14 de maio de 2021

ATIRADOR ESPORTIVO REAGE À ASSALTO E MATA BANDIDO NO RN

Um bandido morreu baleado e outro conseguiu escapar durante um assalto à um cidadão na capital potiguar.

 

Segundo a polícia, os meliantes anunciaram o assalto, mas, a vítima, que pratica tiros, e por isto tem porte de arma, reagiu, e matou um dos bandidos. Após matar o bandido, o atirador permaneceu no local até a chegada da polícia.

 

Do Blog: Armado o cidadão também pode morrer, mas também pode matar o bandido. A diferença é exatamente essa. Desarmado o cidadão só pode morrer.

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PROJETO EDUCATIVO EM CERÂMICA NA ZONA RURAL DE JARDIM DO SERIDÓ

Uma equipe da Secretaria de Saúde de Jardim do Seridó esteve na manhã desta sexta-feira, (14), em uma indústria ceramista na comunidade Malhada da Areia, onde realizou uma ação educativa sobre a importância o uso dos EPI's - Equipamentos de Proteção Individual -  para prevenção de acidentes de trabalho.

 

Ademais, o projeto 'Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalhador de Cerâmicas Vermelhas', também abordou outros possíveis males, além das orientações pertinentes para evitar o contágio do Coronavírus. As ações do referido programa continuarão em todo o município.


Do Blog: Parabéns! Prevenir é bem melhor que remediar.



18 ELEFANTES SÃO ACHADOS MORTOS NA ÍNDIA

Ao menos 18 elefantes foram encontrados mortos no estado de Assam, no nordeste da Índia, anunciaram autoridades locais nesta sexta-feira (14). Uma investigação sobre a causa das mortes foi aberta, e acredita-se que os animais podem ter sido vítimas de um raio.

 

O ministro das Florestas de Assam, Parimal Suklabaidya, expressou seu profundo pesar pela morte dos animais e disse que eles podem ter sido mortos por um raio que atingiu a reserva florestal de Kandali, no distrito de Nagaon, na noite de quarta-feira (12).

 

"É muito doloroso ver elefantes morrerem assim. Mas temos que esperar pelo relatório post-mortem para saber a causa exata", disse Suklabaidya à imprensa no local da tragédia, que fica a cerca de 150 km a sudeste de Guwahati, a capital do estado.

 

Cerca de 30 mil elefantes vivem na Índia, o equivalente a 60% da população de elefantes selvagens da Ásia. 

MPT-RN RECOMENDA QUE EMPRESAS IDENTIFIQUEM TRABALHADORES COM COMORBIDADES PARA VACINAÇÃO

O Ministério Público do Trabalho no RN emitiu recomendações para que empresas atualizem os exames periódicos e identifiquem os trabalhadores com comorbidades, para auxiliar a vacinação desse grupo prioritário contra a covid-19. Para isso, as empresas devem contar com seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), médicos do trabalho designados ou médicos dos serviços sociais do Sistema S. O objetivo é que as empresas elaborem listas com os nomes dos trabalhadores elegíveis para essa etapa de vacinação prioritária.

 

 

O MPT também orienta que as empresas forneçam os meios necessários para que os trabalhadores possam se vacinar, inclusive dispensando do dia de trabalho, com abono da falta. As recomendações levam em consideração as etapas estabelecidas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), segundo o qual após a fase de vacinação dos profissionais de saúde e dos idosos, deve ocorrer a vacinação das pessoas com comorbidades. O plano também indica uma lista dessas comorbidades, tais como a diabetes, a hipertensão arterial e as doenças renais crônicas, que deixam as pessoas mais suscetíveis ao agravamento da infecção pelo novo coronavírus.

 

As recomendações do MPT-RN também levam em conta que houve suspensão de exames periódicos, durante a pandemia, em função da Medida Provisória (MP) 927 e que posteriormente a MP perdeu vigência, sem que tenha sido transformada em lei.



As recomendações foram emitidas para entidades que congregam diversos ramos empresariais no Rio Grande do Norte: Sindicato Patronal das Empresas Prestadoras de Serviço (Sinprest), Federação da Agricultura e Pecuária do RN, Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio) e Federação das Indústrias do RN (Fiern).

