20 de junho de 2016

LÍDER DE FACÇÃO É ENCONTRADO MORTO NA CADEIA PÚBLICA NO INTERIOR DO RN

Um preso foi encontrado morto na manhã deste domingo (19) dentro da Cadeia Pública de Nova Cruz, distante cerca de 100 quilômetros de Natal. José Ferreira da Silva Júnior, mais conhecido como 'Júnior Paraíba', tinha 24 anos. Segundo a Coordenadoria de Administração Penitenciária, ele foi encontrado dependurado pelo pescoço em uma grade de ferro. Já no site do Instituto Técnico de Perícia (Itep), consta que o detento foi espancado.
 
 
Cadeia Pública de Nova Cruz (Foto: Ademílson Amorim)
 
 
Ele era líder de uma facção criminosa originária da Paraíba”, disse Zemilton Silva, diretor da Coape. Este é 13º caso de preso morto dentro do sistema penitenciário potiguar somente este ano.
 
Ainda de acordo com a Coape, José Ferreira da Silva Júnior era preso provisório, ou seja, ele ainda aguardava julgamento. "Sei que ele respondia por assalto, mas também era suspeito de ter cometido outros crimes", pontuou Zemilton.
 
A Polícia Civil de Nova Cruz esteve na cadeia e vai investigar o caso.

SEGUNDO DELEGADO, ASSASSINATO DE CABELEIREIRA EM CAICÓ PODE TER SIDO PROVOCADO POR GUERRA DE FACÇÕES

A Polícia Civil de Caicó está investigando a possibilidade dos primos/irmãos, Pablo Conforte “Godói” e Thiago Conforte, estarem envolvidos na morte da cabeleireira Uane Mayara Fernandes de Araújo, de 27 anos. O crime aconteceu na tarde do dia 20 de abril deste ano, por volta das 16hs30min. A mulher estava trabalhando em seu salão de beleza na Rua Chilon Heraclito, no Bairro Paraíba, quando dois homens armados chegaram e abriram fogo. Ela caiu já sem vida e uma cliente foi baleada. Os assassinos fugiram.
 




O delegado Ricardo Brito, disse em entrevista nesta segunda-feira, (20), que estão chegando à Delegacia, várias denúncias anônimas dando conta da possível participação da dupla no crime. Inclusive, esse crime aconteceu um dia após a morte de Rangel.

De acordo com o delegado, “as informações desde o início da investigação apontam para Godói como sendo o responsável pela morte de Mayara e tudo por causa de brigas de facções criminosas. Todos sabem que Mayara era esposa de um líder de facção e Godói fazia parte de outro grupo. Então, as informações apontam que tanto o Godói, quanto o Thiago e até o Dino, que está foragido, estão envolvidos no crime da cabeleireira“, disse o delegado Ricardo Brito.

Nos próximos dias, a dupla Pablo “Godói” e Thiago, serão recambiados para Caicó e aqui, a Polícia Civil poderá fazer a ouvida dos dois para esclarecer mais detalhes dos crimes. Eles foram presos na cidade de Luziania/GO na semana passada.

Informações: Sidney Silva.

VEREADORES RECEBEM SALÁRIO MÍNIMO A PARTIR DE 2017 EM CIDADE DA PARAÍBA

Os vereadores da cidade de Água Branca, no Sertão paraibano, aprovaram um projeto que reduz o salário dos parlamentares para um salário mínimo a partir de janeiro de 2017. Atualmente, a Câmara Municipal conta com nove vereadores e cada um recebe R$ 2.700. A cidade fica a cerca de 400 km de João Pessoa e tem pouco mais de 10 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE.
 
A iniciativa foi do presidente da casa, Miraci de Sousa, em parceira com outro parlamentar. "Em um momento de crise como esse, devemos tentar ajudar o município. Esse dinheiro economizado vai para os cofres da prefeitura, que deve decidir investir em outros setores da administração", disse.
 
O projeto foi aprovado na sexta-feira (17) por unanimidade. De acordo com Miraci, a articulação para conseguir junto aos colegas a aprovação começou há algum tempo. "Todos compraram a ideia depois da gente conversar e mostrar a importância da ecnomia", comentou o presidente.
 
