18 de fevereiro de 2017

GOVERNO DO RN FORTALECERÁ ARTESÃOS COM LEI DO ARTESANATO POTIGUAR

Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei de apresentado pela Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN) que prevê uma série de benefícios aos artesãos potiguares. A previsão é de que seja aprovado até dia 19 de março, quando é comemorado o Dia do Artesão. A proposta tem como escopo principal estimular a cadeia produtiva e escoar a produção potiguar. Também institui o selo Potiguar Sou Eu, o Fundo do Artesanato Potiguar e o Conselho Fiscalizador. Tudo isso com o objetivo de fortalecer essa importante atividade geradora de emprego e renda.










Quando eu pensei em apresentar um projeto que trouxesse benefícios para os artesãos, queria fortalecer essa atividade que emprega famílias inteiras, gera renda, empregos e impulsiona a economia de muitos municípios. Eu sabia da importância e necessidade de um respaldo legal para a categoria que espera há mais de 20 anos. Por isso, reuni minha equipe e elaboramos esse projeto de lei”, ressalta a secretária Julianne Faria.
 
 
 
 

O projeto tramita na Assembleia Legislativa desde o ano passado e no início deste mês, Julianne Faria fez uma visita ao presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, para mostrar detalhes e solicitar celeridade na votação da matéria. De acordo com a secretária Julianne Faria perto de 80% dos produtos a venda nos centros de artesanato do Estado são produzidos em Fortaleza e até na China. Entre as previsões da lei está a reserva de um percentual mínimo de produtos genuinamente potiguares expostos nos espaços de comercialização que estejam sob domínio do Estado.
 
 
 
 

Temos dados que 15 mil famílias sobrevivem do artesanato aqui no Rio Grande do Norte, das quais 8 mil temos cadastradas.  Essas pessoas precisam vender e a lei vem para garantir o escoamento da produção”, destaca a secretária.

 
 
 
Seridó
 
 
 
Nesta semana, outra ação do Governo vai beneficiar diretamente os cerca de 3 mil artesãos dos 23 municípios do Seridó. Nesta semana, o governador Robinson Faria e a secretária Julianne Faria assinaram a ordem de serviço para instalação do Centro de Artesanato, onde funcionava a antiga Casa de Coletoria de Caicó. As obras devem ser concluídas até julho próximo a tempo da inauguração na Festa de Sant’Ana.

CARNAVAL EM JARDIM DO SERIDÓ CONTINUA NESTE SÁBADO COM A FOLIA NO SÍTIO

O carnaval da cidade de Jardim do Seridó trouxe grandes novidades no resgate da festa momesca, não só os 14 dias de festa fazem parte das inovações da programação deste ano.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
A gestão municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo está levando a festa para a zona rural, inovando com um Carnaval Social para todas as classes.
 
 

 
A primeira Comunidade Rural a receber a festa carnavalesca é  o Sítio Catururé, às 21h, quem sobe ao palco é a dupla Carlinhos e Marcos Luan, tocando os sucessos do carnaval para os foliões.

CHUVAS DE ATÉ 200 MILÍMETROS SÃO REGISTRADAS NESTA SEXTA-FEIRA, (17) NO SERIDÓ POTIGUAR; VÍDEO MOSTRA CARROS SENDO ARRASTADOS PELAS ÁGUAS

O Seridó Potiguar teve uma sexta-feira chuvosa. Em Caicó, choveu 124mm na cidade, e até 200mm na zona rural, onde açudes e barragens de pequeno e médio porte estão sangrando.
 
Outra chuva muito intensa foi registrada em Jardim de Piranhas, também nesta sexta-feira, (17). Um vídeo postado no Youtube, mostra a aflição de um morador jardinense, ao filmar carros sendo arrastados pela água.  
 
Em outros municípios do Seridó também choveu, mas com menor intensidade.
 
 
 
 
Do Blog: Aleluia!

