6 de março de 2023

GOVERNO LULA NÃO ASSINA DECLARAÇÃO DA ONU CONTRA ORTEGA

O governo Lula decidiu não aderir a uma declaração conjunta da ONU para denunciar os crimes do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. Segundo o UOL, o Itamaraty participou da negociação do texto final durante reunião no Conselho de Direitos Humanos, na sexta-feira, mas optou por não aderir ao documento assinado por 55 países. 
 

De acordo com a reportagem, o governo brasileiro quis suavizar a declaração, propondo espaço para diálogo com a ditadura. A proposta não foi aceita.

 

Enquanto até governos de esquerda na América Latina se dispuseram a conceder cidadania aos apátridas nicaraguenses, entre eles Argentina, Colômbia e Chile, a gestão petista continua sem se posicionar.

BOLSONARO DIZ TER “CERTEZA” QUE ESQUERDA PLANEJOU ATAQUES NO 8 DE JANEIRO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou no sábado (4) que “pessoas da esquerda” foram responsáveis por planejar os atos extremistas do 8 de Janeiro. Em entrevista à emissora norte-americana NBC, disse não ter nenhuma responsabilidade sobre os ataques que culminaram na invasão. 

 

“As manifestações da direita ao longo de 4 anos foram pacíficas e não temos nada a temer. Jamais o nosso pessoal faria o que foi feito agora no dia 8 [de Janeiro]. Cada vez mais nós temos certeza que foram pessoas da esquerda que programaram aquilo tudo”, afirmou.

MINISTRO DO STJ PODE SURPREENDER E OCUPAR VAGA DE LEWANDOWSKI NO STF

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão é um dos favoritos para ocupar a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposenta em maio, no Supremo Tribunal Federal (STF). Quando integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Salomão foi responsável por algumas das mais duras decisões contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ganhando uma legião de admiradores na oposição, incluindo quem mais interessa: o presidente Lula. Sua indicação é dada como certa no STJ. 

 

Lula gosta da ideia de nomear ministro do STJ ao STF para abrir vaga e ele indicar alguém de confiança para segundo tribunal mais importante.

 

Em entrevista, Lula pareceu explicar por que não nomearia seu “amigo e companheiro” e advogado Cristiano Zanin, que, jovem, poderá esperar.

 

Benedito Gonçalves, cujas bochechas foram afagadas por Lula, autor de sentenças devastadoras contra Bolsonaro na campanha, “corre por fora”.

 

Lewandowski, com larga folha de serviços prestados, não esconde sua preferência pelo advogado Manoel Carlos, considerado muito preparado.

PEDRINHO MATADOR FOI MORTO A TIROS E TEVE O PESCOÇO CORTADO

Pedro Rodrigues Filho, o Pedrinho Matador, foi assassinado a tiros e teve o pescoço cortado, de acordo com o boletim de ocorrência. O assassino em série, de 68 anos, foi morto na calçada em frente à casa de familiares na manhã deste domingo (5), em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. 

 

Segundo o boletim de ocorrência, policiais militares foram acionados após serem informados de disparos de arma de fogo, que uma pessoa teria sido atingida e que os suspeitos teriam fugido em um carro preto. Em outro chamado, a PM foi informada que o veículo teria entrado na Estrada da Cruz do Século. Os policiais foram até o local e encontraram o carro abandonado, com munição de pistola aparentemente intacta no assoalho.

 

Pedrinho Matador foi preso pela primeira vez em 1973 e passou 42 anos na cadeia. Em uma entrevista para a revista "Época", de 2003, Rodrigues Filho disse que teria matado mais de cem pessoas, incluindo crimes cometidos dentro do sistema prisional.

POLÍCIA CIVIL DO RN ELUCIDA CRIME E PRENDE SUSPEITO DE MATAR PSICÓLOGA NO INTERIOR DO RN

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia de Assú (97ª DP), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investiga...