Conforme relato do próprio “Galego de Eustáquio”, a agressão aconteceu logo após o mesmo ter ido fazer um favor em entregar para o “todo Poderoso”, contraventor em sua “BANCA DO JOGO DO BICHO”, o dinheiro de um aluguel a mando de outra pessoa, momento em que o mesmo de forma que lhe é peculiar, o tratou com muita brutalidade, dizendo não querer receber o dinheiro pelo motivo de que seu inquilino estava com contas de água e luz atrasadas. Como se o pobre “Galego de Eustáquio” tivesse culpa!
Após o acontecido, “Galego” saiu e entrou em um bar em frente a “CASA DE JOGO DE BICHO” do vereador e contraventor pai do atual prefeito, quando alguém mandou que o mesmo tivesse cuidado com o “todo poderoso”, tendo “Galego” retrucado que ele (Joaci Costa) não era mais homem que ele, e que o mesmo não tinha motivo para bater nele (Galego).
Por pouco não deu tempo de “Galego de Eustáquio” (foto ao lado) fechar a boca, o contraventor veio em sua direção, e de forma covarde, agrediu o cidadão que estava sentado, e que por sinal é uma pessoa muito querida na cidade, já que apesar de ser muito humilde, é um cidadão correto que ganha a vida como cabeceiro (chapa) e fazendo mandados das pessoas. “Ele chegou e já foi dando um soco na minha cara, eu nem esperava, ele é muito bruto”. Relatou “Galego”. “Eu ainda disse que ia fazer um B.O contra ele, mas não vou não, eu tenho medo”. “Quem sou eu pra ir contra um homem desse”. Completou “Galego de Eustáquio”.
Esse é mais um dos inúmeros casos de agressões promovidas pelos “poderosos” de Jardim do Seridó, que agora amarga um ditadura que infelizmente foi proporcionada pela forma errônea de parte de sua população em escolher seus governantes. Nem precisa dizer muito! De uma cidade onde o maior contraventor da região é o mais votado para vereador, infelizmente não se pode esperar nada de bom.