19 de junho de 2015

POESIA DO “PRIO POETA”; SEPULTOU MEU SÃO JOÃO

 

clip_image002

SEPULTOU MEU SÃO JOÃO:

Demonstrando insanidade

Pôs a culpa no inverno

Transferindo ao Pai Eterno

Seu instinto de maldade.

O que restou foi saudade

Aperta meu coração,

No Largo da Conceição

Não se ouve Pé de Serra,

Não vejo Filhos da Terra

Sepultou meu São João.

(Por: Primo Poeta).

EXCLUSIVA! PARELHAS GANHARÁ CENTRAL DO CIDADÃO, GARANTE HUDSON PEREIRA

A reportagem do ‘Blog Barra Pesada’ esteve na governadoria do RN em Natal, onde entrevistou com exclusividade o Secretário Estadual de Relações Institucionais, Hudson Pereira de Brito e o Coordenador Estadual das Centrais do Cidadão, Eugênio Gondim, que anunciaram a abertura de uma Central do Cidadão em Parelhas.

20150618_122034

Segundo o secretário, já na próxima quinta-feira, (25), uma equipe de arquitetos do governo do RN juntamente com técnico da coordenadoria das centrais do cidadão, deverão visitar o prédio onde hoje funciona o Detran de Parelhas, para elaborarem um projeto de reforma e instalação da central do cidadão.

Parelhas e demais cidades circunvizinhas serão beneficiadas com os serviços que prestados pela ‘Central do Cidadão’, e, além da praticidade e comodidade, os nossos conterrâneos não terão mais que se deslocarem até Caicó e ou Currais Novos”, disse Hudson Pereira. “Ademais, a central do cidadão de Parelhas vai desafogar as centrais de Caicó e Currais Novos, que também passarão à oferecerem um melhor atendimento à população de outras cidades seridoenses”, concluiu.

Do Blog: Ótima notícia para nós moradores de Jardim do Seridó, Parelhas Equador, Santana do Seridó, Carnaúba dos Dantas e outras.

CAMINHÃO VIRA E FICA “PLANTANDO BANANEIRA” EM ESTRADA NO RN

Um acidente tipo capotamento foi registrado na manhã de sexta-feira,  (19), próximo ao cemitério novo, na Avenida do Contorno da BR 304, em Mossoró/RN.


O caminhão que presta serviço a Cosern seguia sentido Fortaleza quando o pneu traseiro estourou e ficou desgovernado. O motorista disse que não conseguiu controlar o veículo que estava carregado e capotou.

No veículo estavam o motorista, identificado apenas como Dorgival e dois ajudantes, que sofreram escoriações e foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Além do susto, o motorista nada sofreu.


Fonte: O Câmera.

PROBLEMAS DAS CASAS DE ESTUDANTES SÃO DEBATIDOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

As Casas de Estudantes de Natal, Mossoró e Caicó precisam de socorro para que seja assegurada a sua sustentabilidade. Isso ficou evidenciado ao final da audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (19) no auditório da Assembleia Legislativa, sob o tema “A Situação das Casas de Estudantes do RN”, por proposição da deputada Cristiane Dantas (PCdoB).


Nas participações dos integrantes da mesa e dos debatedores os problemas levantados são recorrentes nessas residências dos estudantes, tanto nas masculinas como nas femininas, com destaque para a estrutura física, falta de alimentos e segurança, além da necessidade de regimento interno e regularização predial. Na próxima quinta-feira (25) será realizada uma reunião na Assembleia Legislativa, com participação de representantes do Governo do Estado, Ministério Público, da sociedade civil e dos dirigentes das Casas para discussão das sugestões.


As casas necessitam do apoio do poder público e da sociedade civil para a solução dos problemas. Entre as sugestões que tiramos desta audiência estão a formação de um conselho gestor para recadastramento dos estudantes que residem nessas casas, regularização da documentação dos prédios e elaboração de regimento interno. Vamos elaborar, também, Projeto de Lei para regularizar toda a situação”, afirmou a deputada Cristiane Dantas.

