27 de fevereiro de 2013

JOVEM AFEGÃ QUE TEVE MARIZ E ORELHAS ARRANCADOS PELO MARIDO MOSTRA RESULTADO DE SÉRIE DE CIRURGIAS

Uma jovem afegã que teve suas orelhas e nariz arrancados pelo marido mostra ao mundo o resultado de uma série de cirurgias para reconstruir sua face. Aesha Mohammadzai ganhou a atenção do mundo após ser capa da revista norte-americana Time, em agosto de 2010, expondo seu rosto mutilado.

Aesha sofreu maus tratos enquanto esteve casada com membro do Talibã. (Foto: Divulgação / ITV)

 
Hoje com 19 anos de idade, Aesha tornou-se símbolo da luta pelo fim dos abusos contra a mulher no Afeganistão. A jovem foi agredida por seu marido e pela família do homem após tentar fugir da casa onde moravam.

Sua aparição na publicação americana rendeu um resultado positivo para a jovem, que passou a receber ajuda de pessoas de todo o mundo. Hoje em dia ela mora em Maryland, nos Estados Unidos, ao lado de uma família que praticamente a adotou, de acordo com o jornal “Daily Mail”.


A jovem foi acolhida por uma família norte-americana em Maryland. (Foto: Divulgação / ITV)

Mohammadzai foi submetida a um tratamento de reconstrução da face nos Estados Unidos. Os médicos estimularam a produção de tecido na testa da jovem, na tentativa de preencher os locais onde antes estavam as orelhas e seu nariz.

 
 Eu era abusada pelo meu marido e pela família dele todos os dias. Mentalmente e fisicamente. Um dia, isso se tornou insuportável e eu fugi. Eles me apanharam e me colocaram em uma prisão por cinco meses”, contou a jovem afegã, em entrevista à “ITV”. “Quando fui ao juiz, ele me enviou de volta para o meu marido. Naquela noite, eles (familiares do esposo) me levaram para as montanhas. Eles amarraram minhas mãos e pés. E disseram que a punição seria cortar meu nariz e orelhas. E foi isso o que fizeram”, continuou.

 
Abandonada nas montanhas, Mohammadzai conseguiu chegar à casa de seu avô, onde recebeu cuidados médicos iniciais. “Quando eles cortaram meu nariz e orelhas, eu desmaiei. Acordei no meio da noite, e senti como se tivesse água gelada no meu nariz. Abri os olhos e nem conseguia enxergar por causa de todo o sangue”, disse ela à “CNN”.


Aesha foi prometida a um membro do Talibã com apenas 12 anos pelo pai, interessado em quitar uma dívida. Durante o período ao lado do marido, ela foi obrigada a dormir com animais em estábulos e proibida de estudar. Livre da opressão de seu antigo esposo, a jovem afegã promete agora lutar a favor das mulheres violentadas pelo mundo

JUIZ DETERMINA NOMEAÇÃO DE APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO EM NATAL

untitledO juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Geraldo Antônio da Mota, concedeu Mandado de Segurança para determinar que o município de Natal promova a nomeação e a posse dos candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Agente Administrativo (Edital nº 1/2006), seguindo-se a ordem de classificação, até o candidato aprovado na 153ª posição. O magistrado destacou, entre outros pontos, que ao longo das convocações, muitos dos candidatos nomeados não comparecerem para tomar posse no cargo, restando vagas. E que há uma relação com candidatos aprovados interessados em tomar posse, segundo à ordem classificatória, em substituição àqueles que não demonstraram interesse, daí a necessidade de se preencher as vagas que foram idealizadas para o certame.

De acordo com os autos do processo, o município deixou de convocar as candidatas, aprovadas em concurso público para o cargo de Agente Administrativo, classificadas nas posições números 139 e 143, apesar da existência de vagas, pois, na oferta inicial foram apresentadas no Edital do concurso 77 vagas. Mas, na data de 30 de julho de 2010, foram totalizadas 123 nomeações, de candidatos aprovados, pela ordem de classificação. Ocorreu que, dos últimos 30 candidatos nomeados, 25 deixaram de assumir, ressurgindo, assim, vagas remanescentes aptas a serem preenchidas pelas autoras da ação, em face da ordem de classificação, inclusive até à posição 153.

Na decisão, o magistrado cita que o concurso público é um processo avaliatório por meio do qual a Administração Pública promove a seleção daqueles candidatos mais aptos a desenvolverem as atividades inerentes ao cargo público pretendido, devendo ser realizado, portanto, de acordo com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência ( art. 37, da Constituição Federal).

