29 de maio de 2014

36ª EDIÇÃO DO JUSTIÇA NA PRAÇA ACONTECE NESTA SEXTA (30) EM CIDADE DO SERIDÓ

untitledMais de cem audiências nas áreas de família, cível e criminal e 92 casais participando de cerimônia de união civil coletiva na Praça Janúncio Afonso, no centro da cidade. Estes são apenas alguns números de mais uma edição do programa “Justiça na Praça”, desta vez em sua 36ª edição.

Jucurutu, a 200 quilômetros de Natal, é a sede do evento. A cidade do Seridó vai receber dezenas de juízes, promotores, advogados e estudantes de direito para atendimento à população. A organização é do Núcleo de Programas Socioambientais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (NAPS).

O vice-presidente da Corte Estadual de Justiça, desembargador Saraiva Sobrinho, irá presidir a abertura do evento, às 8 horas desta sexta-feira (30), em praça pública próxima a Igreja Matriz de Jucurutu.

O juiz da comarca de Currais Novos, Marcus Vinicius Pereira Junior, estará presente nos trabalhos coordenando uma equipe com acadêmicos de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Plantão Jurídico estará a cargo do magistrado Jussier Barbalho Campos.

Anteriormente à realização desta edição, o NAPS ofereceu palestras sobre a importância da família e a respeito de cidadania para a população local. Cerca de 300 pessoas compareceram a cada uma delas, ministradas na tenda central do evento. Essas palestras fazem parte do programa "Conheça Seu Direito", com orientações transmitidas por Rossini Pimentel e Francineide Damasceno, membros da equipes do Núcleo.

Amanhã, técnicos do Ministério do Trabalho irão prestar serviços à população, assim como na área previdenciária por servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Quarenta entidades montaram estandes na área.

PREFEITURA REALIZA 1ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM EQUADOR

A Prefeitura de Equador, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realiza na manhã desse sábado, dia 31, a 1ª Feira da Agricultura Familiar, na praça de eventos. Na oportunidade, vários stands estarão disponíveis à população com venda de produtos orgânicos como verduras, legumes, hortaliças, frutas. Além de ovos, galinha caipira, carne bovina, suína, caprina e muito mais. As Secretaria de Saúde e Assistência Social também estarão presentes realizando várias ações na praça. Uma missa dedicada ao agricultor acontecerá no local.

DSC06823feira do agricultor

Segundo a prefeita Noeide Sabino e o seu vice, Joady Gomes, que é um dos maiores incentivadores do evento , a feira será um incentivo e fortalecimento da agricultura familiar no município“Queremos movimentar e fazer crescer a nossa agricultura familiar. Levar os nossos produtores rurais a vender diretamente aos consumidores”, ressalta a prefeita. Noeide lembra que a ideia é realizar a feira a cada 15 dias, o que trará uma renda a mais aos produtores da zona rural de Equador.

Veja a programação :

· 6h– Abertura com apresentação dos produtores rurais, compra e venda dos produtos;

· 8h– Missa;

· Ações da Secretaria de Saúde e Assistência Social na tenda;

(7h às 8h Glicemia capilar – em jejum);

· Forró do agricultor durante toda a feira

DATA: 31/05/2014

LOCAL: PRAÇA DE EVENTOS

ANIMAÇÃO: FORRÓ LÊ LÊ.

PREFEITURA DE CAICÓ PAGA SERVIDORES NESTA SEXTA-FEIRA, (30)

untitledA Prefeitura de Caicó estará pagando nesta sexta-feira (30) o salario de todos os servidores, referente ao mês de maio. De acordo com informações da secretaria de finanças, até o final da tarde todos os pagamentos estarão depositados nas contas bancárias. São mais de 3 milhões de reais injetados na economia da cidade com o pagamento dos servidores.

PREFEITA DE OURO BRANCO FERE O PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE E CONTINUA USANDO A COR VERMELHA EM SUAS AÇÕES

CAM00474A prefeita de Ouro Branco parece não está atenta aos princípios básicos da impessoalidade da administração pública. O uniforme distribuído recentemente pela administração, as crianças do município, faz o uso das cores alusivas ao seu partido político.


Os tons de vermelho detalhados na camisa e completamente na cor do short traz uma lembrança ao “mar vermelho”, que no período eleitoral deu o tom da campanha política.


A administração vem ferindo o princípio da impessoalidade desde o ano passado, quando na Semana Pedagógica dos professores colocou uma bolsa totalmente vermelha para ser usada pelos mesmos. O fardamento dos idosos, que frequentam os programas sociais, tem traços vermelhos e ainda todas as ornamentações de festas (mães, pais e outras) ou eventos da prefeitura, a cor vermelha predomina.

