18 de maio de 2015

JOVEM RESOLVE NAMORAR NA PRAIA E CARRO DA SUA AVÓ AFUNDA NO MAR

Um jovem de Peruíbe, no litoral de São Paulo, acabou atolando o carro da própria avó ao tentar atravessar a barra do Portinho de pesca da cidade para namorar. O caso inusitado aconteceu na madrugada deste sábado (16). Como o veículo foi levado pela maré, equipes do Corpo de Bombeiros e da prefeitura foram ao local para retirar o carro. O veículo ficou totalmente submerso e impediu a passagem dos barcos pelo canal.

Carro foi retirado por volta das 10h30 com ajuda de trator (Foto: Edilson Almeira / Arquivo Pessoal)

Segundo Guilherme Luiz Vaz Akagui, de 23 anos, que conduzia o carro, ele buscava um local mais ‘reservado’ para ficar com a companheira. “Foi bem devagar. Já era umas 5h e o pessoal da limpeza da praia já estava trabalhando. Eu achei que dava para ficar ali e acabou indo tudo por água abaixo, literalmente”, lamenta.

Carro foi levado pela maré para dentro do mar (Foto: Edilson Almeira / Arquivo Pessoal)

O jovem que mora na cidade há três anos e trabalha como vidraceiro, diz que desconhecia o acesso à praia do Costão pela ponte sobre o rio Preto. “Eu não sabia. Achei que estava raso. Ainda bem que eu e ela conseguimos sair ilesos, mas foi um baita susto. Perdi todos os documentos, meu celular e a noite”, afirma.

Jovem tentou atravessar o canal que corta o portinho de pesca  (Foto: Edilson Almeira / Arquivo Pessoal)

Um guincho foi acionado para retirar o veículo e liberar a passagem dos barcos de pesca. A operação durou cerca de cinco horas e terminou por volta das 10h30. Com isso, o tráfego dos barcos foi liberado. O carro não tinha seguro.

OUTRO HOMICÍDIO É REGISTRADO EM PARELHAS

imagesMais um homicídio foi registrado em Parelhas, desta vez contra o homem identificado como sendo, Manoel de Oliveira Neto, “Maneco” de 46 anos, residente naquela cidade.

Maneco” foi socorrido após ter sido atingido no rosto e no peito por um disparo de “espingarda de socar”, mas morreu ainda quando era transferido para Natal. O crime aconteceu na noite deste domingo, (17).

Apesar de tudo ainda ser um mistério, a polícia sabe que, por volta das 9 da noite do domingo, (17), um elemento arrombou a porta da cozinha da casa da vítima, atirou e depois fugiu sem deixar pistas. A polícia investiga o crime.

Foto: Ilustração.

GOVERNO INSTITUI GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS

Diante da confirmação de mais um ano de seca no Nordeste, o governo do Rio Grande do Norte instituiu o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Recursos Hídricos, em reunião realizada na manha desta segunda-feira (18). A entidade, explicou o governador Robinson Faria, terá importante papel para garantir a continuidade do abastecimento nas áreas mais afetadas pela estiagem.

18.05 Reunião técnica sobre abastecimento de água - Foto Rayane Mainara (3)

O gabinete de gestão será responsável por acompanhar as iniciativas que estão em curso, a captação de recursos para as obras hídricas e as ações emergenciais, para assegurar a continuidade do abastecimento no interior do estado, diante da não confirmação das chuvas que eram esperadas para este ano”, destacou. As reuniões do gabinete serão semanais, com definição de metas de trabalho para 30, 60 e 90 dias.

No último 30 de janeiro, já havia sido lançado um plano de ações emergenciais para a área de recursos hídricos. Agora, com o fim da estação das chuvas, foi definido um acompanhamento ainda mais próximo das ações. Participaram da reunião, os membros do Comitê de Gestão da Crise, que passam agora a integrar o GGI de Recursos Hídricos.

"Nessa reunião, apresentamos ao governador os encaminhamentos das ações que começaram a ser planejadas desde janeiro desse ano. Em termos de ações gerais, estamos fazendo o acompanhamento dos reservatórios; perfuração de poços e pequenas obras para melhorar a captação de água. Essas ações são aquelas mais emergenciais para que a gente possa chegar com respostas à população o mais rápido possível", detalhou o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França.

No momento, as prioridades de ações do Governo do Estado são para garantir o consumo humano, o que poderá a vir comprometer alguns sistemas de irrigação na agricultura familiar. "Infelizmente alguns sistemas de irrigação já foram restritos só para a noite, mas é porque nesse momento nossa prioridade é o consumo humano", acrescentou o secretário.

Ainda no encontro do Comitê, ficaram definidos a realização emergencial de uma obra de soleira de nível para melhorar a captação de água para abastecimento em Jardim de Piranhas, que servirá para garantir a manutenção do abastecimento de Caicó, e o aporte de recursos para a instalação de poços e pequenas adutoras em São Miguel, no Alto Oeste.

