29 de janeiro de 2020

CRIMINOSOS INVADEM CASA, FAZEM ARRASTÃO E MATAM MULHER NON INTERIOR DO RN


Uma mulher foi morta com um tiro na cabeça após criminosos invadirem uma casa e assaltarem moradores na noite desta terça-feira (28) no bairro Ouro Negro em Mossoró, no Oeste potiguar, segundo a Polícia Civil. De acordo com a polícia, os criminosos chegaram em uma motocicleta, renderam as vítimas e atiraram antes de fugir. 




A vítima foi identificada pela polícia como Maria Miria Celia de Mendonça Souza, de 44 anos. 




Segundo a corporação, os criminosos chegaram em uma motocicleta, permaneceram de capacete durante o crime, roubaram celulares e chegaram a perguntar o nome das vítimas durante o arrastão. Ainda de acordo com a Polícia, os criminosos atiraram e fugiram em seguida. Conforme informações da Polícia Civil, o tiro atingiu a cabeça da mulher que morreu no local. 




Leonardo Germano, delegado da Polícia Civil, relatou que a vítima morava em um bairro próximo e visitava a irmã, que mora no mesmo bairro onde o crime aconteceu. "Pelos moradores da casa serem do bairro, é possível acreditar que os criminosos eram de fora do bairro. Não acreditamos que haja uma espécie de retaliação de facção ou algo relacionado ao crime organizado", relatou. 




Segundo o Delegado, os criminosos aparentavam ser maiores de idade e estavam com capacetes, o que dificulta a identificação dos criminosos. "Tratamos o crime como latrocínio", antecipou Germano.

DECRETO QUE SIMPLIFICA BENEFÍCIOS É QUESTÃO DE DIAS, AFIRMA ROGÉRIO MARINHO

O secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse nesta quarta-feira (29), em Natal – onde falou para empresários e gestores públicos sobre os planos de reformas do governo federal – que o decreto de 300 páginas simplificando o processo de análise de pedidos de benefícios no INSS deve estar promulgado até o final da próxima semana, salvo qualquer imprevisto. Entre outras medidas preconizadas, estão a redução no número de documentos pedidos e menos etapas no INSS para verificação e concessão de benefícios.




Ele revelou que já foi definido numa reunião com o Tribunal de Contas da União (TCU), esta semana, o escopo de uma Medida Provisória que amplia a autorização de civis aposentados, além de militares da Reserva, para engrossar a mão de obra da Previdência com o objetivo de reduzir as filas de novos requerimentos de pensões e aposentadorias.




“Não irá sanar completamente o problema, já que mais de 1 milhão de requerimentos de aposentadoria chegam todos os anos à Previdência, mas é uma medida importante para reduzir o tempo de espera dessas pessoas para 45 dias como sempre foi”, acrescentou.




Essas incorporações de pessoal ao trabalho rotineiro do INSS beneficiarão duas áreas distintas, segundo Marinho: a de concessão dos benefícios propriamente ditos, até agora uma prerrogativa da carreira de quem trabalha na Previdência, analisando, deferindo e indeferindo pedidos; e na área de atendimentos ao público.




Indagado sobre o papel dele nas reformas a serem implantadas pelo governo federal, como o programa Verde e Amarelo, de contratação de jovens para diminuir os custos do empregador, Rogério Marinho deu a entender que está reservado a ele um papel de articulação desses temas no Congresso. E explicou que essa decisão se deve à afinidade dele com as áreas que comanda na secretaria especial da Previdência.




Sobre um possível lançamento de candidatura à prefeitura de Natal. Rogério Marinho disse que não há a menor chance de isso acontecer. “Estou licenciado do PSDB e política partidária está totalmente fora do meu radar nesse momento”, afirmou. 



  
Já em relação a possibilidade de vir a comandar as demais reformas pretendidas pelo governo federal nas áreas administrativa e tributária, o ex-deputado potiguar declarou que todas as ações que digam respeito ao Ministério da Economia, principalmente quando tramitarem no Legislativo, poderão contar com a sua colaboração.




Diferentemente da Previdência e da área do Trabalho, emendou o secretário, o apoio dele  às demais reformas se resumirá exclusivamente ao trâmite no Congresso e não na formulação dos projetos. “No caso da reforma administrativa esse trabalho caberá ao secretário de Gestão de Projetos do Ministério da Economia, Paulo Uebel, e na área Tributária ao novo secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes.




Outras questões que absorvem o governo neste momento, com importantes repercussões para o país, lembraram Marinho, são a redefinição do Pacto Federativo com relação à customização dos fundos de participação e a remodelagem da Regra de Ouro no manuseio da peça orçamentária fiscal, desconcentrando recursos que historicamente estiveram aos cuidados da área federal e transferindo-os gradativamente para estados e municípios.

MORO DIZ QUE VÊ COM PESAR PERCEPÇÃO DO BRASILEIRO SOBRE COMBATE À CORRUPÇÃO


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse nesta quarta-feira (29) que recebeu com "certo pesar" o resultado dos indicadores da Transparência Internacional que medem a percepção sobre corrupção no mundo todo. 



