11 de outubro de 2009

BRASIL GANHA NO SUFOCO DA ALEMANHA E PASSA PARA A SEMIFINAL DO MUNDIAL SUB-20


O Brasil esteve longe de ser brilhante diante de uma Alemanha muito eficiente. Chegou a estar a cinco minutos da eliminação no Mundial Sub-20, mas com dois gols de Maicon, um no finalzinho do tempo normal e o outro no primeiro lance da prorrogação, conseguiu vencer por 2 a 1 e chegar às semifinais. O rival de terça-feira é a Costa Rica, que foi goleada pela garotada brasileira por 5 a 0 na estréia.

Foram duas horas de uma partida emocionante e com dois heróis brasileiros - o goleiro Rafael, competentíssimo nos momentos mais críticos do jogo, e o atacante Maicon, que saiu do banco de reservas para mudar o destino da seleção no torneio. O que seria uma eliminação precoce transformou-se numa vitória que deixou o Brasil com mais cara de campeão.

Se posse de bola significasse necessariamente vantagem no placar, o Brasil teria saído com goleada no primeiro tempo. A seleção esteve 64% do tempo com a bola nos 45 minutos iniciais, mas foi ineficiente na criação das jogadas. Já a Alemanha, sempre que tomava a bola, partia em contra-ataques perigosos, o que não a salvou da derrota por dois a um, sendo um gol salvador de Maicon para o Brasil aos 43 minutos do segundo tempo, e o da vitória marcado também por Maicon aos 43 segundos do início da prorrogação. Valeu Brasil!



POR FALTA DE APOIO DA PREFEITURA, CASA DE CULTURA JARDINENSE SOBREVIVE COM A BOA VONTADE DE VOLUNTÁRIOS


Visitando o blog da casa de Cultura Poeta Antonio Antídio de Azevedo de Jardim do Seridó, tido um sentimento misto de alegria e tristeza, que é facilmente explicável, pois a imagem de algumas senhoras Jardinenses voluntariamente fazendo a limpeza daquele bonito prédio nos encheu de alegria e orgulho de sermos Jardinense, mas ao mesmo tempo nos sentimos triste em saber que a Casa de Cultura foi totalmente abandonada pelo atual prefeito de Jardim do Seridó, Jocimar Dantas.

A Casa de Cultura de Jardim do Seridó, Poeta Antonio Antídio de Azevedo, foi implantada no município durante governo passado do então prefeito Edimar Medeiros Dantas, que doou o prédio da antiga delegacia de polícia para que o governo do RN reformasse e implantasse a casa de cultura através da Fundação José Augusto, tendo também que construir uma nova sede para acomodar a delegacia de polícia da cidade.

Todo o projeto tinha a parceria da prefeitura municipal, inclusive para o seu funcionamento a casa de cultura deveria contar com a parceria da prefeitura municipal, como é em todos outros municípios que tiveram o privilégio de ganhar um espaço tão importante para sua cultura como estes, mas isto só existiu em Jardim do Seridó até o atual prefeito assumir, quando o mesmo cortou todas as parcerias em favor da nossa casa de cultura.

Na gestão passada a prefeitura municipal disponibilizava servidores públicos municipais para trabalharem na casa de cultura, além de fornecer matérias de limpeza, água mineral, copos descartáveis, como também participava diretamente nas organizações dos eventos, patrocinando cursos, encontros e festas comemorativas, o que hoje faz parte de um passado alegre e de compromisso com a nossa historia cultural.

Além da casa de cultura popular, o atual prefeito deixou que a “Farmácia de Todos” também por falta de convênio com o governo do estado fechasse suas portas, o que mostra a falta de compromisso com a saúde e a cultura municipal por parte da administração mais desastrada já vista em todos os tempos na cidade de Jardim do Seridó.

Resta saber se a prefeitura também vai fechar o mercado público e a quadra de esportes do bairro bela vista que estão sendo reformado e construída respectivamente pelo governo do RN, e que, diga-se de passagem, foram conseguidos pela gestão do então prefeito Edimar Medeiros Dantas junto ao governo estadual, mas que por causa das burocracias só tiveram seus recursos liderados agora.

Do Blog: Parabéns ao administrador da casa de cultura, Junhão, e as voluntárias pelo gesto de amor a nossa cultura.


ARTESÃO JARDINENSE GANHA PRÊMIO CORNÉLIO CAMPINA DE CULTURA POPULAR DA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO


O mestre artesão Francisco de Azevedo, popularmente conhecido como “Neném de Chicó” que faz parte do núcleo de artesanato da Associação Comunitária Cultural dos Amigos da Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo foi contemplado com o Prêmio Cornélio Campina de Cultura Popular, realizado pela FJA – Fundação José Augusto.

O concurso tem como objeto a seleção e a premiação de projetos de grupos tradicionais da cultura popular do Estado do Rio Grande do Norte, em atividade há pelo menos 05 (cinco) anos e tem por objetivos Incentivar e valorizar a cultura popular de artistas potiguares e contribuir para o reconhecimento da importância da cultura popular no Rio Grande do Norte.

A aprovação desse prêmio é fruto da união e do trabalho dos artistas de Jardim do Seridó e em especial, aos membros da Associação Comunitária Cultural dos Amigos da Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo que lutam a favor do desenvolvimento, valorização e divulgação das práticas culturais do município.

O artesão Jardinense Neném de Chicò também é músico, e chegou a assumir a banda de música “Euterpe Jardinense” no posto de maestro. As inúmeras obras do grande artista já foram vendidas até para outros países, o que mostra a qualidade do seu trabalho de imagens esculpidas em madeira.

Além de Neném de Chicó também foi contemplado em Jardim do Seridó a Irmandade de São Sebastião e de Nossa Senhora do Rosário.


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...