12 de outubro de 2016

BAIXARIA! VEREADOR/PRESIDENTE DA CÂMARA XINGA E TROCA SOCOS COM CIDADÃO EM PLENO CENTRO DE JARDIM DO SERIDÓ


A imagem do legislativo de Jardim do Seridó vem sendo esculhambada com as atitudes do atual presidente, vereador Iron Júnior, que parece não se cansar de se meter em confusões e baixarias.
 
Dentre vários casos envolvendo o edil que foi reeleito para mais uma mandato, um funcionário do seu sítio gravou um vídeo, e prestou queixa na polícia alegando ter sido chicoteado por Iron Júnior, mas estranhamente depois gravou outro vídeo dizendo que não tinha acontecido nada, o que pode muito bem lhe custar um processo por falsa comunicação de crime.
 
Como se não bastasse a sua postura agressiva nos palanques durante a campanha, onde só falava esbravejando, e esculhambando seus adversários, o edil perdeu de vez a compostura, e na noite desta terça-feira, (11), agrediu verbalmente e fisicamente um cidadão de Jardim do Seridó, em pleno centro da cidade, e ainda xingou um irmão do mesmo de “veado”, e o mesmo de “corno”.
 
Em contato com nossa reportagem, o cidadão disse: “cheguei em uma lanchonete, e Iron Júnior estava discutindo com outra pessoa, e eu falei para a pessoa que “foi peia”, referindo-me a vitória de Amazan nas urnas, e Iron Júnior partiu para cima de mim, me chamando de “corno” e dizendo que meu irmão era “Veado”, e me deu um soco no rosto. Eu tentei revidar, mas o pessoal separou”, narrou.
 
A atitude do vereador Iron Júnior envergonha toda a classe política, e coloca a imagem da câmara de Jardim do Seridó na lama, pois obrigatoriamente, o mesmo deveria ter um postura compatível com a importância de cargo que lhe foi confiado.
 
Do Blog: Isso é vergonhoso para nossa cidade!

CASAL MORRE APÓS BATIDA DE MOTO COM VAN NO RN

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quarta-feira (12) na BR-406, no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, uma motocicleta colidiu de frente com uma van de turismo. Um casal que estava na moto morreu na hora.
 
 
 
 
Segundo a PRF, motocicleta invadiu a faixa contrária e bateu de frente com a van, que seguia com turistas para Galinhos (Foto: PRF/Divulgação)
 
 
 
Tibério Freitas, que é inspetor da PRF, contou que a batida entre a motocicleta e a van aconteceu por volta das 8h45 no Km 165 da rodovia, perto da entrada para o Aeroporto Internacional Aluízio Alves. “Recebemos a informação a moto, na qual estavam o homem e a mulher, invadiu a faixa contrária e colidiu de frente com a van, que seguia com turistas para Galinhos. Infelizmente o casal não resistiu. Já na van, ninguém se feriu”, relatou.
 
 
Foto: PRF/Divulgação.

DETRAN REALIZA BLITZ DA LEI SECA NA AV. AYRTON SENNA

O trabalho de prevenção de acidentes no trânsito foi continuado na madrugada desta quarta-feira (12), com mais uma blitz da Operação Lei Seca do Detran/RN. Dessa a vez a barreira de fiscalização foi montada na Avenida Ayrton Senna, zona Sul de Natal, logo após o final do jogo do Brasil contra a Venezuela.
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com informações repassadas pelo coordenador da Lei Seca, capitão Isaac Paiva, dezenas de veículos foram parados e os condutores foram submetidos ao exame do bafômetro. No total, 49 motoristas foram flagrados conduzindo veículo automotor sob a influência de álcool. Foi dada voz de prisão para cinco condutores, cujos exames constataram o índice de alcoolemia dentro dos parâmetros especificado como crime pelo Código Brasileiro de Trânsito. “Nesses casos os motorista são conduzidos a delegacia, só são liberados com pagamento de fiança e além das sanções administrativas vão responder penalmente”, explicou.
 
 
 
 
Ainda na madrugada do sábado (08) os policiais militares lotados na Operação Lei Seca haviam realizado outra blitz, dessa vez no bairro de Nova Descoberta. A fiscalização resultou em 20 CNHs recolhidas e um motorista preso por crime de trânsito. “É preciso que o cidadão se conscientize que dirigir sob efeito de álcool é um perigo para o condutor e para a sociedade”, alertou o coordenador da Lei Seca.
 
