17 de janeiro de 2015

CARROS DA EMATER SÃO INCENDIADOS NO INTERIOR DO RN

Três viaturas do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, pertencente ao governo do estado foram incendiadas no município de Assú, distante 207 km de Natal.

ca011ecc19267fcf4a56f57453b2d92b-670x447

As causas do incêndio ainda não foram identificadas e serão investigadas pela polícia. No instante do incêndio, 8 veículos estavam no pátio do instituto, porém não foram atingidos pelas chamas, que foram contidas com ajuda de moradores da região.

BRASILEIRO É EXECUTADO NA INDONÉSIA

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na madrugada deste domingo (18) na Indonésia– 15h31 deste sábado (17), pelo horário de Brasília. O método de execução de condenados à pena de morte no país é o fuzilamento.

Marco dentro da cadeia na Indonésia (Foto: Rogério Paez / Arquivo pessoal)

O instrutor de voo livre havia sido preso em 2004, ao tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. Archer conseguiu fugir do aeroporto, mas duas semanas depois acabou preso novamente. A Indonésia pune o tráfico de drogas com pena de morte.

Além do brasileiro, foram executados na ilha de Nusakambangan, Ang Kiem Soe, um cidadão holandês; Namaona Denis, um residente do Malawi; Daniel Enemuo, nigeriano, e uma cidadã indonésia, Rani Andriani. Outra vietnamita, Tran Thi Bich Hanh, foi executada em Boyolali, na Ilha de Java.

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota em que disse estar consternada e indignada com a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira na Indonésia. O embaixador do Brasil em Jacarta, segundo a nota, será chamado para consultas.

Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. Na sexta-feira, a presidente Dilma fez um apelo por telefone ao governante da Indonésia, Joko Widodo, para poupar a vida de Archer, mas não foi atendida. Widodo respondeu que não poderia reverter a sentença de morte imposta a Archer, “pois todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal”, segundo nota da Presidência.

O secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, reuniu-se, em Brasília, com o embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, para manifestar a “profunda inconformidade” com o fuzilamento. O Itamaraty voltou a dizer que o cumprimento da sentença de morte representa uma “sombra” nas relações entre os países.

Antes da execução, em entrevista à GloboNews, o ex-cônsul do Brasil em Bali Renato Vianna explicou que Archer e os demais condenados à morte seriam transferidos para um lugar próximo à penitenciária e depois fuzilados por 12 atiradores.

Questionado sobre outros brasileiros anteriormente condenados pelo mesmo motivo na Indonésia e que conseguiram se livrar da pena de morte, Vianna destacou que, no período, as penas não eram tão rígidas com relação às drogas. Explicou ainda que a legislação foi mudada há uns 15 anos.

Marco Archer Cardoso Moreira em vídeo obtido pelo cineasta Marcos Prado, que prepara documentário sobre o controlador de voo (Foto: Reprodução/TV Globo)

"A Indonésia é um país tranquilo, bem aberto, mas eles são muito restritos com relação às drogas. Se a pessoa for pega com um cigarro de maconha, ela vai ser presa e está arriscada a passar até oito anos na cadeia", afirmou. Ele acrescentou que há 138 pessoas para serem executadas – metade são estrangeiras.

As leis da Indonésia contra crimes relacionados a drogas estão entre as mais rígidas do mundo e contam com o apoio da população. "Com isso [as execuções], mandamos uma mensagem clara para os membros dos cartéis do narcotráfico. Não há clemência para os traficantes", relatou à imprensa local Muhammad Prasetyo, procurador-geral da Indonésia.

Além de Marco Archer, outro brasileiro aguarda no corredor da morte da Indonésia, o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, também por tráfico de cocaína.

Do Blog: Não sou favorável à pena de morte, acho que o crime de tráfico deveria ser punido com reclusão. O brasileiro era traficante e a indonésia agora é assassina!