Outra conclusão tirada durante os debates é a necessidade de os prédios passarem para o Governo criando vínculo com o Estado que transformará as unidades nos moldes da residência universitária.


Atualmente, a falta de infraestrutura e alimentação são problemas mais críticos enfrentados pelas Casas do Estudante no Rio Grande do Norte. As quatro unidades existentes no Estado enfrentam problemas semelhantes que têm se agravado nos últimos cinco anos”, afirmou a parlamentar.


Na casa do estudante de Natal, por exemplo, que foi fundada em 1946, e ocupa um prédio tombado pelo patrimônio histórico do Estado, falta estrutura, alimentação, higiene e material de limpeza e a Iluminação é precária. Problemas semelhantes ocorrem na casa feminina da capital e nas casas de Mossoró e Caicó. Uma sugestão emergencial para o problema da alimentação foi o fornecimento dos alimentos por meio dos restaurantes populares.


A Mesa dos trabalhos foi presidida pela deputada Cristriane Dantas e contou com a participação da Secretária do Trabalho e Assistência Social, Juliane Faria, do representante do Ministério Público, Jann Polacek; representante da OAB, Urbano Medeiros; do presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio; representante da casa mista de estudante de Caicó, Elenice Oliveira, representante da casa feminina de Mossoró, Patricia Queiroz e o representante do Instituto Histórico e Geográfico, Carlos Gomes.

TRAFICANTE ALEMÃO É PRESO POR AGENTES DA PF NO RN

Alemão presoAgentes Federais da INTERPOL/GECAP/NO/DIREX/RN prenderam no início da manhã desta sexta-feira, na cidade de Tibau do Sul, traficante alemão procurado em todo mundo, escondido no Brasil desde 1998.

 

ESTADO DEFINE PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS

O Governador Robinson Faria participou na manhã desta sexta-feira, 19, do Encontro de Prefeitos das regiões Agreste, Potengi e Litoral realizado no município de Monte Alegre. Robinson Faria anunciou que o Governo do Estado vai iniciar um programa de recuperação de estradas em parceria com os municípios. “Sabemos que muitas estradas estão precisando de reparos, por isso definimos um programa que vai fazer a recuperação com o Governo do Estado se responsabilizando pelo material e as prefeituras pela mão de obra”, explicou o Governador.

18.06 Encontro Regional de Prefeitos em Monte Alegre - Foto Rayane Mainara2 (3)

O Governador informou que o Estado começa a retomar o equilíbrio financeiro e a retomar os investimentos. “Vamos sanear 100% do RN, estamos melhorando a saúde com o reabastecimento dos hospitais, contratamos 400 professores, pagamos o piso salarial da categoria, enviamos à Assembleia Legislativa o Plano Estadual de Educação, promovemos policiais militares e civis, resgatamos a autoestima e já estamos obtendo resultados com a redução da violência, colocamos em dia o pagamento dos servidores. O Estado está voltando aos trilhos”, afirmou para acrescentar que a administração conseguiu reduzir custos em R$ 180 milhões.

Ao encerrar seu discurso aos cerca de 30 prefeitos presentes ao Encontro, Robinson Faria enfatizou: “O Governo é municipalista. Vamos tirar o Estado do atraso. Sou otimista, e, juntos, vamos transformar o Rio Grande do Norte em um dos melhores Estados do Brasil”, concluiu.

18.06 Encontro Regional de Prefeitos em Monte Alegre - Foto Rayane Mainara2 (1)

O Encontro Regional de Prefeitos do Agreste, Potengi e Litoral é uma realização da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e tem como tema "Desenvolvimento econômico e social da região". A proposta é debater junto aos gestores municipais questões econômicas com objetivo de promover conjuntamente ações para fortalecer a região.

O Encontro Regional de Monte Alegre faz parte de uma agenda coordenada pela FEMURN que está percorrendo todas as regiões do Estado. As propostas consensuais serão inseridas em documento a ser entregue pelos prefeitos aos governos federal e estadual para inclusão nas políticas públicas governamentais.

