14 de abril de 2009

POLÍCIA MILITAR, PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO UNIDOS PARA AJUDAR FAMÍLIAS DESABRIGADAS EM PATOS/PB

(O Comandante do 3º BPM, em companhia do Prefeito de Patos e demais autoridades, se reuiniram enquanto aguardavam a chegada do Governador do Estado para traçar metas de trabalho em favor dos atingidos pela chuva.)

(Sangria do Açude do Jatobá)

(Polícia Militar trabalha para ajudar famílias desabrigadas em Patos)

(O Governador do Estado da Paraíba chegou à cidade de Patos na manhã de hoje (14), e realizou visitas às áreas atingidas na cidade)

(Alguns trechos da cidade foram interditados por questões de segurança)

As chuvas que tiveram início por volta das 17h00min de ontem (13/04), se estenderam até a madrugada de hoje e totalizou 284,6 mm; a imagem em vários bairros da cidade era de famílias desabrigadas, casas inundadas e destruídas, ruas alagadas, móveis estragados e pessoas correndo para tentar salvar os objetos que ainda possuíam.

O comandante do 3º BPM reuniu um grupo de mais de 60 policiais militares que estão trabalhando desde a madrugada, e em parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu e outros órgãos, estão resgatando e ajudando as famílias que foram prejudicadas com a chuva.

Os desabrigados e aqueles que moram em áreas consideradas de risco estão sendo orientados a deixarem suas casas e seguirem para locais seguros. Igrejas, associações de bairros e outras instituições abriram as portas para abrigarem temporariamente as famílias desalojadas, secretários do município também estão trabalhando na tentativa de amenizar os danos deixados na cidade.
Fonte: Blog do 3º BPM

CHUVAS ALAGAM CASAS EM CATINGUEIRA E PROVOCAM PREJUÍZOS




As chuvas que caíram na noite desta segunda-feira e madrugada de terça, (13/14) em Catingueira, alagaram casas, ruas, desalojaram famílias e comprometeram a estrutura de algumas residências. No conjunto habitacional (o mais afetado) situado a oeste da cidade, famílias foram obrigadas a saírem de suas residências, deixando para traz seus pertences e tentando ajudar uns aos outros em um ato de solidariedade.

A chuva iniciou-se na cidade por volta de 16h00min, às 20h00min de ontem, as chuvas continuaram fortes, mais só por volta das 23h30min que a situação piorou, os moradores do conjunto perceberam que a água estava subindo rápido demais, e pegados de surpresa, não puderam fazer mais nada.

Em alguns pontos da cidade, a ventania foi tão forte que chegou a derrubar árvores e formar buracos, como mostra a foto. Só pela manhã que foi possível ter uma idéia de como ficou as ruas.

Prejuízos

Moradores do conjunto, além se bens materiais perderam alimentos que estavam estocados e a coragem de permanecerem nas casas, pois a qualquer momento podem passar pela mesma situação, haja vista que a previsão é de muita chuva para os próximos dias.

A chuva que atingiu Catingueira provocou uma série de estragos em ruas e casas. Até às 03h00min da madrugada desta quarta, a casa do senhor Edinaldo, conhecido na cidade por “sorriso”, que possui sua casa como uma das casas mais próximas ao “rio da ingazeira”, estava tomada pela água (foto). Para não perder o pouco que tem, ele foi obrigado a deixar a casa de dois cômodos com a esposa e filhos, para casas de amigos e familiares e acomodar seus pertences em lugares mais autos.

Já a senhora Maria de Chico Alves, perdeu moveis, colchões e eletrodomésticos, segundo a mesma, ela disse que estava dormindo, e escutou o barulho das pessoas, quando acordou e abriu a porta para ver o que estava acontecendo, a água entrou de uma vez alagando sua casa. “Eu não tenho o que fazer. Moro na minha casa, com minha família, e agora veio a chuva quase tudo”, lamenta a dona-de-casa.

Segundo informações, os prejuízos não chegaram apenas na zona urbana, mais também na zona rural, aonde chegou até a “estourar” o açude de Chico de Félix (localizado no sítio pau de leite). Também teve prejuízo o senhor João Félix, (sítio pereiros), o qual teve a parede de sua barragem levada com as forças das chuvas.


Fonte e fotos: catingueiraonline





DEFESA CIVIL ESTADUAL DIZ QUE CHUVA EM PATOS PODE SER CONSIDERADA “UM PEQUENO DILÚVIO”


O Governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual, está em Patos fazendo um levantamento do número de desabrigados e tomando as providências necessárias para assegurar o bem estar das pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas que vêm caindo na região.

Segundo informações do Coronel Sinval, da Defesa Civil, a chuva de 284 mm pode ser considerada como um pequeno dilúvio e não há registro histórico de uma chuva tão intensa em Patos. “Em seis horas choveu um terço do que normalmente chove o ano inteiro”, disse o coronel.

Neste momento os responsáveis pela defesa civil estadual, o secretário de Infra-estrutura, Francisco Sarmento, e o governador José Maranhão estão em Patos para avaliar a situação das pessoas que estão desabrigadas por conta desse alto índice pluviométrico.

Diante da situação, além do levantamento do número de atingidos pela chuva, serão dadas as devidas assistências com relação a deslocamento, alimentação, abrigo e mais o que se fizer necessário, como medidas emergenciais, para amenizar o sofrimento da população.

Desde a madrugada de hoje, o governador José Maranhão enviou equipes da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para atender aos desabrigados. O Governo mobilizou, também, equipes do Samu.

Fonte e Foto: Patos online.






