O Rio Grande do Norte tem pelo menos 9 municípios com processos envolvendo possível cassação de prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024 em andamento. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado.
O número representa pouco mais de 5% dos 167 municípios potiguares. A maioria dos processos ainda está em fase de recurso e segue sem decisão definitiva.
Todos os casos envolvem suspeita de abuso de poder político associada a outras irregularidades, como abuso de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação, condutas vedadas e captação ilícita de sufrágio (compra de votos).
Em pelo menos dois casos, em Ouro Branco e Itaú, a Corte já determinou a cassação dos mandatos dos gestores, mas, ainda tem os municípios de, Equador, Maxaranguape, São Miguel do Gostosa, Pedra Grande, Marcelino Vieira, Lajes e Francisco Dantas que recorreram e esperam decisões.