AOS 81 ANOS, ‘PROFESSOR GIRAFALES’ ESTÁ DOENTE E PEDE AJUDA MÉDICA

Rubén Aguirre, o intérprete do Professor Girafales do seriado “Chaves” não está nada bem de saúde. Aos 81 anos, o artista pediu ajuda médica para Associação de Atores do México (ANDA), na segunda-feira (15). o ator divulgou uma carta aberta nas redes sociais explicando seu delicado estado de saúde e pedindo ajuda para os dirigentes da Associação.

EZEQUIEL

A carta traz por título “Quem Poderá Me Defender?” – fazendo referência ao bordão usado pelo personagem Chapolin Colorado -, Rúben revelou que luta há dez para ter assistência médica no México, ressaltando que sempre contribuiu com as cotas mensais para a associação . “Minhas forças se acabaram”, desabafou. Em 2014, Aguirre foi internado no México por ser diagnosticado com anemia e desidratação.

Assim que a carta foi publicada, logo começou a ganhar repercussão imediatada entre os fãs do ator e classe artística. O ator Felipe Nájera – que interpretou Pascoal na versão mexicana da novela “Rebelde”, secretário da ANDA, disse em entrevista para o jornal “El Universal” que no final do ano passado Rubén chegou a ser hospitalizado com auxílio da entidade. Felipe também reconheceu que o serviço tem falhas e que pretende conversar pessoalmente com o veterano para sanar as tais dificuldades.

JUIZ OUVIRÁ FAMÍLIAS QUE RESIDEM ÀS MARGENS DA OBRA DA BARRAGEM DA OITICICA

untitledO juiz Azevedo Hamilton, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc/Natal) confirmou a realização de uma audiência no dia 30 de junho com as famílias que tem casas localizadas à margem das obras da Barragem de Oiticica, na Região do Seridó potiguar. Na oportunidade, os moradores serão ouvidos para comprovar a posse legal sobre a moradia, no objetivo de serem indenizados pelo Governo do Estado.

Ao todo, são 40 famílias que residem nas proximidades da barragem, que, devido ao represamento do rio Piranhas, podem ter as casas invadidas pela água, parcialmente ou na totalidade do terreno. “O tempo em que residem lá ainda não podemos precisar, mas ouviremos todas as famílias nesta data”, comenta o juiz.

Segundo o magistrado, as audiências são resultado de uma reunião realizada no início deste mês e que envolveu a Procuradoria Geral do Estado (PGE), entidades de agricultores da região e lideranças religiosas. Em princípio, as indenizações serão dadas para quem conseguir comprovar a posse legal.

O cronograma para o pagamento das indenizações e para execução de obras físicas e sociais necessárias ao reassentamento dos moradores da área urbana e rural onde o reservatório está sendo construído será definido.

Mas, aqueles que não tiverem documentação, poderão levar testemunhas e a Procuradoria vai analisar as informações”, comenta o juiz Azevedo Hamilton, ao destacar que o valor das indenizações vai variar segundo o tamanho do terreno do morador

EZEQUIEL VISITA HOSPITAL REGIONAL DE CURRAIS NOVOS E ELOGIA GESTÃO

Sem filas para atendimento, cirurgia e com o abastecimento e plantões médicos em ordem. Essa é a realidade do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, unidade de saúde visitada pelo presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira de Souza na tarde desta quinta-feira (18) em Currais Novos.

EZEQUIEL

Ao lado do prefeito Vilton Cunha, do ex-prefeito Zé Lins, vereadores e lideranças, Ezequiel visitou as instalações do hospital e elogiou a gestão do diretor geral, dr. Arimatéia Bezerra e do diretor administrativo Alex Alcindo que assumiram há 45 dias a unidade e já melhoraram a qualidade do atendimento à população. "Os diretores e servidores superaram os desafios e com os mesmos servidores, ampliaram o atendimento aos curraisnovenses", destaca Ezequiel.

