24 de julho de 2020

VIVALDO REQUER PLANO PARA RETOMADA SEGURA DAS AULAS PRESENCIAIS NO RN

O retorno às aulas nas redes pública e privada é motivo de preocupação para o deputado estadual Vivaldo Costa (PSD). O parlamentar, que é médico, cobra do Governo do Estado a definição e adoção de plano estratégico com medidas sanitárias mínimas a serem observadas pelas escolas públicas para quando o funcionamento presencial for retomado, buscando minimizar os riscos de contaminação pela Covid-19 nesses locais.





No requerimento endereçado aos secretários de Saúde e Educação do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia e Getúlio Marques, respectivamente, Vivaldo Costa requer que o Poder Executivo elabore o plano como forma de reduzir a possibilidade de nova onda de contaminação. Para o deputado, com a reabertura das atividades econômicas do Estado e a provável retomada das atividades escolares, a ampliação da prevenção do contágio é medida que se impõe para proteção dos alunos e das pessoas que convivem com eles.


 

"A reabertura da economia, assim como das instituições educacionais, deve ser realizada com grande cautela, para que não haja danos irreparáveis à saúde pública. O relaxamento das medidas de combate ao novo coronavírus pode levar o Estado a uma onda ainda maior de contágio e aumento exponencial dos casos e, consequentemente, de óbitos, pois a abertura se dá em um momento em que a curva de contágio do novo coronavírus está estabilizada em alta e estamos ainda sem previsão de prazo para superar o chamado pico da pandemia", argumenta Vivaldo Costa.




Segundo o parlamentar, a retomada das atividades não extingue o Estado de Emergência, sendo necessária a aplicação de regramento mínimo para viabilizar a retomada das atividades com segurança, assim como de medidas sanitárias mínimas de prevenção. "O que não impede que os municípios complementem as normas com outras regras condizentes com a sua realidade local”, acrescenta o deputado.

EM REDUÇÃO, OCUPAÇÃO GERAL DE LEITOS CRÍTICOS ATINGE 74% NO RN

Os dados epidemiológicos registrados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no RN continuam mostrando um cenário de queda na contaminação e casos de internamento por Covid-19. A informação pode ser confirmada pela taxa geral de ocupação de leitos nesta sexta-feira, 24, que é de 74%, percentual registrado pela última vez no mês de maio passado e que se manteve sempre acima deste nível desde então.





No entanto, de acordo com a coordenadora e articuladora das Redes de Atenção à Saúde da Sesap, Samara Pereira Dantas, ainda é necessário contar com o apoio da população e das instituições para que a pandemia continue a tendência de redução. "O cenário se mostra favorável, mantém a tendência de queda, mas é preciso ainda manter as precauções e medidas de proteção para que possa se manter positivo. A taxa de isolamento social está em 38,9%", afirmou Samara Dantas.




O número de pessoas internadas para tratamento de covid-19 é de 499 (menor incidência desde maio passado), sendo 258 em leitos críticos e 241 em leitos clínicos. Nas regiões Oeste e Metropolitana de Natal a ocupação de leitos críticos segue a média, de. O número cai para 60% na região de Pau dos Ferros, atinge 80% na região do Mato Grande e 83% no Seridó. Na primeira regional de Saúde, com sede no município de Santo Antônio, os cinco leitos de UTI disponíveis para Covid estão todos desocupados. A fila de regulação no início desta manhã tinha apenas 2 pacientes aguardando transporte sanitário.

BARES, RESTAURANTES E ACADEMIAS DE JOÃO PESSOA VOLTAM A ABRIR A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, (27)

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou nesta sexta-feira (24) a reabertura com algumas restrições dos bares, restaurantes e também das academias de atividades físicas na capital paraibana na segunda-feira (27). Bares e restaurantes vão ter horários específicos para abrir e as academias só devem funcionar limitados à 50% de sua capacidade de atividade. 