A partir de 2017, os salários dos parlamentares vão ser reajustados de acordo com o aumento nacional do salário mínimo, que acontece em janeiro. Esse projeto vale por toda próxima legislatura, que vai até 2020.
 
Do Blog: Deveria ser adotado em todas as cidades brasileiras.
Fonte: G1/PB.

GOVERNO ACEITA SUSPENDER DÍVIDA DOS ESTADOS ATÉ O FIM DO ANO

O governo federal concordou com a suspensão do pagamento das parcelas mensais das dívidas dos estados com a União até o fim de 2016.
 
 
 
 
Pela proposta, portanto, os estados deixariam de fazer o pagamento das parcelas de suas dívidas com a União até dezembro.
 
A cobrança voltaria a partir de janeiro de 2017. Mas seria aplicado um desconto sobre o valor das parcelas por um período de 18 meses.
 
Esse desconto, teria uma redução gradual. Assim, o valor das parcelas aumentaria até que, ao final dos 18 meses, os estados voltariam a pagar o valor cheio.

MULHERES SE “TRAVAM” NA FACA EM CIDADE DO SERIDÓ POTIGUAR

Duas mulheres se “travaram” na faca em uma briga no Bairro Maria Gorete em Currais Novos. O fato aconteceu na noite deste domingo, (19), quando as duas mulheres, Vitória e Dayane Gabriele, começaram a brigar, e ambas se ferirem a golpes de facas.
 


Segundo informações, a PM foi acionada, mas ao chegar ao local, a briga já havia sido apartada, e Vitória, (foto), que sofreu mais de dez facadas, sendo que apenas uma foi mais grave, já estava sendo atendida por uma equipe do ‘Esquadrão Resgate’. Dayane foi ferida nas mãos, mas também foi socorrida e passa bem.

Foto: esquadrão Resgate.

DESEMBARGADOR CLÁUDIO SANTOS SOLICITA QUE TCE E MP FISCALIZEM OBRAS DA SEDE E DEZ FÓRUNS DESDE O INÍCIO

As obras para a construção do prédio da sede própria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e de dez fóruns no interior poderão ser fiscalizadas desde o começo dos trabalhos, a serem iniciadas no segundo semestre deste ano tão logo sejam concluídas as respectivas licitações. O presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, encaminhou ofício ao presidente do Tribunal de Contas (TCE/RN), conselheiro Carlos Thompson Fernandes, solicitando que a atualização fiscalizatória referente ao empreendimento, que propiciará melhores condições de atuação ao Judiciário, seja feita de forma prévia e concomitante ao andamento dos serviços, permitindo se for o caso, correções imediatas na execução da despesa pública.

O juiz Airton Pinheiro será o presidente da comissão que vai acompanhar a construção da sede e o desembargador Cornélio Alves, da que vai estar à frente das obras dos dez fóruns.

O documento foi remetido ao dirigente do órgão de controle externo nesta segunda-feira (20). Nele, o presidente da Corte de Justiça estadual destaca que “a fiscalização concomitante permite uma maior celeridade ao controle externo exercido por essa Corte (o TCE), uma vez que, em caso de irregularidades, permite a tomada de decisões ainda durante a execução do orçamento”. As 11 obras representam um volume de R$ 110 milhões, com recursos próprios do TJ potiguar.

A sede própria será erguida no bairro de Nossa Senhora de Nazaré, região Oeste de Natal, e os fóruns nos municípios de Assú, Currais Novos, Macau, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Canguaretama, Lajes, Patu, Arêz e Baraúna. A estimativa do Tribunal é que essas construções gerem 700 empregos diretos na capital e no interior do Estado.

Ofício com teor semelhante foi enviado para o procurador geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, no sentido de que o MP também possa fiscalizar a obra desde o início. O desembargador Cláudio Santos acredita que os órgãos de controle devem voltar as atividades de fiscalização para as matérias de maior relevância em termos de movimentação de recursos públicos.

Ao chefe do MPRN, o magistrado solicita, caso este entenda pertinente e cabível, a indicação de um membro desse órgão para acompanhar e fiscalizar os processos de licitação e contratação das obras citadas.