PIADA DO DIA, CAIU COMO UMA LUVA!

RISADAAi vai a descrição de uma situação triste. Um estudante ia passando em frente a uma loja, e acabou por comprar um par de luvas para sua namorada. Pediu a balconista para embrulhar e foi pagar, deixando o embrulho junto com outro igual, só que neste ultimo, havia um par de calcinhas. Acabou que o embrulho foi trocado e o estudante o enviou junto com uma carta que dizia assim: Meu amor: Sei que hoje não e seu aniversario, mas passei em frente a uma loja e resolvi comprar-lhe este presente, mesmo sabendo que você não costuma usar, mas eram muito bonitas. Não sei se e do seu tamanho nem se você gosta da cor, mas a balconista experimentou na minha frente e eu gostei muito. Ficaram um pouco larguinhas na frente e dos lados mas assim as amos entram com maior facilidade alem de deixar os dedos mais livres para se movimentarem, fazendo também com que fique mais fácil de tira-las. A balconista mandou lembrar que ponha um talquinho quando tira-las a fim de evitar o mau cheiro. Meu amor, gostaria muito que as usasse, pois elas cobrirão o que lhe pedirei algum dia. Um grande beijo aonde vai usa-las.

PADRE É INDICIADO POR ABUSO SEXUAL DE CRIANÇA NO RJ

A Polícia Civil indiciou um padre da Igreja Católica por estupro de vulnerável de uma menor de idade em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Como informou o Jornal Extra, o caso teria ocorrido há três anos, quando a menina tinha 7 anos, de acordo os depoimentos dados na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do município.

Além da menina, Emilson Soares Corrêa, de 56 anos, também é suspeitos de ter se relacionado sexualmente com a irmã dela, de 19 anos e é afilhada do padre, desde quando ela tinha 13 anos, segundo o pai da jovem. Ela contou à família, no entanto, que mantinha relações sexuais com o padre há três anos.

Depois da confissão, a jovem foi orientada pelo pai a gravar um vídeo do encontro com o padre. A menina então, teria chamado uma amiga de 15 anos, que topou gravar o vídeo. É esta menina que aparece nas imagens em relações sexuais com o padre. A partir de 14 anos, quando não há violência e o sexo é consensual, não configura crime, como esclareceu a delegada Marta Dominguez, da Deam de Niterói.

Ubiratan Homsi com sua filha de 10 anos, que teria sido estuprada pelo padre (Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia / Estadão Conteúdo)

O padre, que fora responsável pela paróquia da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro do Cubango, teria sido flagrado fazendo sexo com a adolescente na casa paroquial, mas, segundo a Polícia Civil, o vídeo não foi entregue à delegada que investiga o caso, Marta Dominguez.

"Em depoimento a jovem disse que às vezes se encontrava com o padre na sua própria casa e outras vezes, na casa paroquial. Ainda não tivemos acesso ao vídeo. Vou dar um prazo de 48 horas para que o pai traga a gravação. Se ele não trouxer, vai responder por desobediência", disse a delegada.

Em entrevista à Rádio Globo, o pai das vítimas, Ubiratan Homsi, confirmou a existência do vídeo, gravado por ordem dele. "Esse vídeo é uma prova da pouca vergonha." A jovem que aparece fazendo sexo com o padre não é a filha dele.

Emilson Soares confessou ter mantido relações sexuais com a irmã mais velha, mas apenas quando ela completou 18 anos, em 2012. Apesar disso, ele vai responder por estupro de vulnerável, por conta do abuso da mais nova. Com relação ao vídeo com outra menor, a delegada disse que vai investigar e ver era um hábito do religioso se relacionar com menores.

"O crime de exploração sexual depende da habitualidade do fato. Se isso ocorre com frequência, ele pode responder por isso também", disse a delegada Marta.

A menina de 10 anos passou por um exame de corpo de delito que comprovou que ela ainda é virgem. Mas segundo relato da menor, o sacerdote havia tocado suas partes íntimas, o que para a lei já é suficiente para considerar crime. Segundo os agentes, o padre prestou depoimento e negou ter abusado sexualmente da menor.


De acordo com a delegada Marta Dominguez, a denúncia deverá ser encaminhada à justiça na próxima semana. Além de ver o vídeo, ela pretende ainda ouvir a menor que aparece na gravação. Ela também quer ouvir novamente Ubiratan e a filha dele de 19 anos, sobre o suposto caso de extorsão.

