4 de agosto de 2010

POLÍCIA POTIGUAR PRENDE QUADRILHA ACUSADA DE ASSALTOS

Uma quadrilha formada por três homens e uma mulher foi presa na manhã desta quarta-feira (04), na cidade de Carnaubais, situada no Oeste Potiguar. Lijon Bezerra da Silva, de 29 anos, (1ª foto abaixo) natural de Natal, Patrick do Nascimento Patrício, 20, do Rio de Janeiro, (3ª foto abaixo) e Dalyson Mackson Albano, 18 anos, (2ª foto abaixo) foram detidos após uma perseguição policial, na zona rural do município. A outra acusada, Fabiana Gomes de Lucena, 18, (foto ao lado) natural de Natal, foi detida dentro de casa. O marido dela, identificado como Marcos Aurélio Agostinho da Silva, também integrante da quadrilha, está sendo procurado.

De acordo com o delegado Normando Feitosa, titular da Delegacia de Polícia Civil de Assú, a polícia recebeu informações de que o grupo estaria trafegando na cidade de Carnaubais em um Celta de placa AOY-8705, tomado de assalto em Natal, na noite de ontem (03). Durante as diligências, por volta das 10h, o carro roubado foi avistado pelos policias, que tentaram fazer a abordagem, mas os bandidos empreenderam fuga e abandonaram o carro em seguida para fugir a pé pelo matagal.

Segundo o delegado Normando, policiais de Assú e Pendências foram acionados para dar apoio às buscas e conseguiram deter três dos quatro integrantes do grupo que foram vistos no veículo tomado de assalto. A mulher foi presa em seguida, dentro da própria residência, na rua José Francisco, no Centro de Carnaubais, após a polícia ter obtido informações de que ela também estava envolvida nos crimes.


O delegado titular da DP de Assú explica que o grupo agia nas cidades de Natal e Parnamirim roubando carros para levá-los até Assú e Carnaubais, onde os utilizavam para praticar assaltos à agências lotéricas e comércios. Depois de praticar o crime, eles vendiam o veículo a um homem conhecido como “Chagas da Sucata”, identificado como Francisco das Chagas de Medeiros, de 40 anos, que fazia o desmanche dos carros. Ele foi localizado hoje pela polícia e também se encontra preso.

Com o grupo, a polícia apreendeu o Celta roubado, um revólver calibre 38, uma pistola de brinquedo e ainda três papelotes de cocaína, que foram encontrados na casa de Fabiana de Lucena. Na delegacia, a quadrilha confessou ter praticado pelo menos dois roubos na Grande Natal e outros dois na cidade de Angicos. Eles foram autuados pelos crimes de assalto, porte ilegal de arma e formação de quadrilha, enquanto Francisco das Chagas de Medeiros, vulgo “Chagas da Sucata”, foi autuado por receptação dolosa.


AGENDA DE ROSALBA PARA OS DIAS 05/06


05.08.2010 – quinta-feira.

08:00 às 12:00
- Reunião com Coordenação da Campanha - NATAL.
15:00 às 18:00 - Caminhada no Loteamento Novo Horizonte Loteamento Novo Horizonte. Região Oeste
Largada: Rua Prefeito gentil Ferreira com Av. Bernardo Vieira
Ref.: Passarela da Av.Bernardo Vieira e Sindicato das Costureiras - NATAL.

06.08.2010 – sexta-feira.

8:00 às 11:00 -
Reunião com Coordenação da Campanha - NATAL
12:00 às 14:00 - Almoço / Reunião com o SINDUSCON. Via Costeira - NATAL.
15:00 às 17:00 - Reunião com Lideranças Grande Natal.
19:30 - Lançamento do livro: “Padre Thiago, Homem de Poucas Palavras e Muitas Ações, em 55 Anos de Vida Sacerdotal.”
Igreja Sta. Maria Mãe, av. Florianópolis, s/n - Conj. Sta. Catarina - NATAL
20:00 - Aniversário de Samuel, ex-prefeito de Baía Formosa - BAÍA FORMOSA.
22:00 - Aniversário de Disson, ex-prefeito de Goianinha - GOIANINHA.
Obs: Os outros candidatos não enviaram suas agendas para o blog.

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 18 NOVAS VIATURAS PARA BATALHÃO DE CHOQUE DA PM

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) entregou na manhã desta quarta-feira, dia 4, 18 novas viaturas tipo Blazer aos policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) de Natal. A solenidade aconteceu no Complexo Tático Operacional, a nova sede do Batalhão, inaugurada no mês passado, na Avenida Miguel Castro, no bairro de Lagoa Nova. O Governo do Estado adquiriu 125 caminhonetes para a PM, num investimento total de R$ 12,5 milhões. Nos próximos dias, a Sesed receberá uma nova frota de 233 motocicletas.