 
Além dos elogios à gestão, o deputado recebeu um relatório que apontava o cumprimento da escala dos médicos e dos 400 profissionais que atuam no hospital; os equipamentos que voltaram a funcionar garantindo atendimento do plantão 24 horas; o atendimento obstetrício que também voltou a funcionar e o abastecimento de medicamentos e insumos da unidade. "Tudo isso com apoio do Governo do Estado que prioriza a qualidade no atendimento à população", conta Ezequiel.

O Hospital Regional Dr. Mariano Coelho conta com 35 leitos cirúrgicos; 39 clínicas médicas; leitos de urgência e emergência; unidades de UTI e atendimento pediátrico. "Otimizamos o funcionamento do hospital corrigindo questões de recursos humanos e equipamentos. Vamos ampliar os atendimentos para toda a população", destaca.

28 PESSOAS SÃO DETIDAS ACUSADAS DE CAÇA ILEGAL DE ARRIBAÇÃS NO INTERIOR DO RN

Vinte e oito pessoas foram detidas, 23 motocicletas e cinco carros apreendidos, e 1.897 arribaçãs abatidas foram encontradas nesta quarta,  e quinta-feira, (17/18), durante uma operação realizada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) nas cidades de Caiçara do Norte e São Bento do Norte.


Segundo a PM, a operação que durou 48 horas teve como objetivo prender os acusados de caça ilegal que vinha sendo constante na cidade. Todos os 28 detidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de São Bento do Norte onde estão sendo autuados com flagrante.

Fonte e foto: 190RN.

PREFEITURA CONFIRMA JOGOS DA SELEÇÃO MASCULINA DE VÔLEI EM NATAL

A capital potiguar será rota da seleção masculina de vôlei pelos próximos dois anos. Além de confirmar a cidade como sede do amistoso entre Brasil e Argentina, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), também já garantiu o retorno do Open de Vôlei de Praia – Circuito Nacional que ocorreu em Natal no ano passado – e se prepara para pleitear dois jogos da Liga Mundial da modalidade.

Reunião Eduardo, Igor Ribeiro e Ricardo Trade

O secretário da SEL, Eduardo Machado, e o presidente da Federação Norte-Riograndense de Voleibol (FNV), Igor Ribeiro Dantas, estiveram no início desta semana com o superintendente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ricardo Trade, no Rio de Janeiro, para uma série de reuniões onde foram tratadas essas e outras pautas ligadas ao desenvolvimento da modalidade na cidade do Natal. E na bagagem boas notícias aos amantes do esporte.

Além das confirmações do amistoso para julho e do circuito nacional, falamos sobre a possibilidade de Natal sediar jogos da Liga Mundial. Fizemos a proposta e ela foi bem recebida pela CVB, até pelo nosso histórico de grandes eventos, como o próprio Open de Vôlei de Praia, UFC e a Copa do Mundo. Seguimos em contato com eles para viabilizar essa iniciativa e trazer mais um evento a nível internacional para Natal”, destaca o secretário Eduardo Machado.

A previsão é que a capital receba os jogos do Circuito Nacional e da Liga Mundial somente em 2016, enquanto que o amistoso entre a seleção brasileira e a Argentina já tem data para acontecer. Será no dia 4 de julho, às 19h, no Ginásio Nélio Dias, zona Norte da cidade, e faz parte da preparação do grupo que vai disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto, de 10 a 26 de julho. Antes do Pan, além de Natal, a equipe amarelinha também passará por Fortaleza e João Pessoa.

'GOVERNO DO PT É CÚMPLICE DA DITADURA VENEZUELANA' , DIZ ROGÉRIO MARINHO

Rogério na tribuna da CâmaraO deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, acusou o governo do PT e da presidente Dilma Rousseff de "conivência e cumplicidade" com a "ditadura" existente hoje na Venezuela. As críticas do parlamentar foram motivadas pelo ataque sofrido pela comitiva de senadores brasileiros que foram visitar presos políticos no país nesta quinta-feira (18) e acabaram praticamente sendo expulsos.

