12 de março de 2020

MPF DENUNCIA E PEDE PRISÃO DE EMPRESÁRIO EX-PRESIDENTE DE CLUBE DO RN QUE FUGIU DO BRASIL

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma denúncia contra o empresário inglês Anthony Jon Domingo Armstrong Emery - ex-presidente do Alecrim Futebol Clube – e outros sete envolvidos em um esquema de lavagem de dinheiro promovido no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2012 e 2014, que desviou pelo menos R$ 75 milhões de quase 2 mil investidores.





Através do chamado Grupo Ecohouse, o empresário junto de sua enteada e principal sócia, Gabriela Medeiros de Oliveira, prometia aos investidores ganhos de 20% por ano. A rentabilidade viria da construção e venda de moradias populares dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Rio Grande do Norte. No entanto, as obras não eram concluídas ou sequer foram iniciadas; o grupo não possuía convênio com o programa federal (embora divulgasse que era a única empresa inglesa a deter tal privilégio); e o dinheiro dos investidores nunca foi devolvido.





Além dos dois, a ação penal - de autoria do procurador da República Renan Paes Felix - inclui entre os denunciados um funcionário da Caixa Econômica Federal – Jônatas Aragão Ramos - que atestou ilegalmente e com base em informações mentirosas que a construtora de Anthony Armstrong possuía contrato com o “Minha casa”. O banco esclareceu que não costuma emitir esse tipo de documentação e que o funcionário não tinha o direito de fazê-lo.




Também são alvos da denúncia cinco contadores que assinavam como “profissionais independentes” as declarações (107 ao todo) que atestavam o suposto andamento das obras: Aritelmo Franco da Silva, Alexandre Magno Mendes, André Pinheiro Lopes, Jailson Silva de Araújo e Michel Ralan Bezerra Barros. Eles nunca visitaram nem mesmo os canteiros. As declarações falsas ajudavam a ludibriar os investidores.

PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA EM QUASE 10% E DO DIESEL EM QUASE 7%


A Petrobrás informou nesta quinta-feira (12) que vai reduzir o preço do diesel em 6,5% e o da gasolina em 9,5% nas refinarias a partir desta sexta (13). O movimento ocorre num momento em que a cotação do petróleo acumula forte queda diante do avanço coronavírus no mundo e dos possíveis impactos do vírus na atividade econômica global. 




Nesta quinta-feira, os preços do petróleo seguiam em forte queda após as restrições a viagens impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma tentativa de parar a disseminação do coronavírus.




Os preços do petróleo já acumulam queda de cerca de 50% desde máximas tocadas em janeiro. Na segunda-feira, eles tiveram a maior queda percentual diária desde 1991, com a Guerra do Golfo, após a Arábia Saudita ter iniciado a guerra de preços.

FATALIDADE! EMPRESÁRIO É ENCONTRADO MORTO AGARRADA À FIO DE BOMBA EM POÇO EM SEU SÍTIO NO INTERIOR DO RN


Um acidente tipo descarga elétrica tirou a vida de um empresário do ramo de loja de peças, loja de construção e posto do combustíveis da cidade de Messias Targino.
 


Segundo informações, a própria família de “João das Peças”, o encontrou morto, agarrado à um fio de energia elétrica de uma bomba de um poço d’água em seu sítio.

VIVALDO PEDE QUE GOVERNO AUMENTE NÚMERO DE PERITOS QUE REALIZAM VISTORIAS NOS TRANSPORTES ESCOLARES DO SERIDÓ

Foi protocolado, em caráter de urgência, pelo deputado Vivaldo Costa (PSD) pedido para que seja tomada as providências no sentido de garantir o aumento no número de peritos para a realização de vistoria em ônibus escolares da Região do Seridó. A ação foi protocolada na última terça-feira (10) e tem como objetivo dar mais agilidade ao trabalho. A vistoria tem como finalidade zelar pela segurança dos estudantes que utilizam regularmente o transporte no trajeto de ida e volta à escola. 



 
A ação consiste em vistoriar todos os ônibus cadastrados pelos municípios a realizar o transporte de estudantes. Nesse sentido, as equipes de vistoriadores veiculares do Detran analisam os itens de segurança e demais especificações determinadas pela legislação. A vistoria é realizada a cada seis meses, no entanto, a deficiência no número de peritos responsáveis pelo serviço prejudica o bom funcionamento do órgão.