Do Blog: Distribuído pela prefeitura, porém, comprado com dinheiro público. Política se faz com dinheiro próprio!

“HENRIQUE ESTÁ EM MARTE? É MUITA CARA DE PAU DELE DESCONHECER CAOS NA SAÚDE DO RN”, DIZ ROBÉRIO PAULINO

A frase do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), afirmando que quer conhecer “os motivos que levam a essa situação vergonhosa num hospital tão importante como esse”, se referindo ao Hospital Regional de João Câmara, também mereceu a análise do pré-candidato a governador Robério Paulino.

78o87o87o78o76o7

Ele disse, em entrevista a 94 FM, que o deputado federal “só poderia estar vivendo no planeta Marte para desconhecer a realidade da saúde pública no Rio Grande do Norte”. Especialmente, a dura rotina nos hospitais públicos do estado, que carecem de recursos financeiros para solucionar em definitivo seus problemas crônicos.

O Henrique está em Marte? Porque nos gabinetes de Brasília ele não teve nenhuma preocupação real com os problemas da saúde do Rio Grande do Norte. Pior: ele foi parte dos três últimos governos do Estado, com indicação de cargos e controle de secretarias, sendo, portanto, tão responsável pelo caos do estado quanto os ex-governadores, especialmente na questão da saúde”, afirmou. “É muita cara de pau que ele venha, somente agora, querer conhecer essa realidade. O que mostra que ele está apenas de olho nas eleições”,disse Paulino.

Professor de economia do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, Robério afirmou que Henrique está existem quatro décadas como parlamentar, mas somente agora veio atentar para os problemas de saúde do Estado. “Por que ele não tentou resolver isso antes? Isso é discurso de eleição, promessa de eleição. Ele poderia ter resolvido isso antes, porque ele fez parte de todos esses governos e, como presidente da Câmara, ele tem autoridade para tentar reverter isso, e não, vir com esse tipo de preocupação às vésperas da eleição. O povo não acredita mais. É muita cara de pau”.

Para Robério, como deputado federal, sobretudo como presidente da Câmara, Henrique poderia, com emendas, tentar redirecionar o Orçamento Geral da União (OGU), papel do deputado. “Henrique é tão responsável quanto a Rosalba pela situação atual, mas o que nos estarrece é a situação de surpresa, de dizer que não sabia que os hospitais regionais estão sucateados e de ficar propondo”, pontuou ainda.

Fonte: O Jornal de Hoje.

PALCO DA PREFEITURA SERÁ USADO PARA FESTA PARTICULAR EM JARDIM DO SERIDÓ

Outra vez um bem público será usado em benefício de particular em Jardim do Seridó, desta vez, o palco da prefeitura será usado para uma festa do ex-vice-prefeito, Anchieta Moura.

SAM_8073

Não se sabe quem vai pagar os montadores do palco, mas o certo é que o palco é o da prefeitura.

Como se não bastasse o absurdo, o palco está sendo montado desde ontem, quarta-feira, (28), interrompendo uma das principais avenidas da cidade, mas só será usado no sábado, (31), portanto, poderia muito bem ter sido montado somente na sexta e sábado.

Do Blog: Engraçado, em outras cidades, grandes palcos são montados em apenas um dia, aqui vai demorar quase uma semana, atrapalhando o trânsito e o já falido comércio local.

CHUVAS SÃO REGISTRADAS NO SERIDÓ NESTA MADRUGADA DE QUINTA-FEIRA, (29)

DSCN2834 copy_thumb[1]Um final de noite de quarta-feira, (28) e início de madrugada de quinta-feira, (29), de chuva em quase to o Seridó Potiguar.

Segundo informações, as chuvas caíram em várias cidades. Em Jardim do Seridó a chuva caiu por quase toda a madrugada.

De intensidade moderada, as chuvas na região oscilaram entre 10 e 50 milímetros.

Foto: Arquivo do blog.

CURIOSIDADES! 10 ANIMAIS QUE DE TÃO GRANDES NEM PARECEM DE VERDADE

a7e9f590-e68a-11e3-a168-c38e5ccc824b_3

Na China há essa espécie de salamandra que, além de ser a maior do mundo, também é bem nojenta e assustadora. Ela tem 1,80m e é quase cega.

a7c815b0-e68a-11e3-99b6-bba505d608c5_1

Mude qualquer concepção sobre caracóis. Na África existe essa espécie, encontrada no leste do continente, que pode chegar a medir até 30 centímetros - para efeito de comparação, os caracóis de jardins, comuns no Brasil, não chegam a ter mais do que um centímetro.