Conforme anúncio do prefeito de João Pessoa, os bares e restaurantes podem funcionar no horário de café da manhã entre 7h e 10h, almoço entre 12h e 16h, e no horário de jantar entre 18h e 22h. A medida se estende a outros estabelecimentos de gastronomia, como lanchonetes e docerias. De acordo com a prefeitura, apesar da reabertura, estão proibidas as apresentações musicais e artísticas ao vivo nos bares, restaurantes e estabelecimentos do segmento. 




Luciano Cartaxo explicou que as praças de alimentação seguem fechadas nos shoppings e que as regras para bares e restaurantes nesses espaços são para estabelecimentos que têm mesas e cadeiras próprias, que devem seguir os horários determinados para almoço e jantar, mas apenas até o fechamento dos shoppings. Nos demais que usam o espaço das praças, segue a regra de retirada de pedidos e delivery. 




Ficam proibidos os sistemas de rodízio, buffet exposto e o self service só poderá funcionar com protetores e sendo servidos por atendentes do próprio restaurante. 




EMENDA DO DEPUTADO UBALDO FERNANDES AJUDARÁ NO COMBATE AO COVID-19 EM MAIS UMA CIDADE DO INTERIOR POTIGUAR

A Prefeitura Municipal de Campo Redondo recebeu um reforço no combate ao Covid-19. Desde o último dia 20, foi depositado na conta da Prefeitura o valor de R$ 20 mil destinado pela emenda parlamentar 212 do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL). A transferência dos recursos, fundo a fundo, foi autorizada por meio da Portaria 1948/2020.




"As prefeituras continuam enfrentando dificuldades na compra de medicamentos e insumos para o enfrentamento ao coronavírus. Acreditamos que esses recursos serão importantes neste momento, em que o vírus ainda faz muitas vítimas, principalmente no interior", afirma Ubaldo Fernandes. Esta é a sexta emenda parlamentar do deputado liberada em 2020. Todas foram destinadas a investimentos na área de Saúde para os municípios de Natal, Tangará, Ouro Branco, Extremoz e Currais Novos.

GOVERNADOR DO RS TESTA POSITIVO PARA COVID-19


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou, numa rede social, na tarde desta sexta-feira (24), que testou positivo para a Covid-19. 



"Após um teste RT-PCR e mesmo estando assintomático, fui surpreendido agora há pouco com o resultado positivo para Covid-19. Cancelei as minhas agendas e iniciei isolamento, seguindo as instruções médicas", escreveu o governador. 



De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul tem 1.494 mortes e 57.007 casos de coronavírus. 



Fonte: G1/RS.

JOCIMAR DANTAS SE DIZ TRISTE COM “RUINDADE” DE GENTE QUE USUFRUIU 8 ANOS DE PREFEITURA


São muitas as polêmicas nos áudios publicados em grupos de redes sociais pelo ex-prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas.

 

Ratificando aquilo que sempre deixou transparecer, o ex-prefeito mostra que é impossível uma aproximação com o vereador Iron Júnior, e que jamais o apoiaria como candidato.

 

Após dizer que não tem nenhuma chance que apoiar a candidatura de Iron Júnior, e declarar que o MDB terá candidato próprio em Jardim do Seridó, Jocimar Dantas lamenta a “traição” de muitos que ele “acolheu” em suas administrações, mas que hoje, estaria até já recebendo dinheiro de Iron Júnior.

 

 

...eu sei que tem muita gente nesse grupo já recebendo dinheiro desse cidadão, inclusive gente que tá defendendo ele ai... agora o que me entristece mais, é vê tanta ruindade de gente que usufruiu 8 anos de prefeitura, e hoje só pensando no seu umbigo, só pensando em si, e não pensa no coletivo.”, disse Jocimar.

 

Do Blog: A política é muito "sebosa"! Vemos quem tratava um de satanás e o outro de santo agora inverter os valores. Muitos por pura paixão partidária. Um prejuízo para a coletividade.