PREFEITO DE PARELHAS REIVINDICA DOAÇÃO DO PRÉDIO DO HEMOCENTRO


Em breve as instalações do Hospital parelhense Doutor José Augusto Dantas poderão ser ampliadas. Com o objetivo de reivindicar a doação do Prédio abandonado do Hemocentro da cidade, o Prefeito Municipal, Francisco Medeiros, e o Secretário Municipal de Saúde, Heráclito Mazilly, reuniram-se em Natal, com o Secretário Estadual de Saúde, George Antunes de Oliveira.

“O Secretário mostrou-se favorável às reivindicações e ficou de encaminhar um parecer para a Governadora do Estado”, disse o Prefeito. Segundo Francisco, o prédio abandonado servirá de anexo para o Hospital da cidade. “Estamos lutando há muito tempo para que isso se torne realidade. Esperamos que dessa vez dê tudo certo”, ressaltou.

De acordo com documentos existentes na Secretaria Municipal de Saúde, o Prédio construído para servir de Hemocentro em Parelhas foi fundado em 1999 com recursos federais, porém nunca chegou a funcionar. O imóvel, que atualmente está deteriorado e cheio de lixo, localiza-se na mesma rua do Hospital, no Centro da Cidade.


Fonte: Assessoria de Imprensa






FALTAM RECEITAS AZUIS E REMÉDIOS NOS PSFs DE JARDIM DO SERIDÓ

Como se não bastasse toda a guerra criada pelo prefeito de Jardim do Seridó com o hospital da cidade, onde o mesmo só repassou a ajuda por força de uma liminar concedida pela justiça, agora os Jardinenses são obrigados a agüentar o descaso do executivo com os PSFs existentes na cidade.

Além da falta de estrutura física do PSF 1 que funciona no porão de um prédio, onde na entrada não cabe uma pessoa com mais de 1,70 mt de altura, apesar do bom atendimento das profissionais que ali trabalham, não existe receita azul para prescrição de remédios controlados, como também remédios para pacientes hipertensos.

Nesta manhã de terça-feira (14), comprovamos todo esse descaso com a saúde pública da cidade, onde um paciente hipertenso, é pesado, medido, e depois atendido pela enfermeira que prescreve a receita, e depois ao entregar a receita para receber o remédio, recebe a seguinte orientação: “Pronto, agora você leva a receita pra casa que aqui não tem o captropil de 25 ml, quando chegar agente avisa”, passando o paciente pelo constrangimento de só ser avisado depois de todos esses procedimentos, enquanto simplesmente deviria ser avisado da falta do medicamento, para que o mesmo providencie a compra em uma farmácia.

É lamentável, pois todos sabem que um paciente hipertenso não pode depender que a secretaria de saúde tenha a competência de não deixar faltar esses tipos de medicamentos, e nem tão pouco as receitas azuis. Será que deveremos esperar que o executivo ache uma maneira alternativa de resolver esses problemas, como por exemplo, baixando uma portaria proibindo as pessoas de adoecerem, ou até mesmo obrigando-as a ficarem boas ouvirem um curandeiro através de uma rádio?

Isso é apenas um pequeno fato corriqueiro que acontece na saúde doente de Jardim do Seridó, além do PSF 4 que só tem médico três dias por semana de segunda a quarta-feira, PSF 3 que até ontem não tinha médico, e por ai vai, o desmantelo pra o povo pobre de Jardim do Seridó, que necessitam de atendimento que é de obrigação do poder executivo, já que o dinheiro é repassado pelo governo federal para os devidos fins.

Por todo o exposto, desafio em público qualquer autoridade competente, ou até mesmo um babão oficial do poder executivo para desmentir estes fatos denunciados por nós em nosso blog, e até mesmo conclamo a imprensa séria de nossa região para tentar chamar a atenção das autoridades competentes para o descaso do prefeito municipal com a saúde de nossa querida Jardim do Seridó.


SENADORES (A) DO RN SÃO OS QUE MENOS APRESENTAM PROPOSTAS RELEVANTES

Um estudo feito pela Transparência Brasil, ONG dedicada ao combate à corrupção, mostra que 38% da produção legislativa do Senado desde 2003, cerca de 22 mil propostas, se referem a matérias com pouco ou nenhum impacto. Entre elas, mais de 90% das propostas de baixo impacto foram aprovadas pelos parlamentares.

Entende-se por matérias de baixo ou nenhum impacto as que não apresentam grande relevância para a população. Já na Câmara dos Deputados, o porcentual de propostas com pouco ou nenhum impacto é de 7%.

Os menos atuantes no quesito “matérias com impacto” são as bancadas do Senado do Rio Grande do Norte com 17 propostas, Paraíba (20), Minas Gerais (23), Alagoas (24) e Pernambuco (25). No item “matérias com pouco ou nenhum impacto”, os senadores mais ativos são os do Amazonas com 900 proposições, Rio Grande do Sul (137) e São Paulo (103). O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) distorce o ranking. Sozinho, o tucano é responsável por 867 propostas desse tipo.

Entre outras constatações do estudo, foi concluído que apenas 10% das proposições do Senado se referiam a temas de impacto, como Regulação Política, Tributos, Corrupção e Controle, Educação, Saúde etc. Os senadores do Rio Grande do Sul são os mais ativos no que diz respeito a proposições legislativas com impacto, com 372 propostas, seguidos das bancadas do Paraná (162) e Rondônia (161).

O estudo foi realizado com base numa classificação das matérias legislativas em dezenas de categorias divididas em duas partes: com impacto e com pouco ou nenhum impacto. A última divisão incluiu assuntos como homenagens, datas comemorativas, sessões solenes etc.


Fonte: IG