Nos próximos dias, o Governador Robinson Faria deverá receber, em Natal, a direção da Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pela gestão hídrica no Brasil. Também participaram do encontro desta segunda-feira, os secretários da Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana, e de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira; o presidente da Caern, Marcelo Toscano e equipe técnica; o diretor do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), Josivan Cardoso Moreno; o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), César Oliveira e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Rondinelle Silva Oliveira, além do deputado estadual Fernando Mineiro.

ABSURDO! SECRETARIA DE SAÚDE DE ACARI ENCONTRA-SE SEM INTERNET A VÁRIOS DIAS

Saúde AcariIndignados, alguns moradores da cidade de Acari entraram em contato com nossa redação para denunciar mais um grande absurdo na secretaria de Saúde naquele município.

Segundo populares, a referida secretaria encontra-se sem sinal da internet desde o dia 08 de Maio, o que impossibilita a marcação de consultas, exames e até a emissão de cartões do SUS, e mesmo assim ninguém faz nada.

Eu já fui lá quatro vezes para tirar meu cartão do SUS e volto sem ser atendida. Isso é uma falta de respeito!”, disse uma senhora.

Apesar do sério problema, ninguém até o momento tomou as providências, restando o grande prejuízo e desconforto aos pacientes que pagam seus impostos.

Do Blog: Isso é uma vergonha!

DECISÃO INÉDITA NO RN GARANTE PENSÃO PARA MULHER APÓS RELACIONAMENTO EXTRACONJUGAL

 Eudes José Pinheiro reforçou que a Justiça não esta amparando a clandestinidade, a poligamia, e argumentou que existe muito preconceito com a família paralela (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)Pela primeira vez no Estado, uma mulher teve reconhecido o direito a receber uma pensão de um companheiro após uma relação de concubinato.

Andréia teve um relacionamento com Carlos – ambos os nomes são fictícios – possuindo todas as características de família: 40 anos de relação, quatro filhos biológicos e uma adoção, frequentavam ambientes públicos, viajavam para diversos lugares, tendo um relacionamento público e de conhecimento a todos. Em primeira instância, seu direito à pensão foi negado. Mas a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça entendeu que os elementos juntados por Andreia eram suficientes para caracterizar a relação familiar, reconhecendo-lhe o direito 20% dos vencimentos brutos de Carlos.

Antes de conhecer Carlos, Andréia era independente e sempre trabalhou. Administrava uma pequena pousada e também era motorista de táxi, uma das primeiras de Natal. Segundo o seu advogado, Eudes José Pinheiro, ela iniciou a relação achando que Carlos era solteiro e só veio descobrir este casamento depois do nascimento do primeiro filho. Mesmo assim, o relacionamento não mudou.

Ele convenceu ela ficar em casa, cuidando dos filhos e ele sustentando, tinha uma condição melhor, bancando tudo”, disse o advogado, interrompido por Andréia, “ele dizia que se eu arranjasse um emprego, eu ia deixar ele”, lembrou.

O entrave judicial começou quando Carlos adoeceu e todo o seu dinheiro foi administrado por um dos cinco filhos do primeiro relacionamento, casamento mantido até hoje. “Enquanto ele estava bem, Carlos ia à casa de Andreia quase todos os dias. Os filhos do primeiro relacionamento conhecem Andréia e sabem da família paralela. Quando houve essa interdição, a administração passou para um filho que disse que não ia repassar mais nada para a família paralela”, afirmou o advogado.

O primeiro impacto foi no pagamento da mensalidade da faculdade da filha mais nova. O filho mais velho de Andréia e Carlos contou que a partir da segunda mensalidade da faculdade, os pagamentos não foram efetuados. “Minha mãe entrou em desespero, conseguimos a liminar que a minha irmã recebesse a pensão, que teve que dividir com a minha mãe. Quando minha irmã saiu de casa para casar, não teve como ajudar mais a nossa mãe”, relatou.

Foi nesse momento que Andréia passou necessidades mais fortes. O filho conta que ela relutou muito para dar entrada ao processo judicial, em 2014. Após um ano e meio de processo, Andréia, com 70 anos, não recebeu nada, acumulando dividas, comprando fiado e vivendo com a ajuda dos filhos.

Para ajudar no processo, Andréia viu a notícia de uma mulher que ganhou um processo no Superior Tribunal de Justiça, com situação semelhante a dela. “Até onde eu sei é o primeiro caso no Rio Grande do Norte de uma situação assim. Ela teve que demonstrar, no decorrer do relacionamento, que era totalmente dependente dele. É um caso pioneiro nesse sentido e tomamos como base a decisão do STJ, pegamos a tese e aplicamos. Era rigorosamente semelhante a este caso, só mudou os personagens”, detalhou Eudes Pinheiro. No processo emblemático, Andréia tinha muitas provas, como fotos, testemunhas, documentos e os registros dos filhos, todos reconhecidos por Carlos.

Agora, ela vai receber retroativamente a partir da data da publicação do acórdão. Tem como recorrer, mas os recursos não tem efeito suspensivo. A preocupação da magistrada é de desmistificar a história. O grande mérito dessa decisão não é o repasse do dinheiro, é a desmistificação da família paralela. Um passo importante, quebrando esse preconceito que existe com a família paralela, porque estão tratando da maneira errada”, argumentou o advogado reforçando os novos formatos de família.

