27 de maio de 2014

JARDIM DE PIRANHAS RECEBE MAIS DOIS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Jardim de Piranhas recebeu mais dois profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal. Os cubanos Noel Freije Coro e Danyurky Garcia, já estão no município atendendo nas unidades de saúde. Eles chegaram ao município há cerca de um mês onde receberam acolhida e foram apresentados ao sistema de saúde local, mas só começaram a trabalhar depois de receber a liberação do Ministério da Saúde na semana passada.

Dr. Noel Freije Cojo

Os médicos se juntam ao colega cubano Rafael Ernesto que já atende na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Parque das Luzes desde dezembro de 2013. Freije atenderá no ESF 1, no Centro, e Danyurky na ESF II, localizada no Santa Cecília.

Dr. Rafel Ernesto 

A prefeitura tem feito grande investimento na saúde, mudando completamente sua estrutura e garantindo mais serviços e qualidade. Na próxima semana, o prefeito Elídio Queiroz inaugura a ESF VI do bairro Parque das Luzes. A ESF I, que fica próxima a caixa d’agua, também recebe reforma, mas sua estrutura está funcionando normalmente na rua Professor Amaro Soares.

Dra. Danyurky Garcia

Além disso, desde outubro de 2013, todos os postos da Estratégia Saúde da Família (ESF) trabalham com agendamentos de consulta, facilitando o trabalho para os profissionais e usuários. O agendamento é feito pelo agente de saúde do bairro ou na própria unidade, permitindo mais agilidade na cobertura de saúde e acabando com as filas de atendimento ambulatorial.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COMEMORA DIA NACIONAL DO CIGANO EM EQUADOR

Uma programação que será marcada pela música, alegria e união de culturas vai dar o tom da comemoração do Dia do Cigano, nessa terça-feira, (27), a partir das 19 horas, em Equador. A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e do Cras, organizou uma programação com exposição fotográfica, roupas e adereços típicos dos ciganos e também apresentações culturais com dança e música. Todas as atividades acontecem no Salão Paroquial.

10256956_291371527706273_5768238173526852465_n
A prefeita Noeide Sabino, o pároco de Equador, Padre Célio, vereadores e secretários municipais estarão prestigiando esse momento tão especial para o município, que tem hoje mais de 50 ciganos vivendo na cidade já com filhos naturais, estudantes e trabalhadores.

10364124_291371474372945_504980274659056196_n10154291_291371441039615_8182134456975378862_n
Fique por Dentro :


Comemorado pela primeira vez no Brasil em 2007, o Dia Nacional do Cigano foi instituído pelo presidente Lula em maio de 2006 através da assinatura de um decreto. O dia 24 de Maio foi escolhido como o Dia Nacional do Cigano por ser o dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal dos ciganos.

Originalmente chamado de Rhom, o povo cigano está presente em todas as nações do mundo, mas estudiosos afirmam que suas origens estão na Índia Antiga.

CÂMARA CRIMINAL DO TJ MANTÉM CONDENAÇÃO DE EX-GOVERNADOR DO RN, FERNANDO FREIRE

imagesA defesa do ex-governador Fernando Freire tentou mais um recurso, na sessão da Câmara Criminal do TJRN desta terça-feira (27), contra a condenação que foi definida pelo juiz da 4ª Vara Criminal de Natal, Fábio Wellington Ataíde Alves. O ex-chefe do Executivo estadual foi condenado a mais de seis anos de prisão, além de multa de R$ 217.200,00. Sentença mantida pelos desembargadores que integram o órgão julgador da Corte potiguar.

O magistrado Fábio Ataíde Alves havia também decretado a prisão preventiva do ex-governador, que já havia sido condenado anteriormente a 84 anos de prisão, em outro processo. A prisão preventiva atende ao pedido do Ministério Público Estadual. No entanto, a defesa pediu, na Câmara Criminal, a desconstituição do Mandado de Prisão para o ex-governador, mas no julgamento o recurso foi negado pelos desembargadores.