 
 
 
O combate ao condutor que dirige embriagado vem sendo continuado pelo Detran/RN no sentido de evitar acidentes no trânsito e preservar vidas. Nos primeiros sete meses deste ano, a Operação Lei Seca contabilizou o número de 18.262 condutores abordados. Deste total, foram feitos 16.865 testes de etilômetro (bafômetro), tendo 1.397 motoristas se recusado a realizar o exame de alcoolemia.
 
 
 
 
Os dados catalogados pelo setor de Estatística do Detran/RN apontam ainda que 1.755 condutores foram flagrados dirigindo embriagado e tiveram suas CNHs retidas nesses sete meses iniciais de 2016. Outros 208 foram autuados pela mesma infração, porém não portavam ou não possuíam o documento oficial de habilitação. Os motoristas que além de responder administrativamente vão responder criminalmente pela infração somam 255. Outras 757 infrações por motivos diversos também foram feitas pela equipe da Lei Seca durante as blitzen.
 

SEIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SÃO MORTAS EM UMA SEMANA NO GO

Casos de violência contra mulheres tem chocado a população de Goiás nos últimos dias. Em uma semana, cinco crimes, cujos suspeitos são companheiros ou parentes das vítimas, resultaram em seis mortes no estado. Do total, foram quatro homícidos em Goiânia, um em Anápolis e um em Vianópolis.
 
 
 
Cinco das seis vítimas de violência doméstica registrados em uma semana, em Goiás (Foto: Montagem/G1)


 
Neste ano, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), foram recebidas mais de 11.300 queixas de violência doméstica. Só em Goiânia, segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), foram presos, desde janeiro, cerca de 400 agressores.
 


A delegada Ana Elisa Gomes, titular Deam, diz que, apesar de cada caso ter uma história, os relatos de violência contra a mulher são sempre semelhantes, pois envolvem ciúmes, ameaças ou casos de companheiros que não aceitam o fim do relacionamento. Segundo ela, dos presos neste ano na capital, em 60% dos casos a violência não chegou a ser física, mas sim psicológica ou moral.
 

Fisioterapeuta Caillane Marinho é encontrada morta dentro de casa; namorado é suspeito em Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)
O caso mais recente que resultou em morte é o da fisioterapeuta Caillane Marinho, de 27 anos, (foto acima), que foi encontrada com uma marca de tiro na cabeça dentro de casa, em Vianópolis, na região sul de Goiás, no último domingo (9). Segundo as investigações, a jovem estava no quarto da residência, onde morava com o namorado, o engenheiro agrônomo Diego Henrique de Lima, de 30 anos, que é o principal suspeito do crime e ainda não foi encontrado pela polícia.
 

Técnico de informática David Medrado, 35, matou a filha, Beatriz Medrado, 7, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)
 
Outro crime contra mulheres ocorreu na última quinta-feira (6), em Goiânia. Na ocasião, o técnico em informática Deivid Medrado, de 35 anos, matou a filha, Beatriz Reis Medrado, de 7 anos, e cometeu suicídio,  (foto acima), no Setor Crimeia Leste. Antes, ele baleou a ex-mulher, Lidiane Gomes Reis Medrado, de 32, a ex-cunhada, Lídian Gomes Reis, de 29, e a ex-sogra, Maria de Jesus Reis, de 59.
 
 
Após três dias internada, a ex-cunhada do atirador, Lídian Reis, morreu no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Já a ex-mulher e a ex-sogra permanecem internadas. Segundo boletim médico, divulgado nesta quarta-feira (12), Lidiane permanece com quadro de saúde considerado grave. Ela respira de forma espontânea e segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já Maria de Jesus tem quadro de saúde regular. Ela está consciente e em um leito na enfermaria do hospital.
 
 
 
Dona de casa Edivânia Mota Pereira, de 34 anos, foi morta a facadas na frente das filhas, em Anápolis, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)
 
No dia 4, dona de casa Edivânia Mota Pereira, de 34 anos, (foto acima), foi morta a facadas na casa em que morava, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. De acordo com o delegado Renato Sampaio Cavalheiro, titular do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da cidade, o principal suspeito é o marido dela, o pensionista Jansen Ricardo Gazoli, de 40, que "matou a esposa na frente da filha do casal, de 4 anos, e da filha mais velha de Edivânia de outro relacionamento, que tem 10 anos". O homem foi preso na cidade de Americana (SP), na última sexta-feira (7).
 
