16 de julho de 2013

VIGILÂNCIA SANITÁRIA VAI IMPLANTAR “TRIAGEM SANITÁRIA EDUCATIVA” DURANTE A FESTA DE SANT’ANA DE CAICÓ

Trata-se de uma ação de vigilância sanitária para ser executada em eventos em massa, com o objetivo de vistoriar os alimentos trazidos pelos ambulantes para serem comercializados durante o evento. O projeto será executado durante os festejos de Sant’Ana, no Complexo Turístico em Caicó. Esta etapa é o ponto de partida para a Barreira Sanitária a ser implantada nos próximos eventos em massa.

Produtos da Triagem Sanitária 

A Barreira Sanitária é uma estratégia já utilizada no Galo da Madrugada, em Recife (PE), considerado um evento em massa de grande representatividade. Na Barreira ficam estabelecidos os alimentos permitidos a serem comercializados na área pré-definida do evento. Bem como, os alimentos proibidos e as respectivas condutas sanitárias legais que deverão ser adotadas nos casos em que os comerciantes tentem adentrar no evento portando os alimentos não permitidos.

No caso da Festa de Santana a Triagem Sanitária Educativa acontecerá na porta de entrada da Ilha de Santana pelos fiscais da vigilância sanitária estadual e municipal, em conjunto com polícia militar e corpo dos bombeiros. Para isso, todos os ambulantes deverão entrar exclusivamente por esta porta. Acontecerá durante o período da festa de Sant’ana na ilha a partir das 14hs. Todos os alimentos serão vistoriados pelos fiscais e será dada atenção especial aos 8 alimentos predefinidos. Caso sejam identificados produtos com prazo de validade vencido ou demais situações críticas os fiscais procederão a inutilização destes alimentos.

POLÍCIA MILITAR FAZ VARREDURA EM CAIXAS ELETRÔNICOS DO BB PARA AVERIGUAR SE AINDA EXISTIAM EXPLOSIVOS

Sob o comando do Ten. Peterson, uma equipe da Polícia Militar DO 6º BPM/Caicó fez uma grande varredura na agência do banco do Brasil de Jardim do Seridó que foi assaltado e teve seus caixas eletrônicos explodidos na madrugada do último sábado (13).

SAM_3040 copy

A operação aconteceu no final desta tarde de terça-feira, (16) e contou com um grande aparato policial, além de ambulância com atendentes e profissionais do próprio banco, mas a suspeita de ter ficado alguma banana de dinamite sem ser detonada ficou totalmente afastada.

Segundo o comandante da operação, Ten. Peterson, apenas resquícios de dinamite foram encontrados, mas nada que viesse à oferecer qualquer risco as vidas dos profissionais que estão trabalhando no local desde a ocorrência.

VIVALDO COSTA E RAFAEL MOTTA DEFINEM AGENDA DE VISITAS EM CIDADES DO SERIDÓ

vivaldo-rafael2Nesta quarta (17) e quinta (18) o deputado Vivaldo Costa (PR) estará percorrendo algumas cidades do Seridó acompanhado do vereador natalense Rafael Motta (PP), que é filho do presidente da Assembleia Ricardo Motta (PMN). Na pauta das visitas além de contato com diversas lideranças políticas ligadas ao Papa Jerimum, terão alguns encontros com membros do Partido Progressista, que no RN é presidido por Rafael, e ainda entrevistas em diversas rádios da região.

A agenda começa por São José do Seridó. Em seguida a caravana segue para Cruzeta, onde visitam a Associação Josefa de Medeiros Lira. Depois o caminho é a terra do Monte do Galo, Carnaúba dos Dantas. A tarde a caravana pega estrada rumo Parelhas.

A noite o bate-papo será na granja do vereador aniversariante Iron Júnior (PSD), de Jardim do Seridó, com Dr. Edimar e Amazan, vereadores e várias lideranças.

TUDO PRONTO PARA A 12ª CAVALGADA DE SANT’ANA NESTE DOMINGO EM CAICÓ

Cavalgada de Sant'Ana 2013Em sua 12ª edição, a Cavalgada de Sant’Ana será realizada no próximo domingo (21) pelas ruas de Caicó. O evento tornou-se uma tradição entre os vaqueiros, homens e mulheres do campo que aproveitam as festividades da Festa para agradecer as graças alcançadas. A concentração começa logo cedo em frente ao Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel e as 9h30 segue pelas Avenidas Coronel Martiniano e Seridó com destino a Catedral para a benção dos vaqueiros.