O padre disse ainda que foi chantageado depois que o vídeo foi gravado. Segundo Emilson, o pai pediu dinheiro e uma casa para não divulgar as imagens. Ele não concordou e fez uma petição ao Ministério Público, em novembro de 2012, relatando o ocorrido.

O advogado Roberto Vitagliano, que defende o padre, diz que o religioso admite ter tido um relacionamento com a jovem de 19 anos, somente em 2012, quando ela já era maior. O padre nega ter abusado da irmã dela, hoje com 10 anos.

"Ele é juridicamente inocente, não cometeu crime algum. A criança foi manipulada pelo pai. Ele assume a responsabilidade de seu ato com a maior, tanto que tomou a iniciativa de ir ao Ministerio Público. Ele foi afastado de suas funções e vai responder por isso perante a Igreja. A Bíblia mesmo diz que a carne é fraca. Ele cometeu um erro e se responsabiliza por isso, mas não cometeu crime algum. Sua postura vai ser julgada pela Igreja. O crime de estupro de vulnerável não tem qualquer fundamento", disse o advogado, destacando que o padre é uma pessoa simples e que está muito abalado.

O padre Emilson esteve na Deam nesta terça acompanhado de seu advogado. Ele levou três testemunhas de que estava senso extorquido pelo pai das jovens, sendo uma delas um padre e a outro ao advogado da Arquidiocese. Ele deixou a delegacia por volta das 14h, mas não quis dar nenhuma declaração.

A Arquidiocese de Niterói informou, por meio de nota, que está apurando o caso e que o padre Emilson Soares Corrêa foi suspenso temporariamente de suas funções. A entidade garantiu que o indiciado não é responsável por nenhuma paróquia. O padre disse estar afastado desde 23 de novembro de 2012, quando deu entrada no Ministério Público, segundo ele quando passou a ser ameaçado pelo pai das meninas.

FÁBIO FARIA PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA

260213reuniaoMesaOs membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados se reuniram na manhã desta terça-feira (26) para discutirem medidas como a criação de novas comissões, entre outros assuntos. O deputado Fábio Faria (PSD-RN), 2º. vice-presidente da Casa, participou da reunião presidida pelo potiguar Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A Mesa decidiu apresentar projeto de resolução que tornará a Corregedoria Parlamentar um órgão autônomo.

A Corregedoria será autônoma, a exemplo do que já ocorre com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, da Procuradoria e da Ouvidoria. O presidente Henrique Alves indicará um deputado que não seja ligado ao governo ou à oposição para exercer o trabalho de forma independente”, explicou Fábio Faria ao ser entrevista pela imprensa após a reunião.

O vice-presidente Fábio Faria informou que a Mesa também decidiu pela criação do Conselho de Estudos e Debates Estratégicos do Parlamento Brasileiro, em substituição ao Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica.

Outro assunto debatido foi a regra que determina a participação de cada deputado, como titular, em apenas duas Comissão Permanentes, desde que a segunda seja a Comissão de Legislação Participativa; de Segurança Pública; ou da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Os líderes solicitavam uma ampliação desse número, o que foi rejeitado pela Mesa Diretora.

POLÍCIA PRENDE DUPLA ACUSADA DE LATROCÍNIO DE AGRICULTOR POTIGUAR

Agentes da Delegacia Regional sob o comando do Dr. Denys Carvalho, prenderam na tarde desta terça-feira, 26 de Fevereiro de 2013, dois homens acusados da morte do agricultor Damião Lopes dos Santos, ocorrido por volta das 17h30 no sítio Mulunguzinho na última sexta-feira 21/02/13. Os dois elementos foram presos no sítio Baixa Grande, que fica próximo do local onde o agricultor foi assassinado.

A prisão preventiva dos dois elementos foi decretada pelo Juiz da 1ª vara criminal de Mossoró Dr. Vagnus Kellly. JEILSON PAULO DE SOUZA de 24 anos, residente na Rua João G. de Morais, no conjunto Nova Vida (Malvinas), foragido da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, onde cumpria pena por tráfico de drogas, e IRAEL ANDRADE TAVARES, 25 anos, residente na Rua projetada S/N na Favela do Velho, também foragido do regime fechado da Penitenciária desde novembro de 2012. Ele foi condenado a 09 anos de prisão por assalto a mão armada e já tinha cumprido 1 ano e 3 meses de sua pena. Os dois negam participação no crime e disseram ao delegado que na noite em que o agricultor foi morto estavam na fazenda do patrão na comunidade de Baixa Grande.