Segundo o desembargador Glauber Rêgo, que acompanhou o voto do relator Gilson Barbosa, não há como conceder a liminar, já que houve omissão por parte do ex-governador, na informação do novo endereço, o que impossibilitou sua intimação.

O ex-governador, junto à servidora pública Katya Maria Caldas Acioly, respondiam pelo crime de concessão de gratificação de representação de gabinete, através de cheques salário. No suposto esquema fraudulento, a importância de R$ 4.455,00 foi desviada em seu proveito. O valor do desvio se refere à soma de seis fraudes.

A pena para o crime de peculato foi de 10 anos de prisão para Katya Maria Medeiros, além dos seis anos a Fernando Freire. Além deles, também ficou comprovada a participação de Maria do Socorro Dias de Oliveira, perdoada judicialmente devido à colaboração com as investigações.

TRISTEZA! PM PAI DE GAROTO MORTO POR COLEGAS EM CAICÓ DESABAFA NO FACEBOOK

Não temos nem palavras para definir o sentimento de um pai que escolheu como profissão defender a sociedades das ações criminosas praticadas por bandidos, mas que infelizmente não conseguiu livre seu jovem filho de entrar no mundo da criminalidade, e o perdeu tragicamente em confronto com colegas de farda durante uma troca de tiros.

Sem título

Mostrando caráter e lamentando não ter conseguido que o filho de apenas 14 anos seguisse o caminho por ele mostrado, o pai desabafou em seu facebook.

Do Blog: Amigo, não se culpe, pois você tentou, mas ele não quis, e assim infelizmente terminou!

CATAVENTOS DO ARTISTA POPULAR ZÉ DE CHINA COLOREM JARDINS DA PINACOTECA POTIGUAR

A beleza da arte genuinamente popular produzida por um homem simples e, ao mesmo tempo, engenhoso e criativo, surpreende aos espectadores com seus objetos que recriam cenas peculiares da vida no campo. Revelado no ano passado no III Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro, o escultor José Daniel Filho realiza na Pinacoteca Potiguar sua primeira exposição individual, “Zé de China: mestre da arte popular em movimento”, que será aberta nesta quinta-feira, 29, às 19h.

IMG_4238IMG_4241 

Com curadoria do professor Francinildo da Silva, que selecionou 15 cataventos, a mostra está montada nos jardins do museu e permanecerá em cartaz até o dia 02 de agosto. Interessante destacar que este momento, tão importante para o artista, natural de Major Sales, região Oeste, que produz peças que se movem ao sabor dos ventos, coincide com a marca história registrada dia 15 de maio: geração de 1,16 GW de energia eólica, nos 41 parques de energia do RN, fato que coloca o estado no topo da lista dos produtores de energia limpa e renovável do País.

CIMG4098IMG_4264

IMG_4235Filho de José Daniel da Silva, ferreiro da região, de quem herdou o ofício de ferreiro, e casado com Ana Gomes Daniel, desde 1979, com quem teve quatro filhos, Zé de China, aos 58 anos, reside atualmente no distrito de Fazenda Nova, vizinho à cidade de Major Sales. Leva a vida construindo cataventos e em cada um deles projeta cenas do seu cotidiano, como por exemplo: pessoas pilando milho, ferreiros trabalhando o ferro, marceneiros cerrando a madeira, bateristas tocando em bandas de música, trios de forró, carroças puxadas por tração animal, vaqueiros na pega do boi, ordenhas de vacas, camponeses arando a terra e uma infinidade de outros temas. “É o vento do oeste que dá movimento e vida a seus personagens”, afirma Francinildo.

GOVERNADORA PARTICIPA DE MISSA DE SÉTIMO DIA DO PROCURADOR GERAL DO ESTADO, MIGUEL JOSINO

Nesta segunda-feira (26), a Governadora Rosalba Ciarlini participou da missa de sétimo dia do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, na Catedral Metropolitana de Natal.

Missa de Miguel Josino fot Ivanizio Ramos2

A missa foi marcada por muita emoção. Amigos e familiares fizeram homenagens e relembraram momentos da convivência como o Procurador. Ao final a esposa, Karla Motta, agradeceu a todos os presentes pelo apoio dado a família.

