5 de setembro de 2020

VISITAS DE FAMILIARES SÃO RETOMADAS EM CINCO UNIDADES PRISIONAIS DO RN

Cinco unidade prisionais do Rio Grande do Norte retomaram as visitas presenciais aos internos nesta semana, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP). A portaria autorizando as visitas foi publicada no dia 27 de agosto no Diário Oficial do Estado (DOE). As idas de familiares aos presídios estavam suspensas desde o dia 13 de março em razão da pandemia do novo coronavírus.

  

 

 



As visitas aconteceram no Centro de Detenção Provisória Feminino de Parnamirim; nas alas masculina e feminina do Complexo Penal João Chaves; na Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento e, nesta sexta-feira (4), na Cadeia Pública Nominando Gomes da Silva, em Nova Cruz.

 

 

Para que as visitas fossem permitidas, as unidades prisionais tiveram que seguir uma série de protocolos elaboradas pelo Comitê de Crise do Covid-19 da Seap. Durante as visitas, não é permitido o contato físico entre familiares e internos, e está liberado apenas um visitante adulto por preso. O encontro tem tempo máximo de 30 minutos.

 

 

Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, o local destinado ao recebimento das visitas respeita a proporção de duas pessoas para cada cinco metros quadrados e não é permitido visitante com idade superior a 60 anos, menores de idade, do grupo de risco, gestante, e que apresente qualquer sintoma relacionado ao Covid-19. Todo espaço é higienizado antes e depois dos procedimentos.

PASTOR DIZ QUE 'PRAGA NÃO ENTRA NA IGREJA', E FIÉIS IGNORAM COVID

Imagens de um culto evangélico realizado em Praia Grande, no litoral de São Paulo, foram divulgadas nas redes sociais e causaram revolta em moradores da cidade. Os fieis aparecem sem máscara, se abraçando e de mãos dadas em alguns dos registros. O pastor responsável pelo local afirma que isso aconteceu em um momento específico da oração, e que toma todos os cuidados necessários à prevenção da Covid-19. 

 

 

 



O culto foi realizado na última quinta-feira (3) em uma casa de oração localizada no bairro Jardim Anhanguera. Após o encontro religioso, pastores postaram vídeos e fotos nas redes sociais, que alcançaram moradores da cidade, mesmo aqueles que não frequentam o espaço. 

 

 

Segundo o responsável pelo local, o pastor Salvador, o espaço religioso está respeitando as regras estabelecidas pelo município. De acordo com ele, são apenas em momentos específicos do culto que as pessoas tiram as máscaras e têm contato físico. 

 

 

"Aqui é um lugar de cura e milagre, então, na hora que as pessoas são arrebatadas, tiramos a proteção respiratória, para que não venham a se sufocar. Eu gosto de fazer as coisas dentro da lei, inclusive, aqui já teve acompanhamento da prefeitura e estou tomando todas as precauções", diz. 

 

 Fonte: G1/SP.

ANDREIA DA LOTÉRICA CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA A VICE-PREFEITA DE SÃO FERNANDO

A jovem Andreia Alves (MDB) será pré-candidata a vice-prefeita em São Fernando. Ela irá compor a chapa majoritária ao lado de Reginaldo Araújo (PP), que disponibilizou seu nome como pré-candidato a prefeito.



“Hoje disponibilizei meu nome como pré-candidata a vice-prefeita, por que sei que tenho capacidade para estar lá ao lado de Reginaldo, que há anos vem mostrando trabalho ao povo de São Fernando. Percebo que essa luta será vitoriosa”, afirmou Andreia. 

 

 

Formada em pedagogia, Andreia destacou que enxerga na educação uma ponte para o desenvolvimento de São Fernando, destacando que o município precisa dar mais assistência aos professores. Ela também falou sobre a sua relação com a zona rural. “Tenho desejo de contribuir com o homem do campo, pois sei as dificuldades enfrentadas no dia a dia”, completou.

 



Reginaldo Araújo destacou a competência de Andreia Alves e sua vontade de trabalhar pelo bem do município. “Pensamos na São Fernando do futuro. E ao lado de Andreia colocamos nosso nome à disposição na condição de pré-candidatos”, assegurou.  



