24 de agosto de 2011

ATITUDE! MINISTÉRIO PÚBLICO DISCUTE RN CONTRA AS DROGAS

Na tentativa de promover uma articulação interinstitucional de combate ao uso, sobretudo indiscriminado, de drogas lícitas e ilícitas, o Ministério Público do Rio Grande do Norte participou da reunião do Projeto “RN Contra as Drogas”, na manhã desta quarta-feira (24), no prédio da Procuradoria Geral de Justiça. Estiveram presentes representantes do Unicef, do governo, da saúde, da educação e da sociedade civil que discutiram a prevenção, o combate e o tratamento de usuários de drogas no Rio Grande do Norte.


Entre as explanações, Tati Andrade, do Unicef, apresentou uma proposta da rede de atenção ao dependente químico. Durante a discussão, o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto buscou lembrar a preocupação com campanhas e mais campanhas que são sugeridas e nem sempre trazem resultados. “É importante ter foco e ações direcionadas para tornar nossa discussão mais efetiva. Vamos qualificar uma discussão e encaminhar a temática da melhor maneira possível, equacionando ações e tornado-as consequentes”.


O Promotor de Justiça Leonardo Dantas Nagashima, coordenador do CAOP da Infância e Juventude, falou em nome do Ministério Público sobre o alinhamento estratégico discutido internamente na semana anterior. “Precisamos passar a pensar no que podemos fazer de diferente. Temos que saber como atuar e como fazer a diferença. Nós temos que pautar ações daqui pra frente e não sermos pautados por elas”. Ele acrescentou que é preciso reflexões técnicas sobre esses dados.


Questionado sobre a pretensão da discussão, complementando a ideia do Procurador-Geral de Justiça, o Promotor de Justiça indicou a importância da atuação em diversas áreas. “Normalmente as ações são pontuais, mas a ação interinstitucional é essencial. Temos que atuar de forma repressiva. Não adianta atuar isoladamente em relação ao usuário, ele vai ter contato com traficante novamente. Queremos fortalecimento da família, do sistema de assistência social, da saúde, enfim, todas as áreas que compõem e podem prevenir e combater as drogas”. Segundo ele, o que traduz esse projeto é a tentativa de fortalecimento de todas as instituições. “Não queremos ser mais um projeto. Queremos algo que ultrapasse a audiência pública”, complementou.






DETENTO FURA OUTRO COM 3 CUTILADAS EM BRIGA DENTRO DE CADEIA DE CIDADE POTIGUAR

Na manhã de ontem, terça-feira, (23), por volta das 8h40min, dois detentos da Cadeia Pública Manoel Onofre de Sousa, em Mossoró, entraram em luta corporal e um saiu esfaqueado.


Manoel Batista de Souza, 21 anos de idade, sofreu três cutiladas de faca ou um material pontiagudo, uma perfuração na perna, uma nos testículos e outra na região glútea, numa briga com outro detento que ainda não temos sua identificação.


A vítima foi socorrida pela viatura da própria cadeia e conduzida para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde será submetido a uma intervenção cirurgia.


A Cadeia publica trocou a direção ha poucos mais de 2 meses. Saiu o Advogado Alexandre Nóbrega e assumiu o Major Humberto.


Nesse período aconteceu uma fuga de dois detentos que foram recapturados no dia seguinte. Dois dias depois um tentou contra a vida do outro dentro da cela de castigo. Agora um preso tenta matar o outro.


Será que esta havendo um boicote a administração do novo diretor? Fica aqui o alerta.


Meu amigo Major Humberto se cuida!



Fonte: Linha de Fogo.




UMA BOA! DEPUTADO PROPÕE USO DA INTERNET PARA AUMENTAR PARTICIPAÇÃO POPULAR NO CONGRESSO NACIONAL

Para ampliar a participação do povo nos trabalhos legislativos, o deputado federal Felipe Maia (DEM) apresentou projeto de lei permitindo aos cidadãos que assinem propostas de iniciativa popular por meio eletrônico, com o uso de assinatura digital devidamente certificada.


Atualmente, quando a sociedade civil pretende entregar uma proposta ao Congresso Nacional, deve recolher assinaturas de, no mínimo, 1% do eleitorado brasileiro. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, por exemplo, precisou de 1,3 milhão de assinaturas para propor o projeto Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados pela justiça.


No entanto, devido à dificuldade de se recolher essas assinaturas, os projetos de iniciativa popular são raros. Até hoje apenas quatro foram aprovados pelos parlamentares. De acordo com o deputado Felipe Maia, abrir a possibilidade para recolher as assinaturas pela internet garantirá maior envolvimento dos cidadãos, principalmente dos jovens, nas decisões políticas.


A proposta pretende conciliar a democracia participativa com a modernidade tecnológica. Utilizamos a internet para trabalho, pesquisas, lazer e porque não usarmos para trazer os anseios da população para o Congresso Nacional?”, indagou o deputado.


Segundo Felipe Maia, envolver a juventude no contexto político é um dos principais objetivos do projeto. Recentemente foi feita pesquisa com mais de três mil pessoas entre 18 e 24 anos, de 173 cidades do país, com o intuito de desenhar um panorama das expectativas da juventude para o futuro. De acordo com a pesquisa “Sonho Brasileiro”, 71% desses jovens consideram a internet como um forte instrumento para se fazer política.


Os jovens acreditam que a internet é uma importante ferramenta de transformação. E como a intenção é trazer a juventude para participar da política, acredito que a maneira mais eficiente é usar da tecnologia para isso”, enfatizou o deputado.




DEPUTADO VIVALDO COBRA PROVIDÊNCIAS PARA LAVANDERIAS DO BAIRRO PARAÍBA‏

O deputado estadual Vivaldo Costa apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária de ontem, terça-feira (23), solicitando a governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de infraestrutura Kátia Pinto, providências com relação à lavanderia do bairro Paraíba, em Caicó, que recentemente foi interditada pela ANVISA por falta de condições de uso.


E em seu programa de rádio do mesmo dia, o deputado cobrou ao irmão-prefeito Bibi Costa que seja restabelecida a energia pública de outra lavanderia localizada no mesmo bairro, só que esta mantida pela Prefeitura.


Mais de cem famílias de Caicó tiram seus sustentos das atividades desenvolvidas em ambas as lavanderias. É preciso solução para o problema”, comentou o deputado Vivaldo Costa, que sempre foi um defensor e apoiador das lavadeiras de roupa da cidade de Caicó.




EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...