“GRANDE NOVIDADE”! HENRIQUE ALVES É UM DOS APONTADOS POR EMPRESÁRIO EM ESQUEMA DE DESVIOS DO FGTS

O empresário Alexandre Margotto, ex-sócio do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, citou vários políticos e empresários no acordo de delação premiada fechado com o Ministério Público Federal (MPF) e homologado pelo juiz federal Vallisney de Souza Oliveira. Segundo os termos do acordo, ele se comprometeu a falar de irregularidades envolvendo o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, preso atualmente em Curitiba; o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima; o ex-ministro do Turismo Henrique Alves; e os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS e do frigorífico Friboi.
 
 
 
 
 
Entre os pontos abordados estão os negócios ilícitos envolvendo os recursos dos fundos de investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS).
 
 
 
 
 
O colaborador explicará como funcionava o esquema geral relacionamento à liberação de investimento do FI-FGTS e/ou carteiras administradas do FGTS, explicando também as ilicitudes envolvendo o investimento do FI-FGTS no empreendimento Porto Maravilha, que envolve as empreiteiras Carioca Engenharia, Odebrecht e OAS, bem como os investigados Eduardo Cunha e Fábio Cleto”, diz trecho do acordo. As obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, já levaram à instauração de uma investigação contra Cunha.
 
 
 
 
 
Margotto também firmou o compromisso de explicar ilicitudes envolvendo investimento do FI-FGTS nas empresas Eldorado e Ampla, da holding J&F, bem como a participação de seus donos, Joesley e Wesley Batista, e do executivo do grupo, Humberto Junqueira de Farias. Ele também falou de operações envolvendo outra marca da J&F, a Vigor. A marca mais conhecida sob o guarda-chuva da J&F é a Friboi.
 
 
 
 
 
O próprio Cleto já firmou um acordo de delação premiada no qual expôs irregularidades no FI-FGTS. Ele afirmou que, em troca de apoio para se manter no conselheo do FI-FGTS, tinha que atender demandas de Cunha. Segundo Cleto, o ex-deputado receberia propina de empresas interessadas em financiamento do FI-FGTS.
 
 
 
 
 
Margotto também se comprometeu ainda a prestar informações sobre as operações das empresas Big Frango (adquirida pela J&F), Discovery Trend, Etros, o fundo Aquitaine, o Grupo Gallway, o Grupo Moura Dubeux, o Grupo BVA e o fundo de previdência municipal de Macaé (Macaeprev).
 
 
 
 
 
Há ainda uma cláusula do acordo em que o MPF diz que Margotto deve prestar depoimento sobre outros fatos, independentemente de ter elementos para acrescentar ou não. Entre os fatos de interesse do Ministério Público em que o delator pode ter ajudado estão os investimentos do FGTS na empresa BR Vias (Viarondon), do empresário Henrique Constantino, da família proprietária da compahia área Gol; e na empresa LLX, de Eike Batista, atualmente preso no Rio de Janeiro.

EX-PREFEITO DE CIDADE DO RN FICA INELEGÍVEL POR 13 ANOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

O juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da comarca de São Bento do Norte, condenou o ex-prefeito de Caiçara do Norte, José Edilson Alves de Meneses, a perda dos direitos políticos pelo prazo de 13 anos pela prática de atos de improbidade administrativa. O ex-gestor teria formado um esquema para favorecer pessoas previamente selecionadas através da aprovação fraudulenta no concurso público realizado pela Prefeitura municipal.
 
 
 
 
Na mesma Ação Civil Pública foram condenados a esposa do ex-prefeito, Telma Cristina Alves da Silva, a ex-vereadora de Caiçara do Norte, Jaqueline Gualberto da Silva Andrade, a ex-secretária municipal de Saúde Magna Lúcia Barbosa, o ex-chefe do Departamento de Recursos Humanos do município Amaro Fernandes da Silva, bem como as empresas Soluções - Sistemas, Métodos e Informática Ltda e Máxima Consultoria Econômica Contábil Ltda.
 
 
 
 
Foram constatados, ainda, máculas no procedimento licitatório, com a dispensa indevida de licitação e a irregularidade que revestiu os convites feitos às empresas, o que comprometeu a sua competitividade.
 
