9 de março de 2017

BANDIDOS SÃO PRESOS POR MORTE DE PM NO RN

Um lutador profissional de muay thai e três foragidos da penitenciária de Alcaçuz são os responsáveis pela morte de um policial militar durante um assalto a uma joalheria em Natal. O crime aconteceu em janeiro. O lutador foi preso na quarta (8) em Belém, no Pará, e os dois fugitivos presos na madrugada desta quinta (9) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O quarto suspeito, que também é fugitivo de Alcaçuz, continua sendo procurado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os detalhes da prisão foram apresentados à imprensa durante uma coletiva realizada nesta manhã pela delegada Danielle Filgueira, titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur).
 
 
 


 A operação foi batizada de 'Covardia', já que o policial foi morto com tiros disparados pelas costas. "Não existia nome mais apropriado", ressaltou a delegada.
 
 
 


Ainda durante a coletiva, a delegada afirmou que o lutador preso, identificado como Ednaldo Moura do Nascimento Neto, tem mais de 20 lutas. "Ele foi preso em uma academia de Belém. Já estava tentando seguir normalmente a vida”, destacou. “Ele sabia que se tratava de um policial. No vídeo, quando o PM se aproxima, ele o chama e diz que está acontecendo uma confusão na loja. Empurra o policial e covardemente o mata pelas costas”, acrescentou Danielle.
 
 
 


Os outros dois homens, presos em São Gonçalo do Amarante, são Thiago Balbino da Fonseca e Jesus Alisson Cavalcanti Pereira, que fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz durante as rebeliões ocorridas em janeiro. O quarto suspeito também fugiu de Alcaçuz em janeiro. Chama-se Francisco Danilo Nunes Aquino.
 
 
 


Com Jesus Alisson foi encontrada a arma do policial. “Durante o crime, não satisfeitos em matar, eles ainda roubaram a arma do policial”, relatou a delegada. Com Thiago foram encontrados grampos usados para furar pneus de carros.
 
 
 


Nós descobrimos que todos os envolvidos com o crime são integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), três deles haviam fugido da Penitenciária de Alcaçuz na última rebelião, que aconteceu em janeiro. Como Edvaldo Moura estava solto, ele fazia o papel de articulador do grupo. Após a fuga do presídio, o grupo combinou para fazer o assalto à joalheria”, detalhou a delegada Danielle Filgueira.
 
 
 
Fonte: G1/RN.

MÃE DE MENINA DE 11 ANOS GRÁVIDA DIZ PARA A POLÍCIA QUE NETO IRÁ PARA ADOÇÃO

Em depoimento para a Polícia Civil do Maranhão, a mãe da menina de 11 anos que está grávida afirmou que seu neto será colocado para a adoção. Segundo Ingrid Albuquerque, delegada da mulher em Timon, (foto) o único suspeito de ter cometido o estupro é o ex-padrastro da criança. Para a polícia, a mãe da vítima disse ainda que também sofria  violência doméstica e que seu ex-parceiro ameaçava a ela e a filha de morte.
 
 
 
 
 
Ingrid Albuquerque, delegada da mulher em Timon no Maranhão (Foto: Reprodução/TV Clube)
 
 
 
 
 
A mãe já veio com o desejo de levar a gravidez a termo, ela é responsável pela filha. Ela disse que após o nascimento, vai encaminhar a criança para a lista de adoção. As duas estão muito abaladas. O suspeito era usuário de drogas e cometia violência doméstica contra a mãe”, disse a delegada informando ainda que foi pedido para a Justiça um mandado de prisão contra o homem.
 
 
 
 
 
O caso veio à público nesta quarta-feira (8), quando o Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual em Teresina (SAMVVIS), em Teresina, informou que iria manter a gravidez da menina, já que ficou constatado que a jovem estava fora da idade gestacional para a realização de um aborto legal. Segundo o SAMVVIS, a criança está gestante de 25 semanas.
 
 
 


A delegada Ingrid contou que o caso chegou ao conhecimento da polícia por meio do Conselho Tutelar de Timon.  A mãe da criança percebeu alterações no corpo da filha, desconfiou da gravidez e procurou o conselho. A investigação mostrou ainda que o padrasto da criança abusava sexualmente dela há pelo menos dois anos.
 
 
 


A mãe notou inicialmente a criança com os seios alterados, salientes, então ela desconfiou. Ao pressionar a menina, ela revelou que era abusada sexualmente desde os nove anos de idade. Instauramos o inquérito policial e tomamos todas as medidas necessárias. Por uma questão de dias, vamos prender esse pedófilo porque é inadmissível a atrocidade que ele cometeu de abusar da própria enteada”, disse.
 