GOVERNADORES APRESENTARAM PAUTA A MEIRELLES ANTES DE REUNIÃO COM TEMER

Governadores e vices reunidos em Brasília nesta segunda-feira (20)  apresentaram ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, propostas para amenizar a crise financeira dos estados. Logo após a reunião com Meirelles, eles se encontraram com o presidente em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto.
 
 
 
Governadores reunidos para discutir propostas de renegociação de dívidas e de crédito aos estados, que serão apresentadas ao presidente em exercício, Michel Temer nesta segunda (20) (Foto: Dênio Simões/Agência Brasília)
 
O grupo se reuniu na manhã desta segunda-feira na residência oficial do governo do DF em Águas Claras para discutir uma pauta comum a ser apresentada ao governo federal. Aos menos 15 governadores e quatro vices participaram da reunião, que foi fechada. Também havia secretários de Fazenda de outros estados.
 
Segundo a assessoria do governo do Distrito Federal, os governadores eram dos estados do Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte, Amazonas, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Os vice-governadores são do Piauí, Acre, Pará e Bahia.
 
 

DESENVOLVIMENTO DO AGRESTE/TRAIRI É DISCUTIDO EM BRASÍLIA

Para discutir a viabilidade de um projeto para o desenvolvimento do turismo sustentável na região Agreste-Trairi do Rio Grande do Norte, se reúnem amanhã (21), em Brasília, a diretora presidente da Emprotur, Ana Costa, a gerente de projetos da Emprotur, Ylmara Rampinelli, a subsecretária da Setur RN,Solange Portela, a gerente do RN Sustentável, Ana Guedes, e o diretor técnico do Sebrae, João Hélio, para encontro no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS, com o presidente Luís Tadeu Assad.
 
 
 

Acreditamos na interiorização do turismo, e por esta razão não mediremos esforços para alavancar o setor em regiões que saem dos destinos já consolidados no nosso RN, como os que envolvem sol e mar”, diz o secretário da SETUR RN, Ruy Gaspar.

Na última semana, as representantes da Setur RN e Emprotur realizaram reunião com os prefeitos e secretários de turismo dos três principais municípios com potencialidade turística e que fazem parte do polo Agreste-Trairi, sendo Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, para explanação sobre as intenções pela busca de recursos que possam potencializar e consolidar destinos voltados para o turismo de aventura.

Já realizamos uma primeira visita técnica com nossa equipe pelas três cidades, com consultores do Sebrae, profissionais de aventura, representantes de universidades e associações e instituições inseridas na temática do turismo de aventura para analisar e identificar a possibilidade dos investimentos. O resultado foi positivo, não só a região é encantadora pelas belezas naturais, como já há estruturas significativas em meios de hospedagem e gastronomia”, relata a presidente da Emprotur.

Os participantes da reunião entendem que apesar dos pontos positivos que os municípios já possuem, ainda há muito o que ser feito e a aprovação de um projeto como o que será proposto para o IABS pode ser fundamental. “Estamos otimistas porque a região possui potencialidades viáveis para um grande projeto, que poderá levar de três a quatro anos para ser finalizado, porém os resultados permanecerão para toda a comunidade. Ter um projeto como esse aprovado é saber que o Agreste-Trairi ganhará força em sinalização, melhoria em acessibilidade, segurança para a prática dos esportes de aventura, incentivo para os empresários de toda a cadeia que engloba o turismo como artesanato, alimentação, hospedagem, guias, operadoras e agências de viagem, entre tantos outros”, ressalta a subsecretária da SETUR RN.

TRAGÉDIA! CINCO PESSOAS MORREM EM ACIDENTE ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA BR-277

Um acidente na BR-277 em Guaraniaçu, no oeste do Paraná, deixou cinco pessoas mortas na madrugada deste domingo (19). As cinco vítimas fatais estavam em um carro que invadiu a pista contrária e bateu contra uma carreta bitrem no quilômetro 529 da rodovia por volta das 4h. Eles morreram ainda no local.
 
 
Cinco pessoas morrem em acidente entra carro e caminhão na BR-277 (Foto: Divulgação/PRF)
 
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dentro do carro havia latas de cervejas. Testemunhas afirmaram que o grupo, formado por três homens e duas mulheres, voltava de uma festa e havia consumido bebida alcóolica.
 