a7c9c360-e68a-11e3-8108-ff5a8bff9c4b_2

Se você já ouviu a música infantil, então conhece o sapo-cururu. Mas ele não é nada fofinho na vida real. Além de ser extremamente tóxico, essa espécie encontrada na Austrália tem quase um metro e é considerado um perigo para a fauna local.

a7cb22f0-e68a-11e3-aae6-fbc7c1196a75_4

Acostumado a ver grilos comendo apenas plantinhas pequenas? Esqueça! Essa espécie que nasce apenas em uma pequena ilha da Nova Zelândia é grande o suficiente para devotar uma cenoura inteira rapidamente.

a82acf20-e68a-11e3-8108-ff5a8bff9c4b_5

Parece um dinossauro, mas é "só" um crocodilo encontrado nos EUA que mede nada menos do que 6,40m. Isso mesmo, um crocodilo maior que muito carro por aí - e o detalhe é que ele foi caçado por um homem apenas.

a82f14e0-e68a-11e3-b4c7-f789d816e8e9_6

Olhe bem para essa foto e perceba: não são dois cachorros. Do lado esquerdo está um coelho da raça Flamish, que incrivelmente come três quilos de vegetais por dia. A espécie é comum na Patagônia, Argentina.

a82ccaf0-e68a-11e3-adaa-81d8c87ae309_7

Está pensando que é um cão dormindo? Errado! Esse foi um rato encontrado e morto em uma loja de tênis no Bronx, nos Estados Unidos. Com mais de um metro de comprimento, está entre os maiores já vistos.

a8968940-e68a-11e3-a168-c38e5ccc824b_8

Esse é George ao lado de seu dono. Nem precisávamos dizer que ele pesa 111 quilos para que seu tamanho ficasse claro. O cão está no livro dos recordes como o maior de sua espécie e consome nada menos do que 50 quilos de ração canina por mês.

a8d789e0-e68a-11e3-adaa-81d8c87ae309_9

Essa espécie de sapo encontrada em Camarões é realmente enorme: tem mais de um metro de comprimento e tem uma dieta bem balanceada, com pássaros e cobras inclusos no cardápio.

a8ba16d0-e68a-11e3-99b6-bba505d608c5_10

Uma tonelada. Não, você não viu errado. Esse porco encontrado nos Estados Unidos é claramente o maior do mundo e, bem, muitas pessoas só olham para ele como bacon para uma vida inteira. Agora, a surpresa. Aquele menino ali na foto, que caçou o animal, tem 11 anos. Isso mesmo.

EXPLOSÃO EM POSTO DE COMBUSTÍVEIS NO RECIFE DESTRÓI 13 VEÍCULOS

Uma explosão em um posto de combustíveis, na noite desta quarta-feira (28), no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, deixou cinco carros, três motos e um caminhão-tanque carbonizados. Outros quatro automóveis, além de duas bombas para abastecimento e o teto do estabelecimento, foram danificados pelo fogo, segundo o Corpo de Bombeiros. A suspeita é que as chamas tenham se alastrado após um vazamento no caminhão-tanque. Testemunhas contaram que a explosão ocorreu depois que um piloto deu partida em uma moto e uma faísca teria provocado a combustão. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Carro e caminhão ficaram carbonizados; bombeiros trabalham no local (Foto: Luna Markman / G1)

A explosão ocorreu por volta das 21h e o incêndio só foi controlado cerca de uma hora e meia depois. “Fomos acionados e chegamos em três minutos. Esvaziamos uma área de 300 metros no entorno do posto. Entramos para ver se havia vítimas, o que não foi confirmado. Depois começou o combate às chamas. A loja de conveniência e os caixas eletrônicos foram preservados", contou o capitão Carlos Tibúrcio, que participou da operação.

Veículos ficaram carbonizados (Foto: Luna Markman / G1)

Ele acrescentou que, apesar do fogo ter sido controlado, há risco de novas explosões. Por isso, a área do posto ficará interditada. “Já acionamos o IC [ Instituto de Criminalística] para fazer a perícia que vai apontar a causa do acidente. Estamos tentando localizar o motorista do caminhão-tanque. Soubemos da versão sobre o vazamento de gasolina seguido da explosão”, explicou o capitão. Vinte e cinco bombeiros e 12 policiais militares participaram da operação. A equipe utilizou 35 mil litros de água e pó químico para controlar o fogo.

Área foi isolada após a explosão (Foto: Divulgação / Polícia Militar)


O consultor de vendas Walace Batista contou que estava abastecendo o veículo e viu gasolina vazar de um caminhão-tanque. Segundo ele, a explosão ocorreu no momento em que um piloto deu partida em uma moto. “A faísca deve ter provocado o incêndio. Tinha muito fogo. Tentei me esconder no banheiro e depois na loja de conveniência”. O técnico em instrumentos musicais Enock Silva disse que calibrava os pneus do automóvel quando escutou o barulho e o calor da explosão. “Saí correndo, meu carro ficou no local”.

