21 de julho de 2023

JOVEM SERIDOENSE É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA EM CIDADE DO RN

O currais-novense, Dioclecio Williamy, vulgo, “ Baby”,  foi morto nesta quarta-feira, (20), no município de Lagoa Salgada, onde foi baleado e morto dentro de casa. Para a polícia, a motivação e os autores do crime ainda são desconhecidos.

POUSADA EM PIPA É FLAGRADA COM “GATO” DE ENERGIA

A Praia de Pipa, no litoral sul potiguar, foi o endereço de mais uma fase da “Operação Varredura” da Neoenergia Cosern na manhã desta quinta-feira (20). Com apoio da Polícia Militar, equipes técnicas da distribuidora identificaram e desativaram “gatos” de energia numa pousada e em duas residências do balneário. O responsável pela pousada, abastecida com uma ligação feita direto do poste, sem passar pelo medidor, foi conduzido pela polícia para prestar depoimento da Delegacia Distrital. De janeiro até agora, quatro pessoas foram presas pela polícia furtando energia no Rio Grande do Norte. Na terça (18) e quarta-feira (19), 19 fraudes foram identificadas e desativadas no bairro de Bela Parnamirim, em Parnamirim.

 

 

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos no local onde é feita.

 

 

É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime”, afirma Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern. “Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel​) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas”, alerta.

 

 

As ações de combate às ligações clandestinas da Neoenergia Cosern em todo o Rio Grande do Norte têm sido cada vez mais intensas. Durante o ano de 2022 foram realizadas cerca de 55 mil inspeções e identificadas 5.487 irregularidades. O volume total de energia que estava sendo desviada e foi recuperada seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia e meio.

CIDADES DO RN ESTÃO ENTRE AS 50 MAIS VIOLENTAS DO BRASIL

O Rio Grande do Norte tem duas cidades entre as 50 mais violentas do Brasil, segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançada nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O ranking leva em conta cidades com mais de 100 mil habitantes.

 

Segunda maior cidade do RN, Mossoró, na região Oeste, ocupa a 13ª posição do ranking de cidades mais violentas do país em 2022, com taxa de 63,5 mortes violentas por 100 mil habitantes.

 

Já São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, ocupa a 40ª posição com taxa de 44,9.

GOVERNO FEDERAL DEIXA FALTAR INSUMOS PARA DIAGNOSTICAR COVID E OUTRAS DOENÇAS

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o secretário-executivo da pasta, Swedenberger Barbosa, foram informados da “situação crítica” dos insumos para ações de vigilância em saúde e laboral, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em alertas ignorados. Estão em falta materiais para diagnóstico de Covid-19, Rubéola, Parvovírus, Chikungunya, Zika, além da Doença de Chagas. Somente este ano o Conass notificou o ministério por duas vezes.

 

O problema grita nos Laboratórios Centrais (Lacen) de todos os Estados, que trocam insumos entre si, quando têm, ou a população fica à mingua.

 

Gestores que pedem o estoque ouvem que a trava está no departamento de logística. São pendências judiciais, licitações ou o produto esgotado.

 

O Conass alerta que a falta de insumos compromete a vacinação. Falta, por exemplo, diluente para vacinas contra Covid-19 e a poliomielite.

 

O Ministério da Saúde pediu “tempo” para responder, demonstrando ignorar o problema.

POLICIA CIVIL PRENDE ACUSADOS DE TRÁFICO DE DROGAS EM CIDADE SERIDOENSE

Policiais civis da 96ª DP de Parelhas (RN) deram cumprimento nesta quinta-feira (20), a três mandados de prisão e a quatro mandados de busca e apreensão naquele município. Dois homens, de 29 e 26 anos, foram presos. 

 

Ambos são suspeitos por tráfico de drogas e por organização criminosa. Eles foram encaminhados para o sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

 

Um terceiro investigado, o qual também tinha um mandado de prisão em seu desfavor, encontra-se preso no estado da Paraíba.

 

A ação também contou com a participação de equipes da 50ª Delegacia de Polícia Civil de Jardim do Seridó, da 93ª Delegacia de Polícia Civil de Acari, da 3ª Delegacia Regional de Polícia de Caicó, e da 46ª Delegacia de Polícia Civil de Caicó.

 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...