Missa de Miguel Josino fot Ivanizio Ramos 1 

A morte de Miguel Josino é uma perda para todos os amigos, familiares, mas também para o Rio Grande do Norte pelo auxiliar dedicado que era, pelo jurista exemplar, em nós fica a certeza de que ele está em um bom lugar, intercedendo pelo nosso estado”, disse a Governadora.

PREFEITA DECLARA QUE FILARMÔNICA SANTA CECÍLIA SERÁ PATRIMÔNIO CULTURAL DE EQUADOR

A Paróquia de Equador está vivendo o Mês Mariano. A noite de ontem foi dedicada à Filarmônica Santa Cecilia. Após, a celebração foi celebrado a Páscoa da Banda, no salão paroquial. Na oportunidade, a prefeita Noeide Sabino prometeu à Filarmônica torná-la patrimônio público de Equador. “A Santa Cecilia é o nosso patrimônio vivo cultural, já está incorporada em nossas festividades”, destacou a prefeita que foi aplaudida de pé pelos presentes.

10364057_291203541056405_8556137379996878910_n10371932_291203451056414_2760113875595476598_n10402032_291203641056395_2299634262051165309_n 

HOMEM É MORTO COM 5 TIROS DE 38 NO SERIDÓ POTIGUAR

tiroMais um assassinato é registrado no Seridó Potiguar, desta vez na cidade de Serra Negra do Norte, onde por volta das 18 horas desta sexta-feira, (26), um homem identificado até o momento apenas pelo apelido de “Lolô”, foi morto com 5 tiros de revolver calibre 38.

5dN8pK3A PM atendeu a ocorrência e prendeu o acusado logo após o crime, quando o mesmo ainda tentava se evadir do local.

Alegando desavença com a vitima, Ivanildo da Silva, (foto) assumiu o crime, e até sorriu ao ser fotografado na delegacia. O acusado foi apresentado na 3ª delegacia de polícia de Caicó.

DR. ANTÔNIO PETRONILO DESISTE DE CANDIDATURA E PODERÁ APOIAR ALVARO DIAS

12As “cartas” estão sendo “dadas” por Henrique Alves, que quer á todo custo viabilizar o nome de Alvaro Dias à Deputado Estadual, e por isso até já conseguiu que o médico, ex-prefeito de Parelhas e atual suplente de deputado, Dr. Antônio Petronilo disistisse do sonho de ser Deputado para dá vez ao ex-deputado.

Ainda não ficou confirmado se Alvaro será apoiado por Dr. Antônio, que pediu para primeiro ouvir seus aliados para poder declarar à quem vai apoiar.

Do Blog: Para muitos seridoenses, votar em Dr. Antônio Petronilo é fácil, dificil é ele transferir os votos para um político que subiu de Deputado Estadual para Deputado Federal, depois voltou à concorrer à Deputado Estadual e perdeu feio.

MORRE AOS 48 ANOS O MEXICANO QUE CHEGOU A PESAR QUASE 600 KG

O mexicano Manuel Uribe, considerado o homem mais obeso do mundo em 2007 pelo livro Guinness dos Recordes, com 597 kg, morreu nesta segunda-feira (26) aos 48 anos, informaram fontes médicas.

Manuel 'Meme' Uribe, em foto de junho de 2008 (Foto: AP)

"As causas preliminares da morte foram arritmia cardíaca e uma descompensação por perda de líquido nas pernas", disse à agência de notícias France Presse uma fonte do Hospital Universitário de Monterrey, cidade industrial do norte do México.

Uribe, que tinha conseguido emagrecer até os 394 kg, deu entrada em 2 de maio no centro médico, aonde chegou levado por um guindaste do Departamento de Defesa Civil, da cidade onde vivia em San Nicolás de los Garza, perto de Monterrey.

Depois de ganhar fama com o recorde Guinness, o mexicano se submeteu a uma rigorosa dieta e chegou a perder mais de 230 quilos.