 
Vítimas voltavam de uma festa, segundo a polícia (Foto: Cícero Bittencourt/RPC)
 

 
 
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Cascavel.
 
Fonte: G1/PR - Fotos: PRF.
 
 

 

QUATRO SÃO PRESOS E 39 CNHS RETIDAS EM OPERAÇÃO DA LEI SECA NO RN

Quatro pessoas foram presas em uma blitz da Lei Seca realizada na madrugada deste domingo (19) na Zona Sul de Natal. De acordo com o capitão da PM Isaac Paiva, foram montados seis pontos de fiscalização nas proximidades da Avenida da Integração, em Candelária. Ao todo, 39 carteiras de habilitação foram apreendidas.
 
 
Foram ontados seis pontos de fiscalização (Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN)
 
A blitz principal aconteceu na própria Avenida da Integração. "Os outros cinco pontos foram monstados nas ruas adjacentes para impedir que as pessoas conseguissem desviar da blitz", informou o capitão Isaac Paiva. A blitz terminou por volta das 5h deste domingo.
 
Foto: Divulgação/Polícia Militar do RN.

POLÊMICA! NOME DA SANFONA DE ‘RODOLFO LOPES’ É COBERTO POR TARJA PRETA EM CARTAZ DE FESTA JUNINA EM JARDIM DO SERIDÓ

Enquanto a Rede Globo de Televisão e outras emissoras saem de SP e RJ para mostrarem a única fábrica de sanfona do País, que é do cantor, empresário e suplente de Deputado Estadual Amazan Silva, em um simples cartaz de uma festa pública em Jardim do Seridó, a marca da sanfona é coberta por uma tarja preta.
 
 
 
Para homenagear sua querida mãe, Amazan, que saiu de Jardim do Seridó aos 19 anos, onde viveu desde bebê com muitas dificuldades, mas com muita capacidade administrativa conseguiu vencer na vida, colocou o nome dela, 'D. Leticce', nas sanfonas fabricadas em sua empresa, mas os “politiqueiros” fazem questão de esconder o nome forte de um produto que foi criado pelo menino pobre, que saiu de Jardim do Seridó, e que com suas próprias qualidades se projetou para todo o País.
Recentemente, o programa ‘Encontro’, com Fátima Bernardes, em horário nobre da Rede Globo de Televisão, deu total ênfase a história de ‘Luan’ e de ‘Amazan’, mostrando toda a fábrica de sanfona do menino pobre, que venceu na vida de forma honesta, digna, sem precisar de dinheiro ilícito.
Ao cobrir o nome da marca dos acordeons “Leticce”, os “politiqueiros” mostram que não valorizam o nosso povo, e usa de experientes vil e covardes para tentarem ofuscar o brilho de quem deveria ser reconhecido pelos seus feitos e conquistas.
Por fim, resta saber se os “poderosos” irão querer que o artista ‘Rodolfo Lopes’ cubra o nome "Leticce" durante o show? Não duvidamos nada!
Do Blog: Esse Amazan "incomoda" demais! Até o nome de sua fábrica bota medo nessa cambada de ‘politiqueiros’.
Montagem de fotos: Bira Viegas.

TEMER SE REÚNE COM GOVERNADORES PARA DISCUTIR DÍVIDA E SOCORRO AO RIO

O presidente em exercício, Michel Temer, se reúne nesta segunda-feira (20) com governadores, em Brasília. Na pauta do encontro está a renegociação da dívida dos estados com a União e o recente decreto de calamidade do governo do Rio de Janeiro, motivado por crise financeira.
 
A reunião está programada para começar às 15h, no Palácio do Planalto. Pela manhã, porém, os governadores se reúnem na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
 
Durante a reunião desta segunda o governo federal também espera avançar na negociação com os estados sobre um alívio no pagamento de suas dívidas com a União, que hoje superam os R$ 400 bilhões.

No final de junho vence o prazo de 60 dias dado pelo
Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Planalto e os governadores cheguem a um acordo. Se não houver solução, a Corte voltará a analisar o cálculo que definirá o montante a ser pago.

No dia 9 de junho, o
Ministério da Fazenda entregou a representantes dos estados uma nova proposta para a renegociação das dívidas. Ela prevê a redução, de 24 para 18 meses, do período de carência (suspensão) do pagamento das parcelas e ainda a queda gradual do percentual da dívida sob carência. Ela começaria com 100% e vai se reduzindo até chegar em 0% no 18º mês.