 
 
 


Levada para a Maternidade Donda Evangelina Rosa, em Teresina, a menina passou por vários exames, que constataram que a gravidez tinha ultrapassado as 20 semanas, prazo legal para interrupção de uma gestação oriunda de um estupro.
 
 
 


Segundo o artigo 128 do Código Penal Brasileiro, não se pune médico que realiza aborto no caso de gravidez decorrente da prática de estupro. Para tanto, é necessária a autorização da gestante e, quando menor de idade, de seu representante legal. 
 
 
 


De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, o suspeito deixou a cidade de Timon no fim do ano passado, mas ele não pode ser considerado foragido porque ainda é aguardado que o mandado de prisão seja expedido pela Justiça. “Desde novembro, quando eu acho que tomou conhecimento da gravidez que ele fugiu de Timon. Ele já se encontra em outro estado”, finalizou a delegada Ingrid.
 
 
 
Fonte: G1/PI.

VIVALDO DESTACA OS 75 ANOS DO CDS EM CAICÓ E ENCAMINHA MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

O deputado Vivaldo Costa (PROS) destacou na Assembleia Legislativa o trabalho que o Colégio Diocesano Seridoense tem desenvolvido ao longo dos seus 75 anos para o fortalecimento da Educação do Rio Grande do Norte. Vivaldo aproveitou o aniversário e protocolou Moção de Congratulação, encaminhado a toda diretoria, já que instituição durante todo o mês de março celebra as Bodas de Brilhante referentes a fundação.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Ginásio Diocesano Seridoense foi fundado em 1º de março de 1942 pelo primeiro bispo da Diocese de Caicó-RN, Dom José de Medeiros Delgado, iniciando suas atividades escolares com 41 alunos matriculados nos cursos de primário e admissão.

SECRETARIAS SE REÚNEM PARA DEFINIREM ÚLTIMOS DETALHES SOBRE VISITA DA CARAVANA ECOLÓGICA EM JARDIM DO SERIDÓ

As Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e Coordenadoras do IDEMA se reuniram nesta terça-feira (08), para definirem detalhes sobre a vinda da Caravana Ecológica ao município de Jardim do Seridó nos próximos dias 16, 17 e 18 de março.
 
 
 
 
 
 
 

 
Com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento é aberto a toda população e abrangerá amostragens, teatros, filmes, minicursos, exposições, etc.

 
 
A Caravana Ecológica tem por objetivo, possibilitar a população dos municípios do Estado do Rio Grande do Norte o acesso as informações relacionadas ao meio ambiente, contribuindo assim para as mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes quanto a proteção ambiental.

PRESOS DE FACÇÃO QUE PROMOVEU MATANÇA ATUAM NA LIMPEZA DE ALCAÇUZ

Um grupo de presos custodiados no Pavilhão 5 de Alcaçuz, como é mais conhecida a Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, está trabalhando na reestruturação da unidade. Os detentos, que integram a facção criminosa que promoveu a matança de rivais no início de janeiro, agora colaboram no serviço de coleta de lixo e capinagem no entorno do pavilhão.
 
 
 
 
 
Presos arrancam capim na área ao redor do Pavilhão 5. (Foto: Thiago Amaral)
 
 
 
 
 
O processo de reestruturação do Pavilhão 5 de Alcaçuz teve início após agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional e do Grupo de Operações Especiais da Secretaria de Justiça e da Cidadania retomaram o controle da Alcaçuz e restabelecem a ordem e a disciplina na penitenciária. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
 
 
 
 
 
Agentes penitenciário fiscalizam trabalho dos detentos em Alcaçuz (Foto: Divulgação / Sejuc)
 
 
 
 
 
 
O secretário de Justiça e da Cidadania do Rio Grande do Norte, Wallber Virgolino, confirma que os presos que estão trabalhando na reestruturação do Pavilhão 5 participaram das rebeliões que tiveram início em 14 de janeiro e resultaram em pelo menos 26 detentos assassinados, sendo a maioria decapitada.
 
 
 
 
 
Agora, eles ajudam na capinagem e recolhimento de lixo e de entulhos. É um processo de colaboração dos presos para a  reestruturação da unidade que eles próprios destruíram", disse o secretário. O trabalho dos detentos é acompanhado de perto pelos agentes penitenciários do Depen. 
 