“Quero um futuro diferente para minha cidade, onde o povo seja a referência de trabalho e não o poder. Como vem sendo nos últimos tempos”, finalizou Andreia Alves.



 

 



LICITAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA QUEIJEIRAS SERIDOENSES ESTÁ ABERTA ATÉ SEXTA-FEIRA (11)

A compra de todos esses utilitários faz parte do Edital de Leite e Derivados do Governo do RN - que visa fomentar essa cadeia produtiva das queijeiras no Seridó - e está sendo promovida a partir do Aplicativo Solução Online de Licitação (Sol do RN), na modalidade Shopping, na qual a proposta vencedora é a de menor preço.

 

 

Os recursos são na ordem de R$ 1,4 milhão e foram garantidos a partir do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão e da Secretaria de Agricultura e Pesca (Sape RN).

 

 

As empresas interessadas em participar do processo devem se cadastrar e enviar as propostas pela plataforma Sol do RN, até às 23h59 da sexta-feira (11). O aplicativo está disponível na Google Play, podendo ser baixado no desktop, a partir de qualquer navegador.

 

 

Saiba como cadastrar sua empresa no Sol aqui: https://bit.ly/3gThLMY

EXPLOSÃO DEIXA MORTOS E DEZENAS DE FERIDOS EM MESQUITA EM BANGLADESH

A explosão de um gasoduto em uma mesquita em Bangladesh matou 13 pessoas e feriu outras 30, informaram autoridades neste sábado (5).

 

 


 

A explosão, que os bombeiros suspeitam ter sido causada por um vazamento, ocorreu na noite de sexta-feira (4) no distrito de Narayanganj, nos arredores da capital Dhaka. 

 

 

Dezenas de pessoas foram levados às pressas para o hospital estatal especializado em queimaduras e cirurgia plástica de Dhaka, a maioria com queimaduras graves. 

 

 

Treze pessoas, incluindo uma criança, morreram após sofrerem queimaduras, disse Samanta Lal Sen, coordenadora da unidade de queimados. O número de mortos pode aumentar, já que muitos dos feridos estão em condições críticas. 

 

 

"Suspeitamos principalmente que o gás vazou do gasoduto e se acumulou dentro da mesquita. A explosão pode ter ocorrido após o acionamento do ar-condicionado", disse Abdullah Al Arefin, um oficial do serviço de bombeiros. 

 

 

Todos os seis aparelhos de ar-condicionado da mesquita explodiram durante o incidente, acrescentou.

 

PROJETOS DE UBALDO ATENDEM POPULAÇÃO COM FOCO EM SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL

O deputado Ubaldo Fernandes (PL) protocolou, na Assembleia Legislativa, dois Projetos de Lei. O PL 235/2020, institui, no âmbito do Rio Grande do Norte, o “Programa de Humanização e Acolhimento aos Familiares das Vítimas da Covid-19”; e o PL 234/2020, que determina o acesso de pessoas idosas ou com deficiência visual, em braile ou letras ampliadas, às contas de água, energia elétrica, telefonia, internet e outros serviços.

 



“Essa proposição pretende se somar às políticas públicas de apoio e acolhimento aos familiares daqueles que perderam a vida em decorrência da Covid-19”, justificou Ubaldo. Na proposição ele explica que o “Programa de Humanização e Acolhimento aos Familiares das vítimas da Covid-19”, tem a intenção de acolher familiares das vítimas da doença, garantindo apoio e assistência psicológica para lidar com o luto.

 

 


Já sobre o projeto que beneficia pessoas com deficiência visual ou as que já estão na terceira idade, o serviço, tanto em braile como em letras maiores, deverá ser requerido pelo consumidor à empresa fornecedora, sem nenhum custo adicional. “Em se tratando de órgão pertencente ao Poder Público, o descumprimento à lei sujeitará os seus dirigentes à instauração de processo administrativo disciplinar”, acrescentou Ubaldo.   

 



“No Rio Grande do Norte as camadas da população representadas pelas pessoas idosas e com deficiência exigem maior atenção do Poder Público, a quem cabe agir para garantir qualidade de vida, equidade social e respeito às diferenças”, reforçou o parlamentar. Segundo Ubaldo Fernandes, com base na legislação o Poder Público terá mecanismos para promover a acessibilidade e independência dessa parcela da população.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...