Após a benção acontece o leilão na Praça da Catedral. De acordo com Max Azevedo, um dos organizadores da Cavalgada a meta é superar o recorde do ano passado que foi de mais de 600 cavaleiros e amazonas, dentre crianças, jovens e adultos desfilando pelas ruas de Caicó. “No primeiro ano conseguimos colocar 30 cavaleiros, e atualmente a cada ano cresce o numero de pessoas”, disse.

NA MARRA! MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA QUE PREFEITO DE JARDIM DO SERIDÓ COMPRE REMÉDIOS PARA PACIENTE COM DIABETES

untitledA qualidade da saúde pública de Jardim do Seridó que é gerida pelo prefeito e pela filha do vice-prefeito do município vive sendo notícias na imprensa, só que sempre com fatos negativos que mostram o descaso e a falta de capacidade administrativa do prefeito e de sua equipe de “confiança” (só dele).

Pouco tempo após o escândalo à nível nacional do bloqueio de verbas por causa das irregularidades encontradas pela CGU, que foi divulgado nos maiores jornais do País, agora a saúde volta à tona, e outra vez com notícia negativa, haja vista que o Ministério Público expediu uma Recomendação de n° 0020/2013, exigindo que a prefeitura através da através da Secretaria Municipal de Saúde, providencie, no prazo de 30 dias, a aquisição dos medicamentos e insumos para a paciente Maria de Fátima Azevedo Dantas,

Maria de Fátima Azevedo Dantas, que é portadora de Diabetes Mellitus tipo 1 há 22 anos, foi obrigada à procurar o Promotor, Dr. Gláucio Pinto Garcia, já que a secretaria de saúde não estaca cumprindo com sua obrigação de fornecer os medicamentos e insumos necessários para o controle da diabetes.

Por fim, nem precisava falar, mas é mais uma prova que a atual gestão na pasta é uma das piores que já existiram em Jardim do Seridó, mas como a secretária é filha do vice-prefeito e irmão do presidente da câmara, a “desgraceira” vai continuar, e o povo se quiser saúde pública tem que procurar no Ministério Público, ao invés de simplesmente procurar a secretaria de saúde.

Do Blog: Esse prefeito deveria sair da vida pública e entrar na privada!

IMPUNIDADE! UM ANO DEPOIS, CRIME EM OURO BRANCO CONTINUA SEM RESPOSTAS

DSC059~1Exatamente no dia nacional do homem, (ontem, 15), um crime contra um homem no município de Ouro Branco completa um ano sem nenhuma resposta, muna mostra da fragilidade que encontra-se a nossa polícia civil.

Sem delegados, sem agentes, com delegacias fechadas, como é o caso de Jardim do Seridó e muitas outras cidades, a polícia civil não consegue mais resolver nem um homicídio em uma cidade do porte de Ouro Branco, e a sociedade fica refém da violência fomentada pela impunidade.

O discurso que “não existe crime perfeito, existe crime mal investigado” se encaixa perfeitamente no caso da morte covarde do sobrinho do ex-presidente da câmara da cidade de Ouro Branco, Ediwilson Azevedo, Eyder Kennedy Azevedo de Araújo, de 32 anos, residente no sítio “Cachoeirinha”, naquele município, que foi assassinado em uma emboscada armada contra ele no dia 15 de julho de 2012, mas até agora a polícia não deu a resposta que a sociedade espera.

Com muito medo, de forma bem contida, populares por vezes ariscam comentários de que existem pessoas suspeitas na cidade, e até falam em valores pagos pelo suposto mandante, mas ninguém quer se comprometer, temendo ser a próxima vítima, já que até agora a polícia não conseguiu desvendar o caso.

É lamentável que em uma cidade do porte de Ouro Branco, um crime de assassinato fique tanto tempo sem resposta, enquanto que em outras cidades muito maiores, crimes que por vezes acredita-se ser “misteriosos” são rapidamente elucidados pela polícia.

Do Blog: Qual a resposta? É o crime perfeito ou o mal investigado? Será que mataram um bicho, ou foi um ser humano? Com a palavra as autoridades competentes!

DEPUTADO FEDERAL RENUNCIA DO CARGO 8 MESES APÓS SOFRER INFARTO

Deputado Mário de Oliveira (PSC-MG), em imagem de 2008 (Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil)

Mário de Oliveira (PSC-MG) apresentou nesta segunda-feira (15) ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, pedido de renúncia do cargo de deputado federal. A carta foi lida no plenário da Câmara pelo deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que presidia a Casa. Mário de Oliveira informou que deixou a Câmara por motivos de saúde.

