabeça erguida nesse País.
 
 
 
O petista sugeriu aos procuradores que o denunciaram que ‘peçam desculpas’ a ele.
 
 
 
A Procuradoria da República, no Paraná, denunciou o petista, sua mulher Marisa Letícia e mais seis investigados por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato. Para o Ministério Público Federal, o ex-presidente é o ‘comandante máximo do esquema de corrupção’ instalado na Petrobrás.

JUÍZA INOCENTA AMAZAN E SUA COLIGAÇÃO DE MAIS 2 AÇÕES DOS SEUS ADVERSÁRIOS; AMAZAN CONTINUA SEM CONDENAÇÕES

Diferentemente dos adversários, que colecionam “um álbum” de condenações, Amazan Silva e sua coligação continuam sem nenhuma condenação, numa mostra do respeito para com as leis eleitorais vigentes no País.
Em mais em tentativa de “barrarAmazan na justiça, os adversários entraram com mais duas representações, e em ambas, foram mais uma vez “derrotados” pela verdade, e por isto, a Juíza da 23ª zona eleitoral de Jardim do Seridó, Drª Janaina Lobo da Silva Maia, julgou improcedentes.
 

 
 
Em uma das ações, os adversários acusaram Amazan e demais candidatos de terem pedido votos em uma reunião na ‘Fazenda Casa Show' antes do período eleitoral, e na outra, alegaram que em um comício, um dos candidatos da coligação havia divulgado números de uma pesquisa não registrada, mas, em ambos os casos, os adversários não apresentaram provas das acusações, mostrando que estão “apelando”, e para tal, faltam com a verdade até em suas ações judiciais.
 
 
 
 
Por fim, vale ratificar que, Amazan e sua coligação seguem “limpos”, sem condenações, com uma campanha sem ataques, com respeito, mostrando propostas de seu plano de governo, que foi elaborado em parceria com a população.
Do Blog: Não ganham uma “nem amarrados”! Mas isso mostra que a mentira só vale até que chegue a verdade. Parabéns Amazan, pelo respeito de sua campanha!

PREFEITA DE OURO BRANCO TEM PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA E DE REGISTRO DE CANDIDATURA PROTOCOLADO NA JUSTIÇA ELEITORAL

Após inúmeras denúncias de supostos crimes eleitorais, principalmente por uso indevido da máquina pública para “compra de votos”, o PHS, (Partido Humanista da Solidariedade), entrou na justiça eleitoral com uma ação contra a atual prefeita de Ouro Branco, candidata a reeleição.
Na ação, o requerente pede que após investigações, em restando comprovadas as ilegalidades, que a prefeita, Maria de Fátima Araújo da Silva, seja punida com a cassação do diploma de prefeita, e ainda a cassação do registro de candidatura, além de multa.
 
 

 
 
Além deste, a requerida responde a vários outros processos, que em sendo julgados antes do pleito, podem também cassar o registro de sua candidatura. Vamos aguardar!
Do Blog: Um dia a casa cai!

TROPA DA FORÇA NACIONAL SE APRESENTA OFICIALMENTE AO GOVERNADOR

Os 116 militares da Força Nacional que atuarão pelos próximos 60 dias na Segurança Pública do Rio Grande do Norte foram recebidos oficialmente pelo governador Robinson Faria em solenidade realizada nesta quarta-feira, 14, no quartel da Polícia Militar. O reforço, que já está operando nas ruas de Natal e região metropolitana, foi autorizado pelo Ministério da Justiça em resposta a uma solicitação do Executivo estadual do último 23 de agosto.
 
 
 
 
 
 
 
A Força Nacional atuará em parceria com as forças policiais potiguares, no policiamento ostensivo e patrulhamento diário em Natal e Região Metropolitana, podendo atuar também em áreas próximas às unidades prisionais, além de ações pontuais no interior do estado.
 
 
 


 

JOVEM DE 20 ANOS MORRE APÓS SESSÃO DE BRONZEAMENTO

Uma jovem de 20 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (14) em Brasília após passar por sessão de bronzeamento em uma clínica que funcionava em um casa na Asa Sul. Na manhã do último sábado (10), Nara Farias Preto fez o procedimento estético por três horas a mais que o recomendado e teve três paradas cardíacas antes de morrer, segundo familiares. Após a morte, a suposta clínica clandestina foi desmontada.
 
 
 
 
 
 
De acordo com uma prima da vítima, Mirian Farias, Nara fez a sessão de bronzeamento na cobertura da clínica – uma casa na 705 Sul que tem dois andares – e ficou deitada em cima de uma maca de massagem. A sessão, que deveria durar no máximo uma hora e 20 minutos (40 minutos de frente, e outros 40 de costas) durou mais de quatro horas.


Em intervalos entre 9h e 13h30, uma mulher aparecia para passar um produto que acelerava a pigmentação no corpo de Nara. “Não orientaram a passar filtro solar, e a mulher não a molhava com frequência. Isso causou uma desidratação muito violenta”, disse Mirian. Segundo ela, a prima não bebeu água durante o procedimento.
 

Ela falou com a dona da clínica sobre os danos que o bronzeamento tinha causado e que ela deveria ajudar a pagar os medicamentos e a hospitalização, mas ela fez pouco caso e não quis ajudar.

JUÍZA DETERMINA QUE EM CAMPO REDONDO PERFIS FALSOS NO FACEBOOK SEJAM INVESTIGADOS E PUNIDOS

A Juíza Eleitoral da 68ª Zona Eleitoral no município de Santa Cruz-RN decidiu investigar e punir as pessoas que estão agindo de má fé na rede mundial de computadores, internet, com perfis falsos no facebook. A decisão aconteceu devido a Coligação “Campo Redondo Melhor Pra Você” ter acionado a justiça com uma representação contra tais perfis. A juíza, Dra. Vanessa Lyssandra determinou que a empresa Facebook, forneça todos os dados para identificar usuários que estão difamando e caluniando candidatos que concorrem ao pleito eleitoral no município de Campo Redondo, cidade jurisdicionada pela 68ª Zona Eleitoral.
 

Em um dos trechos da sentença a juíza diz: “forneça todos os dados dos quais dispõe para a efetiva identificação do autor das postagens, notadamente o IP do equipamento no qual se originou o perfil, bem como toda e qualquer informação relativa ao seu criador. Fixo multa diária, também no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), para o caso de descumprimento desta última ordem”.
 

Com o trabalho de investigação em curso nas próximas semanas usuários fakes poderão ter suas identidades reveladas e serão punidos conforme a lei.

MORRE AOS 51 ANOS ANDERSON LEONARDO, CANTOR DO MOLEJO

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, de 51 anos, do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), 1 ano e meio após um diagnósti...