As viaturas são equipadas com rádio comunicador digital de última geração, cujos dados são criptografados e não podem ser copiados por dispositivos não cadastrados no sistema, além de intermitente e cela. O veículo, segundo o comandante geral da PM, é o automóvel dos sonhos dos policiais. “Por ser um veículo alto e robusto, o policial desembarca em pé, em posição de tiro, pronto para atender qualquer tipo de ocorrência. A Blazer é a viatura padrão da polícia de vários estados brasileiros”, disse.

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristóvam Praxedes, entregou na solenidade diplomas de honra ao mérito aos policias do BPChoque que se destacaram pelos bons serviços prestados. O secretário frisou que a PM está prestigiando os bons policiais e para tanto irá realizar um concurso interno de promoções para cabos e sargentos com cerca de 1.500 vagas. “Só será promovido aquele militar com o comportamento exemplar. Isso é um pré-requisito”, disse.

A nova frota de viaturas está sendo utilizada também no policiamento das cidades que fazem divisa com outros estados com o objetivo de formar um cinturão no combate ao crime e ao tráfico de drogas. As motocicletas serão distribuídas em várias cidades para atuação das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Polícia Rodoviária Estadual (CPRE).



PREFEITO DE CIDADE POTIGUAR PODE PERDER FUNÇÃO PÚBLICA POR NÃO ATENDER REQUISIÇÃO DO MPF/RN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ajuizou ontem, (03), uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o atual prefeito de Serra Caiada, Jesse Gomes da Silva. A ação foi motivada pelo não atendimento às reiteradas requisições feitas pelo MPF, na tentativa de apurar informações envolvendo verba federal repassada ao município durante a gestão do ex-prefeito Fausto Andrade Furtado. A conduta atribuída a Jesse Gomes é punida, inclusive, com a perda da função pública.

Na época em que Fausto Andrade Furtado administrava Serra Caiada, o MPF/RN encaminhou recomendação para que ele apresentasse a devida prestação de contas dos convênios e programas federais cujo prazo se encerrasse até o final de 2008. Também foi recomendado que o ex-gestor deixasse na prefeitura toda a documentação necessária e adequada referente aos convênios em questão, para o prefeito seguinte.

Em 15 de maio de 2009, o MPF/RN enviou o primeiro ofício ao então prefeito Jesse Gomes da Silva, para que informasse se a recomendação feita ao gestor anterior havia sido cumprida. Porém, de acordo com a ação, o ofício não obteve resposta alguma. Outros quatro ofícios foram encaminhados, requisitando tais informações e advertindo expressamente sobre as consequências do não atendimento às requisições do MPF. No entanto, o administrador municipal insistiu em se omitir.

Para o procurador da República Ronaldo Pinheiro de Queiroz, que assina a ação, “agindo assim, o prefeito de Serra Caiada deixou de praticar, indevidamente, ato de ofício, e deixou de prestar informações ao órgão fiscalizador (MPF), quando era obrigado a fazê-lo, o que caracteriza ato de improbidade administrativa”.

Vale ressaltar que o desatendimento injustificado às requisições do MPF também é crime, com pena prevista de até três anos de reclusão e multa. Como prefeito em exercício, Jesse Gomes possui foro privilegiado, e, portanto, uma eventual ação penal só poderia ser proposta pela Procuradoria Regional da República da 5ª Região. Dessa forma, o MPF/RN já remeteu cópia da ação de improbidade à PRR da 5ª Região, para a adoção das providências cabíveis no campo penal.

Se a ação de improbidade for julgada procedente, além de perder a função pública, o atual gestor pode ter os direitos políticos suspensos por até cinco anos e ser proibido de contratar com o poder público pelo mesmo prazo, entre outras penalidades.


Do: Blog Barra Pesada, com informação da Procuradoria da República no RN - MPF.


POLÍCIA TROCA TIROS, FERE UM, E PRENDE OUTROS TRÊS ACUSADOS DE ASSALTAR CORREIOS NO INTERIOR POTIGUAR

Uma ação conjunta das polícias Militar e Civil resultou na prisão de quatro integrantes de uma quadrilha acusada de ter assaltado, na manhã desta terça-feira (03), a agência dos Correios do município de Jardim de Angicos, a 107 km de Natal. Eles chegaram a trocar tiros com a polícia, mas foram capturados em seguida, em uma fazenda na cidade de João Câmara. Um dos bandidos foi ferido e encontra-se hospitalizado em Natal.

O assalto aos Correios ocorreu por volta das 9h20. De acordo com o delegado regional de João Câmara, Antônio Taveira, o grupo levou do caixa da agência uma quantia um pouco superior a R$ 5 mil e fugiu em um veículo do tipo Astra de cor prata, com destino à cidade vizinha. A polícia foi comunicada e fez uma barreira na estrada que dá acesso ao município de João Câmara.