 
 
Saionara Santiago, mora por namorado em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
No último dia 3, a jovem Saionara Santiago Rocha, de 24 anos, (foto acima), foi encontrada morta no apartamento em que morava com o namorado, o estudante de direto Pedro Frederico Andrade Salgado, de 23 anos, em Goiânia. O jovem foi preso dois dias depois, quando acionou a polícia dizendo que alguém tinha matado a mulher. No entanto, quando foi interpelado pelos policiais, acabou admitindo ser o autor.
 
 
 
Rogério matou Dayely e se matou na sequencia em uma casa nos fundos de uma academia em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/Facebook)
 
No último dia 3, a jovem Dayely Fonseca, de 22 anos, e o marido dela, Rogério Ferreira Alves, de 39, (foto acima),  foram encontrados mortos em uma casa nos fundos de uma academia, no Setor Jardim Curitiba II, em Goiânia. De acordo com a Polícia Civil, o homem atirou três vezes contra a jovem  e se matou em seguida. A motivação ainda é apurada pela Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH).
 
 
Fonte: G1/GO.

EQUIPES DA SEMARH E IDEMA AVALIAM DANOS CAUSADOS POR INCÊNDIO NA MATA DO PILÃO

Com o objetivo de avaliar a situação pós-incêndio, identificar a extensão dos danos causados e iniciar o planejamento das ações de recuperação da área atingida, da Mata do Pilão, inserida na reserva ambiental da Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) Piquiri-Una, na manhã desta quarta-feira (12), o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, foi até a referida área, no município de Espírito Santo – acompanhado de sua equipe e da Defesa Civil – para fazer uma análise total do ocorrido.
 
 
 
 
 
 
Não saberemos a extensão dos danos que o incêndio causou à região ainda hoje, porque é necessário um estudo preciso e técnico da área. Mas já se sabe que é menor do que estavam nos questionando. Uma vez que o incêndio ocorreu em uma área de mata do município de Espírito Santo, que não conta nem com 400 hectares, não há a mínima possibilidade de afetar esses mil hectares especulados”, disse Mairton França.
 
 
 
Com relação ao abastecimento das nascentes, apesar da Defesa Civil ter detectado pontos que podem ter sido impactados com o ocorrido – o que só será comprovado após a avaliação do Idema – preliminarmente já está comprovado que não há riscos de suspensão de abastecimento de água nessa região. “Nenhuma das quatro nascentes próximas à região do incêndio foi prejudicada devido ao trabalho das Brigadas sobre as mesmas”, afirmou o secretário.
 
 
 
A coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento, da Semarh também esteve em campo fazendo todo georreferenciamento da área para elaborar, em conjunto com o Idema, o relatório final das áreas potencialmente atingidas. O resultado sairá das análises desta visita técnica e a partir da comparação de três imagens de satélite. Sendo essas imagens de antes, durante e após o incêndio. Em posse delas, será feito um estudo com geoprocessamento para se chegar à informação mais precisa da área que foi perdida. 
 
 
 
Estamos baixando as imagens de sexta-feira (7), quando iniciou a queimada, e vamos baixar uma imagem da próxima quinta-feira (13). A partir daí, faremos um comparativo, uma análise temporal para caracterizar quanto e que tipo de vegetação foi atingida e o quanto de mata atlântica foi impactada, que é o que realmente nos interessa", finalizou França.
 
 
 
 
Recuperação da área
 
O diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Rondinelle Oliveira também visitou as áreas afetadas pelo incêndio, acompanhado de membros da associação do assentamento onde se localiza a reserva legal da Mata do Pilão. De onde partirá as ações para a restauração da área.
 
 
Apesar da imagem deixada pelo fogo, ficamos otimistas com a constatação de que os espécimes lenhosos (arbustos e arvores) se mostram vivos, pois tem raízes profundas e o fogo se alastrou na sua maioria queimando a folhagem sobre o solo. Com isso, provavelmente, após as primeiras chuvas teremos esses indivíduos vegetais com nova folhagem. Quanto à fauna, também foi constatado que na área não houve perdas significativas, primeiro pela poligonal da área que ajudou os animais a se afugentarem e segundo, que não se constata cadáveres no local, fato ratificado pelos colaboradores que trabalharam no combate”, afirmou Rondinelli, que chegou a avaliar, ainda, o Vale que forma o Rio Catu e a Bacia Jacu, com suas vegetações totalmente preservadas.
 