 
 
 

SERVIDORES DO DETRAN-RN SUSPENDEM GREVE

Os servidores do DETRAN decidiram suspender temporariamente o movimento grevista e manter o estado de greve.
 
 
 
 
De acordo com o diretor de formação política do SINAI-RN, Alexandre Guedes, a categoria decidiu retomar as atividades após o compromisso do governo em manter o acordo, dependendo tão somente de homologação do TJRN (Tribunal de Justiça do RN).
 
 


Uma nova assembleia da categoria foi marcada. O encontro acontece no dia 06 de março, às 10h, na Sede estadual do DETRAN.

ATENÇÃO! APOSENTADOS E PENSIONISTAS PODEM TER PAGAMENTO SUSPENSO NO RN

Ipern (Foto: Divulgação/Assessoria)

Os aposentados e pensionistas do Estado do Rio Grande do Norte devem se recadastrar para continuar a receber o benefício. O recadastramento deve ser feito no mês do aniversário, sob pena do pagamento ser suspenso no mês seguinte. Segundo o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern), “o objetivo é manter os dados atualizados e evitar fraudes na previdência estadual”.
 
 
 
 
 
Os beneficiários podem fazer o recadastramento na sede do Ipern, em Natal; nas agências de Mossoró, Currais Novos e Caicó; ou nas unidades que funcionam nas Centrais do Cidadão dos seguintes municípios: Parnamirim, Alexandria, Caraúbas, Assu, Santa Cruz, Nova Cruz, João Câmara, São Paulo do Potengi, São José de Mipibu, Macaíba, Ceará-Mirim e Alto do Rodrigues.
 
 
 
 
 
 
Quem mora em outros estados pode enviar os documentos necessários pelo correio. Clique aqui para acessar o formulário de atualização de dados. O formulário deve ser enviado preenchido, com firma reconhecida em cartório, junto com cópias autenticadas do RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento, atualizada em um ano, para a sede do Ipern.
 
 
 
 
 
Os aposentados e pensionistas que moram no estado, mas não podem comparecer a uma das unidades do Ipern por problemas de saúde, idade ou locomoção, devem nomear um representante por meio de procuração ou solicitar visita em casa. Para requerer a visita, é necessário apresentar atestado médico.

VÍDEO MOSTRA MOMENTO EM QUE RAINHA DE ESCOLA DE SAMBA É MORTA

Paola Serpa Severo, rainha da bateria da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina (Foto: Nilveo Pereira/LIESPA)
Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (17) pela Polícia Civil mostra o momento do assassinato de Paola Serpa Severo, de 33 anos, rainha da bateria da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre. O crime aconteceu por volta das 19h30 desta quinta (16) em Cachoeirinha, na Região Metropolitana.
 
 
 
 
 
O vídeo mostra o carro de Paola estacionado, um homem chega a pé para abordá-la e aparentemente tenta tirar ela à força do veículo. Segundo o delegado Newton Martins, responsável pelo caso, as imagens apontam que se tratou de um crime de latrocínio – roubo seguido de morte.
 
 
 
 
 
 
 
O crime ocorreu em frente a um condomínio na Avenida Obedy Cândido Vieira. Paola estava com o carro estacionado, aguardando pela filha de 7 anos, que faz aulas de música, quando os criminosos se aproximaram. Eles fugiram sem levar nada, e a criança não presenciou o crime.
 
 
 
 
Carro de Paola, rainha da bateria da Imperatriz Dona Leopoldina RS (Foto: Divulgação/Polícia Civil )
 
 
 
 
Segundo a polícia, o autor do crime chegou ao local em um Voyage ocupado por dois comparsas. O automóvel foi encontrado incendiado no início da tarde, no Bairro Rincão, em Cachoeirinha, e já foi removido do local para perícia. De acordo com investigadores, o veículo havia sido roubado na quinta-feira na Rua 17 de Abril, no Bairro Jardim Guajuviras, em Canoas. O proprietário do veículo é suspeito de envolvimento no crime.
 
 
 
 
Foto: Divulgação/Polícia Civil.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...