Antes, os estados haviam pedido 100% de carência no pagamento por 24 meses. Eles alegam queda da arrecadação de impostos e dificuldades em cumprir compromissos financeiros - alguns estados, como o
Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, chegaram a atrasar pagamento de salários e aposentadorias.

Entretanto, o governo federal também enfrenta dificuldade com suas contas. A estimativa é de que o rombo fiscal possa chegar a R$ 170,5 bilhões em 2016.

PM AGE RÁPIDO, PRENDE BANDIDOS ARMADOS ANTES DOS MESMOS COMETEREM CRIME EM EQUADOR

A PM do município de Equador, sob o comando do Cb Nivanildo, prende dois perigosos elementos, que iriam cometer um crime na cidade, onde estava acontecendo o São João desde a sexta-feira, (17).
 
 
 
Segundo informações da PM, a prisão aconteceu na tarde deste domingo, (19), quando de forma investigativa, os PMs descobriram a presença da dupla na cidade, e fizeram uma operação de emergência, e localizaram os dois em uma casa, onde foram presos.
Os dois presos são fugitivos da cidade de Juazeirinho/PB, e teriam vindo à Equador para executar um desafeto, mas, foram presos antes de cometerem qualquer ilícito. Com eles, a polícia aprendeu duas armas de fogo. Os presos foram encaminhados para a delegacia de polícia civil de Caicó.
Do Blog: Parabéns à PM do destacamento de Equador pelo brilhante trabalho!

QUADRILHA TROCA TIROS COM A POLÍCIA E RESGATA TRAFICANTES DE HOSPITAL NO RIO

Traficantes invadiram o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro do Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo (19), trocaram tiros com policiais e resgataram um bandido que estava internado na unidade.

Um homem que procurava atendimento no hospital, no momento da invasão, foi atingido por um tiro e morreu. Um funcionário do hospital e um policial militar ficaram feridos.

O técnico em enfermagem baleado foi operado e está no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e o policial militar passa por cirurgia na manhã deste domingo, informou a Secretaria de Saúde do município. Os feridos ainda não foram identificados.

Segundo a Polícia Civil, o traficante resgatado do hospital é Nicolas Lebre Pereira de Jesus, o “Fat Family”, baleado no rosto durante troca de tiros com a polícia há uma semana, quando foi preso. O criminoso estava na enfermaria de ortopedia do Souza Aguiar, sob escolta de quatro policiais militares. Nicolas é irmão do traficante Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, conhecido como “My Thor”. Os irmãos comandam o tráfico no Morro Santo Amaro, no Catete (zona sul).

A quadrilha formada por 15 traficantes invadiu o hospital por volta das 3h e entrou na unidade usando como escudo um vendedor de doces, confundido com um funcionário do hospital. A investigação do caso está sob responsabilidade da Divisão de Homicídios da capital.

ESTUDANTES SÃO PRESOS FRAUDANDO VESTIBULAR DE MEDICINA DA UNP NO RN

Quatro candidatos a vaga do curso de Medicina de uma Universidade particular de Natal foram autuados neste sábado (18 ) e domingo (19), suspeitos de fraude durante o exame de avaliação para o ingresso. Um adolescente de 17 anos e três maiores de idade, sendo um homem e duas mulheres usavam pontos de comunicação durante as provas, disse a polícia.
 
 


De acordo com o agente da Polícia Civil Armando Paulo, da delegacia de plantão da zona Sul, a fraude foi descoberta por fiscais que acompanhavam os candidatos nas salas e em seguida denunciada a equipe coordenadora do concurso. “Na tarde do sábado foram dois candidatos, um menor e outro maior de 23 anos, já neste domingo as autuadas foram mulheres, sendo uma de Natal e outra da cidade de Alexandria, também maiores de idade”, informou.

O policial ainda disse que as mulheres relataram que pagaram cerca de 4 mil reais pelas respostas via ponto, porém este mesmo valor foi arbitrato como fiança para que as candidatas podessem responder em liberdade. Os outros dois envolvidos também foram liberados mediante fiança.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...