24 de janeiro de 2023

VISITAS NO PEREIRÃO CONTINUAM SUSPENSAS POR CAUSA DO COVID-19

As visitas presenciais na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, seguem suspensas até a quinta-feira (26), quando a equipe de saúde prisional do município fará uma nova avaliação sobre a situação do Covid-19 na unidade.

 

O estabelecimento prisional registra nessa segunda-feira (23), 10 casos de presos doentes. Eles estão isolados e recebendo tratamento adequado.

 

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) recomendou o reforço nas medidas preventivas contra o Covid-19 nas dependências das unidades prisionais.

 

Do Blog: Isso mostra que o “fica em casa” nunca funcionou. Ou eles estão na rua? 

 

Com informações de: Jair Sampaio.

AÇUDE EM CIDADE SERIDOENSE VIRA PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO RN

Uma lei publicada no Diário Oficial reconhece o Açude Marechal Dutra, em Acari - o Açude Gargalheiras - como patrimônio cultural, histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte.

 

Conhecido como "Gargalheiras" desde o início da construção, na segunda metade dos anos 1950, o reservatório mais famoso da região Seridó tem capacidade para acumular 44 milhões de metros cúbicos de água. A parede fica numa das "gargantas" do Rio Acauã, o que deu origem ao seu apelido.

 

O projeto de lei que propôs a inclusão do reservatório na lista do patrimônio histórico foi do deputado estadual Coronel Azevedo (PL). O texto foi aprovado na Assembleia Legislativa no final do ano passado e sancionado pela governadora Fátima Bezerra (PT).

 

Apesar de as obras só terem começado em 1956, a primeira tentativa de erguer um reservatório para barrar as águas do Rio Acauã ocorreu no início do Século 20. O primeiro estudo técnico foi realizado em 1909 pelo engenheiro Ignácio Ayres de Souza. Na época, foi construída uma pequena barragem.

 

O açude foi inaugurado oficialmente no dia 27 de abril de 1959 e ainda hoje existe uma comunidade remanescente da época da construção, quando foi erguida uma vila para abrigar os trabalhadores.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...