"Impressiona a cumplicidade do governo brasileiro com as agressões reiteradas contra direitos humanos e liberdade de expressão da ditadura venezuelana. Ataques como esse contra parlamentares brasileiros são fruto da conivência e cumplicidade do governo do PT com o ditador (Nicolás) Maduro", disse o tucano por meio das redes sociais. Rogério considera que a agressão sofrida pelos senadores é também uma violência contra o Brasil, "perpetrada por milícias paramilitares organizadas, que sufocam o povo da Venezuela".

Para o deputado, "a presidente precisa ter a dignidade de repudiar e convocar o embaixador brasileiro no país para exigir respeito e reciprocidade da ditadura venezuelana. País que tem presos políticos, agride manifestantes, sufoca imprensa, arma milícias, não pode ser considerado democrático. Fora ditadura venezuelana", disse.

Por fim, Rogério se solidarizou com o povo do país vizinho, que enviou dezenas de mensagens ao parlamentar pelas redes sociais, todas contrárias ao governo Maduro. "Minha solidariedade e respeito ao povo da Venezuela, que luta e resiste aos desmandos da ditadura bolivariana. Coragem para permanecer livres", finalizou

MENINA DE 11 ANOS BRIGA EM BAR E MATA MULHER DE 26 ANOS A GOLPES DE CANIVETE

images7GN2J5X1Uma menina de 11 anos matou uma jovem de 26, dentro de um bar da cidade de Ilhéus, região sul da Bahia. A situação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (18). Segundo a polícia, ela agrediu a vítima a golpes de canivete, após uma briga, que foi registrada por volta das 4h.

Segundo a delegada Andréa Oliveira, o caso foi motivado por ciúmes. A criança confessou à polícia o crime. "A menor disse que estava no bar com a mãe, sentada, tomando refrigerante, quando elas [criança e mãe] começaram a dançar. A vítima, que estava com o namorado, ficou com ciúmes por conta da menina. A criança disse que, quando ela foi ao banheiro, a vítima foi atrás, puxou o cabelo dela e a briga começou. Então ela tirou o canivete da calcinha e atacou a mulher", informou Oliveira.

Testemunhas da situação também foram ouvidas pela polícia. "As pessoas que estavam no bar disseram elas foram às vias de fato e que, depois da briga, a mulher foi embora, tropeçou, caiu e a menina foi por trás com o canivete e desferiu contra ela. O namorado da vítima já tinha ido embora", detalhou a delegada. A vítima chegou a ser encaminhada para o hospital, mas não resistiu e morreu.

A criança foi ouvida e encaminhada para Vara da Infância e Huventude de Ilhéus. De acordo com a delegada, ela foi liberada porque tem apenas 11 anos e não pode cumprir medida socioeducativa. Ainda não há confirmação da polícia se a mãe estava no bar.

Do Blog: Com 11 anos já estava em um bar, e armada com um canivete dentro da calcinha. E o pior é que ela não será punida, pois ainda é criança.

Foto: Ilustração.

ASSEMBLEIA CIDADÃ LEVA SERVIÇOS E BENEFICIA 15 MIL PESSOAS EM CURRAIS NOVOS

A cidade de Currais Novos recebeu a 22ª edição da Assembleia Cidadã, realizada até esta quinta-feira (18), no município do Seridó potiguar. Com aproximadamente 15 mil pessoas beneficiadas, segundo projeção, população e organizadores do projeto comemoraram o resultado.


Além de atendimento médico em várias áreas, a Assembleia Cidadã também disponibilizou serviços de saúde bucal e de assistência social, com a emissão de carteiras de identidade, trabalho, CPF, além da realização do cadastro no Bolsa Família. 


Mesmo com a diversidade de serviços, que também disponibilizaram atividades de lazer para as crianças, a população elogiou a celeridade e presteza com que ocorreram os atendimentos ao público.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...