Em 2008, e após oito anos sem poder se movimentar, Uribe se casou no civil e também chegou de guindaste na cerimônia, que teve os direitos de transmissão vendidos com exclusividade para uma emissora americana.

Naquele mesmo ano morreu José Luis Garza, um dos homens mais obesos do mundo, que na ocasião pesava 450 quilos. Garza morava no estado de Nuevo León, e tinha 47 anos.

“ZÉ AGRIPINO” ABANDONA ROSALBA POR HENRIQUE ALVES

imagesCARIFJGVA governadora Rosalba Ciarlini não terá o apoio do Democratas caso queira ser candidata à reeleição. Isso porque o senador José Agripino, presidente nacional do partido, decidiu que o DEM estará com Henrique Eduardo Alves (PMDB) na disputa pelo Governo do Estado, como forma de priorizar a candidatura dos deputados estaduais (José Adécio, Leonardo Nogueira e Getúlio Rêgo) e do federal (Felipe Maia) nas eleições gerais de outubro próximo.

A confirmação dessa decisão de Agripino teria sido dada a Henrique na noite desta quinta-feira (22), quando o senador esteve em evento na cidade de João Câmara ao lado da chapa encabeçada pelo peemedebista – e que conta também com Wilma de Faria (PSB) para o Senado e João Maia (PR) para vice. Faltaria, para o anúncio oficial, que só deverá acontecer na manhã do dia 2 de junho, quando a sigla vai se reunir e apontar quais são seus rumos para 2014.

Rosalba e José Agripino já se encontraram na casa do senador, em Natal, e conversado sobre o pleito de outubro próximo. Agripino aproveitou o encontro para antecipar à governadora que deve confirmar o apoio a Henrique, como forma de priorizar a aliança proporcional. O encontro teria tido a presença também de Felipe Maia (que já havia se reunido com Rosalba nesta semana), Getúlio Rêgo e José Adécio.

Do Blog: Eles estão “brigando” não pelo RN, e sim por seus interesses pessoais!

PARCERIA DA SECULTRN/FJA COM EMBAIXADA MEXICANA TRAZ SHOW ‘MARIACHI’ PARA O RN

Cristina CabreraComo sede da Copa do Mundo 2014, Natal acolherá a seleção do México, que realiza o primeiro jogo do mundial, na Arena das Dunas, dia 13 de junho. Com objetivo de estreitar os laços da cidade com o país latino, a embaixadora do México, Beatriz Paredes, esteve em reuniões com a Governadora Rosalba Ciarlini e com a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado. O fruto desses encontros foi a parceria cultural entre os povos, trazendo diretamente do México o Mariachi Real da América e a harpista Cristina Craberas, para três apresentações em solo potiguar. Teatro Alberto Maranhão, dia 28 (19h); Teatro Pedro Amorim, em Assu, dia 29 (20h); e Teatro Municipal, em Santa Cruz, dia 30, às 20h. As apresentações têm entrada franca.

Mariachis Real da America

Composto por 12 integrantes, que tocam desde violões e violinos à tradicional vihuela, o grupo é um dos principais representantes do mariachi, gênero musical popular no país. Originário de Puerto Vallarta, no estado de Jalisco, possui 20 anos de experiência e dois álbuns lançados, já participou dos mais importantes festivais de música mexicana do país, assim como em várias ocasiões do Encontro Internacional do Mariachi, em Jalisco.                                                                                                           

As apresentações contam ainda com a participação da famosa harpista mexicana Cristina Cabrera, também cortesia da embaixada do México.

Existe uma estimativa de cerca de 30 mil torcedores mexicanos que virão ao Brasil em junho acompanhar a seleção do seu país, que faz o primeiro dos três jogos, na Arena das Dunas, contra a seleção de Camarões.

Serviço: Apresentação dos Mariachi Real de America e Cristina Crabera – Entrada franca. Realização: Embaixada do México e SecultRN/FJA. Informações: 3232-5320

28/05 – Teatro Alberto Maranhão, 19h

29/05 - Cine Teatro Pedro Amorim - Assu, 20h

30/05 – Teatro Municipal –Santa Cruz, 20h

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...