 
Apurando a responsabilidade
 
 
A equipe do Idema registrou a queixa criminal no domingo (9), e a Polícia Civil já vai começar a investigação, caso seja apurada a responsabilidade de alguém, esta pessoa ou empresa será enquadrada na lei nº 9605, Lei dos Crimes Ambientais. Uma vez apurada a responsabilidade criminal, o responsável poderá ter uma pena de seis meses a três anos de detenção, além de pagar multa. E ainda será submetido a um processo administrativo, por parte do Idema, sendo obrigado a custear o plano de recuperação ambiental da área, dentro do princípio poluidor-pagador.
 
 
 
"Estamos formando um grupo de trabalho, coordenado pelo Gabinete Civil, composto por representantes do Corpo de Bombeiros, Semarh e Idema para verificar a origem do incêndio", Disse Coronel Dantas, coordenador da Defesa Civil Estadual.

JUÍZA DO PA QUE MANTEVE MENINA EM CELA MASCULINA PERDERÁ FUNÇÃO POR 2 ANOS

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu proibir a juíza Clarice Maria de Andrade de atuar como magistrada por pelo menos dois anos. Apontada como responsável pela manutenção da prisão de uma adolescente de 15 anos em uma cela masculina na delegacia de polícia de Abaetetuba, nordeste do Pará, Clarice sofreu pena de disponibilidade e, embora não possa trabalhar, receberá salário proporcional ao tempo de serviço.
 
 
 
O caso ocorreu em novembro de 2007. Segundo os autos, a juíza recebeu um ofício da polícia pedindo “em caráter de urgência” a transferência da menina, já que ela corria “risco de sofrer todo e qualquer tipo de violência por parte dos demais”. De acordo com o CNJ, a juíza só solicitou a transferência da menina 20 dias após o comunicado, e durante este intervalo a adolescente sofreu abusos, maus tratos e tortura nas mãos de quase 30 detentos.
 
 
 
Esta é a segunda vez que o CNJ decide punir Clarice. Em 2010 o conselho havia determinado a aposentadoria compulsória da juíza, mas a decisão acabou revista pelo Supremo Tribunal Federal dois anos depois.
 
 
 
 
CNJ aplicou pena de disponibilidade à magistrada paraense Clarice Maria de Andrade (Foto: Divulgação / CNJ)
 
 
 
De acordo com o CNJ, a maioria dos conselheiros seguiu o voto de Arnaldo Hossepian, relator do processo administrativo que julga a conduta da magistrada. Segundo ele, a demora na comunicação da situação vivida pela adolescente deixou evidente "a falta de compromisso da magistrada com suas obrigações funcionais".
 
 
 
Ainda segundo o CNJ, Clarice Maria de Andrade alegou, na sua defesa, que delegou ao diretor da secretaria do juízo a tarefa de comunicar a Corregedoria em 7 de novembro, o que foi desmentido pelo servidor e por outros funcionários e comprovado por perícia feita no computador da serventia.
 
 
 
Não é admissível que, diante da situação noticiada no ofício – presa do sexo feminino detida no mesmo cárcere ocupado por vários presos do sexo masculino, algo ignominioso – a magistrada Dra. Clarice, no exercício da jurisdição, tenha simplesmente delegado para seu subordinado a expedição de comunicados pelas vias formais", disse o relator.
 
 
Fonte: G1.

PREFEITO ELEITO, AMAZAN, É ENTREVISTADO POR EMISSORA DE RÁDIO DE NATAL

O prefeito eleito de Jardim do Seridó, Amazan Silva, concedeu entrevista à jornalista Anna Ruth, ao vivo para todo o RN, falando em sua história de vida, a como foi desde que foi chamado pelo povo para ser candidato, até se eleger prefeito nas eleições de 2016.
 
Durante a entrevista, Amazan respondeu as perguntas da jornalista, sempre com muita segurança, com muita serenidade e respeito por todos.
Chique e veja:

 
 
 

PESSOAS QUE MELHORAM SUA DIETA REDUZEM RISCO DE DIABETES

Adotar uma dieta saudável pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 ao longo do tempo, enquanto piorar a dieta frequentemente leva a um aumento do risco, segundo um estudo americano publicado em setembro.
  