RN PASSA A TESTAR TODOS OS PACIENTES COM SINTOMAS DE COVID-19 NESTA SEXTA (24)

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte informou que passará a testar todos os pacientes com sintomas de Covid-19 que procurarem o serviço público de saúde a partir desta sexta-feira (23). 




Até agora, apenas membros dos grupos prioritários: idosos, pessoas com comorbidades e servidores da Saúde e da Segurança, além de pacientes graves, que eram considerados prioritários, passavam pelo teste com swab - que recolhe material no nariz ou garganta e é considerado "padrão ouro" pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). 




A medida segue uma nota técnica do Ministério da Saúde, dentro de um programa chamado Diagnosticar para Cuidar. A previsão é de que 100% dos casos de síndrome gripal sejam testados para Covid-19. 




De acordo com o governo, não haverá uma testagem em massa, como uma espécie de mutirão, mas todos os pacientes com algum sintoma da Covid-19 que procurarem o serviço de saúde e tiverem com sintomas gripais passarão pelo exame.

REABERTURA DE HOTÉIS NA PIPA ANIMA EMPRESÁRIOS E CUIDADOS SÃO REFORÇADOS CONTRA NOVO CORONAVÍRUS

Após o decreto que regulamentou a reabertura gradual do comércio e empreendimentos, os empresários na praia da Pipa, um dos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte, se mostraram animados após o primeiro fim de semana com a volta dos serviços.









Além disso, nas redes sociais, muitos comentários destacavam os cuidados seguindo os protocolos de saúde e sanitário especificados para a prevenção ao novo coronavírus. A higienização já acontecia desde a chegada de funcionários e hóspedes bem como nos locais de acomodação, restaurante. 



Diante disso, os empresários estão bem animados com os próximos fins de semana e assim, aos poucos, irem retomando – dentro das recomendações do decreto – o funcionamento e a ocupação dos empreendimentos localizados em Pipa e na região de Tibau do Sul.

NUVEM DE GAFANHOTOS PRÓXIMA AO BRASIL DIMINUI UM TERÇO NA ARGENTINA


A nuvem de gafanhotos que está na Argentina, próxima ao Brasil, diminuiu um terço desde que ingressou no país, em maio, informou o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) argentino, na noite desta quinta-feira (23). 




Essa foi a primeira nuvem identificada na América do Sul, que está a 90 km da fronteira do Brasil. Há hoje no continente três nuvens de gafanhotos.


 
A densidade populacional dos insetos da primeira nuvem era de 15 km² em maio, e recuou para 10 km² após medidas do governo argentino. 



"Diferentes ações coordenadas provocaram uma forte redução de uma das duas nuvens de gafanhotos, localizada perto da Federação, em Entre Ríos", disse a Senasa.

VIVALDO SOLICITA CRIAÇÃO DE PROJETO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA MÉDICOS E COLABORADORES NO ENFRENTAMENTO À COVID-19


O deputado Vivaldo Costa (PSD) fez um apelo à governadora Fátima Bezerra (PT) e ao secretário de saúde, Cipriano Maia, durante sessão ordinária nesta quinta-feira (23), da Assembleia Legislativa. O parlamentar requereu para que o Rio Grande do Norte organize equipes de psicólogos nos hospitais regionais, para assistirem aos profissionais de saúde que estão no combatendo  a Covid-19.


 

Dedicados à linha de frente em meio à pandemia que assola o mundo, os profissionais de saúde precisam contar, além de todo aparato de proteção, especialmente com apoio emocional. “A pandemia não tem data para acabar e é preciso dar suporte para os soldados, que são os profissionais. Onde houver uma equipe de enfretamento a Covid-19, seja em Caicó, Mossoró, Pau dos Ferro ou Natal, é preciso ter um grupo de psicólogos para dar assistência às equipes”.




O trabalho consiste em dispor de psicólogos, que se dedicam a atender, entender e auxiliar de forma individual ou em grupo os colaboradores na superação de medos, angústias, insegurança e muitos outros aspectos emocionais que são desencadeados pela situação de pandemia.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...