 
 
 
 
 
Presos também ajudam nas obras carregando materiais (Foto: Divulgação / Sejuc)
 
 
 
 
 
 
Além disso, também foram estabelecidos procedimentos de rotina para os presos dentro das próprias celas, para facilitar o trabalho de intervenção dos agentes penitenciários quando necessário.
 
 
 
 
 
 
O Pavilhão 5 de Alcaçuz passa por obras internas, como recolocação das grades e outros reparos. Essa fase está cerca de 80% concluída. Na área ao redor, o muro de blocos de concreto construído para separar as duas facções que disputavam poder ficou pronto na segunda-feira (6).
 
 
 
 
 
 
Atividades para os presos fazem parte de nova rotina estabelecida (Foto: Divulgação / Sejuc)
 
 
 
 
 
Também está sendo erguido um muro ao redor das celas para impedir a visibilidade dos presos de dentro para fora. A expectativa é que todas essas obras no Pavilhão 5 fiquem prontas em até 10 dias.
 
 
 
Fonte: G1/RN - Fotos: Divulgação / Sejuc.

GUSTAVO CARVALHO REQUER PROGRAMA MICROCRÉDITO PARA DOIS MUNICÍPIOS

Com base na meta do Microcrédito Empreendedor que é apoiar o empreendedorismo, o deputado Gustavo Carvalho (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa em exercício, pretende que o Programa seja realizado nos municípios de Tangará e São Tomé. Para isso, o parlamentar encaminhou requerimento ao Governador Robinson Faria (PSD) e à secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria.
 
 
 
 
 

 



Pelo potencial empreendedor de pequenos negócios e iniciativas individuais empreendedoras dos municípios é que se faz justa a solicitação para realizar o programa nas duas cidades”, justifica Gustavo.
 
 
 


Gustavo Carvalho reforçou que a iniciativa é importante para que se alcance a melhoria da vida da população trabalhadora e empreendedora da comunidade, visando à inserção das pessoas no mercado de produção de bens e serviços nos mais diferentes setores da economia.
 
 
 
 


Em outro requerimento ao Governo do Estado, o deputado solicita a realização do Projeto Vila Cidadã no município de Marcelino Vieira, na região Oeste. O objetivo é levar os serviços da administração até à população e proporcionar um dia de lazer para as crianças e a família.
 
 
 
 


O Vila Cidadã faz chegar à população serviços essenciais como a confecção de carteira de trabalho, CPF, identidade, cadastro em programas sociais e emprego entre outros”, afirma o deputado.

ATIVIDADES FÍSICAS MARCAM DIA DA MULHER NA ACADEMIA DA SAÚDE EM JARDIM DO SERIDÓ

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jardim do Seridó prepararam uma programação especial na Academia de Saúde, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
 
 

 
 
 
 
 
A atividade foi comandada pelo Professor de Educação Física Jeferson Maurício, mas outros serviços da rede municipal de saúde foram realizados para o público feminino durante toda a semana nas Unidades Básicas de Saúde, através dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

ASSALTANTE RETIRA TORNOZELEIRA ELETRÔNICA E COLOCA EM JUMENTO NO INTERIOR DO RN

Policias civis da Delegacia de Assú prenderam Antônio Wellington Matias de Melo, vulgo, "Adolfo", de 19 anos, na cidade de Itajá/RN. A prisão se deu após o mesmo postar fotos em rede social portanto arma de fogo.
 
Para surpresa da polícia, o jovem que foi condenado por assaltos, e é acusado de vários outros crimes, deveria estar usando uma tornozeleira eletrônica, mas o aparelho de monitoramento estava sendo usado por um jumento.
 
Com isso, enquanto pensava-se que o delinquente estava bem quietinho, sem sair do canto, na verdade era o jumento que estava em seu lugar, usando a tornozeleira e sendo monitorado.
 
 
Do Blog: Virou moda usarem os pobres jumentos para fazerem coisas erradas.


 

GOVERNO LEVA INVESTIMENTOS DE MAIS DE 100 MILHÕES PARA O INTERIOR

O Governo do Estado do RN cumpre agenda na próxima sexta-feira(10), em três municípios da região Oeste, Messias Targino, Almino Afonso e Apodi. O objetivo é assinar os contratos dos projetos de acesso à água, inclusão produtiva, entrega das bandas filarmônicas as comunidades rurais, entrega de equipamentos de informática aos Conselhos Comunitários e ainda assinatura dos contratos com as assistências técnicas para os projetos pilotos de inclusão produtiva de cajucultura e apicultura.
 