Os acusados foram encaminhados ao Instituto Técnico e Cientifico de Policia- ITEP, onde se submeteram à exame residuográfico para identificar se os mesmo fizeram uso de arma de fogo nos últimos dias e se há resíduos de pólvoras nas mãos. Jeilson e Irael após o exame de residuograma no ITEP foram levados à Delegacia de Furtos e Roubos e ouvidos pelo delegado da DEFUR, Bacharel Dr. Luiz Fernandes, haja vista que o crime foi considerado latrocínio (roubo seguido de morte). Em seguida os dois foram conduzidos à Penitenciaria Agrícola Dr. Mário Negócio de onde irão permanecer para cumprir o restante das penas, e aguardar julgamento de mais este crime.

Fonte: O Câmera.

MUDANÇA RADICAL! NELTER QUEIROZ “DESCE O CASSETE” NO GOVERNO DO ESTADO

untitledEm pronunciamento realizado na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (26), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) fez duras críticas ao Governo do Estado, pelos serviços prestados à população do Rio Grande do Norte em diversos setores.

Voltando às críticas, Nelter reclamou o atendimento oferecido pelo Hospital Dr. Ruy Pereira, denunciando o diretor da referida unidade de Saúde, pelo fato de sua secretária ter procurado o médico para conseguir assistência a uma pessoa de Assú, e ainda assim ter sido negado o atendimento. “Diga ao seu deputado que procure a governadora”, disse.

Em relação ao DETRAN, o parlamentar do PMDB denunciou o descaso no órgão e o excesso de multas principalmente nos municípios que têm sofrido com a Seca, apesar da boa vontade do diretor Willy Saldanha. “No Seridó, tem cerca de 1000 exames para serem feitos e assim essas pessoas possam receber sua carteira de motorista, mas, cadê o corpo técnico?”, questionou. “No DETRAN ainda tem o problema dos cargos comissionados que não trabalham”, finalizou.

Nelter também criticou a morosidade do Governo do Estado em relação às obras que estão em andamento pelo interior do Estado.

Antes de finalizar seu pronunciamento, o peemedebista também registrou a criação da Associação Seridoense dos Criadores, que funcionará em Caicó, tendo a frente Dr. Nivaldo Brum.

O pronunciamento de Nelter foi aparteado pelos colegas Kelps Lima, Márcia Maia e Tomba Farias.

Do Blog: Engraçado, até pouco tempo atrás a governadora era uma quase “Santa”, e agora já não presta mais. Em Jardim do Seridó ela era tida como uma “Deusa” pelos bacuraus! E agora, como será que irão tratá-la?

ENTIDADES DISCUTEM AÇÕES DE COMBATE AOS EFEITOS DA SECA NO MUNICÍPIO DE CAICÓ

Representantes de várias associações rurais de Caicó voltaram se reunir nesta terça-feira (26) no auditório da prefeitura. A reunião foi coordenada pelo Fórum do Campo em parceria com a secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais dentre outros segmentos. O objetivo foi apresentar um balanço das ações desenvolvidas pelo Governo Municipal e as prioridades para os próximos meses, além de discutir as previsões climáticas para o inverno deste ano.

Reuniao S..

O prefeito Roberto Germano (PMDB) destacou sua preocupação com a Zona Rural, e a importância que as reuniões com as associações têm. É a segunda reunião da prefeitura em menos de dois meses de administração com os segmentos que defendem o homem do campo. “Eu sempre disse que iríamos priorizar essas ações como abastecimento d’água com cacimbas, perfuração e recuperação de poços, a prefeitura chegando com água aonde a Operação Pipa não chega, e essa reunião serve para sentir a necessidade das comunidades já que eles são quem sabe o que estão precisando”, disse Roberto.

Reuniao S.. 3

Como medidas emergenciais o prefeito esteve na semana passada reunido com o coordenador estadual do DNOCS, José Eduardo Cardoso cobrando uma parceria do órgão com a prefeitura de Caicó, no sentindo de perfurar dezenas de poços nas comunidades rurais. Além disso, Roberto Germano cobrou do Governo do Estado a instalação dos já perfurados. “Temos vários poços que há muito tempo foram perfurados e ainda não foram instalados. Estamos buscando isso junto ao governo de forma urgente”, disse.

 

HENRIQUE ALVES RECEBE O VICE-GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Banco1_creditoJBatistaO presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta terça-feira (26), a visita de cortesia do vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Robinson estava acompanhado do deputado federal, Fábio Faria, segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados.

MORRE AOS 51 ANOS ANDERSON LEONARDO, CANTOR DO MOLEJO

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, de 51 anos, do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), 1 ano e meio após um diagnósti...