 
 
Alimentação saúdável, frutas, legumes, verduras, grãos, vegetais, dieta, refeição, refeições, cozinha (Foto:  Reuters/Courtesy of Oldways)
 
 
"Apesar de recentes recomendações de saúde pública terem focado de forma crescente na melhora geral da qualidade da dieta, as evidências sobre se mudar a dieta na idade adulta tem impacto na prevenção da diabetes em longo prazo são limitadas", disse a principal autora do estudo, Sylvia H. Ley, da Universidade Harvard.
 


"Conseguimos evidência de que melhorar a qualidade da dieta na idade adulta está associado à prevenção da diabetes tipo 2, enquanto piorar a qualidade da dieta está associado a um risco aumentado de diabetes", acrescentou.
 


Os pesquisadores analisaram dados de mais de 124 mil adultos que não tinham diabetes no início de três grandes estudos de longo prazo que avaliaram estilo de vida e resultados de saúde. Os voluntários foram observados por ao menos 20 anos e classificaram a qualidade de sua dieta a cada quatro anos.
 


Houve 9.361 casos de diabetes tipo 2 durante os estudos. Quando a qualidade da dieta diminuiu em mais de 10% entre os levantamentos feitos a cada quatro anos, o risco de diabetes subiu em 34%. Melhorar a qualidade da dieta na mesma proporção levou a uma queda de 16% no risco de desenvolver diabetes.
 


Para os fins do estudo, uma dieta mais saudável incluiu maior consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e legumes e menor consumo de carne vermelha ou processada, bebidas açucaradas e sucos de fruta, gordura trans e sódio, assim como consumo moderado de álcool.

JOVEM ENVOLVIDO COM CRIMES É MORTO COM VÁRIOS TIROS NA MADRUGADA DESTA QUARTA-FEIRA, (12), NO SERIDÓ POTIGUAR

Um crime de homicídio foi registrado na primeira hora desta quarta-feira, (12), no Bairro Samanaú, em Caicó, onde foi vítima o jovem, Lucas Daniel Gonçalves de Melo, vulgo "Cara de Choro". A vítima que tinha envolvimento com crimes, foi alvejado com pelo menos 8 tiros, e morreu no local.
 
 

A polícia atendeu a ocorrência, mas não tem nenhuma pistas de quem teria cometido o assassinato, mas acredita em crime por acertos de contas.

STF NEGA PEDIDO DE LIBERDADE DO EX-MINISTRO ANTÔNIO PALOCCI

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, rejeitou pedido de liberdade feito pelo ex-ministro Antônio Palocci, preso desde o fim de setembro. A defesa afirmou que a prisão foi "absolutamente ilegal", mas Teori Zavascki afirmou que o meio processual utilizado – uma reclamação – foi inadequado.
Palocci foi preso no último dia 26 durante a operação Omertà, uma das etapas da Lava Jato. Ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff e da Fazenda no governo Luiz Inácio Lula da Silva, ele é suspeito de receber propina da empreiteira Odebrecht para atuar em favor da empresa, entre 2006 e 2013, interferindo em decisões do governo federal. A defesa do ex-ministro nega.
 
 
 
As suspeitas surgiram de uma planilha apreendida em outra das etapas da Lava Jato, denominada de Acarajé, na qual foram presos o publicitário João Santana e a mulher dele, Monica Moura, que fizeram campanhas eleitorais para o PT. De acordo com o Ministério Público, a planilha mostra valores ilícitos repassados a Palocci em período de campanha e mesmo fora desse período.
  
 
 
A defesa argumentou que a prisões – de Palocci e de um assessor – ferem a Constituição porque não observam os pressupostos legais, uma vez que não há indícios de que os suspeitos continuassem cometendo crime ou que pudessem fugir do país.

GOVERNO DO RN ASSINA CONTRATO COM TAP

O Governo do RN assinará contrato com a companhia aérea TAP, nesta quinta-feira (13), às 10h, no Auditório da Governadoria, para a divulgação turística em voos internacionais, da Europa com destino a Natal.
 
 
 
 
 
 
A campanha visa a promoção do turismo potiguar com foco no desenvolvimento regional, elevando o número de turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte. Para isso serão divulgados os destinos do RN em diversas plataformas midiáticas, tais como matéria especial com foto de Natal na capa e onze páginas sobre o Rio Grande do Norte na publicação UP – a revista de bordo da TAP.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...