Acidente ocorreu por volta das 9h (Foto: Luna Markman / G1)

Durante a operação do Corpo de Bombeiros e da PM, moradores tiveram que sair de casa e ruas foram isoladas. A pensionista Maria Ferreira Costa teve que sair de casa às pressas, junto com o marido e a filha, a pedido do Corpo de Bombeiros. "Eu estava dormindo quando escutei as explosões. Achei que eram fogos. Vi o fogo, muito alto. Senti a quentura aqui. Os bombeiros pediram para a gente deixar a casa. Fiquei desesperada com medo de perder tudo. Fiquei meia hora do lado de fora. Ainda bem que não aconteceu nada com a gente", disse.

A camareira Lígia Maria Mesquita mora no prédio ao lado do posto com irmã e três crianças. “A gente ouviu o estrondo e um clarão. Saímos correndo, deixei a TV ligada, a porta aberta. Não peguei nada. Só o celular e a chave. O sentimento é de alívio de ter pego os meus filhos", relatou.

Bombas para abastecimento foram danificadas (Foto: Luna Markman / G1)

O administrador Alberto Vasconcelos mora próximo ao posto e conta que viveu momentos de pânico. "Eu estava jantando quando ouvi os estrondos. Achei que eram tiros porque têm caixas eletrônicos no posto. Depois vi o fogo subindo, alto, no céu. Os bombeiros chegaram rápido, menos de dez minutos. Só aí que fiquei mais tranquilo. A gente mora em cima de uma bomba de pólvora. Só agora percebi”, comentou.

A PM informou que policiais do 13º Batalhão vão ficar de plantão na região para garantir que ninguém ultrapasse o bloqueio no entorno do posto e garantir que os caixas eletrônicos não sejam alvo de criminosos.

Fotos: G1- Divulgação / Polícia Militar.

MAIS UM HOMICÍDIO É REGISTRADO EM CAICÓ

Três homicídios contra pessoas que cumprem pena por crime foram registrados esta semana na cidade de Caicó, aonde a violência vem aumentando assustadoramente.

28-05-14-albergado1

O primeiro foi no domingo, quando foi morta a pessoa apelidada de “Caquinho”, depois, na madrugada de ontem, quarta-feira, (28) foi a vez de “Frajola”, assassinado dentro de casa, e agora outra vítima.

O terceiro assassinato aconteceu por volta das 15 horas desta quarta-feira, (28) no Bairro Boa Passagem, quando o apenado identificado como, Genival Inácio da Silva, conhecido por "bibi", (foto).

Segundo informações, a vítima estava deitada numa rede em uma casa que fica próxima a praça do bairro Boa Passagem, quando um elemento chegou em uma moto e da porta da casa efetuou 5 disparos contra a vítima que teve morte no local.

Foto do corpo: Jair Sampaio.

NO TAM, GOVERNADORA PRESTIGIA APRESENTAÇÃO DO MARIACHI REAL DE AMÉRICA E DE HARPISTA MEXICANA

Um dos mais tradicionais grupos do México, o Mariachi Real de América, fez uma apresentação na noite desta quarta-feira (28), no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. O evento que faz parte de uma programação cultural promovida pelo México para a Copa do Mundo, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura, foi prestigiado pela Governadora Rosalba Ciarlini, por Isaura Rosado, titular da pasta da cultura, e por Betania Ramalho, secretária de Educação do Estado.

28 05 2014 fot Vivian Galvão (2)28 05 2014 fot Vivian Galvão (4)28 05 2014 fot Vivian Galvão (5)

O show teve casa cheia e foi saudado por potiguares e pela comunidade mexicana residente em Natal. Ao longo de 1h30, o grupo formado por 12 integrantes tocou algumas da principais canções do país e deu aos norte-rio-grandenses uma prévia da festa que os cerca de 30 mil mexicanos estão preparando para os jogos da seleção na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O México estreia no Mundial contra Camarões no dia 13 de junho, em Natal, na Arena das Dunas.

28 05 2014 fot Vivian Galvão (7)28 05 2014 fot Vivian Galvão (12)28 05 2014 fot Vivian Galvão (13)

O grupo Real de América continua em turnê pelo RN e se apresentará nesta quinta-feira (29) em Assu, no Cine Teatro Pedro Amorim, às 20h, e no dia 30 de maio no Teatro Municipal de Santa Cruz, no mesmo horário.

ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...