"Sr. Presidente, nos termos dos arts. 238, inciso II, e 239, caput, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, renuncio ao mandato de Deputado Federal a partir de 15/07/2013", disse a carta lida por Mauro Benevides às 14h45 desta segunda.

Mário de Oliveira disse que teve um infarto em novembro do ano passado e tentou conciliar a vida política com os tratamentos, mas percebeu que era impossível conciliar as duas coisas. Segundo ele, os médicos recomendaram que ele diminuisse o ritmo de trabalho.

FLAGRANTE! SENHORA SE AJOELHA NA CÂMARA E AGRADECE A DEUS O RETORNO DO VEREADOR IRON JÚNIOR

Chegando à recepção da câmara municipal de Jardim do Seridó, nossa reportagem flagrou uma senhora ajoelhada com as mãos postas para cima, agradecendo a Deus pela volta e pedindo proteção para o vereador Iron Júnior.

SAM_3023 copy

A eleitora estava esperando o vereador chegar à câmara para abraçá-lo e parabenizá-lo pelo retorno. “Ele é quem fala e luta pelo povo humilde. É um homem de verdade!”, disse a mulher cheia de emoção.

A imagem do gesto da moradora Jardinense simboliza a importância do trabalho do vereador, que incontestavelmente defende com “unhas e dentes” os direitos do povo humilde de Jardim do Seridó, fiscalizando o executivo municipal em prol da coletividade.

Do Blog: Parabéns a essa senhora pela coragem de expressar seus sentimentos e sua cidadania em público.

SE LASCARAM! APÓS TENTATIVA DE ASSALTO, UM MORRE E OUTRO É BALEADO E PRESO NO RN

Dois homens tentaram realizar um assalto a uma ourivesaria, na manhã desta segunda-feira (15), no Alecrim, mas deram azar. Um dos bandidos acabou morto e o outro foi preso após ser baleado. Ainda não se sabe quem reagiu a ação criminosa.

De acordo com a polícia, a dupla estava armada quando chegou ao local, na Avenida dos Caicós, também chamada de Avenida 7. Ao tentar fazer o assalto, os dois ladrões foram surpreendidos por um homem armado. A pessoa que reagiu estaria fazendo a segurança de algumas lojas.

O assaltante morto ainda não foi identificado. Já o comparsa dele, que foi baleado na perna, tentou fugir pulando o muro de uma casa, no entanto, acabou preso. Ele foi identificado como Robson Alves Rodrigues.

Fonte e fotos: Portal BO.

VIAGENS DE AUTORIDADES DENTRO E FORA DO PAÍS AGORA SÃO DIVULGADAS NA INTERNET PELA FAB

imagesCA8IZBVTA Força Aérea Brasileira (FAB) passou a divulgar nesta segunda-feira (15) as informações relativas a voos em aeronaves da corporação, por meio do portal da Lei de Acesso à Informação. Qualquer cidadão poderá checar, por exemplo, o nome das autoridades que utilizarem o serviço, além do trajeto, da data e do horário dos voos, incluindo origem e destino, dentro e fora do Brasil.


As informações estão disponíveis desde as 18h desta segunda-feira no portal da instituição na internet (www.fab.mil.br/acessoainformacao). Só é possível, porém, acessar dados de viagens realizadas a partir de 12 de julho, segundo informou assessoria da Controladoria-Geral da União (CGU) – órgão responsável por gerir a Lei de Acesso a Informação.


É possível checar a autoridade atendida, trajeto, data horário de decolagem e pouso do voo, motivo da solicitação do serviço e total de passageiros previstos para embarque nas aeronaves com base em informação prestada pela autoridade solicitante do voo, de acordo com a CGU.

No início deste mês, o jornal "Folha de S. Paulo" mostrou o uso de aviões da FAB pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.

Garibaldi Alves usou um avião da FAB para do Ceará para o Rio de Janeiro, onde assistiu à final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha, no dia 30.

Renan Calheiros usou avião da FAB para ir a Porto Seguro a fim de participar, em Trancoso (BA), da festa de casamento de uma filha do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo no Senado.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, viajou parentes e amigos em avião da FAB de Natal para o Rio de Janeiro,  também para assistiram ao jogo do Brasil contra a Espanha no Maracanã.

Do Blog: O Brasileiro só fecha a porta mesmo depois de roubado!

