17 de março de 2022

BOLSONARO FECHA OS NOMES QUE VÃO DEIXAR O GOVERNO NA REFORMA MINISTERIAL

O presidente Jair Bolsonaro fechou os nomes dos ministros que vão deixar o primeiro escalão até o fim do mês, quando haverá uma reforma ministerial. Esses ministros estão de saída do governo porque vão disputar uma vaga no Senado ou nos governos estaduais nas eleições de outubro e, pelas regras eleitorais, têm que se descompatibilizar dos atuais cargos.

 

Bolsonaro bateu o martelo das substituições em conversar com interlocutores próximos nos últimos dias, como o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil).

 

Vão deixar o governo para se candidatar:

 

  Tarcísio Freitas (Infraestrutura)

  Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos)

  João Roma (Cidadania)

  Flávia Arruda (Secretária de Governo)

  Tereza Cristina (Agricultura)

  Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional)

  Gilson Machado (Turismo)

  Onyx Lorenzoni (Trabalho)

  Braga Netto (Defesa).

VIVALDO COSTA DESTACA PERÍODO EM QUE EXERCEU A MEDICINA NO HOSPITAL DO SERIDÓ

O deputado Vivaldo Costa (PSD) fez um ‘desabafo’ na sessão ordinária desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa, ao contar sua história como médico que há 40 anos reergueu o Hospital do Seridó, na cidade de Caicó, e como foi retirado da instituição onde nunca cobrou uma consulta ‘de ninguém’. Ele relembrou que depois de tentar o primeiro mandato como homem público, sem sucesso eleitoral, assumiu o comando do hospital.

 

“Não tinha dinheiro do governo nem da prefeitura”, afirmou Vivaldo Costa, ressaltando que para tirar a unidade de saúde do caos em que se encontrava, contou com um mutirão de voluntários, que incluía médicos que trabalhavam ‘de graça’, e auxiliares de enfermagem que trabalhavam sem saber quanto, nem quando iriam receber. O deputado contou que deixou sua missão como pediatra e assistente da médica Giselda Trigueiro, em Natal, para resgatar o atendimento à saúde na região do Seridó.

 

“Nasci com o coração de homem público, de ser prefeito de Caicó, de ser governador desse estado, de ser deputado”, encerrou o deputado. “Faço aqui uma espécie de desabafo porque após 40 anos tiraram Vivaldo Costa do Hospital do Seridó”, concluiu.

COORDENADOR DA FUNAI É PRESO SUSPEITO DE ARRENDAR TERRA INDÍGENA

O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Ribeirão Cascalheira, Jussielson Gonçalves Silva, o sargento da Polícia Militar Gerrard Maxmiliano Rodrigues de Souza e o ex-policial militar do Amazonas, Enoque Bento de Souza, foram presos na Operação Res Capta, deflagrada pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (17), contra o arrendamento de terras indígenas para produtores rurais.

 

A Funai informa, em nota, que não aprova nenhum tipo de conduta ilícita e está à disposição das autoridades policiais para colaborar com as investigações. Afirma ainda que o arrendamento de terras indígenas é proibido e que o coordenador será afastado da função. A reportagem também entrou em contato com as defesas de Jussielson, Enoque, Gerrard mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

 

A operação também apreendeu uma caminhonete SW4 do Cacique Damião Paridzané, que ele teria recebido em troca da permissão da concessão ilegal da área. O veículo está avaliado em R$ 366, 9 mil. 

 

O cacique foi o principal nome da luta indígena pelo retorno à Terra Indígena Marãiwatsédé ao povo Xavante. Cerca de 2400 pessoas foram retiradas da área nos últimos 10 anos. 

 

Para o Ministério Público Federal (MPF), não há dúvidas de que o dinheiro das contas do cacique é "oriundo das parcerias espúrias formadas no interior da terra indígena para a exploração maciça da área indígena sem qualquer controle por parte da Funai".

 

 

MP INVESTIGA CORRUPÇÃO E DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO NA COMPRA DE COMBUSTÍVEIS EM PREFEITURA DE CIDADE SERIDOENSE

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (16) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apura supostos crimes de desvio de recursos públicos e de corrupção na Prefeitura de Jardim de Piranhas, na região do Seridó potiguar.

 

Segundo o MP, os esquemas fraudulentos investigados envolveriam a compra de combustíveis pelo município entre os anos de 2016 e 2020.

 

A ação contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Jardim de Piranhas, Caicó e Florânia.

 

APÓS CIRURGIA PARA CORRIGIR FRATURA NA PERNA DIREITA, IDOSA CAI DE MACA E QUEBRA A PERNA ESQUERDA EM HOSPITAL DO RN

Uma idosa de 64 anos quebrou a perna esquerda ao cair de uma maca no setor pós-operatório do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, na madrugada da última segunda-feira (14). O caso aconteceu logo após a paciente ter passado por uma cirurgia para corrigir justamente uma fratura na perna direita. A família reclama de negligência. 

 

Segundo a família, a queda também desalinhou o procedimento que tinha sido feito e a idosa terá que passar por mais duas cirurgias. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte e a direção da unidade informaram que estão apurando o caso.

 

Rosimar Medeiros fraturou dois ossos da perna direita em um acidente de moto que aconteceu no fim de semana em Jardim do Seridó. Ele foi socorrida ao Hospital Walfredo Gurgel, que é referência no atendimento de traumas e ortopedia.

 

No entanto, segundo a família, ela sofreu a queda logo após passar pela cirurgia, ainda no setor do pós-operatório, na madrugada da segunda-feira. Com isso, fraturou a perna esquerda e desalinhou o outro procedimento que já tinha sido feito na perna direita.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...