 
“Solicita-se, pois, que as autoridades responsáveis tomem as medidas cabíveis para a solução desse problema que vem penalizando os estudantes de todas as cidades da Região do Seridó”, descreveu Vivaldo.

PRF APREENDE ÔNIBUS ESCOLAR QUE LEVAVA ADOLESCENTES PARA FAZER TÍTULO DE ELEITOR NO SERIDÓ POTIGUAR

Polícia Rodoviária Federal (PRF) reteve um ônibus escolar que transportava adolescentes para fazer o título de eleitor em Caicó, na região Seridó potiguar. De acordo com a corporação, o caso será remetido ao Ministério Público Federal por suspeita de desvio de finalidade. O caso aconteceu durante a operação "Volta às Aulas", que ocorreu nacionalmente entre a segunda-feira (9) e a terça-feira (10) para fiscalizar os transportes escolares. 





  



O veículo pertence ao município de Ouro Branco e estava com 35 adolescentes. Em nota, o município informou que os estudantes são atendidos pelo Núcleo de Apoio ao Adolescente, que tem, entre outros objetivos, conscientizar e mobilizar os jovens sobre a importância do documento eleitoral, dentro do programa do Selo Unicef, do qual a cidade faz parte. Para realizar a ação, o ônibus teria sido solicitado à Secretaria Municipal de Educação. 




Ainda durante a operação, segundo a PRF, foram fiscalizados 37 veículos de transporte escolar, nas regiões seridó e metropolitana de Natal. Do total fiscalizado, 27 foram retidos e recolhidos ao pátio, por irregularidades diversas. Entre os veículos retidos, 21 eram ônibus do programa “Caminhos da Escola” e outros seis da iniciativa privada. 




No decorrer da fiscalização, foram detectadas várias irregularidades, dentre elas, a falta de autorização para realizar o transporte escolar, o não uso do cinto de segurança, defeito no tacógrafo ou a falta do disco e a falta de extintor de incêndio.

GOVERNO E MINISTÉRIO DISCUTEM CONTINUIDADE DA OPERAÇÃO DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO

O Governo do Estado acertou com o Ministério da Infraestrutura a participação de um membro da gestão estadual no grupo de trabalho que vai acompanhar o processo para a nova licitação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. 




 
A requisição para integrar o grupo foi feita diretamente pela governadora Fátima Bezerra ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas e ao secretário nacional de Aviação Civil Ronei Saggioro Glanzmann durante reunião em Brasília-DF, na manhã desta quarta-feira (11). O nome indicado para compor o grupo de trabalho foi o do presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Bruno Reis.




A governadora voltou a destacar que o processo para substituição da Inframérica na gestão do aeroporto será monitorado de perto pelo Governo do Estado. 



O processo de relicitação da gestão do terminal aeroportuário, segundo o ministro da Infraestrutura, será tranquilo e sem prejuízos para quem chega ou sai do Rio Grande do Norte pelos ares.  "Será feito um termo aditivo ao contrato da concessionária para que ela cumpra os requisitos de operação, mantenha o serviço de excelência dentro dos padrões internacionais até que seja feita a transição. De antemão, digo à população que há interesse concreto no equipamento. Teremos um bom operador, que com certeza vai trazer novos voos e novas oportunidades para aproveitar o grande potencial que o estado tem", ressaltou Tarcísio Gomes de Freitas.



O Governo do Estado foi informado oficialmente pelo grupo argentino Inframérica no dia 5 de março sobre a desistência da operação do aeroporto, que foi licitada em 2011 como a primeira operação totalmente privada do setor no Brasil. Durante reunião, o vice-presidente do grupo, Jean Dedjeian, ressaltou os esforços do Governo do Estado para o crescimento do fluxo de voos e consequente incremento na atividade turística. O executivo também isentou a gestão estadual e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante pela quebra de contrato, justificada pela empresa por seguidos prejuízos e dificuldades com a rigidez dos contratos e do marco regulatório da aviação.

VIVALDO COSTA VOLTA À AL/RN PARA SEU 14º MANDATO NA PRÓXIMA SEMANA

O Papa Jerimum, Vivaldo Costa (PV), assumirá sua cadeira na assembleia legislativa do RN pela 14ª vez.   Vivaldo Costa assumirá a vaga do en...