Andréia, com muito fervor, disse que “tem muita fé em Deus. Porque o povo diz ‘a voz do povo, é a voz de Deus’. Todo mundo me dizia que eu tinha direito”.

Eudes José Pinheiro reforçou que a Justiça não esta amparando a clandestinidade, a poligamia, e argumentou que existe muito preconceito com a família paralela, o concubinato. “Eu acho que o tratamento que vem sendo dado a isso nas redes sociais, na imprensa, trata essas mulheres como amante, é injusto”.

Com esse caso inédito, o jurista afirmou que abre precedentes importantes e que servirá para que outras mulheres que vivem essa situação sejam encorajadas, diminuindo a carga de preconceito nesse sentido.

É um precedente importante, mas precisa ser comunicado sem o preconceito que essa questão vem sofrendo desde sempre. Não se trata de uma amante, mulher de programa, prostituta, que esta recebendo uma pensão do cliente. Se trata de uma mulher que se relacionou de boa fé, que tinha todas as características de família, com um homem que queria constituir essa família com ela, reconheceu cinco filhos, frequentava os lugares. A diferença é a clandestinidade”, concluiu Pinheiro.

Fonte: Portal online.

PM FECHA BOCA DE FUMO E PRENDE ACUSADOS DE TRÁFICO EM CIDADE DO SERIDÓ

O serviço ostensivo da Polícia Militar de Cruzeta conseguiu exterminar mais uma “boca de fumo” na cidade e ainda prender três indivíduos e apreender drogas e dinheiro fracionado (normalmente usado nesse tipo de comércio).

IMG-20150517-WA02351

A abordagem aconteceu na rua Manoel Lôbo de Medeiros, nº 128, bairro Santo Antônio, onde foram entradas 11 trouxinhas de maconha, 16 pedras de crack, 2 aparelhos celulares, 2 facas peixeiras, 1 caixa de som, 1 pulseira e 1 moto.

O veículo apreendido era utilizado para a entrega da droga comercializada pelo trio. Os indivíduos foram identificados como IGOR Rafael Virgínio de Medeiros, de 18 anos, Jeferson Oliveira de Medeiros, de 22 anos, (reside próximo da Acassec em Caicó) e Vanderson Bruno Martins de freita, de 20 anos,  morador da rua Comandante Ezequiel, nº248, bairro Paraíba – Caicó.

IMG-20150517-WA0237-620x372

A polícia já sabia que Igor Rafael é caicoense, mas estava morando há mais de três meses em Cruzeta com o intuito de proliferar o tráfico de drogas na cidade. O trio foi levado para a delegacia de plantão, onde foi lavrado o flagrante no artigo 33 (tráfico de drogas).

Fonte: Jair Sampaio.

CIDADE NO PR ELEGE 8° PREFEITO EM 5 ANOS

Claudinei de Paula Castilho (PSDB) era presidente da Câmara Municipal de Bituruna (Foto: Divulgação/Neguinho da Escotel)

Com 4.195 votos, Claudinei de Paula Castilho (PSDB), conhecido como Neguinho da Escotel, foi eleito, neste domingo (17), novo prefeito de Bituruna, na região sul do Paraná.

Castilho, que anteriormente foi eleito presidente da Câmara Municipal, era o atual prefeito interino do município. Segundo a Justiça Eleitoral, ele cumprirá mandato até 31 de dezembro de 2016.

As eleições foram autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Conforme a Justiça Eleitoral, desde 2010, o município já teve oito prefeitos por causa de candidaturas cassadas.

Ao todo, 9,5 mil eleitores compareceram aos 49 locais de votação para escolher um dos candidatos. Castilho recebeu 49,27% dos votos válidos. Ele derrotou os candidatos Vilmar Isoton (PMDB) e Angelo Masiero (PSB), que obtiveram 3.366 votos (39,53%) e 954 votos (11,2%), respectivamente.

Foram registrados ainda 366 votos brancos e outros 628 nulos. A abstenção, de acordo com a Justiça Eleitoral, foi de 24%.

A candidata eleita no período regular, em outubro de 2012, Catiane Andrioli Nhoatto Rossoni, não cumpriu o mandato porque a Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de registro da candidatura. Segundo o TRE, a filiação partidária de Catiane não foi comprovada em tempo hábil.

O prefeito eleito em 2008, Remi Ransolin (PTB), foi cassado pela Justiça Eleitoral porque teve as contas reprovadas entre os anos de 2001 e 2004. Já em 2011, o prefeito Rodrigo Rossoni teve o mandato cassado por abuso do poder econômico.

Entre 2010 e 2015, a cidade teve oito prefeitos: Remi Ransolin (2009-2011), Eduardo Ribas Conrado (2011), Rodrigo Rossoni (2011-2012), Pedro Vicente Boese Padilha (2012), Carlos Roberto de Oliveira Silveira (2012), Catiane Rossoni (eleita em 2012), José Laurentino de Lara Ribas (2014) e Claudinei de Paula Castilho (2015).

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...