BOMBA! CHURRASCO É FEITO COM CARNE FURTADA DO HOSPITAL REGIONAL DE ACARI

untitledO medo faz prevalecer a lei do silêncio, mas um caso grave de furto aconteceu no hospital regional de Acari, onde a carne e outros alimentos que deveriam ser para consumo da instituição foram furtada por um servidor terceirizado.

Apesar do medo não permitir que as testemunhas falem abertamente sobre o caso, e a direção prevaricar e “abafar” o ocorrido, uma testemunha que não quer se identificar garante que esse servidor furtou a carne e fez um churrasco em uma residência no mesmo bairro do hospital.

Outros absurdos já aconteceram na unidade hospitalar, como o caso do “tarado” que estava filmando uma enfermeira tomando banho, além de denúncias de desvio de materiais do hospital, mas ninguém fala nada, como se uma instituição pública fosse privada.

A direção do casa de saúde que é aliada do prefeito municipal, Isaias Cabral, assim como o suspeito de praticar todos esses absurdos deveriam ser investigados em uma sindicância administrativa, ou até mesmo em um inquérito policial.

Por fim, vale salientar que, o blog se opõe à citar nomes, apesar de que na cidade todos sabem de quem se trata, mas as testemunhas dos fatos estão com medo de aparecerem e, se mantém caladas com medo do suspeito que se mostra ser um homem perigoso e covarde.

Do Blog: Se fosse um pobre coitado já estava na cadeia, mas como não é, está fazendo e desfazendo sem ser incomodado. Será que Acari vai virar uma terra sem lei? Lamentável!

ABSURDO! PREFEITURA “ABANDONA” PALCO HÁ MAIS DE UM MÊS EM PLENO CENTRO DE JARDIM DO SERIDÓ

Uma terra sem lei e sem governo! Essa é a dura realidade de Jardim do Seridó, onde os “poderosos” fazem o que acham certo, sem se importarem se estão ou não prejudicando a cidade e seus habitantes.

2015-01-17 05.47.21

De forma irresponsável, o poder público está “desafiando” o perigo, deixando um palco armado em um cruzamento em pleno centro da cidade há mais de um mês, interrompendo o trânsito quase que total no local que é de grande fluxo de veículos.

Por muito pouco não já aconteceram acidentes no local, o que seria de total responsabilidade do poder público, que insiste em deixar o palco armado no local, dificultando o trânsito no centro da cidade.

Segundo comentários de rua, o palco que foi armado no início do mês de dezembro de 2014, permanecerá interrompendo a “via pública” até o mês de fevereiro de 2015, portanto, por três meses seguidos.

Por fim, resta alertar os motoristas e motoqueiros para terem muito cuidado no local, e sugerir que em caso de acidente, representem o município e o chefe do executivo na justiça.

Do Blog: Isso é uma mostra da falta de respeito desse “prefeito” e sua equipe para com a coletividade. Uma vergonha!

JUSTIÇA FEDERAL NEGA PEDIDO DE LIBERDADE DE NESTOR CERVERÓ

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, negou nesta sexta-feira (16) o pedido de habeas corpus a Nestor Cerveró. O ex-diretor da área Internacional da Petrobras é investigado na Operação Lava Jato e foi preso na madrugada de quarta (14), no Rio de Janeiro. Atualmente, ele se encontra na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba.

O ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró chega ao IML de Curitiba (PR), para exame de corpo delito. Nestor foi preso durante a madrugada no Rio de Janeiro (Foto: Vagner Rosário/Futura Press/Estadão Conteúdo)

No pedido de liberdade, a defesa alegou que a prisão preventiva do ex-diretor da Petrobras não foi fundamentada em "fatos individualizados, concretos e objetivos", mas em suposições, o que, segundo os advogados, é "incompatível com a boa doutrina e a unanimidade das decisões dos tribunais".