'PROJETO BANDA DE MÚSICA NA ZONA RURAL' E 'ARBORIZAR É VIDA' ESTREIAM EM JARDIM DO SERIDÓ

Na noite da ultima quinta-feira, (13), a Prefeitura de Jardim do Seridó, por meio de uma parceria entre Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria de Agricultura, meio ambiente e Pesca, com a colaboração do vereador Jeferson Maurício e do Projeto Arborizar é Vida, deu início ao Projeto Banda de Música na Zona Rural na Comunidade Catururé.



Durante o encerramento da Festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira daquela Comunidade, os moradores receberam 50 (cinquenta) mudas de espécies nativas do bioma Caatinga para reflorestamento e incentivo a rearborização, entregues pelo Prefeito Amazan, Secretários presentes e das mãos de Andreza Viana, responsável pelo Projeto Arborizar é Vida que vem colaborando com todos os municípios da região do Seridó.



Em seguida a Banda Euterpe Jardinense realizou um mini-concerto para Comunidade com um repertório diversificado e emocionante, resgatando as tradições e levando a Cultura a todos os recantos do nosso Município.

ATENÇÃO! PROVA DE VIDA DO INSS VOLTA A VALER A PARTIR DE JUNHO NAS AGÊNCIAS

A partir de junho, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deixarem de realizar a prova de vida voltarão a ter o benefício cortado, informou hoje o órgão. A exigência estava suspensa desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19. 

 

 

Inicialmente, a retomada da prova de vida estava prevista para maio, mas foi adiada em um mês pela Portaria 1.299 do Ministério da Economia, publicada nesta quinta-feira, (13) no Diário Oficial da União.

 

 

Em maio, ocorrerá o bloqueio de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia. Estes devem ir à agência regularizar a situação. De março de 2020 em diante, os prazos serão retomados de forma gradual, para evitar aglomerações nas agências bancárias.

RITMO DA VACINAÇÃO NO BRASIL É MAIOR QUE O DA UNIÃO EUROPEIA

Depois de deixar o Reino Unido para trás no número total de doses de vacinas aplicadas na população, o Brasil começa a se aproximar da média de pessoas imunizadas nos países da União Europeia, incluindo Alemanha e França.

 

Nos primeiros 125 dias, o bloco europeu já havia aplicado duas doses em cerca de 9% dos seus habitantes. Essa marca foi atingida pelo Brasil na quinta (13), 117º dia da campanha nacional. 

 

Com relação percentual de pessoas que receberam ao menos uma dose, a União Europeia leva vantagem. Foram 20% lá contra 18% no Brasil.

GOVERNO FEDERAL ENTREGA MAIS UM LOTE PARA DIMINUIR DÉFICIT DE SEGUNDA DOSE NO RN

A quantidade de potiguares à espera da segunda dose da Coronavac será diminuída ao longo desta semana. O RN recebeu do Governo Federal, nesta quinta-feira (13), um carregamento com 33,8 mil unidades da vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan. Os imunizantes serão distribuídos aos municípios com a indicação de uso para completar o esquema vacinal em atraso.

 

 

Este é o primeiro de dois lotes aguardados para esta semana, com o objetivo de diminuir o déficit de pessoas aguardando a segunda dose da Coronavac no RN.

 


 

De acordo com levantamentos da Sesap, por meio do RN+ Vacina, cerca de 87 mil pessoas aguardavam os imunizantes ao fim da semana passada. A expectativa é de que aproximadamente mais 35 mil doses sejam entregues até o fim da semana, que com a carga recebida no sábado (8), totalizam um quantitativo próximo da necessidade para zerar a fila da segunda dose.

 

 

 

Junto com essa carga de Coronavac, a Sesap também recebeu mais 55.750 imunizantes da Astrazeneca/Fiocruz. O lote, segundo indicação do Ministério da Saúde, é destinado às segundas doses de quem tomou a primeira vacina há cerca de 90 dias. Também foram entregues à Sesap caixas de anestésicos utilizados no kit intubação para internados em UTIs Covid.

 

 

 

Assim, o RN totaliza 1,25 milhão de doses recebidas, entre os imunizantes da Coronavac/Butantan, da Astrazeneca/Fiocruz e da Pfizer. Até o momento, segundo o RN+ Vacina, foram registradas aplicações de mais de 847 mil imunizantes, atendendo mais de 569 mil pessoas com ao menos uma dose.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...