VIOLÊNCIA ESCOLAR PREOCUPA JUÍZES DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

vvO juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude, Homero Lechner, ressaltou, na manhã desta segunda-feira (15) que um dos temas que mais têm preocupado as unidades que lidam diretamente com a criança e o adolescente é o atual cenário da violência que tem sido observado nas escolas públicas do Estado.

O tema tem sido discutido, em sucessivas reuniões, junto à Secretaria Estadual de Educação e outros parceiros, que buscam levantar ideias e metas, as quais resultem em um Plano de Ação que elimine ou, pelo menos, reduza a realidade que se observa no Rio Grande do Norte.

A discussão se justifica em acontecimentos como os que foram registrados em no último mês de maio, quando, em menos de 10 dias, duas trocas de tiros entre gangues rivais, próximas à Escola Municipal Raimunda Nogueira Couto, no bairro Santo Antônio, em Mossoró, foram registradas.

Em 12 de junho, um jovem de apenas 16 anos foi mais uma vítima da violência nas escolas, ao ser executado a tiros quando saia da escola em que estudava na cidade de Macaíba, a 22 quilômetros de Natal. Segundo informações, a vítima foi assassinada por outro menor, identificado por A.M.V.F.L. que tinha apenas 14 anos de idade.

O quadro ainda está sendo mapeado pelo Poder Judiciário, mas segundo o magistrado Homero Lechner, a proposta é elaborar ações de enfrentamento em uma das áreas que mais tem contribuído para o problema, que é a presença das drogas nas unidades escolares.

Estamos ouvindo os conselhos tutelares, municipal e estadual, a PM, que tem o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), a Polícia Civil, entre outras instituições, como a Secretaria Municipal de Educação (SME), que é o ente que tem convocado essas reuniões”, explica o juiz, ao apontar, além das drogas, a presença do 'bullying', como fator de violência escolar.

ADEPOL REPUDIA DECRETO CEDENDO PRÉDIO DA DEGEPOL AO ARQUIVO MORTO DO GOVERNO

untitledEm Nota, a presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol), Ana Claudia Saraiva, expressa a indignação e repúdio da categoria ao decreto da governadora cedendo o prédio da Degepol para o funcionamento do arquivo morto do governo.

Delegada afirma que A decisão do governo de implantar o arquivo público estadual vai comprometer o funcionamento dos órgãos de gestão e treinamento da Polícia Civil, bem como da referida unidade policial especializada, além da estrutura administrativa da Polícia Civil.

Veja a nota:

A ADEPOL-RN vem a público manifestar extrema indignação e repúdio ao teor do Decreto nº 23.576, de 11 de julho de 2013, publicado por ato do Governo Estadual que determinou a afetação do terreno na Avenida Interventor Mário Câmara, nº 2550, bairro Cidade da Esperança.

No local está situada a sede da Polícia Civil(Degepol), a ACADEPOL (onde está instalado o simulador de tiros para treinamento de policiais civis), além da Delegacia Especializada de Capturas. A decisão do governo de implantar o arquivo público estadual vai comprometer o funcionamento dos órgãos de gestão e treinamento da Polícia Civil, bem como da referida unidade policial especializada, além da estrutura administrativa da Polícia Civil.

O referido ato foi publicado sem qualquer consulta, aviso ou discussão com a instituição, tampouco foi inserido no planejamento da Polícia Civil, acrescentando que até agora a instituição não tem conhecimento de um local adequado para transferência dos órgãos mencionados, no qual passariam a funcionar atendendo a população. Tal ato constitui um desrespeito à Polícia Civil e a sociedade potiguar que clama por mais segurança.

O episódio veio piorar a indignação já existente na classe nutrida em razão das péssimas condições de trabalho e pelos recentes cortes no orçamento destinados ao custeio e investimentos de nossa instituição.

No mês de junho passado sofremos corte no orçamento da Polícia Civil de R$ 4.809.250,00 reais, representando mais da metade do orçamento da Polícia Civil autorizado para o ano de 2013, gerando transtornos para a execução de processos aquisitivos de armamento, coletes balísticos, viaturas, reforma e construção de delegacias, dentre outros.

Entendemos como entidade da Sociedade Civil a importância da implantação do Arquivo Público Estadual, todavia diante dos índices de violência que enfrentamos a Polícia Civil, assim como a segurança pública estadual como todo deveria ser prioridade do Governo Estadual.

Ana Claudia Saraiva Gomes

Presidente da ADEPOL/RN

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...