A defesa também argumentou que Cerveró sempre se colocou a disposição da Justiça. Além disso, os advogados apontaram que o MPF se baseou em depoimentos sem provas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do executivo da empresa Toyo Setal Júlio Camargo para apontar os "muitos e concretos elementos" que indicariam a participação ativa de Cerveró em crimes dentro da estatal.

Na sentença, o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator dos processos da Lava Jato na 2ª instância da Justiça Federal, afirmou que a prisão preventiva do executivo é fundamentada em "fatos concretos", já que ele é réu em processo originado na Lava Jato por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro e investigado em pelo menos outros dois inquéritos da Polícia Federal.

Ainda segundo o magistrado, Cerveró transferiu patrimônio para familiares "por valores muito inferiores aos de mercado", tem dupla cidadania e viajou recentemente ao exterior, o que poderia indicar que não pretende cumprir uma eventual pena de prisão.

"Por mais que viajar ao exterior, sacar recursos de aplicação financeira, vender ou doar imóveis, isoladamente sejam fatos corriqueiros para qualquer cidadão, em se tratando de personagem notoriamente relacionado a fatos ilícitos e de grande repercussão, não se pode ingenuamente isolar tais condutas e acreditar que agiu mediante motivações rotineiras", escreveu o magistrado.

REDUÇÃO DO ICMS SOBRE QUEROSENE DE AVIAÇÃO É UMA DAS METAS PARA FOMENTO DO TURISMO EM 2015

A redução da alíquota incidente sobre o combustível de aviação, avanços na promoção turística e o consequente incremento do turismo potiguar foram abordados pelo Governador Robinson Faria e pela cúpula da pasta do turismo durante reunião promovida pela operadora CVC na tarde desta sexta-feira (16). No encontro, foi tratado ainda o incremento dos voos charters para Natal, destino que perdeu 11% na procura nacional entre 2013 e 2014, representando uma perda na economia de R$ 80 milhões.

16.01 Almoço com representante da CVC - Foto Rayane Mainara (28)

Atualmente, o Rio Grande do Norte ocupa o 3º posto entre as cidades mais procuradas, sendo alcançado por Maceió, e atrás de Porto Seguro e Fortaleza. Em 2012, o estado era o segundo entre as cidades mais procuradas pela CVC, operadora que mais comercializa pacotes para o RN.

De acordo com Valter Patriani, superintendente de vendas, produtos e marketing da CVC, a explicação para a queda da capital potiguar como um dos destinos mais procurados ocorreu por falta de promoção. “Ninguém mais fala no RN e a cidade desapareceu em termos de promoção. Há algum tempo não são feitas campanhas institucionais, não se investe na imagem. Isso tem sido o maior problema na nossa visão”, revelou.

O Governador Robinson Faria falou sobre a importância do diálogo para elevar a divulgação turística e explicitou as medidas planejadas para incrementar novamente o turismo no estado. Uma delas passa pela redução do ICMS sobre o combustível de aviação, um dos principais entraves para as companhias aéreas e operadoras.

Valter Patriani veio a Natal para conversar e discutir soluções para colocar mais uma vez a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Solicitei ao núcleo da secretaria de Tributação os estudos para elaborarmos a melhor forma de aplicar a redução do ICMS sobre o combustível de aviação e atrair assim mais voos para o nosso estado”, declarou.

O chefe do Executivo Estadual comentou ainda que um dos direcionamentos é saber qual a redução concedida por outros estados e competir com Ceará e Pernambuco, por exemplo, federações que adotam a dedução como atrativo. “Nos últimos anos o estado cometeu equívocos com relação a redução dos imposto sobre o querosene de aviação. Ou seja, as companhias abastecem apenas 20% aqui e vão a outros estados complementar o tanque. Na prática, o impacto da redução da alíquota será positivo porque ganharemos em cima do volume de comercialização do produto e isso nos tornará competitivos. Estamos trabalhando para resolver isso o mais rápido possível”, lembrou o Governador adiantando que até o final de fevereiro agendará uma reunião com as companhias aéreas para captar voos para o estado.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...