Momentos depois, o carro utilizado pela quadrilha foi avistado pela polícia, que deu início a uma perseguição e houve troca de tiros. Durante a fuga, os bandidos abandonaram o Astra e tomaram de assalto um Fiat Uno, em João Câmara. Apesar da tentativa de fuga pelo mato nas dependências da Fazenda Arizona, um dos bandidos, Erick Franklin Valdevino Cavalcante foi baleado pela polícia e teve que ser encaminhado a um hospital, na cidade de Natal.

No mesmo local, também foram detidos Manoel Nunes de Oliveira, vulgo “Manoel dos Bodes”, Francisco Damião de Souza Cassimiro e Ricceli Manoel Maciel de Souza Cirino, este soldado da Polícia Militar, lotado na Delegacia de Jardim de Angicos. De acordo com o delegado Antônio Taveira, com os bandidos, foram apreendidos celulares e dois revólveres. O dinheiro roubado na agência dos Correios, no entanto, ainda não foi recuperado. Segundo o delegado, há a suspeita de que mais outros dois tenham participado do assalto e fugido com o dinheiro. Eles ainda estão sendo procurados.



ROSALBA PEDE CUMPRIMENTO DA LEI QUE PERDOA AGRICULTORES DO PRONAF

Em comunicação inadiável, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) pediu que o Banco do Nordeste efetivamente perdoe as dívidas de até R$ 10 mil contraídas por agricultores Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), conforme determina a lei 12.249/10, sancionada em junho.

Segundo a Agência Senado, Rosalba Ciarlini relatou que, em companhia do senador José Bezerra (DEM-RN) e do titular do mandato, o senador licenciado José Agripino (DEM-RN), esteve recentemente na Superintendência do Banco do Nordeste em seu estado, onde foi informada que o perdão da dívida necessita de "regulamentação por um conselho nacional" para sua operacionalização.

Ela lembrou que a medida beneficiará milhares de pequenos agricultores e pediu também rapidez na negociação dos produtores que têm dívidas com o Banco acima de R$ 10 mil, como prevê também a lei.


IBERÊ, VILMA E HUGO SE REÚNEM COM ARTESÃOS E APRESENTAM PROPOSTAS PARA DINAMIZAR O SETOR

Candidato à reeleição pelo PSB, o governador Iberê Ferreira se reuniu no início da tarde desta terça-feira (3) com artesãos de Natal e de várias cidades do Rio Grande do Norte. O governador apresentou como uma das principais propostas para o segmento do artesanato a criação de Fundo Garantidor por intermédio da Agência de Fomento do Estado (AGN). Com isso, os artesãos terão crédito com juros e prazos de pagamentos para viabilizar a produção, garantir o capital de giro e permitir o aumento das vendas. Vilma de Faria (PSB) e Hugo Manso (PT), candidatos ao Senado, também participaram da reunião que contou ainda com a presença da deputada Márcia Maia.

O governador disse que o artesanato é uma atividade artística, digna de todos os elogios, mas também é uma atividade econômica e que precisa, cada vez mais, do apoio e do estímulo do Poder Público. Quanto à garantia de crédito que viabilize a produção até a comercialização, sem descapitalizar o artesão, o governador resumiu com palavras bem simples: “A Copa 2014 está vindo e eu não quero que quando ela chegar os artesãos deixem de vender nosso belo artesanato alegando que tem poucas peças porque não teve crédito para poder comprar matéria-prima e produzir”.

Os artesãos entregaram ao governador um conjunto de propostas para dinamizar o Programa Estadual de Artesanato. O governador pediu licença para incluir o conjunto de propostas no seu programa de governo para os próximos quatro anos. “A partir de agora estas propostas farão parte do meu programa de governo”, disse o governador, arrancando aplausos das dezenas de artesãos presentes à reunião.

Vilma de Faria, cujas administrações à frente da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado se notabilizaram pelo apoio e estímulo ao artesanato, também falou aos artesãos, falando do trabalho realizado. Sua atuação, reconhecida pelo segmento, também mereceu elogios do governador e candidato à reeleição. Vilma disse que o esforço para o desenvolvimento do artesanato deve continuar. “Tem gente que ainda não conhece o artesanato da nossa terra. É preciso conhecer e amar”.

Lideranças dos artesãos, como Severino Marcelo Melo e João Carlos Adamy (Carlão), Arlete Silva e Márcia Oliveira destacaram a importância do encontro. Marcelo falou em nome dos artesãos destacando o apoio que a administração estadual tem dado ao artesanato potiguar. O encontro ganhou contornos de uma conversa informal quando Arlete e Márcia pediram a palavra. Arlete defende a concessão de crédito com juro e prazo de pagamento razoáveis. Márcia entregou ao governador as propostas dos artesãos.

Ao final do encontro, Iberê e Vilma ganharam presentes, dentre os quais exemplares do Galo Branco, produzido em São Gonçalo do Amarante e que é considerado o símbolo do artesanato potiguar.



EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...