Todo ano, a instituição faz um levantamento em 180 países. Os pesquisadores ouvem empresários, estudiosos e executivos sobre a atuação do setor público no combate à corrupção. 



O resultado, divulgado na semana passada, mostrou que o Brasil caiu uma posição e atingiu o 106º lugar, a pior colocação desde 2012. 




“Eu vi com certo pesar na semana passada os resultados dos indicadores da Transparência Internacional, que revelam algo que já vinha de outros anos, que apesar de todos os esforços que o Brasil tem realizado contra a corrupção nos últimos anos, esforços significativos (...) Mas apesar de todos os esforços, é com uma certa tristeza que a gente vê que a percepção pouco mudou”, afirmou Moro. 




Ele participou, no Ministério da Justiça, do lançamento de um canal direto entre governo e a Câmara Internacional do Comércio no Brasil para facilitar o combate a crimes como lavagem de dinheiro e corrupção. 




Para o ministro, a percepção de que o combate à corrupção no Brasil se estagnou mostra que é preciso tomar novas iniciativas na área.

ASSESSOR PARLAMENTAR É PRESO POR DIRIGIR EMBRIAGADO E POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO INTERIOR DO RN

O assessor parlamentar com atuação na Câmara Municipal de Mossoró, Jaildo Pereira de Brito,  foi preso  na madrugada desta terça feira 28 de janeiro de 2020, durante uma abordagem da Polícia Militar nas proximidades do Museu Municipal no Centro de Mossoró.




De acordo com informações repassadas pela PM, o assessor que trabalha no gabinete de um vereador, estava em um veículo e na abordagem foi constatado que o mesmo dirigia embriagado e ainda estava de posse de um revolver calibre 38 com capacidade para sete tiros. A arma estava municiada.




O infrator foi conduzido juntamente com a arma de fogo, para a Delegacia da Polícia Civil de plantão, onde foi apresentado ao delegado. Janildo Pereira foi autuado em flagrante por infringir, a lei Sêca (Dirigir sob efeito de álcool artigo 306 do CBT) e a lei do desarmamento (posse de arma de fogo artigo 16).




Como a soma das duas penas juntas ultrapassam os quatro anos de reclusão, o assessor parlamentar não teve direito a arbitramento de fiança, sendo ele encaminhado ao Itep, onde se submeteu a exame de corpo de delito e depois conduzido à Cadeia Pública do município onde ficará a disposição da Justiça.

MUNICÍPIO DE JARDIM DO SERIDÓ TEM TODOS OS REQUISITOS FISCAIS EM DIA PERANTE O GOVERNO FEDERAL, APONTA RELATÓRIO

De acordo com relatório de pesquisa emitido no último sábado, 25 de janeiro de 2020, através do sistema do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o município de Jardim do Seridó encontra-se com todos os seus requisitos fiscais totalmente em dia.








O Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, mais conhecido como “CAUC”, é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios brasileiros (Logicamente parecido com os órgãos que fiscaliza pessoas físicas, como SPC e SERASA, sendo o CAUC voltado para fiscalizar entidades públicas).





Tendo os requisitos totalmente em dia, o município de Jardim do Seridó se encontra apto a receber transferência de recursos do governo federal, através de emendas parlamentares, convênios, entre outros.




Dos 167 municípios do RN mostrados no relatório, apenas 25 encontram-se 100% adimplentes perante aos órgãos fiscais, Jardim do Seridó é um deles.



O Prefeito municipal, Amazan Silva, se mostrou muito feliz com o resultado.




Mais uma vez o nosso árduo trabalho está sendo reconhecido. Com o resultado deste relatório, vemos que a atual gestão tem feito de tudo para que o município de Jardim do Seridó sempre esteja em dia com suas obrigações fiscais e esteja apta a receber recursos federais, que tanto são importantes para o benefício da nossa população” relatou Amazan.

PERITOS REMOVEM CORPOS APÓS ACIDENTE QUE MATOU KOBE BRYANT


Os corpos de Kobe Bryant, sua filha Gianna e os demais sete tripulantes do helicóptero que caiu quando os transportava em Calabasas, na Califórnia, já foram resgatados. De acordo com a polícia, neste momento os médicos legistas trabalham para identificá-los. 





  


No domingo, quando ocorreu o acidente, três corpos já haviam sido resgatados. Desde então, a polícia passou a trabalhar na busca dos demais restos mortais, que ficaram espalhados sobre a área onde o helicóptero que transportava Bryant caiu.

CHUVA FORTE CAUSA DESTRUIÇÃO NA GRANDE BH; HOMEM MORRE SOTERRADO


O temporal que atingiu a Grande BH na noite desta terça-feira (28) voltou a alagar ruas e provocou destruição. A enxurrada chegou a encobrir avenidas e empilhar carros. De acordo com a Defesa Civil, das 19 horas até cerca de meia-noite choveu cerca de 175 mm. 








Em Nova Lima, um homem de 45 anos morreu soterrado por uma casa no bairro Cristais. Equipes de resgate estão no local. Já são 53 mortes provocadas pelas chuvas dos últimos dias no estado.


Fonte: G1/MG - Foto: Danilo Girundi/TV Globo.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...