 
 
 
 
 





O Governador Robinson Faria, ao lado dos secretários Julianne Faria (Sethas), Vagner Araújo (Segepro), Guilherme Saldanha (Sape) iniciam a agenda às 8h30, em Messias Targino. O Governador Robinson Faria e seus auxiliares estarão assinando os contratos de ordem de serviço dos projetos de acesso à água para comunidades rurais que somam R$ 1,3 milhão e contemplam os municípios de Messias Targino, Janduís, Patu, Rafael Godeiro e Triunfo Potiguar.
 
 
 
 
 


Às 10h30, o chefe do executivo estadual cumpre agenda em Almino Afonso, no território do Alto Oeste. Lá serão assinados os contratos e ordens de serviços para início das obras dos projetos de acesso à água e inclusão produtiva dos municípios de Antônio Martins, Lucrécia, Almino Afonso, Frutuoso Gomes e João Dias. Nesses cinco municípios os investimentos contratados na sexta são de R$ 1,6 milhão.
 
 
 
 
 


A tarde é a vez de Apodi. Dessa vez estarão presentes os municípios de Apodi, Severiano Melo, Itaú, Caraúbas, Umarizal, Felipe Guerra e Rodolfo Fernandes. Na ocasião serão assinados contratos com as assistências técnicas dos projetos pilotos de inclusão produtiva de cajucultura e apicultura que beneficiam os municípios de Apodi, Caraúbas, Itaú e Severiano Melo como também as assinaturas contratos dos projetos de acesso à água e inclusão produtiva.
 
 
 
 
 


Haverá ainda entrega dos instrumentos das Bandas Filarmônicas para Juventude das comunidades rurais dos municípios de Felipe Guerra e Umarizal. Todos os municípios presentes estarão recebendo os equipamentos de informática para fortalecimento dos Conselhos Comunitários. Os investimentos nesses sete municípios ultrapassam R$ 6,9 milhões.
 
 
 
 


O Governo do Estado está investindo fortemente na interiorização das ações. Somente com recursos do Acordo de empréstimo com o Banco Mundial, os investimentos no médio oeste e oeste chegam a 100 milhões.
 
 
 
 


Só para estes municípios do médio oeste, o Governador Robinson destinou R$ 43 milhões, além dos investimentos já citados ainda serão construídas novas Centrais do Cidadão em Apodi e Caraúbas, um Centro de reprodução de caprinos em Apodi e uma estação de piscicultura para produção de alevinos na barragem de Santa Cruz”, disse, Vagner Araújo, secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo.
 
 



Alto Oeste


 De acordo com Vagner, além do que está sendo investido no médio Oeste os valores dos investimentos do Governo Robinson para o Alto Oeste representam R$ 58 milhões. ”São investimentos em áreas prioritárias que atendem diretamente a população: saúde, educação, agricultura. Como por exemplo, a reforma e compra de equipamentos da Rede e Urgência do Hospital Regional de Pau dos Ferros, construção do banco de leite em Pau dos Ferros, adequação da rede materno infantil em Pau dos Ferros e Almino Afonso, reforma e ampliação de 19 escolas, construção de uma escola de campo em Portalegre, construção de novas Centrais do Cidadão, que também serão equipadas, em Pau dos Ferros e Alexandria, sinalização turística do Polo Turístico Serrano que contempla 15 municípios”.

GARI MORTO COM 12 TIROS ERA TRAFICANTE E SUSPEITO DE MATAR MULHER NA BA

 
 
 
 
 
Sinval Nunes Sarmento, de 43 anos, foi assassinado com 12 tiros na cabeça, costas e tórax, no Largo da Ventosa. A polícia apura se a motivação do crime contra ele tem relação com a morte de Ângela Margarete, no dia 2 de março.
 
 
 
 
 
Segundo a polícia, Sinval usava a farda de uma empresa que é prestadora do serviço de coleta de lixo à prefeitura de Salvador. O suspeito respondia a um inquérito por roubo. O presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Kaio Moraes, confirmou que a vítima era gari e que tinha sido contratado pela empresa que presta serviços à Limpurb.
 
 
 
 
 
 
Segundo a polícia, o gari foi morto por dois homens em um carro. A autoria e motivação do crime contra Sinval são investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que também apura a morte de Ângela.
 
 
 
 
 
Segundo informações levantadas pela polícia, o homicídio contra mulher tem relação com o tráfico de drogas. Dois jovens, que também são suspeitos de envolvimento no crime contra ela, já foram presos.
 
