7 de novembro de 2009

MORADORES DE EQUADOR PEDEM SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE FOSSAS ESTOURADAS

Em visita a querida cidade de Equador nesta última quinta-feira (05), comprovei pessoalmente a triste realidade dos moradores do bairro Dinarte Mariz, pois o poder público está fazendo pouco caso e até brincando com a saúde daquela população.

Acontece que além das ruas do bairro não dispor da rede de esgoto, as fossas estão cheias e a prefeitura se nega de esgotá-las. Usando covardemente a desculpa de que a prefeitura não tem obrigação de fazer esse tipo de serviço, e de que mesmo querendo não teria um local adequado para depositar os dejetos, a atual administração deixa os moradores do referido bairro ao deus dará.


Conforme fotos da matéria, os moradores são obrigados a conviverem com os esgotos a céu aberto, escorrendo fezes e servindo de criadouros para "tapurús", o que provoca uma fedentina insuportável e com certeza prejudica a saúde de toda população. “Eu fecho as portas de casa para poder fazer as refeições com minha família mas não adianta, é uma catinga grande demais, além de ter que lavar umas três vezes por dia os esgotos que correm ao lado da minha casa”. Disse uma moradora desesperada com o grave problema.


Andando um pouco mais pelas ruas do bairro, nos deparamos com várias outras pessoas que estão totalmente reféns da falta de administração pública em Equador. “A fossa da minha casa está estourada há vários meses, e toda vez que eu procuro a secretaria de obras, eles respondem que não é de obrigação deles resolver esse problema, e como eu não posso deixar minha família doente, então tive que encanar a fossa para a rua, mas eu não acho justo, pois isso prejudica os meus visinhos, só gostaria que a prefeitura resolvesse o problema”. Confessou um cidadão morador do bairro Dinarte Mariz.


É lamentável, mas é a pura realidade, e a atual administração pública de Equador tenta se esquivar das suas obrigações, pois se não tem saneamento básico no bairro, quem deveria fazer o serviço de limpeza das fossas residenciais era a prefeitura. Sugerimos que os moradores procurem os vereadores do município para que tomem as providências com urgência urgentíssima, pois a situação daquela comunidade é desesperadora. Uma denúncia ao ministério público seria muito viável!




POLÍCIA PRENDE AUTORES DE DUPLO HOMICÍDIO

Em uma ação conjunta as polícias de Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas e Campo Grande conseguiram prender Manoel Cícero e Nerivaldo Carvalho, acusados de executarem Chico de Zé do Leite e Halisson Henrique. Os suspeitos foram localizados no contorno da entrada da cidade de Campo Grande, onde se dirigiam para Janduís. A localização foi feita por uma viatura comandada pelo tenente Brilhante.

(Foto: Uma das vítimas, Chico de Zé do Leite)

Os dois homens foram recambiados para Mossoró na noite de ontem, onde foi lavrado o flagrante. Com eles, a polícia apreendeu duas espingarda calibre 12; um revólver 38; munições e uma moto de placa NNM-6508. Os mesmos confessaram a autoria do crime.

(Foto: Acusado 1, Merivaldo)

(Foto: Acusado 2, Manoel Cícero)

(Matéria abaixo: DUPLA É EXECUTADA QUANDO SE DIDIGIA À AUDIÊNCIA EM DELEGACIA NO INTERIOR)





POLÍCIA PRENDE UM DOS MAIORES TRAFICANTES DA REGIÃO SERIDÓ


Policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Militar de Caicó prenderam na tarde desta sexta-feira (06), Welington Santos da Silva, de 24 anos, o Welington Borracheiro. Ele foi preso na casa da sua tia, no bairro Santa Rosa, por força de um mandado de prisão. Welington é acusado de manter um disk droga em sua casa e segundo a polícia é considerado um dos maiores traficantes da região, responsável pelo abastecimento principalmente de Caicó.

Esta foi a segunda vez que a polícia foi prender Welington num intervalo de seis dias. No último sábado, a polícia já havia tentado detê-lo em sua casa na rua José Marques de Lima, no Bairro Soledade. Naquela ocasião, os PMs foram cumprir um mandado de busca e apreensão, mas ele conseguiu fugir se embrenhando no matagal por trás da residência. Contudo, a esposa dele, Anny Larisse Brito de Medeiros, de 23 anos, foi presa e os dois adolescentes que trabalham na borracharia apreendidos.

Nesta sexta, de posse de um mandado de prisão expedida pelo juiz Ricardo Arbex, que atua como auxiliar na Vara Criminal da comarca de Caicó, os policiais prenderam Wellington na casa de sua tia. Antes de ser preso hoje, no início dessa semana, ele apresentou-se acompanhado do advogado Francisco Medeiros e ficou em liberdade. O advogado também ingressou com um pedido de liberdade provisória junto a Vara Criminal, mas o juiz não concedeu. Welington Borracheiro foi encaminhado direto para a Penitenciária Estadual do Seridó, por determinação do juiz Ricardo Arbex.



EX-PREFEITO POTIGUAR É DENUNCIADO POR DESVIO E PODE SER PRESO

O ex-prefeito de Poço Branco Francisco Fernandes do Nascimento respondeU a uma ação penal proposta nesta sexta-feira (06), pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN). Ele é acusado de apropriação ou desvio de parte da verba repassada através de convênio com o antigo Ministério do Esporte e Turismo. A conduta caracteriza crime de responsabilidade, punido com até 12 anos de reclusão.

Em 1998, a prefeitura de Poço Branco recebeu o valor de R$ 130 mil através de convênio com o Ministério do Esporte e Turismo, firmado por meio do extinto Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto (Indesp). O objetivo era a construção de um ginásio poliesportivo no município. No entanto, duas fiscalizações realizadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) constataram que as obras foram realizadas em local diverso do previsto e ainda que apenas 86,70% do projeto havia sido executado.

Além disso, o então gestor Francisco Fernandes deixou de incluir na prestação de contas do convênio documentos considerados indispensáveis para a comprovação da correta aplicação dos recursos. Até mesmo as notas fiscais das despesas e a autorização para mudança do local da obra estão entre os documentos que não foram entregues.

Dessa forma, a prestação de contas apresentada foi rejeitada integralmente pelo Ministério do Esporte. O ex-prefeito foi condenado, através do relatório de Tomada de Contas Especial, a devolver o correspondente a R$ 572.417,96 (atualizados até março/2009) aos cofres públicos.



EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...