 

GOVERNO E TJ ASSINAM TERMO PARA EXPANSÃO DO PROJETO ‘MEDIDA PROTETIVA ELETRÔNICA’

O Governo do Estado e o Tribunal de Justiça assinaram, na tarde desta quarta-feira, 8, o protocolo de cooperação técnica para a expansão do projeto ‘Medida Protetiva Eletrônica’, o qual permite o envio em tempo real de denúncias aos Juizados da Violência Doméstica.
 
 
 
 
 
 
 

Esta ação acaba com a demora da chegada de denúncias contra agressores aos magistrados e dá celeridade à proteção da mulher que passou por situação de violência”, explicou o governador Robinson Faria, lembrando ainda que será lançado pelo Executivo na próxima semana o Portal da Mulher, com espaço para denúncias. “Estamos tomando medidas inovadoras de proteção às mulheres”, assinalou.
 
 
 
 

O “Medida Protetiva Eletrônica”, que ainda será implantado nos juizados especializados em Natal, Mossoró e Caicó, já funciona de forma piloto na comarca de Parnamirim, onde, graças à iniciativa, as medidas protetivas saem das delegacias especializadas e são deferidas no mesmo dia. Antes da implantação do projeto na cidade, o andamento do processo dependia da disponibilidade de uma viatura e de um motorista, por exemplo. Com o projeto, todo o procedimento se dá em tempo real por meio de um sistema de malote digital.
 
 
 
 

Robinson ainda destacou a importância da parceria entre os poderes para o enfrentamento de questões como a violência em várias esferas. “Essa união deve prevalecer para enfrentarmos juntos esse momento de violência que assola o Brasil. Somente com a união e o diálogo entre os poderes, poderemos triunfar. Deixo aqui convocação de manter o diálogo”. 
 

PM É PRESO APÓS AGREDIR A EX COM SOCOS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Um policial militar de 31 anos foi preso em flagrante, na tarde desta quarta-feira (8), suspeito de agredir a ex-mulher com socos, uma estudante de 21 anos, em Porto Velho. Conforme a Polícia Militar (PM), a agressão ocorreu na casa da vítima, no Dia Internacional da Mulher, após o soldado ir levar um remédio à vítima.
 
 
 
 
 
Central de polícia  (Foto: Matheus Henrique/G1)
 
 
 
 
Depois de ser preso, a mulher contou aos policiais que durante a agressão o homem atirou com o revólver, mas a bala atingiu e danificou as porta dos fundos da residência. O PM negou as agressões em depoimento.
 
 


A ocorrência, registrada como "lesão corporal - violência doméstica", aconteceu na residência da vítima, Bairro Nova Floresta, na Zona Sul da capital. De acordo com o registro policial, a jovem disse que o ex-marido foi à casa dela para pegar o filho e levar a um posto de saúde e, sem motivo aparente, passou a agredi-la com socos. Em seguida efetuou um tiro que atingiu a porta dos fundos da residência.
 
 
 
 
Depois do disparo o militar saiu, mas voltou logo em seguida procurando o aparelho celular dele. A estudante então saiu pela porta dos fundos e acionou a polícia. Quando os policiais chegaram ao local o PM estava parado, em frente à casa da ex-esposa.
 
 
 
 
 
Os agentes fizeram então uma revista no militar e no veículo dele, mas nenhuma arma foi localizada. Questionado sobre a agressão, o policial negou as agressões e afirmou que teria sido atacado pela vítima antes.
 
 
 
 
O suposto agressor disse ainda que não estava armado e que a mulher teria se apropriado do aparelho celular dele. O caso foi registrado na Central de Polícia, onde o policial militar ficou preso.
 
 
 
 
Fonte e foto: G1/RO.

GOVERNO COMPLETA 82% DO PAGAMENTO DA FOLHA NO SÁBADO

O Governo do RN deposita no próximo sábado (11) os vencimentos relativos ao mês de fevereiro dos servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem entre R$ 3.001 e R$ 4 mil, equivalente a um total de R$ 46 milhões. Somando com a Educação, Administração
 
 
 
 

Indireta que possuem recursos próprios e com os funcionários que recebem até R$ 3 mil, que já receberam seus vencimentos, o governo quitará 82% da folha do Estado. O pagamento para os servidores que ganham acima de R$ 4 mil será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos.
 
 
 
 

A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças segue acompanhando as receitas do Estado e trabalhando focada para reduzir ao máximo os efeitos da crise econômica no Rio Grande do Norte.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...